Obtenha 20% de desconto nas linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC

Neste verão, ganhe 20% de desconto em equipamentos selecionados da YELLOWTEC. Aproveite estas excepcionais ofertas, disponíveis até 31 de julho de 2024. Se a YELLOWTEC é novidade para si, aproveite esta ocasião para investigar a marca e escolher a solução mais adequada para o seu estúdio. Se já é utilizador da marca, aproveite para completar ou actualizar os equipamentos YELLOWTEC que já possua. Neste verão, eleve a sua capacidade de produção para um nível premium e economize, ao mesmo tempo, muito dinheiro.

É verão, é tempo de desfrutar de uma excepcional campanha da YELLOWTEC, que lhe permite aceder a uma selecção de produtos, de linhas que tornaram a empresa conhecida no mundo do áudio profissional.

A YELLOWTEC é uma inovadora empresa alemã, que produz equipamentos destinados à área do broadcast, rádio e televisão e podcast. Centenas de estúdios por todo o mundo e podcasters usam soluções YELLOWTEC, que se distinguem pela sua qualidade, design excepcional e muito cuidado, enorme robustez, inovação e total fiabilidade.

Queremos-lhe chamar aqui a atenção para três linhas, em particular: a linha iXm, os microfones que gravam com ganho automático, a linha m!ka, os amplamente conhecidos e usados suportes de microfone e a linha PUC2, os interfaces de áudio, capazes de executar a sua operação de forma automática.

Não há quase nenhum estúdio de áudio profissional ou podcaster de referência no mundo, que viva sem o m!ka. Desde a maior estação de rádio ou tv que consiga imaginar, até aos podcasters mais conhecidos, que gravam de suas próprias casas, todos se apoiam na solidez do sistema m!ka. Na linha de braços m!ka é possível encontrar soluções para todas as configurações de equipamentos, que normalmente surgem em estúdios, carros de exteriores e outras unidades de produção de áudio. A versatilidade, a robustez, o excelente design e a economia de espaço que esta linha oferece são factores distintos e lendários. O sistema m!ka permite dispor tudo aquilo que necessita para o seu trabalho, comodamente à sua frente, de forma ergonómica e com uma enorme economia de espaço. E os suportes são lindos de se ver!

O PUC2, por outro lado, é uma recente linha de conversores de áudio, única, da YELLOWTEC, que lhe permite obter um sinal da mais alta qualidade, sem nenhum esforço de ajuste. Com o sistema LEA integrado, extremamente compacto, cada modelo PUC2 proporciona uma qualidade de sinal HD, de primeira classe, por simples via USB plug’n’play. O PUC2 é de uma desconcertante facilidade de operar e um prazer de ouvir. Um PUC2, um microfone de sua escolha e um computador é tudo o que necessita para obter um resultado de nível broadcast. Para o profissional experimentado, freelance ou podcaster. No exterior ou no estúdio, em casa ou na rua, o PUC2 é a ferramenta em que pode confiar.

Para uma captação ainda mais simples, mas mantendo toda a qualidade profissional, o iXm é o microfone que grava. O Microfone de Gravação iXm (na versão repórter ou podcaster) é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. A tecnologia de controlo automático de nível LEA integrada, permite obter sinal de qualidade, em qualquer ambiente de gravação. Garante som profissional e níveis optimizados. Não se preocupe com a operação de gravação. Prima o botão de gravar e concentre-se apenas no seu texto ou no seu entrevistado. Não há necessidade de pós-produção. Transfira o seu ficheiro para o seu computador e carregue o ficheiro para a plataforma que usa habitualmente.

Pois bem: até 31 de Julho de 2024 é tempo de aproveitar um desconto único de 20% nestas linhas de produtos da YELLOWTEC. Poupe muito dinheiro e usufrua da superior qualidade YELLOWTEC.

Se ainda não as conhece, é natural que queira saber mais sobre as linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC. Pode fazê-lo aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Contacte-nos para saber mais ainda, para saber como aproveitar esta oferta excepcional e para detalhes sobre preços.

