Pre One, o novo pré-amplificador da SPL

Para a SPL, o som está sempre em primeiro plano. Quando soa bem, gostamos de ouvir. Para obter um bom som, é preciso experiência e saber técnico. Estão ambos presentes na série One. O Pre One é uma das últimas novidades desta série da marca alemã. Um compacto pré-amplificador de microfone ou instrumento, com a qualidade, robustez e fiabilidade de funcionamento a que a SPL nos habituou. Complemento perfeito para a sua DAW ou qualquer outra situação em que estas qualidades sejam um requisito.

O Pre One está equipado com dois pré-amplificadores. Com um design discreto, foram desenhados para oferecer uma característica sonora aberta e transparente. Estes pré-amplificadores têm, para além da entrada de microfone, uma outra característica: o segundo pré-amplificador também possui uma entrada para instrumentos de alta impedância, para que instrumentos como guitarras eléctricas, por exemplo, possam beneficiar da qualidade do Pre One.

Em termos de tecnologia e qualidade do som, os pré-amplificadores têm as mesmas características dos pré-amplificadores da SPL modelo Channel One Mk3, de que já aqui lhe falámos amplamente no Feedforward.

O Pre One tem tudo aquilo que se pode esperar de um pré-amplificador. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. A faixa de controlo varia entre +8 dB e +62 dB, o que permite que até microfones realmente exigentes explorem todo o seu potencial. O LED de sinalização verde indica a presença de sinal. Um filtro passa-alto, com 6 dB por oitava, está disponível em ambas as secções do pré-amplificador e reduz o ruído abaixo de 80 Hz quando activado. Este filtro de corte de graves pode ser usado tanto nas entradas de microfone como na entrada de instrumento do segundo pré-amplificador. Ambos os pré-amplificadores possuem um selector de 48 V. Este activa a alimentação de 48 V, necessária para o uso de microfones condensador. A função de inversão de fase dos pré-amplificadores inverte a polaridade do sinal. Após pressionar o interruptor, a fase é invertida em 180°.

Duas outras interessantes funções estão presente no Pre One. Para cada um dos dois pré-amplificadores, o Flair e o Contour fornecem uma predefinição de equalização analógica para ajustar a qualidade do som. Quando o Flair é activado, esta função confere ao sinal uma gama incrivelmente bela de frequências agudas. Agudos sedosos são a palavra-chave aqui. Quando o Contour é activado, o sinal integra-se perfeitamente numa mistura compacta, mantendo a sua presença e força naturais. Os interruptores PAD, para cada secção do pré-amplificador estão localizados como interruptores DIP na parte traseira do Pre One. Estes activam uma atenuação do sinal da entrada do microfone em 20 dB, permitindo o processamento mesmo de níveis muito altos, como é o caso, por exemplo, de gravações de instrumentos de percussão ou metais com um volume alto.

Dois microfones podem ser ligados ao Pre One e amplificados simultaneamente. As entradas de microfone são equipadas com fichas XLR Neutrik, com os contactos banhados a ouro. A transmissão do sinal é balanceada eletronicamente, a um nível nominal de +0 dBu. O pré-amplificador 2 do Pre One também possui, como se disse, uma entrada de instrumento Hi-Z de baixíssimo ruído. Assim, instrumentos com sinal Hi-Z, como guitarras ou baixos eléctricas e diversos sintetizadores, podem também beneficiar do som do Pre One. Se um instrumento for ligado à entrada de instrumento, a entrada de microfone 2 será desactivada. Cada um dos dois pré-amplificadores de microfone possui ainda uma saída de linha separada. Essas saídas fazem-se com fichas TRS, balanceadas, e, portanto, podem ser ligadas a todos os interfaces de áudio.

O Pre One é um versátil e robusto pré-amplificador, ideal para qualquer estúdio de produção, seja qual for o seu fim. Com ele, o utilizador garante uma total pureza do sinal e uma enorme flexibilidade utilização.

Saiba tudo sobre o Pre One aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


High End TV escolhe LAWO para garantir alto desempenho

A High End TV, a empresa americana líder no fornecimento de serviços móveis de broadcast e gravação, reforçou seu compromisso com a excelência com a instalação de uma mesa de mistura da LAWO, modelo mc²56 MkIII no seu principal carro de exteriores, o Symphony. Projectado para espectáculos e todo o tipo de eventos de alta qualidade, bem como para produção cinematográfica, o Symphony oferece um fluxo de trabalho de áudio impecável, com a tecnologia LAWO a assumir um papel central. Com esta importante actualização, a High End TV responde a uma necessidade de desempenho que garanta, consistentemente, produções impecáveis aos seus clientes.

