Com a RIEDEL, evolução da intercomunicação em competições desportivas internacionais

Por detrás da excitação que resulta de cada título desportivo está um mundo, por vezes, difícil de adivinhar. Nas grandes competições internacionais, os atletas são sujeitos a uma competição prévia, que ditará os apurados para integrar as respectivas selecções finais. Foi assim com a selecção americana nas provas de natação por equipas dos EUA, realizadas em Indianápolis. Ao mesmo tempo, há os espectadores. Enquanto os atletas competiam, no Lucas Oil Stadium, por uma vaga no campeonato mundial de 2024 em França, uma matriz de intercomunicação digital Artist-1024, juntamente com um sistema Bolero, incluindo as unidades de cinto, sem fios e respectivas antenas, e os interfaces SmartPanel da RIEDEL, asseguravam a intercomunicação de todo o evento. Esta configuração, de última geração, garantiu uma coordenação perfeita, proporcionando experiências de transmissão perfeitas, para todos os envolvidos na produção técnica do evento e para os fãs em todo o mundo.

A Dodd Technologies cobriu as provas de natação de há quatro anos em Omaha (EUA), usando um sistema de intercomunicação RIEDEL. Neste verão, com um sistema Artist-1024, no lugar de seus sistemas Artist-32 anteriores, a produtora de eventos geriu com sucesso as comunicações entre uma equipa maior e um cenário maior e mais complexo, o do Lucas Oil Stadium, que ganhou o título de maior arena aquática do mundo . O evento, em si, atraiu um número recorde de participantes, juntando cerca de 21 mil fãs no local e uma audiência total de mais de quase 300 mil.

De 15 a 23 de junho, enquanto os nadadores americanos de elite competiam na piscina especialmente construída no Lucas Oil Stadium, a Dodd Technologies, a empresa responsável pela implementação e operação de todo a infra estrutura tecnológica do espaço, incluindo a iluminação, treliça, áudio, vídeo e painéis vídeo do evento, um sistema RIEDEL foi montado para assegurar a intercomunicação. Para isso, a Dodd usou os seus próprios sistemas RIEDEL, bem como o equipamento da marca alemã já integrado no estádio, para garantir uma intercomunicação flexível e fiável. Essa configuração foi crucial para gerir um evento de excepcional sofisticação e de grande escala.

A equipa da Dodd Technologies conseguiu ligar o seu sistema Artist-1024 ao sistema interno do estádio Artist/Bolero e ao carro de exteriores da empresa responsável pela transmissão do evento, com facilidade. Com o Artist-1024 servindo como a espinha dorsal de todas as comunicações, a Dodd Technologies aumentou efetivamente a escala e a funcionalidade do seu sistema de intercomunicação num espaço menor. A escala revelou-se essencial devido ao tamanho do estádio e ao número de pessoas a utilizar comunicações nesse espaço. Resultado: um sinal áudio nítido, apesar do espaço de RF densamente povoado. O sistema Bolero ofereceu o benefício adicional da resistência à água, um factor crucial para os membros da equipa, que trabalhavam perto dos nadadores, permanentemente molhados.

Ao actualizar o seu sistema para o modelo Artist-1024, a Dodd Technologies ganhou escala e flexibilidade para poder integrar perfeitamente os sistemas internos e externos, criando uma solução única, muito flexível e acessível.

Saiba mais sobre este evento aqui. Saiba mais aqui sobre as soluções de intercomunicação RIEDEL. Fale connosco para ficar a saber que soluções temos para satisfazer as suas necessidades de intercomunicação. A AVANTOOLS é a empresa #1 em soluções de intercomunicação em Portugal.


Suporte de mesa m!ka YELLOWTEC: Compacto e Versátil

A linha m!ka da YELLOWTEC distingue-se pela grande solidez da sua construção, o design inteligente, a extraordinária flexibilidade de uso e a enorme elegância. Centenas e centenas de estúdios, espalhados por todo o mundo, usam os produtos desta linha, que lhes conferem imediatamente uma imagem de solidez e profissionalismo. A inovação na YELLOWTEC não pára. A série m!ka foi agora enriquecida com um novo modelo de mesa, que é compatível com os restantes modelos da linha e traz novas possibilidades. Conheça o novo suporte de microfone m!ka.

