Novidades no mundo do broadcast

São muitas as novidades no domínio dos equipamentos para broadcast, estúdios e rádio, que nos acabam de chegar das nossas representadas. Apesar das dificuldades e dos tempos incertos, esta é uma nota de optimismo que não será demais realçar. O Instant Replay 3 da 360 Systems, está finalmente disponível. A Sonifex propõe-nos o novo AVN-DIO15, um conversor XLR analógico, de 4 entradas para Dante. A D&R lançou a CAMCON TRIGGER-BOX, para a rádio visual. A AVT Audio Video Technologies, por sua vez, disponibilizou já o novo MAGIC THipPro Lite Telephone Hybrid. Saiba tudo sobre estas novidades.

Os tempos estão incertos para os fornecedores e clientes de equipamento A/V. A disponibilidade de componentes, as dificuldades na distribuição e inesperados problemas administrativos são alguns dos obstáculos que o mundo do áudio e vídeo profissional atravessa hoje. Em todo o caso, é de registar o surgimento de novos produtos destinados a estes mercados, a reflectir uma surpreendente dinâmica que veio desafiar até os mais pessimistas.

A 360 Systems, anunciou a disponibilidade imediata do novo Instant Replay 3. Já aqui lhe tínhamos falado dos produtos da 360 Systems, em particular deste novo e fantástico Instant Replay 3, cujas características vão certamente atrair a sua atenção. O novo modelo, agora lançado no mercado, é um leitor de clips de áudio, completamente independente, contido numa única unidade. Ao contrário dos PCs e de outros produtos baseados em software ou em hardware de fiabilidade duvidosa, o Instant Replay 3 possui botões físicos, funcionando de forma integrada e robusta, que proporcionam um feedback táctil imediato, uma operação fiável durante a reprodução do áudio e um sinal da mais alta qualidade. Trata-se de uma unidade ideal para aplicações em broadcast, em geral, televisão e rádio, em espectáculos de teatro, dança, música e outros eventos, simples ou que requeiram, sobretudo, uma grande complexidade de operação, mas sempre com uma exigência de qualidade de som de topo. Poderá ler mais sobre o Instant Replay 3 aqui.

Instant Replay 3

A SONIFEX, por seu lado, lançou o novo AVN-DIO15, um prático conversor analógico de 4 entradas XLR para Dante, que faz parte da sua linha DIO de dispositivos de entrada/saída Dante. Possui quatro entradas XLR analógicas balanceadas e um port Neutrik etherCON, para ligação directa a uma rede Dante AoIP. O novo modelo é alimentado através de Power over Ethernet (PoE), usando o port Neutrik etherCON. O AVN-DIO15 usa o chipset Audinate Dante mais recente, portanto, é compatível com as normas AES67 e Dante Domain Manager. Saiba mais sobre este novo modelo aqui.

AVN-DIO15

A D&R lançou a surpreendente CAMCON TRIGGER-BOX. Trata-se de uma utilíssima ferramenta especialmente apontada à chamada Rádio Visual. Com o novo modelo, o mais novo produto da gama de produtos de estúdio da marca, é agora possível criar Rádio Visual, durante uma emissão ao vivo, com a ajuda da unidade de disparo CamCon e do seu software. A combinação da Camcon e do respectivo software de aplicação VRC e OBS é tudo o que é necessário. A unidade de disparo Camcon de 4 canais pode ser ligada fisicamente em série, com até 4 microfones, para controlar o software VRC, que pode alternar cenas em OBS (freeware). Dessa forma, o vídeo pode ser transmitido pela Internet juntamente com seu áudio. A maneira perfeita, simples e eficaz de tornar uma estação visível para os seus ouvintes. Saiba mais sobre este novo modelo aqui.

