Series ONE da SPL, de novo

Os diferentes modelos da Series ONE da SPL estão de novo disponíveis. Esta série destina-se a fazer o controlo da escuta e muito mais. Conheça então as características do Marc One, Control One, Phonitor One e do Phonitor One d. Saiba também por que razão estas extraordinárias e inovadoras ferramentas de áudio profissional são presença obrigatória em qualquer estúdio moderno de áudio ou de áudio para vídeo.

A SPL, é um das mais respeitados construtores de equipamento de áudio profissional do mundo. A probabilidade de encontrar equipamento de ponta da marca alemã em qualquer estúdio de topo são altíssimas. Muitos dos equipamentos concebidos e construídos pela SPL tornaram-se referências do mercado. Os seus processadores, pré-amplificadores e modelos destinados à masterização são equipamento standard nos melhores estúdios do mundo.

A Series ONE surgiu no seguimento do do trabalho de pesquisa e design da SPL. Esteve indisponível até agora, em virtude da dificuldade universal em obter componentes, mas está aí de novo e mantendo os mesmos preços. Vale a pena olhar a Series One da SPL.

O Marc One é um controlador de monitor e gravação, com recursos inovadores e um conversor AD/DA de 32 bits. Um controlador de monitor com o qual é também possível gravar. E, em ambas as funções, com uma qualidade de som impressionante.

O Control One é um controlador de escuta com recursos inovadores, desenvolvido para fluxos de trabalho rápidos, muito prático, e com qualidade de som impressionante.

Saiba mais sobre o Marc One e o Control One aqui.

O Phonitor One D é um outro modelo de amplificador de auscultadores, que inclui o inovador Phonitor Matrix, conversor DA de 32 bits e apresenta uma excelente qualidade de som. Uma ferramenta com a qual pode potenciar os seus fluxos de trabalho, ganhar qualidade de som e economizar espaço.

Semelhante ao One D, sem o conversor D/A, o Phonitor One é amplificador de auscultadores, preciso e com extraordinária qualidade de som, ideal para pequenos estúdios de áudio e de A/V.

Estamos perante soluções profissionais, muito flexíveis e de alta qualidade. No caso dos modelos Phonitor, a função é a de monitorização através de auscultadores. Com os modelos Control One e Marc One alarga-se o conceito às colunas. Trata-se de unidades de gestão de escuta, capazes de controlar até dois sistemas de colunas, incluindo um subwoofer, continuando porém a permitir a monitorização através de auscultadores e incorporando a mesma tecnologia do Phonitor.

Saiba mais sobre estes novos triunfos da engenharia da SPL, consulte toda a informação que necessita sobre o Phonitor One aqui e sobre o Phonitor One D aqui. Sobre o Control One veja aqui e sobre o Marc One veja aqui.

Venha falar connosco para mais informações e demonstrações.


V_pro8, criar pontes

Relembramos-lhe o V__pro8 da LAWO, o construtor de pontes. Pense nas componentes normais dos fluxos de trabalho que se geram no universo do broadcast. Agora veja este V__pro8, a ponte que liga tudo a tudo, que converte tudo em tudo, que processa tudo, que se pode considerar uma ferramenta, em tudo, universal. Um processador de vídeo e áudio, compacto, totalmente digital, de 8 canais, que inclui todos os recursos geralmente envolvidos nos fluxos de trabalho normais de produção, na área do vídeo e áudio broadcast. O V__pro8 combina o processamento de vídeo e áudio num único dispositivo, que garante a máxima eficiência e maior segurança operacional. Com as necessidades de espaço, de cablagem e custos significativamente reduzidos. O V__pro8 da LAWO é isto. Mas, espere, há mais.

V__pro8

Construir pontes entre o áudio e o vídeo. Eis um dos grandes predicados do V__pro8. Mas há mais. O V__pro8 é a ferramenta perfeita para ligar diferentes formatos de vídeo e também para ligar áudio e vídeo. Conversão de formato de alta qualidade, correção de cor, bem como incorporação ou extracção de áudio, tornam o V__pro8 um processador compacto e poderoso que constrói pontes entre universos de trabalho, processos e formatos diferentes.

Duas portas de áudio MADI de alta densidade fornecem uma ponte eficiente de vídeo para áudio dentro da infraestrutura do estúdio. O V__pro 8 funciona como um sistema de matriz flexível. Usando a matriz de vídeo 8 x 8 e matriz de áudio 384 x 384, é possível comutar qualquer sinal para outro.

