Run Home (2)

Continuamos a série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, deixando-lhe o tempo e o espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série vamos dar-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

O rimo acelerado marca os ambientes de produção audio-visual ao vivo de hoje. Os operadores dependem de uma rotina de configuração de dispositivos rápida e unificada, especialmente quando se trata de definir parâmetros genéricos de dispositivo ou configurar remetentes e receptores. A possibilidades de guardar e recuperar configurações também é uma mais valia importante.
Com base na sua arquitetura nativa da nuvem, a HOME transforma-se numa espécie de centro de controlo de missão para esses processos. A aplicação fornece acesso rápido aos parâmetros do dispositivo por meio de um interface de utilizador unificado, concebido para ajustes fáceis, independentemente do ponto final que está a ser controlado. Além disso, a HOME é o IU de escolha para usar e gerir as inovadoras HOME Apps da LAWO, que correm em servidores padrão, em qualquer lugar.

O mesmo mecanismo aplica-se quando se trata de aumentar a resiliência do sistema. Os serviços alojados pela HOME são executados no modo de balanceamento de carga, sempre prontos para assumir o controlo de outros serviços que repentinamente ficam offline.
A arquitetura nativa da nuvem do HOME é separada de quaisquer restrições de hardware. Isso dá-lhe a liberdade de estender a sua configuração, não apenas nos seus sites e localizações, mas também em centros de dados ou provedores de serviços terceiros. Esta pode ser a maneira perfeita de ligar operações de serviços alojadas em nuvens privadas no local ou remotamente.
Um dos princípios básicos da HOME é a de que ela se baseia em padrões abertos, sempre que possível, para uma compatibilidade mais ampla. Isso torna a HOME uma solução de gestão à prova de futuro, para ambientes de produção de média assentes em IP, com flexibilidade e utilização de recursos maximizadas.

Em síntese, a HOME é capaz de localizar e processar informações vindas de dispositivos de ponta compatíveis com a norma NMOS IS-04, de terceiros, e outros recursos, por meio de um registo central.
A HOME é também capaz de exibir e processar alterações de estado nos dispositivos de ponta NMOS disponíveis no momento e os seus recursos. Finalmente, a HOME é capaz de ligar e desligar fluxos entre remetentes e receptores compatíveis com IS-05, para além de exibir o estado actual de todas as conexões IS-05 existentes.

Terminaremos esta rápida análise da HOME para a semana. Se desejar, desde já, saber mais sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.


Run Home (1)

Iniciamos hoje uma série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, reservando o seu tempo e espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série vamos dar-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

A HOME é uma super plataforma de gestão para infra-estruturas de média, baseadas em IP. Foi projectada para ligar, gerir e proteger todos os aspectos e instâncias de qualquer ambiente de produção ao vivo. A HOME fornece a possibilidade de uma interacção mais eficiente dos operadores e engenheiros com as suas ferramentas.
A HOME é uma aplicação baseada na cloud, de forma nativa por design, e pronta para ser executada em qualquer lugar, independentemente da dimensão do sistema. Com a HOME, a nuvem começa na sua sede, de forma privada e localizada. A aplicação transforma uma variedade de dispositivos, configurações, sites, hubs e centros de dados numa rede poderosa e ágil, de forma rápida e perfeitamente segura.
Dentro do HOME, a descoberta de dispositivos é automática, enquanto registá-los e admiti-los na rede está apenas à distância de um toque num botão.
Com a adopção do protocolo IP, o foco dos operadores mudou. Já não se trata agora de saber se devem ou não adoptar esse protocolo, mas de saber como usar o seu potencial com o mínimo de esforço e o máximo efeito. É aqui que a HOME brilha: a aplicação aborda todos os problemas urgentes que os operadores, no mundo real da produção, enfrentam hoje e enfrentarão, previsivelmente, amanhã. Num só lugar e por meio de um único interface de utilizador, intuitivo e independente da plataforma.
A HOME é também a chave que permite que os utilizadores das “HOME Apps” façam. a gestão das suas aplicações de processamento conteinerizadas, assentes em servidores genéricos.

