O melhor de 2023 (4)

Nesta ronda pelos destaques do que de melhor surgiu em 2023, no capítulo do audio-visual profissional, é tempo de lembrar hoje o Instant Replay 3 da 360 Systems. A empresa americana habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional. Todas elas se tornaram referências incontornáveis. Nessa linha de design original, fruto de constante pesquisa e melhorias do hardware e software, introduzidas ao longo de todos estes anos, surgiu em 2023 uma nova versão do clássico Instant Replay. A solução certa de leitor de áudio digital para aplicações profissionais. Presente em inúmeros teatros, centros de produção de broadcast, rádio e televisão, em todo o mundo. O novo Instant Replay 3 da 360 Systems: melhorar o melhor. É ver e ouvir para crer.

O Instant Replay 3 da 360 Systems foi desenvolvido para técnicos criativos que precisam de responder rapidamente no âmbito da sua função, tendo em vista uma operação muito intuitiva e fornece áudio de alta qualidade, no contexto dos modernos fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, e isto é de particular importância no universo do áudio profissional, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio. A simplicidade tem sido um ponto forte da linha Instant Replay, desde que foi lançada em 1995. Muitas destas unidades estão ainda hoje em acção. O Instant Replay 3 é solidez e total fiabilidade.

Esta última versão do Instant Replay leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal para teatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos equipados com aquele protocolo.

Alguns dos destaques principais do Instant Replay 3 são os seus botões maiores para facilitar a visibilidade, as teclas retroiluminadas RGB, que permitem a identificação rápida ou a posição dos botões, a reprodução de ficheiros wav e mp3. Um ecrã sensível ao toque, a cor, fornece informações em tempo real e permite, entre outros, a gestão de ficheiros para organização de clips. É possível o backup de segurança das configurações e/ou dos conteúdos do sistema. O Instant Replay 3 reproduz directamente de unidades USB ligadas externamente e permite a sua cópia para o sistema interno. Um editor integrado permite a configuração dos pontos iniciais e finais + pontos iniciais de fade-in/fade-out.

O Instant Replay 3 tem 50 GB de memória interna de estado sólido, o que significa a capacidade de armazenagem interna de centenas de horas de áudio, um sistema muito intuitivo de gestão de ficheiros, uma enorme robustez e uma inigualável facilidade de operação. Sem quaisquer peças mecânicas, a operação é completamente silenciosa. Trata-se da unidade ideal para aplicações no Live, em espectáculos de teatro, dança, música e outros eventos que exijam, simultaneamente grande facilidade de operação, total fiabilidade, operação totalmente fiável e silenciosa, e qualidade de som de topo. É também, pelos seus altos padrões de qualidade, o companheiro ideal para qualquer operação de broadcast, na Rádio ou na Televisão.

Poderá ler mais sobre o Instant Replay 3 aqui. Mas venha falar connosco para saber ainda mais sobre este produto. A Avantools é o maior especialista em soluções de áudio que respondam às mais exigentes condições de funcionamento profissional. Se é rigor e fiabilidade que procura, é a Avantools que lhe pode fornecer a melhor solução.


O melhor de 2023 (3)

Uma das grandes novidades do ano transacto foi, sem sombra de dúvida, o TouchControl 5 da RTW. Um controlador de monitor, com capacidade de medição do sinal, aparentemente um dois em um, com o selo de garantia da RTW. Construído com base no importante legado de fabrico de controladores de monitor, destinados ao broadcast e aos estúdios, e na linha das afamadas unidades de medição de sinal da RTW, o TouchControl 5 assenta na tecnologia AoIP e no protocolo Dante®. Um ecrã sensível ao toque, de 5”, com um GUI muito intuitivo, tem um tamanho pequeno que preserva espaço de trabalho valioso. Dois em um? Não, é muito mais. E assim se prova que a matemática nos pode trair. Há mais, muito mais, por detrás do TouchControl 5.

O TouchControl 5 foi concebido e desenvolveu-se como um dispositivo de rede. Portanto, não precisa de muitas ligações ao mundo exterior. Foi assim que se tornou possível construir um dispositivo com uma pegada muito pequena. A porta de rede não fornece apenas os canais de áudio, 32 entradas e 32 saídas, mas também inclui alimentação. Além disso, existe também uma secção I/O, de topo, de 24 bits/96 kHz.