CAMCON TRIGGER-BOX

A AVT Audio Video Technologies, disponibiliza já o novo MAGIC THipPro Lite Telephone Hybrid, o híbrido telefónico baseado no hardware do MAGIC THipPro, com uma gama mais reduzida de funções. O sistema está disponível com 4 ou 8 linhas de chamada e possui duas interfaces LAN que podem ser usadas para controlo e, como opção, para chamadas VoIP. Alternativamente, os módulos POTS podem ser integrados, fornecendo 4 ou 8 interfaces POTS para ligação a linhas telefónicas analógicas. Para utilizadores que já não precisam de interfaces de áudio clássicas, a variante MAGIC THipPro Lite Pure estará em breve disponível. Saiba mais sobre este novo modelo aqui.

MAGIC THipPro Lite Telephone Hybrid

Boas novidades, pois. Se pretender saber mais ainda sobre todas elas, a sua disponiblidade e mais detalhes técnicos, não hesite em contactar-nos.


SimplyLive, revolução total na produção vídeo

A RIEDEL anunciou a aquisição dos especialistas em produção multicâmara live SimplyLive. Com esta aquisição a RIEDEL aprofunda o compromisso da empresa em continuar a trazer tecnologias inovadoras, à prova de futuro, e fluxos de trabalho escaláveis ​​para seus clientes no mercado de vídeo profissional. É uma revolução nesta área, mas uma revolução que conta já com um número significativo de clientes de primeira linha.

Escolha o produto correcto para montar o seu sistema de base. Decida quais as funções da aplicação de que necessita e pergunte qual a potência e grau de flexibilidade que precisa para as produções, hoje e no futuro. É basicamente isto que tem de estar presente quando optar por uma solução SimplyLive., uma linha de produtos, agora proposta pela RIEDEL, os peritos em transporte de sinal video, áudio, dados e intercomunicação, presentes nos grandes palcos mundiais de produção profissional, na área do broadcast e live.

A SimplyLive, agora parte do grupo RIEDEL, foi fundada em 2016, especializou-se em produtos baseados em software para produção multicâmara, incluindo um conjunto de produção tudo-em-um, replay/slow-mo, gateways locais e multiviewers, para aplicações em broadcast e vídeo para desporto, testados nas circunstâncias mais exigentes, como o Campeonato do Mundo de Futebol, as finais de Futebol Americano ou os Jogos Olímipcos de Verão e Inverno. Entre os clientes da SimplyLive contam-se grandes operadores como a ESPN, IMG, o Canal+, a Fox Sports, o EuroMedia Group, a Sky Sports ou a CBS Sports,

O que é o SimplyLive?

Tudo gira à volta da plataforma ViBox.

O ViBox elimina o campo minado de botões, faders e outros controlos físicos, de forma que o único hardware necessário é um ecrã. Deste modo é possível criar e operar de forma intuitiva e responsiva, eliminando os obstáculos tecnológicos e grande parte dos custos.

Quando o hardware sai do caminho, é mais fácil contar uma história. É nisso que reside a grande televisão: talento sem restrições

À medida que a produção ao vivo caminha para um universo totalmente digital, alguns fornecedores de tecnologias de produção tradicionais tornam as suas ferramentas tão ricas em recursos que sobrecarregam as máquinas em que são executadas. Tudo aquilo que não se quer em TV ao vivo.

Uma ferramenta de produção total

A solução ViBox All-In-One é a ferramenta de produção total mais flexível do mundo para programas multicâmara, independentemente da sua dimensão. O que quer dizer flexível? Num dia, produzir um jogo com apenas um operador executando todos os principais requisitos da produção ao vivo: mudança de planos, gráficos, replays em SloMo, destaques e mistura de áudio, com um interface incrivelmente intuitivo. Noutro dia, a mesma ViBox para produzir jogos maiores que precisam de um fluxo de trabalho multiuutilizador. Um operador pode contorlar aws mudanças de planos num ecrã sensível ao toque, outro operador executa o aplicativo ViBox SloMo e um outro operador também tem a função SloMo em execução, enquanto um segundo operador opera a de repetição. Nenhum outro sistema oferece tanta flexibilidade.

Ao desenvolver a interface do utilizador All-In One, foram analisados centenas de fluxos de trabalho de produção ao vivo e run-downs para projectar um sistema que qualquer operador pudesse usar. Todas as ferramentas necessárias para contar uma óptima história estão exatamente onde são necessárias. Num simples monitor, sensível ao toque. Flexível e intuitivo. Tudo em um.

