LAWO Road Show 2025, a caminho do futuro

O LAWO Roadshow teve lugar nas instalações da AVANTOOLS e reuniu dezenas de convidados num evento dedicado à inovação tecnológica no setor audiovisual. Durante a iniciativa, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as mais recentes soluções da LAWO para broadcast, rádio, televisão, vivo e produção remota.

O LAWO Roadshow destacou-se como um espaço privilegiado para explorar, testar e discutir fluxos de trabalho avançados com os especialistas da LAWO, promovendo a partilha de conhecimento e a demonstração prática das tecnologias que estão a moldar o futuro da produção de conteúdos.

Em análise e demonstração esteve um conjunto de soluções de vanguarda, destinados à grande e à pequena organização, que opera no domínio da produção AV profissional. Um momento privilegiado para, não só, tomar contacto de modo mais aprofundado e testar as soluções que a empresa alemã propõe, mas também para ficar a conhecer o road map a que vai obedecer a evolução das propostas actuais, que garante uma utilização à prova de futuro destas soluções. Tempo também para ficar a conhecer os pressupostos a que vai obedecer a criação de novos produtos, que garantem, também neste caso, uma total lógica de integração futura dos novos produtos com as soluções actualmente disponíveis.

Não é futurologia: as soluções LAWO vão (e já estão!) ajudar a melhorar significativamente os fluxos de trabalho nas áreas da produção remota, do brodcast, do live, dos estúdios e dos espaços destinados ao universo da produção audiovisual por todo o mundo. Também em Portugal.

O LAWO Roadshow 2025 contou com a presença de um numeroso grupo de convidados, atentos e intervenientes, que, em convívio muito vivo e participado, ajudaram a produzir um evento da mais alta qualidade e alcance. O Road Show da LAWO foi, pois, podemos afirmá-lo, um sucesso.

A AVANTOOLS agradece a todos os intervenientes nesta jornada, a quem se deve o sucesso desta iniciativa.


A LAWO na Indonésia: olhar o futuro

A Rádio República da Indonésia (RRI) concretizou um importante upgrade dos seus estúdios com uma solução LAWO de última geração. Foram instaladas três mesas de mistura modelo crystal, com 14 vias e um motor de mistura DSP controlado por software e Dispositivo de I/O Modular modelo Power Core. Esta atualização aumenta a eficiência operacional deste importante broadcaster, optimiza fluxos de trabalho e cria, em duas etapas, uma infraestrutura preparada para o futuro, totalmente baseada no protocolo IP.

A Radio Republik Indonesia (RRI), é o operador público de radiodifusão da Indonésia. Fundada em 1945, a RRI é a principal rede de rádio pública deste país de cerca de 282 milhões de habitantes. A estação transmite notícias, programas de educação e entretenimento para toda a Indonésia e para o exterior. Com sede no coração de Jacarta, a emissora opera no centro político e cultural do país, uma dinâmica e importante metrópole de cerca de 11 milhões de habitantes, onde tradição e modernidade se cruzam a cada passo.

Num cenário mediático em constante evolução, as estações de rádio actuais enfrentam o desafio de integrar fluxos de trabalho digitais, manter a qualidade da produção e garantir uma operação perfeita em múltiplos estúdios. As mesas de mistura modelo crystal e o processador modelo Power Core da LAWO fornecem à RRI uma solução abrangente e muito flexível. As mesas crystal oferecem um interface de utilizador intuitivo, faders de precisão e fluxos de trabalho personalizáveis, permitindo que os operadores façam a gestão de conteúdos, quer ao vivo quer gravados, com facilidade. O carácter modular da crytal garante a cobertura de necessidade futuras de expansão. O seu tamanho compacto é ideal para ambientes de estúdio modernos. Por outro pado, o seu potente motor DSP garante um processamento do sinal áudio superior e um desempenho de baixa latência.

No coração da nova configuração da RRI, o processador modelo Power Core actua como uma matriz de áudio de alta capacidade, suportando configurações de I/O e facilitando a distribuição uniforme do sinal entre os estúdios. Nesta fase inicial, a RRI interligou os seus três estúdios usando o protocolo MADI, garantindo um fluxo de trabalho fiável e eficiente, ao mesmo tempo que cria as bases para futuras expansões. Numa segunda fase, a RRI fará a transição para uma rede totalmente assente no protocolo IP, via RAVENNA, o que vai garantir uma ligação perfeita com locais remotos e a integração de sistemas de playout, para maior flexibilidade e eficiência.

Este investimento reflecte o compromisso da RRI com a inovação, a eficiência e a excelência operacional a longo prazo, a olhar para o futuro, ou seja, garantindo uma operação da mais alta qualidade para os próximos anos.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Para mais informações sobre os produtos descritos, consulte-nos. A AVANTOOLS é uma empresa especializada em soluções para a área do broadcast, rádio e televisão, e, em geral, para a integração em todos os domínios do audio visual e da intercomunicação.