O suporte de mesa flexível para microfone, um novo modelo da linha m!ka, é uma grande adição ao sistema que notabilizou a YELLOWTEC. Finalmente, há um suporte móvel de microfone, compatível com o excelente design de braço de microfone m!ka. O suporte de mesa m!ka é de qualidade premium, combinando com todo o sistema m!ka, que encontramos em quase todas as estações de rádio de todo o mundo. O suporte de mesa m!ka é versátil e perfeito em termos de arranjos flexíveis de microfones. Este suporte de microfone é a melhor escolha para posicionar um microfone em configurações temporárias ou para captação de convidados. Pode ser posicionado onde quiser, quando quiser. E sempre que não for necessário, o microfone pode ser, simplesmente, guardado, sem nenhum esforço de instalação.

O novo suporte de microfone m!ka de mesa, é uma versão compacta da renomada linha mi!ka de suportes de microfone da YELLOWTEC. A mesma sólida construção, o mesmo design cuidado, a mesma fiabilidade, a compatibilidade com os restantes produtos da marca. Tudo isto, mas agora num modelo móvel, muito compacto, disponível com OnAir LED, XLR, USB-C ou sem cabo.

O novo suporte de mesa m!ka é fornecido com acabamento em alumínio ou preto, sem ou com indicador On Air, cablagem interna USB-C, extremidades de cabo abertas, XLRs montados ou sem cabo. Modelos disponíveis para microfones USB-C, microfones analógicos e microfones de mão. Escolha o modelo correspondente de acordo com o seu tipo de microfone. Compatível com o iXm Clamp para segurar qualquer microfone de gravação iXm.

O modelo tradicional está agora também equipado com cablagem USB-C.

Os novos suportes m!ka vão estar disponíveis muito em breve. Veja aqui as suas características técnicas totais e contacte-nos para saber mais ainda sobre o novo produto.


Soluções de Áudio LAWO: Inovação na Sala de Controlo do Pavilhão de Congressos de Saarbrücken

Construído em 1967, o Pavilhão de Congressos de Saarbrücken (Alemanha) é palco de uma ampla variedade de eventos, como, entre outros, conferências, feiras comerciais e convenções, bem como espectáculos e concertos de todos os tipos, alguns dos quais também transmitidos na rádio e na televisão pela emissora pública Saarländischer Rundfunk (SR), que possui uma sala de controlo própria. Após a reforma e reabertura do espaço, em setembro de 2023, também essa sala de controlo foi equipada com uma moderna infraestrutura de áudio, com tecnologia AoIP. Com a instalação de uma mesa de mistura da LAWO modelo mc²36 MkII e duas stage boxes A__stage64 AoIP, também da marca alemã, o SR substituiu o sistema analógico anterior por uma mesa que responde aos padrões de alta qualidade da emissora, no que diz respeito ao desempenho, flexibilidade e eficiência.

Situado no coração da Europa, o Congress Centrum Saar GmbH acolhe congressos, eventos culturais, desportivos, feiras comerciais e outras actividades. No coração da Europa, palpita agora uma nova solução para o controlo áudio, baseado num novo sistema, cujo elemento central é uma mesa mc²36 MkII, com processamento integrado, da LAWO. Com a sua tecnologia central A__UHD, a mesa oferece 256 canais de processamento disponíveis em 48 e 96 kHz, o que significa que mesmo grandes produções orquestrais podem ser misturadas com esta solução. A mesa suporta as normas ST2110, AES67, RAVENNA e Ember+. Com capacidade de I/O de até 864 canais e I/O locais, a mc²36 MkII oferece uma enorme capacidade e grande flexibilidade. As duas caixas de palco adicionais A__stage64 AoIP funcionam com base nas normas ST2110-30/31 e AES67 / RAVENNA e garantem a integração de sinais de áudio.