Qualquer engenheiro ou operador de sistema experiente confirmará que os problemas mais urgentes de hoje (e de amanhã) não se resumem a alavancar ao máximo os recursos disponíveis numa nuvem pública. O registo e a descoberta de soluções existentes e a simplificação da implantação de configurações estão muito mais no topo da agenda. Tempo é dinheiro e uma gestão ágil é fundamental.
A HOME resolve esse enigma da complexidade de IP com a descoberta automática de dispositivos compatíveis (lives@HOME), que são registados num local central, com o seu nome, localização, status e tipo. Isso aplica-se tanto às soluções LAWO como às de terceiros, na categoria de “primeira classe”, bem como aos dispositivos compatíveis com as normas NMOS IS-04 e IS-05. A HOME passou com sucesso no autoteste JT-NM na categoria de Controlador e Registo em agosto de 2022.
Os dispositivos desconhecidos para a HOME são colocados em quarentena quando aparecerem na rede, para a proteger contra efeitos indesejáveis. Todos os recursos registados aparecem numa lista de inventário, que actua como ponto de entrada das configurações específicas do dispositivo. Como próximo passo lógico, os utilizadores agora podem substituir dispositivos existentes, mas defeituosos, no seu ambiente HOME num piscar de olhos.
Todos os produtos actuais de vídeo e áudio da LAWO — incluindo alguns que recentemente chegaram ao fim da sua vida útil — são nativos do HOME.

Vamos continuar a passar em revista algumas das outras principais características da HOME em próximos artigos. Se desejar, desde já, saber mais sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.


Novo TouchMonitor 5 da RTW

O TouchMonitor 5 é a nova unidade de medição de loudness da RTW, para redes Dante e Ravenna. As imensas capacidades de medição do novo modelo não o vão deixar indiferente. Compacto, muito fácil de usar, o TouchMonitor 5 surpreende. Com 60 anos de experiência, a RTW habituou-nos a um padrão de qualidade, virtualmente, impossível de igualar. O seu lugar no mercado do áudio torna-a uma empresa de referência, reconhecida em todo o mundo. Quando parecia que nada de novo poderia vir da companhia alemã, eis-nos surpreendidos mais uma vez com este TouchMonitor 5. A RTW ultrapassou-se a si própria. Com os olhos postos no áudio, é ver para crer.

O TouchMonitor 5 é uma nova unidade de medição de loudness da RTW, compacta, projectada para aplicações de áudio sobre IP. Com base na tradição da empresa alemã de criação de dispositivos de medição prontos para aplicações ao mais alto nível de exigência, qualquer que seja a sua área de utilização, este modelo dispõe de um ecrã sensível ao toque, de utilização muito intuitiva, de 5″, e tem um design compacto, perfeito para qualquer área de trabalho.

O TouchMonitor 5 oferece medição de precisão, assente no padrão RTW, apresentando um Loudness Chart para rastrear o valor do loudness ao longo do tempo e um vectorscópio para detectar problemas de fase. Suporta 16 canais para formatos imersivos, como Dolby® Atmos, fornece um conjunto muito abrangente de ferramentas de medição para volume, nível e fase e está disponível em duas versões: Dante® e Ravenna/AES67/ST 2110.

Confira as características principais do TouchMonitor 5.

