Um pré-amplificador de última geração, produzido por uma empresa que tem mantido uma capacidade de criação e um controlo de qualidade únicos desde 1983. A SPL desenvolve equipamentos de áudio para música, cinema, multimédia, hi-fi e radiodifusão, que se tornaram referência absoluta e podem ser vistos em milhares de estúdios e outras unidades de produção por todo o mundo. O P8 é a sua mais recente novidade. A empresa que segue um princípio simples: Experimentar e ouvir é mais importante do que seguir as regras. O que esperar do novo P8 da SPL? O melhor. “Eles fazem tudo bem.”
“Eles fazem tudo bem…” A frase foi ouvida há pouco tempo, em troca de impressões sobre o novíssimo P8, com um experiente profissional do sector.
Pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia discreta, o novo P8 está equipado com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CI, feitos de transístores individuais. Isto é típico dos pré-amplificadores de última geração e é uma das principais razões para o seu som excelente.
Além de um controlo de ganho analógico para ajustar o pré-amplificador, cada um dos oito pré-amplificadores possui uma fonte de alimentação phantom selecionável individualmente (48 V), um selector PAD, uma função de inversão de fase e um filtro passa-alto analógico selecionável.
Com o conversor ADAT opcional de oito canais, o P8 puramente analógico pode ser ligado digitalmente a uma interface de áudio.
O P8 está equipado com oito pré-amplificadores que têm um design discreto e estão sintonizados para uma característica aberta e transparente.
O controlo de ganho pode ser utilizado para ajustar a pré-amplificação. A gama de controlo varia entre +8 dB e +62 dB – por isso, mesmo microfones realmente exigentes podem desenvolver todo o seu potencial. O interruptor PAD na respetiva secção do pré-amplificador, atenua o sinal de entrada do microfone em 20 dB, para que mesmo níveis muito elevados possam ser processados com o P8. É o caso, por exemplo, da percussão ou metais.
As oito entradas de microfone do P8 estão equipadas com fichas Neutrik XLR com contactos banhados a ouro. A transmissão do sinal é equilibrado electronicamente, a um nível nominal de 0 dBu. Na versão sem conversor AD opcional o P8 possui duas portas DB25, no estágio de saída. Ambas fornecem o sinal de saída de nível de linha analógico dos pré-amplificadores de microfone 1 a 8.
O sinal de saída analógico pode ser ligado a um conversor AD multicanal, por exemplo, com a entrada DB25 comum a este tipo de dispositivo, e em paralelo a um segundo dispositivo de gravação. Desta forma, um divisor de sinal externo adicional para sistemas de cópia de segurança durante uma sessão de gravação já não é necessário.
O P8 também pode ser configurado com um conversor AD opcional de oito canais com saídas ADAT. As saídas digitais substituem a segunda saída DB25 analógica de oito canais do P8. Isto permite que o P8 seja ligado diretamente às entradas digitais ADAT de um interface de áudio.
O conversor D/A opcional é baseado no chip altamente aclamado AKM AK5538 ADC, que graças à sua arquitetura reproduz os melhores detalhes de som.
O conversor AD converte sinais de áudio analógicos com taxas de amostragem até 192 kHz e, por isso, recomenda-se como primeira escolha para transferir a máxima qualidade sonora dos pré-amplificadores de microfone do P8 para o domínio digital.
O controlo de conversão AD determina a taxa de amostragem e a fonte de relógio. A taxa de amostragem é a velocidade do relógio a que a unidade processa áudio digital em amostras por segundo. No caso do WCLK, o conversor pode ser sincronizado através de um Word Clock externo ligado à entrada Word Clock. O controlo AD Converter permite escolher as taxas de amostragem disponíveis e a opção de relógio externo:
Como em todos os modelos desenvolvidos pela SPL, a produção do P8 processou-se, não só, de acordo com um plano, mas ouvindo. Muitos componentes importantes são instalados nas placas de circuito através da tecnologia Through-hole. Desta forma, é possível garantir utilização de componentes com o melhor som.
O P8 abre caminho para sessões de gravação multicanal da mais alta qualidade.
Saiba mais sobre o novíssimo P8 aqui da SPL. Para ficar a saber ainda mais, visite-nos.