Apresse-se: Julho é o mês de todas as decisões.


Avanços da Rádio 3.0: Renovação Tecnológica com a LAWO

A nova Rádio é, naturalmente, muito mais do que as tecnologias que a servem. Mas os novos conceitos que fizeram a Rádio entrar numa nova era (alguns chamam-lhe a Rádio 3.0) não seriam viáveis sem uma tecnologia que os servisse. Três exemplos recentes de renovação dos recursos tecnológicos, de três estações situadas em pontos distantes do planeta, vêm ilustrar tudo isto. Mostram também que esses caminhos são reais, em grande parte porque existe uma tecnologia que lhes sustenta a base. A LAWO está no centro de todos estes exemplos e é a criadora de toda essa tecnologia. A nova rádio 3.0 é possível, é viável, é desejada e é desejável e a LAWO preocupa-se em lhe proporcionar as ferramentas necessárias à sua implementação.

O Ruanda é um país da África Oriental, conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes e por uma história complexa marcada tanto pela tragédia como pelo progresso. A sua jornada envolve um delicado equilíbrio entre recordar a sua dolorosa história e trabalhar para um futuro melhor. O compromisso do Ruanda com a inovação e o desenvolvimento é evidente na sua rápida adopção de novas tecnologias e na sua ambição de se tornar um centro regional de aplicação das tecnologias à área dos média.

Em linha com esta visão, a 94.3 Royal FM em Kigali, a capital, apresenta orgulhosamente o seu novo estúdio de transmissão, estabelecendo um precedente inovador como a primeira estação de rádio com base IP pura na África Oriental, integrando soluções de rádio virtual LAWO. A 94.3 Royal FM é a principal emissora de língua inglesa de Ruanda, dedicada a ampliar os limites da inovação e excelência na criação de conteúdo. Com foco na integração de tecnologia de ponta para conteúdo, podcasts e transmissões ao vivo, a Royal FM está preparada para redefinir os padrões de transmissão na era digital, superando as limitações dos padrões analógicos. Para isso a solução encontrada foi o VisTool da LAWO.

Com o VisTool, o GUI virtual opcional para aplicações remotas ou de estúdio, os operadores finalmente têm acesso a um ponto único onde se concentram todas as ferramentas que usam diariamente. O rico GUI do VisTool é instantaneamente compreensível, porque funciona da mesma forma que qualquer tablet e ecrã sensível ao toque: intuitivamente, com o controlo na ponta dos dedos. O VisTool pode controlar todas as poderosas plataformas de mecanismo de mistura da LAWO, incluindo o Power Core, o Compact Engine e a Nova17. Saiba mais sobre este projecto aqui.

Das paisagens do Ruanda passamos para a Bélgica. A Melinda FM é uma popularíssima estação de rádio, situada na pitoresca cidade costeira de Middelkerke, na província belga de Flandres Ocidental. Recentemente deu um salto significativo nas suas capacidades de transmissão ao actualizar o seu estúdio de rádio móvel com uma mesa modelo crystal da LAWO de última geração.

A versátil mesa de mistura modular crystal, de alto desempenho — um sucesso para pequenas e médias estações — foi projectada para aplicações de broadcast e áudio profissional. Alimentado pelo Power Core, o motor de mistura DSP definido por software compacto 1RU da LAWO e por um dispositivo de I/O modular. Esta configuração garante integração perfeita de RAVENNA/AES67, MADI, Dante, AES3 e sinais analógicos, tornando-a uma solução ideal para operações de transmissão preparadas para o futuro. Recursos como o AutoMix, que mantém o equilíbrio das produções multi-mic, e o AutoGain, que optimiza os níveis do microfone com o pressionar de um único botão, permitem que os operadores produzam uma programação atraente e envolvente sem esforço. A capacidade de armazenar e recuperar um número ilimitado de configurações de DSP permite soluções personalizadas para cada programa e perfis de locutores, acessíveis a partir de qualquer mesa em rede, suportando operações remotas e configurações de carros de exterior. Saiba mais sobre este projecto aqui.

