Intercomunicação em larga escala

A RIDEL e o seu parceiro RMi Inc., juntaram forças para instalar um sistema de intercomunicação sem fios Bolero, com matrizes digitais Artist, contoladas por SmartPanels, num evento descrito como algo muito semelhante ao Festival Coachella. Resultado: um super sistema de intercomunicação que serve todas as necessidades de um festival de enormes dimensões, que tem lugar num espaço gigantesco, em pleno deserto californiano, com múltiplas actividades, de natureza muito diversificada, a decorrer simultaneamente. Nesta temporada de festivais de todos os géneros que agora se avizinha, a atenção para este sistema, que é bem demonstrativo das tremendas possibilidades, do poder e da flexibilidade das soluções de intercomunicação da RIEDEL neste género de aplicações.

Abrangendo dois fins de semana consecutivos, o festival, realiza-se no deserto da Califórnia, e é um acontecimento dinâmico e expansivo por natureza, que decorre num recinto de 78 hectares e conta com múltiplos palcos, com actuações simultâneas, apresentando desafios únicos em termos de comunicação e coordenação. Trata-se de apoiar sete empresas, 28 artistas e três palcos. A RIEDEL foi escolhida para fornecer uma solução que pudesse oferecer flexibilidade, escalabilidade e desempenho robusto, tendo em conta as as exigências técnicas, designadamente, as flutuações extremas de temperatura do deserto.

A RIEDEL tem um papel fundamental em trazer clareza de sinal e conectividade sem paralelo ​​a este, que é um dos maiores festivais de música e artes dos EUA. Realizada em colaboração com o seu parceiro RMi Inc., esta instalação de um sistema sem fios Bolero de última geração e dos sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist da RIEDEL, estabelece um novo padrão para comunicações em eventos ao vivo.

Artist

A integração perfeita das soluções RIEDEL garante que artistas, equipas técnicas e empresas participantes se possam concentrar em oferecer experiências inesquecíveis aos frequentadores do festival, apoiados na melhor em tecnologia de comunicação existente no mundo. A capacidade de criar set-ups parciais por artista economiza tempo. Um factor importantíssimo é a capacidade de actualizar rapidamente e acomodar um ambiente em constante mudança. A solução RIEDEL não apenas garante, mas supera até os objetivos e expectativas dos organizadores, fornecendo uma comunicação cristalina em todos os canais e uma robustez necessária para resistir às duras condições do deserto.

EDDIE MARQUEZ & JEFF MARSHALL da RMi

O sistema instalado incluiu um módulo de matriz modelo Artist-1024, 37 antenas Bolero, 155 beltpacks sem fios Bolero e oito SmartPanels das séries RSP-1200 e DSP-2300, juntamente com 64 canais de via Dante para um total de 240 portas, tudo perfeitamente integrado através de uma rede de nove switches. As equipas de iluminação, artistas e câmaras, em particular, dispõem da capacidade e flexibilidade incomparáveis ​​que os sistemas RIEDEL proporcionam, com suporte para 10 beltpacks por antena e seis canais por beltpack, com uma facilidade de uso e a conveniência adicional de ligação via Bluetooth. Essa configuração não só facilita a comunicação perfeita entre os membros da equipa, como garante também que o sistema possa ser reconfigurado dinamicamente, na hora, usando set-ups parciais, para atender às necessidades das diferentes artistas e equipas, um factor crítico dado o ambiente em constante evolução do festival.

Bolero, beltpack e antena

O funcionamento baseado em rede dos sistemas RIEDEL permite escalabilidade e flexibilidade. As antenas Bolero e os SmartPanels podem ser colocados em qualquer ponto do vasto recinto do festival, exigindo apenas uma ligação de fibra para integração com a estrutura central da unidade Artist. Assim se obtém uma rede coesa e robusta que suporta os padrões de rede de áudio AES67 e Dante, garantindo que as diversas necessidades de intercomunicação de empresas, artistas e palcos sejam atendidas por um sistema IP único e unificado. A qualidade de som superior e a funcionalidade sem paralelo são fundamentais para a gestão das complexas exigências de comunicação de um festival desta natureza e dimensão.

Esta instalação demonstra o potencial para oferecer uma experiência de áudio excepcional num festival desta escala. Mostra também a escalabilidade, flexibilidade e qualidade de som superior dos sistemas Bolero e Artist e como eles se mostram indispensáveis ​​também para a indústria dos eventos ao vivo. Claro, que estes sistemas não se aplicam somente a eventos desta natureza e desta dimensão. Estúdios dos maiores broadcasters nacionais e estrangeiros, estádios e outros eventos desportivos, teatros e outros locais de espectáculo, locais de culto, etc., são utilizadores dos sistemas de intercomunicação da RIEDEL. E fazem-no por que nenhuma outra solução assegura a fiabilidade, qualidade, flexibilidade e facilidade de operação que os sistemas RIEDEL proporcionam.

Saiba mais sobre este sistema aqui e contacte-nos para mais informações. A AVANTOOLS é o especialista em soluções de intercomunicação, em Portugal.


