Em video e televisão, o áudio é, sem dúvida, o aspecto mais complexo e problemático. Na rádio é o único factor de preocupação. O órgão de audição é extremamente sensível a anomalias e a sua probabilidade de ocorrência é alta. Para que os operacionais do broadcast possam progredir, terão de perceber o que são frequências de amostragem, quais são os formatos do sinal áudio e outros factores, para poderem perceber o que está em jogo no broadcast de áudio. Na AVANTOOLS podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução, em equipamentos e formação, para os seus problemas de transmissão de sinal digital.
O ruído, a distorsão e a interferência são os inimigos de qualquer sistema de áudio. O digital afasta, em grande medida, estes problemas e daí a sua adopção entusiástica pelo mundo da produção musical, por exemplo.
Entra a transmissão do sinal e o caso complica-se. A sua adopção provou-se mais lenta e problemática. Os sistemas actualmente adoptados para a transmissão de sinal áudio usados pela indústria são o AES3 (Audio Engineering Society), o MADI (Multichannel Audio Digital Interface). Um terceiro método usa SDI (Serial Digital Interface). Neste método o sinal áudio é embebido no VANC (Vertical Ancillary Data) do SDI.
Todos este métodos trazem enormes vantagens à produção, mas geram alguns problemas.
Para compreender esta e outras questões relacionadas com a transmissão de sinal áudio em broadcast, recomendamos-lhe vivamente a leitura desta série de artigos de The Broadcast Bridge.
Venha falar connosco, Na AVANTOOLS estudaremos consigo os seus problemas de transmissão de sinal e encontraremos as soluções mais adequadas para si.