E voltamos de novo a África, desta vez à Namíbia. Este país, situado no sudoeste de África, possui uma paisagem caracterizada por vastos desertos, montanhas escarpadas e extensas savanas. Entre as suas características mais emblemáticas estão as imponentes dunas de areia do Deserto do Namibe, uma extensão surreal de areias movediças que se estendem até onde a vista alcança. Estas dunas, nomeadamente as de Sossusvlei e Deadvlei, cativam os viajantes com os seus tons hipnotizantes, formas esculturais e a beleza etérea que conferem à natureza selvagem da Namíbia.

A Namibian Broadcasting Corporation (NBC) acrescenta agora pedras preciosas ao panorama mediático do país e dá um salto monumental na infraestrutura de áudio com a instalação do equipamento de última geração assente no protocolo IP da LAWO, incluindo mesas modelo diamond e Power Core, elevando a sua capacidade de transmissão, que proporcionam à estação soluções de ponta.

Estabelecida como South West African Broadcasting Corporation em 1979 e mais tarde rebatizada como Namibian Broadcasting Corporation em 1990, a NBC tem sido um pilar da comunicação, educação e unidade na Namíbia. Transmitindo uma gama diversificada de programação em vários idiomas, incluindo três programas de televisão em língua inglesa e onze programas de rádio, a NBC desempenha um papel fundamental na formação do panorama mediático da Namíbia.

Cada um dos quatro estúdios de rádio recém-projectados da NBC está agora equipado com uma mesa modelo diamond de LAWO, uma verdadeira jóia da coroa entre as mesas de broadcast oferecidas pela LAWO. Reconhecida pela sua flexibilidade e versatilidade, a diamond é alimentada pelo Power Core, um motor escalável de I/O de alta densidade, mistura, processamento e distribuição de sinal, que formam assim a espinha dorsal de uma infraestrutura de áudio muito robusta. Esta combinação oferece uma impressionante variedade de recursos, incluindo múltiplos interfaces RAVENNA/AES67 e MADI de alta densidade, microfone modular, linha, interfaces AES3, GPIO e DANTE e amplos recursos de DSP. Além disso, o software VisTool proporciona a visualização e controlo do sinal de áudio em tempo real, melhorando a eficiência dos fluxos de trabalho dos operadores e a facilidade de operação. Com um interface gráfico intuitivo, o VisTool simplifica as tarefas de controlo e monitorização, oferecendo aos operadores um controlo sem precedentes sobre as poderosas plataformas de mecanismo de mistura da LAWO. Saiba mais sobre este projecto aqui.

Se desejar saber mais sobre os equipamentos LAWO aqui descritos, visite este link. Se desejar ficar a saber mais ainda sobre estas e outras soluções LAWO, contacte-nos, por favor. A AVANTOOLS é especialista em soluções para a Radio 3.0.


Solução RIEDEL para a TVMonaco: Tecnologia de Ponta para Intercomunicação Perfeita

A RIEDEL acaba de anunciar que a TVMonaco, o primeiro canal de televisão pública generalista do Mónaco, selecionou o sistema de intercomunicação Artist de última geração, juntamente com um conjunto de SmartPanels, e as unidades de cinto sem fios Bolero, para garantir uma intercomunicação perfeita em toda a sua operação. Lançada oficialmente a 1 de setembro de 2023, a TVMonaco é uma nova adição à rede TV5MONDE, que fornece conteúdo noticioso, desportivo e de entretenimento para a região da Grande Riviera. A escolha das soluções de intercomunicação da RIEDEL pela TVMonaco atende às necessidades actuais da emissora como uma nova estação e apoia a sua estratégia geral de negócio, permitindo uma intercomunicação ágil e eficaz, tanto interna como exteriormente.