Uma interface gráfica moderna, baseada em HTML5, é tudo quanto necessita para lidar de forma fácil com o trabalho diário. Funciona assim: oito de-embedders SDI 3G, de alta qualidade, e um número correspondente de embedders, que podem ser inseridos e aplicados a oito sinais de vídeo, de acordo com as suas necessidades. Isto permite que os sinais de áudio (em qualquer número) possam ser extraídos do vídeo e novos sinais de áudio sejam incorporados ao sinal de vídeo. Uma solução simples, fiável e eficiente.

Num rápido comentário final que podemos aqui fazer – respire fundo e leia isto de um fôlego – dizemos-lhe que o V__pro 8 da LAWO lhe proporciona sincronização de frames, delays variáveis, de áudio e vídeo, e também correção de cor RGB e Proc Amp, por cada canal, tem dois conversores de surround para estéreo por embedder, modos frame phaser e line phaser, embedder e de-embedder, incluindo SRC por canal, conversão Up/Down/Cross e AR por cada dois canais e uma matriz, 8×8 vídeo e 384×384 áudio, interna. É muito! Mas, como dissemos, há mais!

Se quer saber mais sobre o V__pro8 da LAWO veja aqui. Veja aqui, aqui e aqui vídeos que lhe descrevem algumas das capacidades deste equipamento. Leia aqui e aqui análises ao produto. Se quiser saber mais ainda ou pretender uma demonstração, contacte-nos, por favor.


Welcome HOME

As indústrias do broadcast e média estão a mudar a uma velocidade alucinante. Novos canais de distribuição, uma multiplicidade de formatos de origem e destino e restrições orçamentais cada vez mais rígidas são a nova realidade. As hipóteses de que surjam novos formatos, que não são suportados pelo hardware dedicado, são altíssimas. Comprar mais hardware à medida, que pode ficar rapidamente obsoleto, já não faz sentido. A única saída para esse dilema é uma solução de processamento flexível e instantaneamente escalável, que possa ser executada em qualquer lugar. A proposta da LAWO é o HOME. Uma abstração das funcionalidades do hardware usado pelas indústrias do broadcast e média, o HOME faz o trabalho pesado de computação. Quando é necessário, onde é necessário e com um modelo comercial revolucionário. Vai certamente querer saber mais.

O HOME em poucas palavras

O que é afinal o HOME? Trata-se de uma plataforma de processamento server-based, que pode ser executada em servidores standard, no local, em data centres privados ou na nuvem. Todos os formatos e requisitos estão acessíveis através de um simples clique de um botão. É possível misturar e combinar formatos, SMPTE ST2110, NDI®, JPEG XS e SRT. Cabe ao gestor decidir quanto investir antecipadamente. É uma solução que permite complementar o hardware existente com aplicativos de software. Uma solução abrangente, quer para datacenters privados como para nuvens públicas.

Os quatro pilares

São quatro os pilares em que assenta o HOME: a conectividade, a segurança e a gestão, complementados por um quarto, o processamento. O HOME ajuda a preparar uma operação de broadcast e média para o futuro, dotando-a de uma dose impressionante de agilidade e flexibilidade.
Juntamente com o novo elemento “Processamento” do HOME, a LAWO lança quatro aplicativos de processamento de vídeo que em breve serão acompanhados por aplicativos adicionais de áudio e vídeo:

• HOME Multiviewer
• Conversão HOME UDX com processamento HDR
• Transcodificador de transmissão HOME
• Inserção Gráfica HOME

Graças à integração nativa dos aplicativos da LAWO com o HOME, a plataforma de gestão para infraestruturas IP, as operadoras desfrutam de uma experiência de utilização directa, rápida e simplificada. Além disso, os utilizadores são livres de executar os aplicativos HOME apenas quando precisam e onde precisam, sem operações de configuração demoradas ou conhecimento especializado.

A execução de aplicativos, somente quando eles são necessários, tem a grande vantagem de libertar o orçamento que pode ser gasto noutras funcionalidades.

Os aplicativos HOME da LAWO são executados em servidores standard, com processadores tipo CPU, bem como combinações de processador de CPU+GPU e em qualquer nuvem pública. Os operadores são livres de selecionar a combinação de processamento com a qual se sentem mais confortáveis.