Na parte frontal do TouchControl 5, o microfone integrado alimenta a medição em SPL e também pode ser usado como um utilíssimo talkback. O ecrã de 5”, sensível ao toque, pode ser configurado pelo utilizador, assim como o botão giratório também sensível ao toque.

Experimentado, testado e aprovado por muitos engenheiros de broadcast em todo o mundo, o TouchControl 5 exibe exacamente o mesmo mecanismo de controlo de monitor que pode ser encontrado nos controladores de monitor surround, da linha RTW.

O que fazer com o TouchControl5? É aqui, precisamente, que a matemática tradicional fica aquém… Trata-se de muito mais que um dois em um. A lista de possibilidades é longa, mas podemos, a título de exemplo falar-lhe que o TouchControl5 permite o Downmix, Source A/B Compare, SPK Select, Calibrated Monitoring (usando o microfone interno ou configuração manual), SPL Readout, Solo, Cut, Swap, Phase, Mono, Dim, Mute e tem Test Tone Gerador. Podemos salientar ainda a capacidade de configuração de até 32 canais Dante® de I/O. Podemos também falar-lhe na capacidade do TouchControl 5 de lidar facilmente com configurações do número de canais, do simples estéreo até 22.2.

Como foi referido, a medição áudio desempenha um papel crucial em qualquer dispositivo RTW, fruto da rica experiência da empresa alemã nesta área, que a tornou a referência indiscutível do mercado. É exactamente o caso do TouchControl 5.

O mecanismo de medição PPM é retirado de modelos TouchMonitor de última geração. Existem diversas maneiras de personalizar o TouchControl 5 em função de cada fluxo de trabalho específico, incluindo escalas, é possível mudar as configurações de cores e muito mais. É possível medir vários parâmetros. O valor de True Peak faz parte da história da medição, assim como VU e o British PPM.

Sendo um verdadeiro dispositivo de rede, a configuração do TouchControl 5 é feita através da rede, usando um simples e normal browser. É dessa forma que se podem operar as configurações gerais, que se gerem as predefinições, as licenças e outras funções.

O TouchControl 5 foi uma das novidades mais importantes do ano de 2023. Poderá ficar a saber mais sobre esta revolucionária ferramenta aqui.

Aproveite e dê uma vista de olhos sobre os restantes produtos da linha RTW. Ainda sobre o TouchControl 5, veja este e mais este video sobre o TouchControl 5.

E se quiser saber ainda mais ou ouvir com os seus olhos, ou melhor, olhar o som… fale connosco. Ficará a saber, com todo o detalhe necessário, como o TouchControl 5 da RTW o pode servir.


O melhor de 2023 (2)

Uma das novidades mais importantes que o ano de 2023 nos trouxe foi o Crescendo 8, o pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia 120V, da SPL. Com ele se alargou a linha Crescendo da prestigiada marca alemã, que incluía já o Crescendo Duo. Uma combinação de precisão com a inovadora tecnologia SPL 120V. A tensão operacional interna de 120 volts permite que os pré-amplificadores de microfone da linha Crescendo abram novos caminhos no domínio do áudio de alta resolução. Daí resultam pré-amplificadores de microfone que soam ricos em detalhe, vivos e com uma resposta totalmente fiel. Uma tecnologia que permite aos microfones que brilhem sob uma luz totalmente nova. Nunca ouviu os seus microfones assim.

Graças à tecnologia SPL 120V, é quase impossível os pré-amplificadores de microfone da linha Crescendo distorcerem. Além da alimentação (48 V) para microfones de condensador, inversão de polaridade e chave PAD, cada canal oferece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado de forma confortável e precisa, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes em paralelo. Além do extenso conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, os pré-amplificadores Crescendo brilham, sobretudo, pela sua incomparável autenticidade sonora.

Nos pré-amplificadores da linha Crescendo, o ganho do micro é ajustado por um potenciómetro analógico. A pré-amplificação varia de +18 dB a +70 dB. Com a função VU-10, o nível exibido pelo VUímetro pode ser ajustado a -10 dB, uma função muito útil para exibir níveis altos. Alimentação para microfones de condensador, inversão de polaridade e a função PAD, que reduz a sensibilidade de entrada em 20 dB, tornando este pré-amplificador adaptado a sinais de entrada de alto nível. Com a função PAD activada, o também funciona perfeitamente com sinais de entrada de nível de linha. Todos os pré-amplificadores de microfone têm duas saídas paralelas cada. Isso permite que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes em paralelo. Cada saída está disponível como saída de linha XLR. No caso do Crescendo 8, as respectivas segundas saídas estão disponíveis através de uma ligação DB25. Um splitter de sinal externo adicional, para sistemas de backup durante uma sessão de gravação, por exemplo, torna-se assim totalmente desnecessário.