Com base nos muitos anos de boa experiência com sistemas LAWO, bem como no projecto da empresa e no suporte ao cliente, a Saarländischer Rundfunk (SR) optou por uma configuração da LAWO para esta instalação no Pavilhão de Congressos. Além do desempenho, das características sonoras e do seu carácter compacto, a enorme flexibilidade do sistema também desempenhou um papel importante na decisão sobre a opção LAWO. Toda esta capacidade permite uma enorme gama de configurações, para uma ampla variedade de produções, e as opções da matriz e de controlo, bem como a integração de painéis externos, nesta instalação, tornam obsoleta uma infraestrutura de talkback externa.

Com esta instalação foi criada uma sala de controlo de som inteligente e economicamente muito interessante. Todos estes componentes podem também ser transportados para uso móvel, sem grande esforço, como em festivais de verão.

“Com a nova tecnologia de áudio instalada agora na sala de controlo do Pavilhão de Congressos, demos um primeiro passo no mundo IP, o que nos dá uma liberdade considerável na produção”, como explica Ralf Schnellbach, Chefe de Tecnologia de Produção de Rádio da SR e gestor de projeto desta instalação. “Isso torna tudo muito mais fácil, rápido e claro”, conclui Schnellbach.

Para saber mais sobre este projecto clique aqui. Se deseja saber que soluções LAWO temos para satisfazer as suas necessidades, consulte-nos.


Spatial Mic: viajar pelo espaço acústico

Os formatos de espacialização do som, usados no broadcast, no cinema, na música, nos vídeo jogos e outras aplicações, não são uma moda passageira. Vieram para ficar. O equipamento que permite a transição para estes novos cenários sonoros vem sendo concebido e testado de há já algum tempo a esta parte. Neste momento, existem, finalmente, soluções técnica e financeiramente convenientes para entrar neste novo domínio da produção áudio. A AVANTOOLS tem o imenso gosto de lhe apresentar a nossa nova representada, a VOYAGE AUDIO, que representa o que de mais avançado se produz no domínio da captação para espacialização sonora, em aplicações profissionais. Venha conhecer connosco um pouco do que a VOYAGE AUDIO tem para lhe oferecer.

Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO e dos seus produtos, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, tem, para esse efeito, a disponibilidade de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permite deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Liberdade total de movimentos, mesmo nos ambientes mais exigentes. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.

O que é o Spatial Mic?

O Spatial Mic é um microfone que permite a captura ou transmissão ao vivo de feeds de áudio mono, estéreo ou multicanal para eventos desportivos, concertos, televisão, para o YouTube 360, Facebook 360 e muito mais. Com o modelo DANTE ou USB, o novo Spatial Mic vai abrir novos mercados para o seu negócio, assegurando a produção de conteúdo que pode ser fornecido em formato Dolby Atmos, ambisonics, em mono, estéreo X/Y, Blumlein ou qualquer outro formato, conforme necessário. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Se a sua área de actividade se situa mais no domínio da investigação ou experimentação, o Spatial Mic vai permitir-lhe gravar e reproduzir respostas de impulso em qualquer espaço sonoro, visualizar pontos de acesso e reflexões ou explorar novas maneiras de interagir com o som.

O Spatial Mic foi desenvolvido para dar vida às suas gravações da maneira mais realista possível. Mais do que um simples microfone, os componentes electrónicos analógicos e digitais deste microfone trabalham em conjunto com componentes de software para criar um sinal de áudio com uma qualidade envolvente excepcional.

O Spatial Mic é um microfone espacial de 8 cápsulas, da mais alta resolução espacial possível, que fornece sinal no formato ambisonics de 2ª Ordem (clique aqui para saber mais sobre o ambisonics e o seu criador), convertível em qualquer outro formato corrente. Cada microfone oferece um desempenho de nível de topo, com conversão de analógico para digital de nível profissional, esquema de clock Skyworks de alta resolução e processador XMOS de 32 bits integrado. Cada microfone é calibrado individualmente antes de ser expedido para o cliente.