Em resumo

Esta é apenas uma visão à vol d’oiseau do HOME. Mas não se fique por estas curtíssimas notas. Encontrará aqui mais informação sobre esta solução (revolução) fundamental da LAWO e sobre todas as funcionalidades actualmente disponíveis. E se quiser saber mais ainda, contacte-nos, estaremos à sua espera para lhe descrever, com pormenor, as vantagens que esta solução lhe vai, estamos certos, trazer.

Seja então bem-vindo ao HOME.


VoicEX, o novo Voice Extractor da CEDAR AUDIO

A CEDAR AUDIO acaba de anunciar um grande avanço na redução de ruído com base em IA, com a introdução do seu novo voice extractor, o VoicEX. Este produto incorpora recursos algorítmicos exclusivos que o levam para além das técnicas tradicionais de redução de ruído baseadas em IA e oferece um desempenho excepcional. Tão excepcional que os próprios engenheiros de software da CEDAR AUDIO ficaram espantados com a quantidade de ruído removido e com a qualidade do sinal tratado. Aplicável em tantas e tantas situações de produção e pós-produção áudio profissional, em arquivos, no broadcast, em estúdio, no vídeo ou no cinema. Ouça para crer.

O prestígio da CEDAR AUDIO no domínio do restauro, processamento, masterização e limpeza de sinal áudio é notório e vem de longe. A empresa iniciou a sua actividade há mais de trinta anos, ganhando uma reputação merecida e aumentando constantemente a qualidade e capacidades dos seus produtos. Já aqui no Feedforward mencionámos por diversas a palavra “milagre” a propósito de novos produtos da empresa inglesa. A qualidade dos produtos da CEDAR AUDIO e o notoriedade da marca são comprovados pelos inúmeros galardões que lhe têm sido atribuídos e pela sua presença em centenas de organizações que lidam com áudio profissional, espalhadas por todo o mundo.

Há anos que a CEDAR AUDIO começou a desenvolver algumas das tecnologias que conduziram a este novíssimo VoiceEX. A empresa estava certa de que elas ofereceriam uma melhoria notável em relação às técnicas de redução de ruído existentes, mas não sabia até que ponto. Surpresa foi a reacção de todos os que ouviram os resultados do primeiro protótipo do VoicEX, e o subsequente ajuste fino do algoritmo foi direcionado para o fazer alcançar os melhores resultados possíveis na mais ampla faixa de áudio. Os resultados são notáveis, e o consenso é de que o VoiceEX define um novo padrão para redução de ruído de áudio em tempo real.

O avanço foi possível graças a uma abordagem completamente nova à operação de extração de voz, incorporando os próprios avanços da CEDAR AUDIO no campo de redes neurais profundas para identificar as vozes no sinal e criar dois fluxos de áudio: um contendo apenas as vozes e outro contendo tudo o resto. Essa abordagem torna o VoiceEX muito simples de usar.

Num GUI onde é de esperar vários controlos, o utilizador encontra apenas dois botões: um para determinar o volume do fundo e o outro para controlar o volume da fala. Reduzido um, o ruído desaparece sem afectar o timbre das vozes. Reduzindo o outro, as vozes desaparecem para revelar o fundo. Aumenta-se qualquer um deles para enfatizar cada uma das componentes do sinal. É incrivelmente simples de entender e não leva tempo para o dominar e usar, característica, aliás, de outros produtos da CEDAR AUDIO, mas os resultados são realmente surpreendentes.

O novo VoicEX está indicado para o restauro áudio no broadcast em geral, na rádio em particular, em estúdios de som, na televisão, no vídeo, no cinema e é de aplicação imprescindível em arquivos sonoros, históricos ou de outra qualquer natureza.

Comprove aqui a qualidade e conheça as características do novo VoicEX. Aproveite e veja outras soluções que a CEDAR AUDIO tem para si. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre o VoicEX e outros produtos da CEDAR AUDIO. A AVANTOOLS é o nome de referência no fornecimento de soluções para a área do restauro de áudio em Portugal.


