Exigir qualidade

Exigir qualidade não é um luxo. É uma necessidade para aqueles que dependem de boas condições para poderem executar o seu trabalho. Qualidade não é utopia. A qualidade já aí está e é o ponto básico de que a RIEDEL parte para que o seu trabalho possa ser bem executado. Mas a RIEDEL significa também aposta no futuro. Os sistemas de intercomunicação da RIEDEL garantem a qualidade, já e no futuro. No broadcast e no live, o padrão para aferir a qualidade da intercomunicação é RIEDEL.

De um bom sistema de intercomunicação depende, em grande parte, o sucesso de uma produção. No estúdio, num teatro ou num pavilhão a comunicação entre os membros da equipa é um elemento essencial para o seu bom funcionamento. É tempo de contemplar a possibilidade de dispor de um sistema de intercomunicação da mais alta qualidade, poderoso, flexível, fácil de operar e integrável, porque pensado para a nova realidade que é o áudio sobre tecnologia IP. Os sistemas de intercomunicação da RIEDEL oferecem soluções que respondem a todos estes requisitos.

Artist

Quando falamos de sistemas de intercomunicação fiáveis, não estamos a falar de um sistema para todas as situações. No campo profissional, existem exigências diferentes aplicáveis em situações diferentes. Desde soluções tipo partyline destinadas a ligar pequenos grupos de operacionais a soluções mais complexas baseadas em matrizes de distribuição. A RIEDEL oferece as duas soluções, o Performer, no primeiro caso e o Artist, no segundo.

Performer

Neste caso, trata-se de um sistema escalável, com um grau de flexibilidade, fiabilidade e controlo sem precedentes. Com base neste sistema de intercomunicação, implementar soluções wireless com base em rádio o a solução Bolero é tão fácil como montar uma WAN para produção remota. Uma infraestrutura baseada no modelo permite um alto grau de descentralização e uma colocação muito flexível das frames, que pode levar a uma redução significativa da cablagem e da montagem, em qualquer instalação, por mais complexa que se revele. As soluções Artist são à prova de futuro e são escaláveis de 8×8 até 1024 x 1024 ports (non-blocking), o que permite o seu crescimento, à medida do projecto ou da tecnologia empregue.

A série Performer Series constitui o primeiro sistema digital de intercomunicação partyline , com master stations de 2 e 4 canais, com speaker stations em rack-mount, wall-mount ou desktop, e avisadores luminosos e beltpack headset stations de 2 canais.

Bolero

A Western Australian Academy of Performing Arts (WAAPA) é apenas o último exemplo de opção por uma infraestrutura de intercomunicação wireless, baseada em produtos RIEDEL, para substituir uma outra fixa, totalmente obsoleta. Leia aqui os detalhes sobre esta nova solução.

Saiba tudo sobre os sistemas de intercomunicação RIEDEL e contacte-nos para saber ainda mais sobre estes e outros produtos da marca alemã.


Dar vida ao som

Uma boa parte do directo em televisão concentra-se hoje no desporto. Este facto foi, ou está a ser, até potenciado pela situação particular que estamos a viver neste momento devido à pandemia. Mesmo sem público, as provas desportivas continuam a realizar-se, dentro dos condicionalismos possíveis, e as suas transmissões são agora a única forma de as presenciar. O áudio assume aqui um papel vital e proporciona uma experiência intensa e insubstituível. A experiência da LAWO na área do broadcast desportivo vem de há décadas. As soluções da empresa alemã são a referência e continuam a ser usadas nos maiores acontecimentos desportivos do mundo.

Foi em 2004 que o router Nova73 fez a sua aparição nos Jogos Olímpicos de Atenas. Reconhecida pela sua fiabilidade, a LAWO continuou a marcar o ritmo e a aumentar a sua reputação internacional, primeiro com a mc²56 nos JO de Pequim, depois, em 2012, em Londres, com o contributo para as primeiras emissões em 22.2. Antes mesmo de começar, em 2014, a utilizar as tecnologias sobre IP no Campeonato do Mundo de Futebol do Brazil, e logo após a experiência das Taça das Confederações do ano anterior.

Por todo o mundo as mesas da série mc² estão instaladas em centenas de estúdios e carros de exteriores que, por todo o mundo, fazem a cobertura de diversos eventos desportivos. Os carros da Euromedia, da Mediapro ou a beIN Sports, para citar alguns poucos exemplos mais ligados ao desporto, estão equipadas com soluções LAWO. No Japão estas mesas foram utilizadas no Campeonato do Mundo de Rugby. A solução de mistura automática Kick 2.0 constitui a ferramenta adoptada na Bundesliga. As unidades de comentário LCU foram utilizadas no Japão (2019), nos Jogos Olímpicos (2008, 2012, 2016,) no Campeonato do Mundo e da Europa de futebol (2014, 2016, 2018,) a par de outras soluções do construtor alemão. E nos Jogos Olímpicos do Japão de 2021 a LAWO estará presente com as mc²56 e as unidades DSP A__UHD Core, os modelos A__stage, e os mosaicos gerados pelo software vm_dmv (UHD) serão utilizados em todas as provas do Estádio Olímpico. Nas cerimónias de abertura e fecho serão utilizadas mesas mc²56, equipadas com 16 a 144 vias, e as plataformas V__matrix.

