S4, mistura de topo para estúdios pequenos

Uma mesa compacta para profissionais preocupados com o orçamento e espaço disponível em instalações mais pequenas, ideal para produção e pós-produção de música, para produção AV e ensino. A S4 da AVID aumenta a eficácia da operação de mistura, permitindo os mesmos fluxos de trabalho de outras mesas mais caras e volumosas. Uma unidade semimodular, mais simplificada que a sua prima, a galardoada S6, fornece controlo inteligente e a um nível muito profundo da DAW. Na criação músical, na projecção de som, na mistura de áudio imersivo ou no ensino da produção e operação de áudio, a S4 da AVID é a ferramenta perfeita para qualquer projecto.

Um conjunto de capacidades único que vai do controlo profundo da DAW à intergração total com o sistema Dolby Atmos, passando pela sua ergonomia superior e a facilidade operacional, são algumas das características da S4 da AVID, que oferece a mesma potência massiva de recursos de monitorização e fluxos de trabalho da S6 numa superfície de controlo mais compacta projectada para espaços e orçamentos mais reduzidos.

Na produção e pós-produção áudio a S4 proporciona fluxos de trabalho robustos, na mistura de áudio imersivo, design de som e ADR. A S4 oferece a versatilidade necessária em qualquer projecto, desde filmes, TV e média OTT, passando por jingles e jogos.

Na música a S4 oferece recursos criativos para utilizar em projectos de música em formato estéreo e/ou Dolby Atmos. A S4 é perfeita para estúdios de gravação mais pequenos, pós-mistura de música/áudio independentes, salas mais pequenas e suítes de masterização em estúdios de música de maiores dimensões.

Na sala de aula a S4 oferece uma solução acessível para a formação de alunos de áudio, ao permitir a demonstração de fluxos de trabalho de pós-produção de música e áudio, conhecimentos necessários para uma carreira de sucesso na indústria de média e entretenimento. Factor importante, a S4 pode ser personalizada para se adaptar a qualquer tipo de currículo.

A S4 é totalmente configurável à medida das necessidades. Pode ser configurada para acelerar a operação de mistura, para dar um poderoso feedback visual da operação de mistura. Funciona com qualquer software desde o Pro Tools Ultimate, Nuendo, Pyramix, Logic Pro, Cubase, até outras aplicações. Especialmente importante é a capacidade de integrar fluxos de trabalho de mistura Dolby Atmos, de forma prática e eficiente, quando combinados com o Pro Tools Ultimate, fornecendo ampla integração para um controlo mais rápido do projecto. Além disso, o seu tamanho compacto permite equipar salas de menores dimensões para áudio imersivo. O design compacto e semimodular da S4, permite configurar até 24 faders – mais três opções de módulo que oferecem joysticks duplos, controlos PEC/Direct ou botões adicionais – para atender necessidades de fluxos de trabalho específicos sem dominar o espaço do estúdio. Com a S4 é possível controlar facilmente fontes e níveis de talkback, listenback e altifalante a partir da superfície, para lidar com todo o género de situações, desde misturas de sinalização simples para gravação de música, até à monitorização de projectos de áudio imersivo. A S4 assenta no protocolo EUCON, que permite uma integração e controlo da DAW a um nível muito profundo, e uma operação mais rápida e intuitiva com uma superfície ergonómica que age e comporta-se como uma extensão física do software, independentemente do software DAW usado. Com a versão mais recente do EUCON, é possível abrir e fechar o Pro Tools Folder Tracks directamente da superfície, acelerando bastante a navegação da sessão. A configuração básica é extremamente simples. É possível começar a trabalhar rapidamente com o módulo Channel Strip totalmente integrado e uma estrutura pré-montada de 3, 4 ou 5 módulos, simplificando a configuração. Tendo em conta as suas características, a S4 é, enfim, a mesa ideal para qualquer situação em que a questão do espaço disponível é crucial, sem comprometer a operacionalidade e a qualidade.

Saiba mais sobre a S4 aqui. Veja aqui um video com as características principais da S4. Se quiser ficar a saber mais ainda sobre este modelo, venha já falar connosco

.