Com sede em Nashville, EUA, a High End TV oferece serviços de ponta na área da produção móvel para espectáculos, festivais e broadcast. Com uma considerável reputação, no que diz respeito à qualidade e inovação dos seus serviços, a empresa especializou-se na produção de vídeo e áudio de alta qualidade, oferecendo igualmente fluxos de trabalho para cinema em 4K HDR e 35 mm, dispondo para isso dos melhores equipamentos.

Ora, a High End TV reforçou o seu compromisso de fornecimento de serviços de excelência em áudio com a instalação de uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO no seu principal carro de exteriores, o Symphony. Projectado para cobrir espectáculos e eventos de alta qualidade, bem como para produção cinematográfica, o Symphony oferece um fluxo de trabalho de áudio impecável, com a tecnologia LAWO no seu centro.

O objectivo era o de dispor de uma mesa de mistura um console que pudesse lidar com um número alto de entradas, fornecer áudio de qualidade cristalina a 96 kHz e proporcionar integração perfeita com a infraestrutura existente. A LAWO, no entender da High End TV, não só correspondeu a esses critérios como superou as expectativas, com a eficiência com que lida com os fluxos de trabalho e recursos de áudio em rede disponibilizáveis pela empresa.

A nova mc²56 MkIII, equipada com uma unidade A__UHD, oferece até 256 canais de processamento e suporte total para operação a 96 kHz. Os seus amplos recursos de distribuição de sinal, integração IP perfeita e gravação multipista, de forma redundante, transformam a nova mesa num recurso inestimável para, por exemplo, produções de TV de alto padrão. Com a mc²56 MkIII, a High End TV tem agora a flexibilidade para lidar com qualquer situação, desde o pequeno concerto acústico até ao festival, de grande dimensão, com vários grupos e orquestras, tudo com o mesmo sistema. E por funcionar com base no protocolo IP em formato nativo, dispõe agora da possibilidade de expandir esta configuração facilmente e integrar fontes adicionais com o mínimo de esforço.

Um outro factor importante que levou à escolha da LAWO foi a capacidade de integração perfeita com a restante infraestrutura de áudio do Symphony. O carro está equipado com stageboxes A__stage64 e um gateway Power Core Rev3 AP, que garantem ligações, via analógica e Dante, de alta qualidade.

Saiba mais sobre todo este projecto aqui. Saiba tudo sobre a mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO aqui . Venha saber mais ainda, visite-nos ou falar-nos das suas necessidades de produção. A AVANTOOLS é especialista na montagem de carros de exterior.


Novo SmartPanel DSP-1216HL da RIEDEL

Com base na tecnologia que está na origem dos interfaces de utilizador baseadas nas aplicações SmartPanel da RIEDEL, os SmartPanels da Série 1200 são, sem dúvida, os painéis mais inteligentes criados até ao momento pela marca alemã. O conceito de SmartPanel separa os recursos do painel do seu hardware e transforma-o num dispositivo genérico, no qual os utilizadores podem instalar diferentes aplicações que lhes vão proporcionar diferentes tipos de utilizações. Os SmartPanels, funcionam hoje, mas continuarão a funcionar no futuro, à medida que novas funções e aplicações forem sendo criadas. Este é um dos princípios desta importante tecnologia. A RIEDEL acaba de lançar um novo modelo, no âmbito desta série 1200, o DSP-1216HL, preparado para funcionar como uma unidade de desktop, autónoma, poupando espaço e recursos.

Os SmartPanels da Série 1200 representam um salto quântico em flexibilidade, potência e conectividade do fluxo de trabalho. Com múltiplos ecrãs multi-toque coloridos, teclas híbridas, inovadoras, a capacidade de aproveitar aplicações que permitem multifuncionalidade e a flexibilidade de se adaptarem facilmente a diversos fluxos de trabalho que possam estar em uso num determinado momento, esses novos painéis estão prontos para uma operação que permite executar rotinas antigas de trabalho, ao mesmo tempo em que abrem possibilidades de fluxos de trabalho, totalmente novos. O novo DSP-1216HL junta a tudo isso a possibilidade de funcionar de forma autónoma, em modo desktop, facilmente portátil, desligado de quaisquer racks, utilizável onde e quando for conveniente.

Tal como um smartphone, um SmartPanel permite que os utilizadores adaptem as suas funcionalidades aos seus fluxos de trabalho, utilizando diversas aplicações, em vez de múltiplos painéis com uma única finalidade. Essa abordagem flexível reduz os custos e a complexidade de hardware, ao mesmo tempo que garante investimentos futuros, já que novos recursos podem ser adicionados por meio de atualizações de software. Desde o início, o DSP-1216HL suporta imediatamente as três aplicações, já disponíveis para os SmartPanel da Série 1200: o Intercom para comunicação em tempo real, o Painel de Controlo para integração perfeita com terceiros e o de Monitorização de Áudio, para controlo de sinal de áudio, de alto desempenho.