São, pois, duas as versões disponíveis do Crescendo, o Duo e o 8. Dois modelos, do indistorcível.
Graças à tecnologia SPL 120V, é quase impossível, como dissemos, sobrecarregar estes pré-amplificadores de microfone. Fiel no mais pequeno detalhe e capaz de aguentar as cargas mais exigentes. Nunca ouviu nada assim.

Muito mais se pode dizer sobre o Crescendo 8 e Duo. Saiba tudo sobre estes pré-amplificadores e sobre a tecnologia 120V aqui e aqui. Aproveite e dê uma olhadela às outras soluções que a SPL coloca à sua disposição. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre estes produtos.


O melhor de 2023 (1)

O ano de 2024 está a começar e neste arranque queremos recordar-lhe algumas das novidades que marcaram o ano de 2023. Começaremos pelo GS-CU001 da Glensound. Esta é a unidade de comentário mais vendida em todo o mundo. O seu layout e as suas funcionalidades transformaram-na num verdadeiro padrão da indústria, uma ferramenta preferida por inúmeros comentaristas e engenheiros na área do broadcast. Com aplicações, sobretudo, no desporto e nas notícias, é a escolha natural de milhares de operadores de broadcast, de rádio e televisão, todo o mundo. O GS-CU001 é uma das muitas jóias do universo da Glensound.

O GS-CU001

O GS-CU001 é uma versátil e muito compacta unidade de comentário, preferida pelas principais organizações de broadcast em todo o mundo. Um verdadeiro standard da indústria, tem recursos para 3 comentaristas, 5 entradas de monitorização, 3 circuitos de talkback e alimentação por corrente ou DC. A operação é, como em todos os produtos da Glensound, cuidadosamente simplificada, tendo em conta que nem todos os utilizadores serão técnicos. A robustez, funcionalidades e flexibilidade de operação desta unidade, transformam a sua utilização num prazer.

A Glensound recebeu mais pedidos de modificações no design do GS-CU001 do que em qualquer outro sistema fabricado pela marca inglesa. Daqui resultaram 9 versões diferentes, todas elas com uma ligeira melhoria no design da unidade padrão. Esta unidade padrão é o GS-CU001B, a preferida pela maioria, com o GS-CU001J logo atrás. São cinco, no total, as diferentes versões do GS-CU001 (cf. link abaixo.) A Glensound estimula os seus clientes a sugerir novas funcionalidades que satisfaçam as suas necessidades específicas.

O Mark II
Em 2016, o GS-CU001 foi actualizado e todas as versões são agora MkII. Foram as seguintes, as funcionalidades acrescentadas desde então:

  • Alimentação de 48 V
  • Potenciómetro de ganho de entrada actualizado
  • Banda de ganho da entrada aumentada de -20 para +10 dB
  • GPOs no microfone e botões de talkback para permitir a integração com o intercomunicador principal ou um sistema de talkback

Para além disso, cada versão está disponível numa de duas opções. Uma versão com entradas e saídas balanceadas electronicamente, e outra com entradas e saídas balanceadas.

A empresa

A Glensound projecta e constrói sistemas de áudio da mais alta qualidade para o mercado do broadcast e áudio profissional desde 1966. Os seus produtos estão espalhados por todo o mundo e a Avantools orgulha-se de distribuir a marca em Portugal. Como estes produtos se destinam, maioritariamente, ao universo do broadcast, são projectados para serem robustos e fiáveis, ​​para suportar os rigores do mundo do broadcast, através de uma operação simples, mantendo contudo os mais altos padrões de qualidade que são apanágio da marca. Estes produtos garantem altos níveis de entrada, sem distorção ou corte, evitando interferências externas no sinal. Para isso são usados componentes de topo. Todos os produtos da Glensound são projectados e construídos in-house, com um apertado controlo de qualidade.

Para saber mais sobre o GS-CU001 e outros produtos do amplo catálogo da Glensound, veja aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. Aconselhá-lo-emos na escolha da melhor solução para as suas necessidades de produção. A Avantools é a empresa de referência em Portugal para soluções nas áreas do broadcast e do áudio profissional em geral.