Novo HOME mc² DSP da LAWO

O aplicativo HOME mc² DSP da LAWO é um núcleo de processamento de áudio virtual, baseado em microsserviço, com um conjunto de recursos equivalente ao A__UHD Core, alojado em servidores de referência e assente em CPU. É a grande novidade da LAWO. Assim fica ainda mais poderoso, aliciante e produtivo o uso do equipamento da marca alemã, que facilita grandemente a partilha de recursos, sem comprometer, em momento algum, a qualidade. Se não existissem razões suficientes para optar pelas soluções LAWO, a capacidade de processamento que este HOME mc² DSP traz, reforça ainda mais a opção.

Com recursos do modelo A__UHD Core instantaneamente acessíveis, o HOME mc² DSP faz parte da oferta HOME Apps da LAWO, fornecendo processamento com conectividade, flexibilidade e escalabilidade superiores, que respeita todos os requisitos de produção de hoje e de amanhã.

O HOME mc² DSP foi projectado para uso em conjunto com mesas de mistura da série mc² da LAWO e é capaz de instanciar um sistema de mistura (virtual) com o pressionar de um botão, sempre que a capacidade de processamento de áudio for necessária de forma surpreendentemente rápida. Com todos os recursos conhecidos do hardware A__UHD Core FPGA num pacote baseado em CPU completamente redesenhado, o HOME mc² DSP permite que os operadoras activem o processamento DSP de nível mc² conforme necessário, com potência até então indisponível.

O HOME mc² DSP aproveita totalmente a flexibilidade proporcionada pela abstração da funcionalidade de processamento do hardware, com todos os benefícios do modelo de licenciamento e assinatura Flex da LAWO: os utilizadores podem alocar gratuitamente créditos de assinatura, localmente ou em todo o sistema, para qualquer aplicativo HOME disponível, seja áudio ou vídeo.

O objectivo principal do HOME mc² DSP é fornecer processamento de áudio em situações onde nenhum núcleo A__UHD está disponível ou onde é mais prático permanecer no domínio dos aplicativos HOME. O HOME mc² DSP permite que os utilizadores criem um núcleo de processamento com contagens de canais muito diferentes para corresponder perfeitamente a cada caso de uso específico.

De sublinhar que o aplicativo mc² DSP possui a mesma latência ultrabaixa do seu companheiro de hardware. Todos os recursos e características são tão semelhantes que os operadores não conseguem dizer se a superfície da mesa controla um núcleo A__UHD baseado em hardware ou no aplicativo HOME mc² DSP.

Escalável automaticamente, consoante a evolução de recursos futuros de CPU, o HOME mc² DSP pode alimentar até vários milhares de canais DSP, quando necessário, com suporte para mono, estéreo, 5.1 e uma série de formatos de mistura imersiva NGA, além de downmixes automáticos.

O HOME mc² DSP é um motor de áudio, poderosíssimo, flexível e muito simples de operar, que funciona com base num servidor. Uma brilhante obra de engenharia, como todas as soluções LAWO.

Saiba mais sobre o novo HOME mc² DSP aqui. Contacte-nos para mais informações sobre este novíssimo produto da LAWO.

Solução de intercomunicação RIEDEL para a WDR

A WDR é um dos mais poderosos broadcasters do mundo. A Filmhaus, situada em Colónia, é o centro de informação e de controlo técnico da WDR. Uma infraestrutura completa de intercomunicação Artist da RIEDEL, põe agora em contacto todos os seus centros de produção em Colónia. Esta infraestrutura completa-se com um outra do fabricante alemão, baseada no modelo Mediornet.

A actualização da infraestrutura técnica da Filmhaus, baseada nos modelos Artist e MediorNet HorizoN, assenta na comprovada qualidade e inovação e constitui uma sólida base para futuras expansões.

O sistema agora instalado de intercomunicação emprega os premiados SmartPanels, e os modelos Artist das séries 1024 e 1200, que serão integrados na rede de intercomunicação existente da WDR via trunking. Este ecossistema Artist abrange todas as áreas de produção WDR no centro da cidade de Colónia e permite que a emissora comunique através de todas as suas instalações existentes na cidade.

WDR Filmhaus, Appellhofplatz, Colónia

A solução RIEDEL proposta pelo integrador local saiu vencedora num concurso público, graças à sua eficiência, flexibilidade e design preparado para o futuro.

O sistema ARTIST oferece uma fiabilidade consistente sejam quais forem os requisitos de intercomunicação. O modelo ARTIST reduz os custos de manutenção, simplifica os fluxos de trabalho, garante escalabilidade e assegura com toda a segurança todo o seu tempo requerido de funcionamento. Trata-se do sistema de intercomunicação mais fiável do mundo, graças às suas inúmeras opções de redundância. O sistema de intercomunicação ARTIST funciona com a inovadora linha de SmartPanels, oferecendo interfaces fáceis de usar, orientadas por aplicativos que permitem adaptar as funções do painel sem a necessidade de hardware extra.