Solução LAWO para o Festival Puccini

Todos os anos, os amantes de ópera dirigem-se à bela Torre del Lago, na província de Lucca, na Toscana, localizada entre o Mar Tirreno e o Lago Massaciuccoli, para assitir ao Festival Puccini. Realizado no Gran Teatro all’Aperto Giacomo Puccini, o festival atrai, de cada vez, cerca de 40 000 participantes. Um espaço especial que merece condições de audição sem compromissos. O festival, outrora inteiramente acústico, usa agora uma solução originalíssima de amplificação e distribuição do sinal sonoro, baseada numa solução LAWO.

O Festival Puccini é uma das paragens inevitáveis para os amantes da arte da ópera. O próprio maestro Giacomo Puccini, que veio a Torre del Lago para compor e descansar, queria que as suas óperas fossem ali representadas. O seu sonho tornou-se realidade em 1930, quando os seus amigos encenaram, pela primeira vez, uma ópera sua ao ar livre de Puccini, a famosa “La Bohème”.

A pandemia obrigou a alguma alterações no formato do Festival Puccini. Tradicionalmente produzido sem amplificação, os requisitos de distanciamento significavam que a força da orquestra deveria ser reduzida. Isto, por sua vez, fez com que os restantes músicos não conseguissem encher o auditório, sob o ponto de vista da potência sonra produzida, pelo que, pela primeira vez, foi contemplado o reforço sonoro. O Diretor Artístico do Festival, Maestro Giorgio Battistelli, recorreu então à BH audio, a renomada empresa italiana de áudio, que há décadas se especializou em festivais que decorrem tanto em salas como ao ar livre, de música clássica, jazz e world music. Acontece que Massimo Carli, engenheiro-chefe da BH audio, desenvolveu um conceito que encaixa como uma luva nas necessidades do Festival Puccini : uma combinação comprovada da mesa de mistura mc²36 da LAWO e da tecnologia d&b Soundscape. O resultado foi um sucesso retumbante e, desde então, a orquestra tem-se apresentado com ótimas críticas, tendo a BH Audio como seu fornecedor de serviços de áudio e a solução LAWO como centro de operações e o software e hardware d&b na distribuição e processamento do sinal no espaço.

mc²36 MKII

O palco ao ar livre e o auditório de Torre del Lago não contemplam altifalantes suspensos, facto que levou Carli a usar 98 altifalantes, colocados atrás do público, a partir de 62 saídas do sistema Soundscape. Essa combinação de altifalantes com a mesa mc²36 LAWO e os processadores d&b DS100, oferece uma experiência de som natural agradável para todo o público, seja qual for o lugar em que se sentem. A mc²36 MKII com a sua tecnologia A__UHD Core dá acesso a 256 canais de processamento, disponíveis em 48 e 96 kHz, e pode gerir uma capacidade de I/O de até 864 canais.

Saiba mais sobre esta solução do Festival Puccini. Saiba mais ainda e aqui. Saiba mais sobre a mc²36 MKII. Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre estas e outras soluções LAWO.


52 anos ao serviço do áudio e vídeo profissional

A LAWO cria equipamentos destinados à produção de conteúdo de classe mundial, liderando a inovação em soluções de infraestrutura de média, em nuvem, que permitem novos e mais eficazes fluxo de trabalho. A LAWO comemorou 52 anos a projectar o futuro. Fundada inicialmente como um escritório de engenharia, com o foco no áudio e no broadcast, a empresa tornou-se uma referência, reconhecido claramente neste sector, que continua a moldar activamente o futuro do broadcast e da produção de média.

A LAWO projecta e fabrica tecnologias pioneiras de áudio e vídeo, em rede rede para controlo, transmissão e pós-produção, live e aplicações teatrais. Os produtos incluem sistemas de controlo e monitorização, mesas de mistura de áudio digital, sistemas de distribuição de sinal, ferramentas de processamento de vídeo, bem como soluções para infraestruturas A/V baseadas no protocolo IP. Todos os produtos são desenvolvidos na Alemanha e fabricados de acordo com os mais altos padrões de qualidade na sede da empresa na cidade de Rastatt, no vale do Reno, na Alemanha.

Das mesas de mistura analógicas na década de 1970, ao desenvolvimento da mesa programável PTR, às primeiras mesas totalmente digitais da série mc e da série mc² com capacidade de rede, a LAWO constitui-se sistematicamente uma referência para a indústria e adquiriu uma excelente reputação como empresa inovadora.