Saiba mais sobre a nova pareceria RIEDELSimplyLive aqui. Saiba mais sobre as diferentes propostas da SimplyLive aqui. Contacte-nos para mais detalhes.


A LAWO no Campeonato Europeu de Munique 2022

A EMG é líder no fornecimento de serviços de broadcast e soluções de média para eventos ao vivo, sobretudo desportivos e de entretenimento. No seu portfólio conta-se, por exemplo, a Volta a França, a Fórmula 1, o Festival da Eurovisão, The Voice ou o Masterchef. Recentemente, assistimos ao Campeonato Europeu de Munique 2022 (ECM), que contou com uma numerosa representação portuguesa, e a EMG foi responsável pela sua transmissão ao vivo. A LAWO está sempre presente em toda esta actividade. Para este grande evento desportivo, que foi o ECM, a EMG usou uma complexa solução LAWO, baseada na norma AoIP.

Não se trata de uma empresa qualquer. A EMG está activa em 10 países: França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Luxemburgo, EUA e Austrália. Propondo tecnologias de ponta, operadas por equipas altamente experientes, a EMG é um parceiro essencial em grandes eventos internacionais, incluindo eventos desportivos como a Tour de France, o Campeonato do Mundo de Futebol ou a Fórmula 1 e eventos ao vivo como o Festival da Eurovisão e grandes concertos ou de entretenimento como The Voice ou o Masterchef.

Para o recente Campeonato Europeu de Munique 2022 (ECM), foram montadas nove salas de controlo no International Broadcast Center (IBC), localizado no Estádio Olímpico de Munique, e uma outra para locais externos, todas equipadas com mesas LAWO mc²56 MkIII, para cobrir a produção de áudio no estádio (Atletismo, BMX , mountain bike), o Olympia Park (cerimónias de medalhas), o Olympia Halle (ginástica) e os locais externos.

A mc²56 da LAWO fornece suporte nativo para SMPTE 2110, AES67/RAVENNA, DANTE (através de um Power Core Gateway), MADI e Ember+. As unidadedes de I/O locais permitem ligação directa. Assente em motores de áudio A__UHD, alimentados por software, alojados numa 1U, com funcionalidade HOME muito intuitiva, possuindo até 1024 canais DSP por núcleo de processamento, que podem ser partilhados entre várias mesas. Essa opção de pooling foi aplicada à instalação do ECM como um todo: em vez de núcleos de áudio dedicados, o poder de processamento necessário para todas as mesas deriva de um cluster de oito motores de áudio A__UHD partilhados numa configuração redundante, que permitem assignação e garantem uma fiabilidade de processamento DSP de uma fleixibilidade sem par.

A configuração compreendeu ainda mais de 30 stageboxes dos nós AoIP, com capacidade WAN, modelo A__line. Foram usados clusters de unidades A__stage64 e A__stage 48, bem como unidades A__madi4 e A__madi 6 mais A__mic8, dedicados aos torneios e eventos dos ECM. 35 placas LAWO C100 estavam em uso para 130 cabeças multiviewer.

Para além disso, a infraestrutura áudio para os comentários era também totalmente LAWO. Um total de 65 unidades de comentários LCU Commentary Units forneceram um interface de utilizador muito intuitivo, para até três comentadores por LCU, enquanto os pré-amplificadores de microfone, com qualidade LAWO e áudio sobre IP em tempo real, não comprmido (24 bits / 48kHz), garantiram uma qualidade do sinal áudio sem quaisquer compromissos.

Esta é apenas uma pequena introdução ao complexo sistema montado pela EMG, assente na tecnologia LAWO, especialmente para este Campeonato Europeu de Munique 2022, que tivemos oportunidade de seguir. Se quiser ficar a saber mais pormenores sobres esta complexa operação, veja aqui. Para ficar a conhecer as características dos equipamentos aqui referidos veja aqui. Se quiser saber mais ainda sobre as soluções LAWO que dispomos para si, contacte-nos.