A TVMonaco, é o primeiro canal de televisão pública, generalista, do Mónaco. Foi lançada a 1 de setembro de 2023 e inaugurada pelo Príncipe Alberto II e a Princesa Charlene. Transmite uma variedade de programas, incluindo notícias, talk shows e documentários, projectados para mostrar e promover a cultura monegasca. É membro da Monaco Media Diffusion, a empresa de radiodifusão que representa o Mónaco na União Europeia de Radiodifusão (UER.) A programação é composta por notícias e desporto ao vivo, com programação gravada para o resto do dia, com ênfase também dada às preocupações ambientais e à vida selvagem em Mónaco. O canal está disponível em plataformas lineares e digitais. Uma organização tão recente funciona, naturalmente, com base em tecnologia state of the art.

Foto Makalu

Não surpreendentemente, portanto, a estação escolheu o sistema de intercomunicação Artist de última geração da RIEDEL, em conjunto com os SmartPanels, e o sistema de intercomunicação sem fios Bolero. É o sistema que garante uma comunicação perfeita em todas as operações de funcionamento do canal. A escolha das soluções de intercomunicação da RIEDEL pela TVMonaco atende às necessidades actuais da emissora, como uma nova estação, e apoia a sua estratégia geral de negócios, permitindo comunicações mais ágeis e eficazes, tanto interna como externamente.

Os sistemas Artist-1024, SmartPanel e Bolero são essenciais para as operações da TVMonaco, apoiando as equipas editoriais e técnicas, facilitando a comunicação entre a sala de controlo, MCR, sete salas de edição e cabine de manutenção. Reconhecidos pela sua fiabilidade e destacados pela equipa técnica da TVMonaco pela sua ampla implantação na produção audiovisual e carros de exteriores, os sistemas de intercomunicação da RIEDEL provaram ser especialmente úteis para os segmentos de notícias desportivas e noticiário geral da TVMonaco, que exigem uma intercomunicação intensiva.

A equipa de produção também conta com as soluções RIEDEL para garantir a conectividade com parceiros externos. A compatibilidade do sistema com vários formatos de áudio, incluindo Dante, Madi e AES67, bem como seu suporte para SMPTE ST 2110, fornece à TVMonaco uma solução preparada para o futuro.

Foto Jean-François Ottonello

Um nó de intercomunicação Artist-1024, em conjunto com uma série de SmartPanels (incluindo RSP-1232 HL, RSP-2318 e DSP-2312) e unidades de cinto Bolero, foi entregue e usado ao vivo para apoiar a transmissão inaugural do canal. O design ergonómico dos SmartPanels, a flexibilidade do Artist para as operações diárias do estúdio e o desempenho incomparável do sistema sem fios Bolero foram factores centrais na decisão da TVMonaco de escolher a RIEDEL, em vez de outros fornecedores. O software Director da RIEDEL oferece um interface amigável, que acelera o fluxo de trabalho de produção e aprimora as operações diárias.

Segundo os responsáveis da TVMonaco, as soluções de última geração da Riedel não só atenderam às necessidades imediatas de comunicação, mas também deram força ao desejo de lançar uma nova estação de transmissão dentro do cronograma acordado e levar a programação para o ar com sucesso. O compromisso da RIEDEL com a excelência, salientaram também estes responsáveis da TVMonaco e o seu apoio incomparável foram fundamentais para garantir um lançamento perfeito da TVMonaco num curto espaço de tempo. Os sistemas de intercomunicação funcionaram perfeitamente desde o primeiro dia da sua instalação.

Foto Jean-François Ottonell

A TVMonaco é o exemplo mais recente do sucesso da opção RIEDEL na área da intercomunicação. Seja qual for a dimensão da operação, no broadcast, no live, ou em qualquer outra situação, de qualquer natureza, onde uma intercomunicação 100% fiável, robusta e fácil de operar seja um requisito principal, a solução RIEDEL é a única que oferece total garantia de operacionalidade.