Lawo PTR do Studio für Elektronische Musik, Colónia

Desde a sua origem, como estrutura de engenharia dedicada ao desenvolvimento de equipamento electrónico, a LAWO evoluiu, dedicando-se num primeiro tempo ao desenvolvimento das primeiras mesas de mistura programáveis. É nesse contexto que surgem as primeiras mesas da série mc. Mais tarde surgem as primeiras mesas da série mc², que possibilitam a criação de redes áudio via ATM. Seguem-se outros produtos no mesmo sector de produção, destinados, em especial, à rádio. Os primeiros produtos no âmbito da criação de redes de distribuição de sinal surgem a seguir. A pouco e pouco, a produção da LAWO concentra-se em produtos destinados à área do áudio e video profissional, que tiram partido dos novos standards apoiados em redes IP, criados para a indústria do broadcast. Uma vasta gama de produtos conexos, que estão na senda das tendências do broadcast de hoje e que ajudam a mudar fluxos de trabalho, a estabelecer novas práticas e a atingir novos, mais exigentes e mais fiáveis patamares de produção, foram entretanto vendo a luz do dia. Tudo isto foi fruto da capacidade de invovação e da qualidade de produção da LAWO.

.edge

Estes produtos, pela excelência, pela flexibilidade e solidez do seu funcionamento, tornaram-se standards de facto da indústria. Estão hoje espalhados por todo mundo e constituem a ferramenta de referência que podemos encontrar nos palcos que colocam maior exigência, como o são os grandes acontecimentos desportivos, de entretenimento e sociais à escala mundial, os grandes estúdios e as grandes estações de broadcast. A LAWO tornou-se assim a resposta para as novas exigências de um broadcasting global e multiplataforma, para o qual caminha a indústria, a nível local, regional ou universal. São estes produtos que chegam a todo mundo.

Conheça o universo LAWO e venha falar connosco para saber mais sobre a marca e como poderemos servi-lo da melhor forma.

O que há de novo na AVID

Anunciamos novidades da AVID. Para começar, um novo interface carregado de funções, o Pro Tools | Carbon. E tem também uma versão grátis do novo Protools, o Protools Intro, pronto a usar, uma ferramenta totalmente profissional, oferta da AVID. São algumas prendas a sugerir já o Natal. Siga-nos.

Este final de ano promete. A AVID anunciou o Carbon, um interface construído para captar todo o brilho da su música. Com qualidade de som superior e software inteligente integrado, o Pro Tools | Carbon remove quaisquer barreiras à criatividade, para que seja possível extrair o melhor do seu desempenho e capturá-lo da forma mais brilhante. Seja usando um único interface ou um sistema Carbon Expanded com Pro Tools | Carbon Pre. Com o Pro Tools | Carbon e o Pro Tools | Carbon Pre estará perto do universo do sistema de topo Pro Tools | Sistema HDX e pode ser usado em qualquer lugar onde seja possível gravar. Nesta época de prendas, a AVID anuncia que o Pro Tools | Carbon vem agora com uma licença perpétua.

Com aceleração HDX DSP na base de toda a arquitectura do sistema e integração profunda com Pro Tools, o Carbon permite a gravação, edição e mistura com uma única aplicação, sem ter de alternar entre softwares.

O Pro Tools | Carbon vem carregado com uma gama completa de plug-ins AAX – desde emulações analógicas dimensionais quentes, até processadores de ponta, do tipo que define a produção musical moderna. Além dos mais de 120 plug-ins que acompanham o Pro Tools Ultimate Perpetual, o Carbon inclui uma colecção premium para que lhe seja possível começar o seu trabalho cdispondo das maiores marcas do mercado.

Saiba mais sobre o Pro Tools | Carbon aqui.

Entretanto, está desde agora disponível uma versão grátis do novo Protools, o Intro. Com ele fazer música com as mesmas ferramentas vencedoras do GRAMMY® que seus artistas e produtores favoritos usam. O Pro Tools Intro é uma DAW gratuita que oferece as ferramentas essenciais de áudio e MIDI, necessárias para a produção musical, além de 36 efeitos e plug-ins de instrumentos para criar qualquer tipo de música. Veja aqui o que ganha com o Pro Tools Intro e faça o download do seu software.

Contacte-nos para mais detalhes sobre estas novidades.