O pequeno milagre

O DNS 4 é o recentíssimo modelo lançado pela CEDAR AUDIO, o mais potente e mais avançado da série que utiliza a tecnologia DNS (Dynamic Noise Supression). Quem experimentou os modelos anteriores desta série da CEDAR AUDIO, sabe por que razão podemos arriscar a palavra milagre. Os resultados da aplicação desta tecnologia parecem, de facto, um milagre. Mas não, a prestação dos diferentes modelos da série DNS não tem nada de místico. É o resultado da aplicação de uma tecnologia avançada, desenvolvida e aplicada pela CEDAR AUDIO, empresa líder em restauro de áudio, supressão de ruído e correcção da inteligibilidade de fala, uma referência absoluta da indústria. O DNS 4 segue uma tradição que vem de longe e junta-lhe pormenores que o vão deixar supreendido.

Já por diversas vezes falámos, aqui no Feedforward, dos anteriores modelos da série DNS: o portátil DNS 2 de dois canais e o 8D, um modelo em rack de oito canais. O DNS 4, é o modelo mais recente e avançado desta série. Portátil, com uma entrada de alimentação Hirose HR-10 e mini-XLRs que permitem muitas ligações, o novo DNS 4 ocupa pouco mais espaço do que o DNS 2, uma referência neste tipo de equipamento, mas dobra o número de canais disponíveis.

Uma das caractaerísticas que mais sobressai nesta série é a sua incrivel rapidez de processamento e a quase inacreditável simplicidade de operação. O algoritmo DNS requer apenas activar a função learn, que permite identificar e adaptar o algoritmo ao ruído de fundo e, em seguida, ajustar a quantidade necessária de atenuação desse ruído. Apesar desta simplicidade, os resultados alcançáveis roçam o notável. Além disso, apesar de ser tão compacto que pode ser colocado num bolso ou numa mochila de equipamento, o DNS 4 oferece entradas de microfone e linha analógicas, de nível de ruído ultra baixo (este último com alimentação phantom opcional de 48V), entradas digitais AES3/AES11 e entradas analógicas e saídas digitais. E, para aumentar ainda mais a sua flexibilidade, funciona com 12V, o que permite usá-lo in situ tão facilmente quanto num plateau de cinema ou num estúdio de música.

Mantendo a latência quase zero de seus antecessores, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações: gravação ao ar livre ou em qualquer espaço confinado, transmissão ao vivo e som live, em locais como teatros, salas de concerto, auditórios de conferências, locais de culto e, naturalmente, em estúdio.

O DNS 4 não é substituto para qualquer outro produto CEDAR AUDIO existente. Foi projectado para complementar o DNS 2 e o DNS 8D, oferecendo uma nova opção para utilizadores que precisam de mais de dois canais de DNS, tudo numa unidade muito compacta e portátil, em alternativa a uma unidade de montagem em rack.

A tecnologia DNS da CEDAR AUDIO é usada em produções e transmissões da mais alta qualidade, para eliminar ruído de tráfego, ar condicionado e outros ruídos mecânicos em geral, vento, chuva e quaisquer outros tipos de ruído de fundo. Isso ajuda a compensar condições acústicas desfavoráveis, má colocação dos microfones e permite até suprimir a reverberação em excesso.

A tecnologia DNS é usada para limpar o som na produção e pós-produção de filmes e vídeo, suprimir ruído ambiente em transmissões ao vivo, actualizar bibliotecas de som e melhorar a inteligibilidade da fala. É o que, legitimamente, se pode chamar um padrão da indústria, que ganhou vários importantes prémios, incluindo um Emmy, um Oscar, um IABM e dois Cinema Audio Society.

O DNS 4 é um milagre. Necessário, de facto, ouvi-lo para crer.

Veja mais sobre o novo DNS 4 aqui. Conheça as características do novo DNS 4 aqui e, se ainda não os conhece, aproveite para descobrir outros produtos da CEDAR AUDIO aqui. Se quiser ficar a conhecer ainda melhor todos estes produtos ou caso os queira experimentar e ouvir o milagre, contacte-nos.