Para saber mais sobre esta solução para a TVMonaco, veja aqui. Saiba mais sobre esta e outras soluções RIEDEL de intercomunicação aqui. Para ficar a saber ainda mais, contacte-nos. A AVANTOOLS é o especialista número um em intercomunicação em Portugal.

Descubra o AVN-CU1, a nova unidade de comentário da SONIFEX

O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço baixo. A linha AVN Dante® da SONIFEX adopta uma nova abordagem no seu conceito base, que permite fornecer uma ferramenta configurável e multifuncional para equipas de comentaristas. A SONIFEX é uma empresa com larguíssima experiência no sector do broadcast, que fornece equipamento destinado às áreas da rádio, TV, segurança e telecomunicações.

A SONIFEX é uma empresa fabricante de equipamentos de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações, que iniciou a sua actividade em 1969. O seu prestígio nestas áreas é inequivocamente reconhecido. Este prestígio foi alcançado através da implementação de uma constante necessidade de inovar, parte integrante da cultura da empresa, combinando com a criação de ideias sólidas ​​e voltadas para o exterior, e com práticas de design e construção sólidas e eficientes. A linha de produtos oferecidos pela marca inglesa é muito vasta. Dela fazem parte as suas celebradas unidades de comentário.

O novo modelo AVN-CU1 faz parte dessa série de unidades de comentário, que inclui ainda o AVN-CU2 DANTE e o AVN-CU4 DANTE.

O poder deste mais recente modelo da série reside no impressionante mecanismo de mistura, que se sobrepõe às configurações habituais do Dante® Controller. Uma vez definidos os fluxos Dante®, as entradas e saídas podem ser misturadas livremente para AoIP ou entradas e saídas físicas, controladas através de botões programáveis ​​e codificadores rotativos, que controlam o ganho e panorâmica de entradas, saídas ou pontos cruzados, permitindo total flexibilidade para diferentes situações.

O amplificador de auscultadores possui cinco entradas: três canais de talkback, programa e sidetone, cada um com um potenciómetro individual para controlo de nível. A distribuição da saída de áudio é controlado por botões iluminados. Há um display OLED para instalação e configuração, um gráfico de barras de LED de alto impacto, que permite a medição à luz do dia, distribuição individual de auscultsdores por fonte de áudio e iluminação embutida para indicar a posição.

O AVN-CU1 possui portas de rede Dante primária e secundária redundantes, em formato EtherCON RJ45, bem como duas portas de transceptor SFP e é alimentado por PoE duplo ou uma entrada de 12 V DC.

O painel de controlo frontal inclui potenciometros para controlar os níveis de mistura das cinco fontes de sinal, até aos auscultadores do utilizador: Sidetone, Programme, e Talkback A, B e C. A configuração e o controle do sinal áudio e rede são feitos por meio de um servidor web interno. As opções selecionáveis ​​pelo utilizador incluem: ganho do pré-amplificador de microfone, modo/cor do botão e escala de medição. O controlador Dante é usado para configurar as quatro fontes de áudio a serem misturadas na saída de auscultador: PGM – O feed principal do programa mono e T/B A/B/C -as três fontes de talkback mono.

Estas são algumas das características do novíssimo AVN-CU1. Saiba mais aqui. Conheça toda a linha de produtos da SONIFEX aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


Channel One Mk3, o portal para a perfeição

Há mais de 20 anos que o Channel One da SPL é sinónimo de musicalidade e alta qualidade. Na versão mais recente, o Mk3, este clássico foi completamente revisto. Além de uma tensão de áudio interna mais alta (agora +/-18 V), para um som ainda melhor e mais detalhado, inclui uma secção de pré-amplificador melhorada, um Transient Designer integrado, um estágio de saturação por válvula e a opção de comparação Mic A/B para dois microfones. Estes e outros excelentes recursos do Channel One Mk3 elevam o moderno estúdio de gravação a um novo patamar de qualidade. Com o de-esser, o compressor e o equalizador, todas as ferramentas importantes de um canal real mantêm-se a bordo. Seja um sinal de microfone, linha ou instrumento, o Channel One Mk3 da SPL faz qualquer destas fontes soar a um nível superlativo.