Dois modelos

O Spatial Mic existe em duas versões. O modelo Dante tem um interface de rede de áudio Dante, de até 32 bits/192 kHz, um design robusto, uma porta premium Neutrik etherCON, com travamento. O modelo USB é leve e compacto para gravação profissional rápida e oferece-lhe streaming USB até 24 bits/96 kHz ou ADAT Light-Pipe até 24 bits/48 kHz.

A AVANTOOLS pode fornecer-lhe, se necessario, uma série de soluções de conversores DANTE e USB para outros formatos, habitualmente usados em situações profissionais, compatíveis com o seu equipamento actual.

Saiba tudo, incluindo as especificações técnicas detalhadas destes produtos da VOAYAGE AUDIO aqui. Se desejar saber mais ainda ou se desejar uma demonstração do Spatial Mic, não hesite em contactar-nos.


Concerto de Paris 2024: Transmitido para Milhões com Tecnologia de Áudio LAWO

No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o tradicional Concerto de Paris mudou do seu local tradicional, na base da Torre EIffel, excepcionalmente para o pátio do Hôtel de Ville. O evento coincidiu com a chegada da chama olímpica à cidade e o acendimento da pira. O Dia Nacional da França, em 14 de julho, é comemorado com inúmeros eventos em todo o país, um deles é este Concert de Paris, este ano na sua 12ª edição. A LAWO com a sua infra-estrutura de áudio sobre IP (AoIP), incluindo mesas mc²96 e mc²56, correspondeu mais uma vez aos apertados requisitos de qualidade das emissoras públicas francesas e da rede da Eurovisão. Uma qualidade de áudio impecável e sem paralelo, ao vivo e em broadcast, foi assim proporcionada à grande multidão no local aos milhões de ouvintes e telespectadores em todo o mundo, incluindo Portugal.

Para a cobertura de áudio do Concerto de Paris, a avançada infraestrutura de áudio de LAWO foi habilmente operada por uma equipa de profissionais da Radio France. Na posição de front-of-house (FOH), Nadège Antonini foi a responsável pela mistura da orquestra e a saída FOH, usando uma mesa modelo mc²96 de 48 vias, enquanto Stéphane Thouvenin se encarregou da mistura dos solistas e coros com uma mesa mc²56 de 32 vias. Supervisionando a produção geral da FOH estava Alice Legros, actuando como produtora.

A monitorização de palco foi assegurada por Stéphane Desmons e Charles Bouticourt, que operaram uma mc²56 de 32 vias com um extensor de 16 vias, numa configuração de dois operadores com duas superfícies de controlo separadas, o que garantiu a operação precisa durante toda a apresentação. A configuração incluiu ainda um par redundante de unidades de áudio A__UHD Core, partilhados entre as três mesas, numa rede RAVENNA redundante, integrando a FOH e o palco. Um cluster central de gestão de sinal, baseado na aplicação HOME ligou, geriu e protegeu todos os aspectos deste ambiente de produção ao vivo.

A Radio France também utilizou um carro de exteriores equipado com uma mesa mc²66 MkII para produzir o feed de áudio limpo para a transmissão na rádio e TV francesa, bem como o feed da Eurovisão. Laurent Fracchia foi responsável pela mistura da transmissão no carro (Régie 5), com Arnaud Moral, como produtor.

Tal como em anos anteriores, o Concerto de Paris foi presenciado por centenas de milhar in loco e chegou a cerca de 3 milhões de telespectadores através France 2 e ainda a mais ouvintes através da rádio France Inter. Foi transmitido ao vivo em muitos países do mundo através das redes Euroradio e Eurovision. O Concert de Paris foi gravado e pôde ser visto também em Portugal, através da RTP2. Pode ser agora revisto aqui.

Saiba mais sobre esta 12ª edição do Concerto de Paris aqui. Saiba mais sobre os produtos LAWO aqui referidos. Venha saber mais ainda sobre a LAWO e as suas soluções, visite-nos.