Ganhar vantagem

Mais uma escolha que recaiu sobre a RIEDEL. Tratando-se de intercomunicação, e, neste caso, desporto, a solução perfeita encontrada pelo clube alemão Mainz 05 para os seus problemas de intercomunicação elegeu uma solução RIEDEL, especificamente, o Bolero S. Não é por acaso. Vários são os clubes que fizeram essa escolha e várias são as Ligas de topo que adoptaram soluções RIEDEL para a intercomunicação entre os seus vários agentes desportivos, desde árbitros às próprias equipas. Vários são também os desportos que as usam, da Fórmula 1, ao DTM, da vela, passando pelo rugby, ao futebol americano. E vários são os grandes eventos desportivos internacionais que confiam também na solidez, qualidade e total fiabilidade das soluções RIEDEL, dos Jogos Olímpicos, aos Mundiais de Futebol e ao Sail GP. A RIEDEL traz a vantagem competitiva a quem adopta a sua tecnologia de intercomunicação, imperdível para quem já a adoptou, um risco competitivo real para quem ignora as suas vantagens.

O FSV Mainz 05, uma das equipas de topo da Bundesliga, usa agora o sistema de intercomunicação sem fios Bolero S da RIEDEL para todo o sistema de intercomunicação entre as diversas equipas que intervêm em campo. Com seis unidades de cinto Bolero S, distribuídas entre os analistas da equipa, assistentes técnicos, treinadores e fisioterapeutas, o Mainz 05 desfruta agora de fluxos de trabalho muito mais fáceis durante as partidas, permitindo uma melhor preparação estratégica e táctica, também durante o treino, o aquecimento ou o diagnóstico de lesões.

Os analistas da equipa obtêm, não apenas, uma visão panorâmica da área, mas também colhem informação dos feeds especiais de monitorização de câmaras, que permitem controlar tudo repetidamente. Todos esses dados seriam desperdiçados se não fosse possível fazê-los chegar na hora aos restantes membros do staff, para aconselhar os treinadores sobre a estratégia ou esclarecer algum aspecto especial do treino ou do jogo. A solução RIEDEL agora adquirida, fornece recursos de comunicação impensáveis até há pouco, seja durante a tomada de decisões técnicas, durante o jogo, nos treinos ou na análise pós-jogo. Tudo isso permite que a equipa tenha o melhor desempenho possível em todas as situações, dentro e fora do campo.

Antes de adoptar a solução baseada no Bolero S, o Mainz 05 usava um sistema antiquado, que tinha frequentemente problemas de ligação e manuseio. Esses desafios técnicos tornavam-se mais proeminentes nos estádios, onde a comunicação entre os analistas situados nas arquibancadas dos estádios e os técnicos nos bancos, percorria distâncias extremamente longas, tal como acontecia no estádio do Mainz 05, o MEWA Arena. Desde o uso do Bolero S, a equipa deixou de ter problemas em relação à facilidade de uso e conectividade. Na verdade, a capacidade do Bolero S para uma comunicação nítida permite que os analistas comuniquem com os treinadores rapidamente sobre a situação dos jogadores ao longo do jogo, incluindo onde estão a ter problemas e como se podem adaptar aos pontos fortes de seus adversários, dando-lhes uma vantagem sobre seus adversários.

O Bolero S também permite que os fisioterapeutas do Mainz 05 se contactem através de um canal separado dos analistas e treinadores. O que permite, por sua vez, que os fisioterapeutas dentro da cabine sejam informados directamente sobre tudo o que ocorre em campo, caso suceda uma lesão em campo, para que possam responder imediatamente, com o equipamento adequado. O treinador pode dizer ao preparador físico, sem interferências, que um determinado jogador será necessário no jogo nos próximos minutos, dando-lhe tempo suficiente para o aquecer antes de entrar.

Tudo o que se passa em campo é tão importante como aquilo que se passa fora e a solução Bolero S, assegura que a comunicação entre estas diferentes áreas se faça sem quaisquer problemas e com uma clareza sem paralelo. A tecnologia RIEDEL é o padrão de referência que permite desta forma obter vantagem sobre as equipas adversárias. Com a tecnologia RIEDEL, ou ganha assim esta vantagem ou está ao nível do topo.

Aqui pode saber mais sobre o Bolero.

Saiba mais sobre a solução agora adoptada pelo Mainz 05 aqui. Saiba ainda mais sobre o sistema Bolero aqui. E venha saber mais ainda sobre esta e outras soluções RIEDEL, contacte a AVANTOOLS, somos os maiores especialistas em intercomunicação em Portugal.