  • Medidor imersivo, com ecrã sensível ao toque de 5”
  • Suporte para 16 canais
  • Suporte para formatos estéreo surround e imersivos, incluindo 5.1 e 7.1.4
  • Medição de precisão RTW com gráficos de barras PPM e TruePeak personalizáveis ​​e instrumentos Moving Coil
  • Vetorscópio de áudio e medidor de correlação de fase
  • Instrumento gráfico para medição de volume em função do tempo
  • Implementação completa dos mais recentes padrões e recomendações de volume, incluindo volume com gate de diálogo
  • Gráficos de barras para volume somado com valores momentâneos, de curto prazo, integrados e intervalo de volume (LRA)
  • Exibição numérica de todos os valores relevantes, como M, S, I, LRA, TPmax, Mmax, Smax, Itime, Sd, Id, LRAd, D%
  • Instrumento LRA
  • Páginas de visualização personalizáveis
  • Fácil configuração com interface baseada num simples webrowser
  • Power over Ethernet (PoE – compatível com IEEE 802.3af)
  • Taxa de amostragem de até 96 kHz
  • Modo de operação bloqueável: configuração à prova de falhas, com acesso somente para controlos relevantes. Evita operação não intencional durante uma emissão ou utilização ao vivo.
  • Com suporte para até 16 canais de rede AoIP, o TouchMonitor 5 pode lidar com configurações de canal de estéreo a 9.1.6, incluindo o surround 5.1 e 7.1, bem como 7.1.4 e 9.1.6 imersivo.

O TouchMonitor 5 foi projectado especificamente para ambientes de áudio em rede, e exibe uma versatilidade que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações de áudio profissional, onde se pode destacar o broadcastrodução e a pós-produção, o live, rádio, cinema, instalações fixas e muito mais.

Saiba tudo sobre o novo TouchMonitor 5 aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A Avantools é especialista em soluções de medição de sinal.


Encontre as suas próprias razões para escolher SPL

A SPL é uma empresa que dispensa elogios. A excelência dos seus produtos é lendária. Há 42 anos a servir os profissionais do áudio, a sigla SPL é garantia para todos de inovação, robustez, qualidade e fiabilidade e é presença notória em estúdios e outras unidades de produção áudio por todo o mundo. E assim continua ser. Queremos voltar a chamar a vossa atenção para dois novos pré-amplificadores, que a marca alemã lançou recentemente. Falamo-vos do P8 e do Crescendo 8. Dois modelos assentes em tecnologias diferentes, com estratégias, alvos de utilização e especificações diferentes, mas com a mesma garantia de um desempenho superlativo. A garantia SPL.

O Crescendo 8 é um pré-amplificador de microfone, de oito canais com tecnologia 120 V. Todos os oito canais apresentam a mesma gama de funções. Além da alimentação phantom (48 V), inversão de polaridade e um interruptor PAD, o Crescendo 8 fornece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado confortavelmente e com a máxima precisão, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes, em paralelo. Além do amplo conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, o Crescendo 8 sobressai pela sua autenticidade sonora inigualável.

O fator central aqui é a tecnologia 120 V. Esta tecnologia funciona com +/-60 V. Para poder lidar com uma tensão tão alta, a SPL desenvolveu amplificadores operacionais proprietários especiais, que podem operar com uma tensão CC de +/-60 V. São os amplificadores operacionais SPL 120 V SUPRA. Essa alta tensão destruiria componentes convencionais em amplificadores operacionais. Com base nesta tecnologia é virtualmente impossível distorcer o Crescendo 8.

A tecnologia de 120 V exibe especificações técnicas e proporciona benefícios sonoros realmente excepcionais. Tecnicamente, isso traduz-se em termos de banda dinâmica, relação sinal-ruído e headroom. Sonoramente, é faz-se notar em termos de riqueza de detalhe e da experiência auditiva, absolutamente única, que proporciona.

Por seu turno, o P8 é uma unidade equipada com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CIs, feitos de transistores individuais. Isso é típico de pré-amplificadores de ponta, e é uma das principais razões para a sua excepcional qualidade de som. Além de um controlo de ganho analógico, para ajustar a pré-amplificação, cada um dos oito pré-amplificadores possui uma fonte de alimentação phantom, comutável individualmente (48 V), um interruptor PAD, uma função de inversão de fase e um filtro passa-alto analógico, comutável.

Um dos aspectos que distingue o P8 é a possibilidade de juntar um conversor ADAT opcional de oito canais. O P8 puramente analógico pode ser, assim, ligado digitalmente a um interface de áudio. O chip conversor no circuito digital-analógico opcional é o aclamado AKM AK5538 ADC, que graças à sua arquitectura reproduz os mais finos detalhes de som. O conversor AD converte, assim, sinais de áudio analógicos, com taxas de amostragem de até 192 kHz e, portanto, recomenda-se como a primeira escolha para transferir a máxima qualidade sonora dos pré-amplificadores de microfone do P8 para o domínio digital.