O modelo ARTIST integra-se perfeitamente com o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, fornecendo as comunicações sem fio mais flexíveis e fiáveis ​​do mercado.
O ARTIST é o único sistema capaz de escalar de 16 a 1024 portas, alojado num formato compacto de 2RU, tudo suportado por um modelo de licenciamento escalável e flexível.

Para saber mais sobre as soluções de intercomunicação da RIEDEL, veja aqui. Para mais informações sobre estas e outras soluções RIEDEL, por favor, contacte-nos. A AVANTOOLS é a empresa de referência, especializada em soluções de intercomunicação.


A onda da Rádio!

As tecnologias digitais são hoje ferramenta corrente no universo da rádio. São muito fáceis de usar e permitem novos fluxos de trabalho, ultrapassando um ponto sem retorno no que diz respeito aos métodos de produção. Trata-se de ferramentas precisas, seguras e capazes de gerar um sinal de qualidade imbatível. Daqui para a frente apenas resta melhorar o melhor. É o que a YELLOWTEC faz desde há anos. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da marca alemã, que lhe vão permitir fazer uma rádio de ainda maior qualidade, que são cada vez mais simples de usar, mais flexíveis e a valer, sem margem para dúvida, cada euro nelas investido.

Rádio hoje, a filosofia

A rádio esteve e está sempre mais perto dos seus ouvintes. O “estar em cima do acontecimento,” o “chegar primeiro,” a recolha do depoimento vital no momento certo, são factores que valem nos dias que correm, hoje mais do que nunca, ouro. Directo é rádio! A portabilidade da rádio sempre foi e continua a ser uma factor chave para a sua continuada presença. Para que tudo isto se cumpra, é necessária uma tecnologia que não se intrometa no caminho. Facilidade de operação, total transparência, fiabilidade e economias de escala são atributos das tecnologias que se exigem numa rádio moderna que mantenha esta proximidade e esteja em sintonia com os tempos.

O fim do rádio foi previsto repetidas vezes. Enganaram-se. Este meio flexível e de baixo custo continua a responder às novas tecnologias e às mudanças nos hábitos de escuta.

Uma pessoa em Canas de Senhorim ou em Alcoutim, ouve a sua rádio local ou nacional, nas circunstâncias mais variadas. A rádio está muito longe de ser, como foi frequentemente anunciado, um meio de comunicação “moribundo.” É um meio que continua a atrair grandes audiências em todo o mundo.

A rádio estaria, supostamente, no seu leito de morte desde que as imagens tomaram conta da comunicação. A televisão iria dar, dizia-se, o golpe fatal na rádio. Mais tarde, a internet iria colocar a rádio no seu túmulo final. Mais recentemente, os pessimistas previram que os smartphones levariam ao fim definitivo do rádio. O fim da rádio foi, obviamente, um exagero brutal…

Apesar das previsões pessimistas, a rádio atrai cada vez maiores audiências em todo o mundo, à medida que mais estações entram no ar.

O sucesso da rádio tem muito a ver com a sua capacidade de adaptação às novas tecnologias, a sua portabilidade e a contínua popularidade da música e da palavra falada. Nenhum outro meio de comunicação apresenta este índice de sucesso.

A tecnologia digital, num primeiro tempo, como ferramenta de produção e, num segundo tempo, como ferramenta de gestão e divulgação de conteúdos, é central em todo este processo. A qualidade aumentou, a maior simplicidade de processos é notória, a flexibilidade que a utilização destes meios proporciona é um facto que não deixa dúvidas. A introdução do digital tornou tudo radicalmente mais fácil, e esta solução até é, feitas as contas, mais económica. Tendo, sobretudo, em conta o dramático aumento de produtividade que traz.

Um ficheiro áudio, um clique, contacto com o mundo

A AVANTOOLS é uma empresa com forte presença no mundo da rádio. Queremos por isso chamar-lhe a atenção especial para algumas ferramentas específicas, muito em particular para a linha dirigida a este segmento de mercado, da nossa representada YELLOWTEC.

Atente, por exemplo, no microfone iXm. O Microfone-Gravador iXm é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação desconcertantemente simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas. Destina-se a jornalistas, repórteres, etc., sobretudo, porque muito do seu trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

LEA, o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações cristalinas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é uma ferramenta de gravação mais simplificada e mais acessível, sem perder qualquer dos atributos de qualidade que definem a linha iXm. A tecnologia LEA integrada é garantia de um sinal perfeito. O modelo Podcaster oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria e usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, mas que assegura a mais alta qualidade áudio, com a mesma incrível simplicidade de uso.

O próprio microfone grava para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo.) Depois é transferir os seus ficheiros para o computador, montar a sua peça , enviá-la de onde quer que se encontre e… alô mundo! É mesmo assim, simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um windscreen iXm para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente os seus registos iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro.

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações impecáveis, através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui. Aproveite e leia aqui tudo sobre a linha m!ka, a linha dos afamados suportes multifunções da YELLOWTEC e aqui sobre o puc2, o conversor AD, que também utiliza a tecnologia LEA.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã destinados à rádio aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.