Anteriormente, os utilizadores que desejavam aproveitar todas as vantagens dos SmartPanels da série 1200 dependiam de painéis montados em rack, adaptados para uso em mesa. O novo SmartPanel de Mesa DSP-1216HL oferece agora, de modo totalmente integrado, um maior conforto ao utilizador, fluxos de trabalho optimizados e máxima eficiência em ambientes de produção exigentes. Este novo modelo reúne inúmeras funcionalidades, integradas de forma compacta, que oferecem aos utilizadores mais espaço, ergonomia aprimorada e um interface de utilizador totalmente intuitivo. O hardware multifuncional economiza espaço, energia, peso e custo, mantendo a flexibilidade, a fiabilidade e o amplo conjunto de recursos que os clientes RIEDEL esperam e poderão esperar no futuro.

Projectado para integração perfeita com o ecossistema de intercomunicação Artist da RIEDEL, o DSP-1216HL oferece amplas opções de conectividade e um foco claro em padrões IP abertos. Pode ser ligado ao Artist-1024 via AES67 (SMPTE ST 2110-30) ou ao Artist-32/64/128 via AES3 e adapta-se perfeitamente às redes de produção modernas. O sistema de altifalantes 2.1 de alta qualidade do painel, não só melhora os fluxos de trabalho de intercomunicação, com inteligibilidade cristalina em cenários sem auscultadores, como permite também a utilização, com segurança, desta unidade como solução de monitorização de áudio. O tamanho compacto e a opção de montagem VESA tornam o DSP-1216HL ainda mais versátil, permitindo aos utilizadores criar uma configuração flutuante para maximizar o espaço e a flexibilidade.

Conheça mais sobre este novo produto da RIEDEL. Saiba também mais sobre os SmartPanels e as aplicações disponíveis neste momento aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A AVANTOOLS é o especialista #1, em Portugal, em sistemas de intercomunicação para AV profissional, broadcast, live, estúdio e outras aplicações.


Run Home (3)

Terminamos hoje esta série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, reservando o seu tempo e espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série demos-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

Boas notícias para os gestores de recursos de linha ou CFOs: usar funcionalidades baseadas na nuvem não significa automaticamente que os serviços devem ser terceirizados, para um provedor de serviços externo, cujo contador está a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que certamente pode produzir surpresas desagradáveis.
Com a HOME, a nuvem começa na sua sede, privada e localmente, e está pronta a expandir-se, quando e para onde quiser.
A plataforma HOME está projectada para gerir blocos funcionais de microsserviços, que são auto contidos e fornecem funcionalidades, para operadores ou outros serviços. Além dessa arquitetura, a HOME fornece as interfaces de utilizador corporativas para gerir a infraestrutura. Por exemplo, para configurar uma V__matrix ou para definir os parâmetros de um nó final A__line.


Sempre que um sistema precisa de ser redimensionado, seja em tamanho ou geograficamente, a HOME ajusta-se automaticamente a esse sistema. Caso haja necessidade de uma capacidade maior de descoberta e registo, porque a instalação cresceu, novas instâncias de recursos necessários podem ser facilmente adicionadas. Se novos locais forem adicionados, mais instâncias HOME podem ser adicionadas e ligadas em rede entre si para garantir que todos os recursos possam ser acedidos ​​de qualquer lugar.

O mesmo mecanismo poderá ser aplicado quando se trata de aumentar a resiliência do sistema. Os serviços alojados pelo HOME são executados no modo de balanceamento de carga, isto é, estão sempre prontos para assumir o controlo de outros serviços que repentinamente ficam offline.
A arquitetura nativa baseada no conceito de cloud da HOME é separada de quaisquer restrições de hardware. Isso dá a liberdade de estender a sua configuração não apenas nos seus sites e localizações, mas também em centros de dados ou provedores de serviços externos. Esta pode ser a maneira perfeita de ligar operações de serviços alojadas em nuvens privadas, no local ou remotamente.
Um dos princípios básicos do HOME é que esta concentra-se em padrões abertos, sempre que possível, para uma compatibilidade mais ampla. Isso torna a HOME uma solução de gestão à prova do futuro para ambientes de produção assentes em média com base no protocolo IP, com flexibilidade e capacidade de utilização de recursos maximizadas.

Resta acrescentar que a HOME é uma aplicação cujo valor, vis-a-vis o seu significativo potencial, incrível facilidade de uso e tremenda flexibilidade, não tem paralelo no mercado. A HOME proporciona um real empoderamento ao seu utilizador.

Terminamos assim esta rápida viagem pela HOME, a plataforma de gestão para infra-estruturas de média, baseadas em IP da LAWO. Esperamos que este novo produto desperte o seu interesse e que consiga intuir todo o seu potencial. Para saber mais veja, por favor, clique aqui. Se desejar saber mais ainda sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.