Dois modelos com características diferentes, âmbitos e estratégias de utilização diferentes. A escolha é sua, perante os seus cenários reais de utilização. A garantia de qualidade acima do excepcional é, no entanto, em ambos os casos.

Saiba mais sobre o Crescendo 8 aqui e sobre o P8 aqui. Se desejar, pode consultar-nos para mais esclarecimentos.


A LAWO na Coreia do Sul

Um sistema que pudesse processar de forma fiável vários sinais, como parte da configuração primária/backup e integrar-se perfeitamente com o processo de controlo VSM de uma carro de exteriores de nova geração. Um sistema que, para além disso, permitisse encaixar-se precisamente no espaço limitado de uma rack, sem problemas de hardware, durante a expansão ou redução do carro. Este foi, em resumo, o “caderno de encargos” que levou a Korean Broadcasting System, a optar por uma solução LAWO para o seu novo carro de exteriores HDTV-4, o principal da frota do poderoso broadcaster sul-coreano. Um caderno de encargos simples, uma solução poderosa, a pensar no presente e no futuro.

A KBS (Korean Broadcasting System) é a emissora nacional da Coreia do Sul. Fundada em 1927, é uma das principais emissoras de televisão e rádio da Coreia do Sul, e funciona sob a alçada do Ministério da Economia e Finanças. A KBS opera sete redes de rádio, dez canais de televisão e vários serviços exclusivos da Internet. Os vários canais generalistas ou especializados, incluem também um serviço internacional, a KBS World, que fornece serviços de televisão, rádio e um serviço online em 12 idiomas.

A Korean Broadcasting System (KBS) actualizou o seu principal carro de exteriores (OB) HDTV-4 com as soluções avançadas de áudio baseadas no protocolo IP da LAWO. Esta melhoria proporciona um aumento da flexibilidade, do desempenho e da eficiência do carro na produção ao vivo, garantindo uma cobertura de alta qualidade para grandes eventos.

O HDTV-4 é o maior carro de exteriores da KBS e foi projectado para produções de ponta, com a sua configuração de 16 câmaras e um espaço de trabalho meticulosamente planeado. Para atender às crescentes exigências do live broadcast, a KBS renovou completamente a infraestrutura de áudio do carro, substituindo o equipamento tradicional por uma mesa modelo mc²56, um motor de áudio A__UHD Core, um Power Core Gateway e uma stagebox A__stage64.

A mesa mc²56 foi projectada para ambientes de alta pressão e ritmo acelerado. Fornece amplo poder DSP, um interface amigável e fluxos de trabalho personalizáveis. Com suporte para os protocolos SMPTE ST 2110, AES67 e RAVENNA, a mesa integra-se perfeitamente na infraestrutura assente em IP da KBS.

No âmbito das transmissões de programas de desporto, por exemplo, o carro recebe sinais individuais de microfone e comentário, para criar um som envolvente. Para programas de música, a KBS colabora com empresas de produção de som externas, gerindo vários sinais (Analógico, AES3, AES10) para produção de programas. A mesa mc²56 acomoda esses sinais externos, bem como sinais internos de reprodutores de arquivos, equipamentos gráficos, reprodutores de CD e unidades de reverberação, garantindo uma mistura perfeita e saída de áudio de alta qualidade.

Com a KBS em plena transição para uma infraestrutura totalmente baseada no protocolo IP em marcha, era necessária uma solução que garantisse fiabilidade. A excelente estabilidade do sistema da LAWO, combinada com excelentes características sonoras, foi o factor decisivo para a escolha da marca alemã.

Saiba mais sobre esta instalação aqui. Sobre os equipamentos agora instalados pela KBS, saiba mais aqui. Visite-nos para ficar a saber mais ainda.