O novo Channel One Mk3 da SPL é um canal front-end, abrangente, com alguns recursos exclusivos de modelagem de tom, alguns dos quais incluídos agora nesta nova versão.

O Channel One Mk3 está equipado com um pré-amplificador discreto. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. Para sinais de microfone, pode ser realizada uma pré-amplificação de até 68 dB , para que mesmo microfones realmente exigentes possam revelar as suas qualidades.

O Preamp Out capta o sinal diretamente após o amplificador do microfone. Este sinal também pode ser gravado em numa pista separada na DAW, por exemplo, por segurança. Se após uma sessão de gravação for percebido que o cantor estava um pouco mais alto na take perfeita e, portanto, bateu com muita força no compressor, essa configuração incorreta ainda poderá ser alterada posteriormente. O sinal gravado por segurança pode ser posteriormente reproduzido no Channel One Mk3 através do Line In e processado com o Tube Saturation, o Compressor ou outras ferramentas.

O Channel One Mk3 oferece a possibilidade de processar sinais com nível de linha. Isto significa que fontes como um sinal analógico de uma interface de áudio, podem ser processadas com de-esser, compressor, limitador e equalizador e depois gravadas novamente. Desta forma, o Channel One Mk3 transforma-se num “plugin analógico” dentro de uma inserção de uma DAW.

Com o Tube Saturation obtém a magia do som mágico das válvulas. Com este controlo a quantidade de saturação da válvula pode ser determinada. O nível de saída é acomodado automaticamente. Em configurações extremas, o nível aumenta apenas 6 dB. Portanto, distorções harmónicas decentes a expressivas podem ser facilmente ajustadas rodando apenas um botão.

De forma discreta e eficaz, o Auto-Dynamic De-Esser remove as desagradáveis sibilantes, detectando apenas as frequências as frequências próprias deste tipo de sons e misturando-os de volta no sinal principal com fase invertida excluindo estas sibilantes do sinal original.

Recentemente adicionado à cadeia de sinal deste novo Mk3 encontramos o clássico Transient Designer. Lançado inicialmente no final dos anos 90, o Transient Designer foi criado para moldar o ataque e a sustentação de qualquer fonte. Tornou-se rapidamente uma “arma secreta” para os engenheiros de som obterem um som forte. Se não está familiarizado com o Transient Designer, este equipamento usa tecnologia de envelope diferencial (DET) para moldar o ataque e a sustentação de qualquer fonte. Se quiser que uma fonte soe mais firme ou mais seca, reverter a sustentação para valores negativos quase funciona como um de-reverb. Inversamente, adicionar sustentação realça as características naturais do seu ambiente. O ataque pode ser ajustado para obter um som mais forte ou pode ser revertido para ter algo presente um pouco mais solto ou suave. Uma aplicação possível é em microfones de sala de bateria, para reverter o ataque enquanto aumenta a sustentação e traz à tona o carácter da sala, que fica na mistura completa da bateria com muito mais naturalidade em comparação com a adição de um reverb secundário. Também o pode usar para tornar vozes de hip-hop mais fortes e secas, por exemplo.

O Compressor funciona de forma transparente. O seu carácter é neutro. É simples de usar e totalmente eficaz no controlo da dinâmica.

O VUímetro iluminado exibe o nível de entrada, o nível de saída e a redução de ganho. Com a chave VU à direita abaixo do medidor VU é possível selecionar qual nível que será exibido.

O Channel One Mk3 é fabricado e montado com tecnologia exclusiva da SPL, na sua fábrica. Com ele, o utilizador entra num novo patamar de qualidade, flexibilidade e poder de processamento.

Estes é apenas um apanhado muito genérico das características do novo Channel One Mk3 da SPL. Conheça tudo sobre este novo modelo e a tecnologia que está por detrás dele aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda sobre este novo modelo e sobre outras ofertas que a SPL tem para si, consulte-nos.