Em todas estas circunstâncias, as soluções LAWO oferecem uma fiabilidade, facilidade de operação, robustez, design, grau de inovação e, muito importante, garantia de futuro, que não tem verdadeiramente rival.

Uma experiência decisiva e profundamente significativa, de que aqui apenas lhe podemos dar uma pálida ideia. Saiba mais lendo este artigo, visitando o site da LAWO ou contactando-nos para mais informações

NEOS da SPL, o melhor de dois mundos

Perfeita, em todos os aspectos, a NEOS da SPL é a mesa para ocupar o lugar central de qualquer estúdio. Se o seu objectivo é a produção de som ou música e qualidade é a sua palavra chave e o seu factor distintivo, se quer integrar, de forma exemplar analógico e digital, se quer uma mesa capaz de controlar diversos recursos do seu estúdio, só tem uma opção: a NEOS.

A nova NEOS da SPL

Quando se misturam diferentes pistas de uma sessão de gravação pretende-se combinar essas pistas num formato final, normalmente, duas pistas estéreo. Outros formatos são possíveis, como no caso dos sistemas surround, 5.1, 7.1, 11.1, DTS, Dolby Atmos ou Sony 360 Reality Audio, por exemplo, entre outros. Ou mais ainda, em casos especiais, como instalações, espectáculos de teatro ou concertos esse número pode ainda aumentar. O que, em qualquer caso está a acontecer é a combinação de um número variável de sinais de entrada (que pode chegar às muitas centenas, no caso do cinema, por exemplo) para um desses formatos de saída descritos anteriormente. O que uma mesa de mistura faz é a integração desses sinais de entrada e a sua distribuição por essas vias de saída, seja para uma sub-mistura ou para fixação num qualquer sistema de registo, seja ainda para a sua transmissão ao vivo, num espectáculo, via rádio ou televisão. O processo de integração dos sinais de entrada e distribuição pelos canais de saída é o somatório (em inglês summing)

nova Neos, muito compacta

Originalmente, na era pré-electrónica, o primeiro responsável pelo somatório dos diferentes sinais era o próprio executante, músico ou actor, ou o maestro, cuja função era a de equilibrar, ao vivo, a dinâmica dos sinais de modo a produzir uma mistura harmoniosa, para assim chegar directamente aos ouvidos do ouvinte ou espectador. Com o advento da electrónica, da captação através de vários microfones e da multiplicação de plataformas de registo e transmissão, surgiu a mesa de mistura. Esta permitiu controlar fisicamente a voltagem dos diferentes sinais que chegavam à mesa de mistura. A passagem para a era digital permitiu que a mistura passasse a ser feita sempre no domínio do digital, isto é, o que na realidade se está a fazer é somar zeros e uns. É o método mais corrente utilizado hoje. O debate entre a qualidade do som integrado (summed) analogicamente ou digitalmente é um clássico, e a opção por um ou por outro método tem os seus méritos e deméritos. O que sai de um estúdio tem de ser da melhor qualidade, é ponto assente. Mas, em última análise, cabe ao ouvido final do produtor a escolha. Comum a todos os detractores do summing digital é a sua falta de perspectiva, com os diferentes sinais como que esmagados contra uma superfície plana. O summing analógico mantém uma profundidade e uma margem de operação neste domínio, um pouco, se se quiser, como, na fotografia, o fotógrafo joga com a profundidade de campo. O exemplo, aliás, da fotografia com e sem profundidade de campo é particularmente esclarecedor.

Existem várias soluções no mercado para a mistura analógica. A AVANTOOLS propõe-lhe a NEOS da SPL.

Esta é uma mesa notável, dispondo de um conjunto assinalável de vantagens. Integra-se perfeitamente com a sua DAW, mas permite fazer o summing analógico, mantendo assim essa tal margem de manobra e assegurando a profundidade de campo que falta ao digital. Proporciona, por isso, uma qualidade de som superior não alcançável numa solução totalmente digital. A NEOS é uma mesa de 24 vias, de mistura ou integração, muito compacta, com faders estéreo e controladores de panorama. É também o primeiro produto deste tipo a utilizar a tecnologia 120V rail, o que lhe confere uma qualidade superior e características de funcionamento especiais. Fique a saber mais sobre esta tecnologia e sobre a razão das excepcionais qualidade sonoras que proporciona aqui. Esta é a tecnologia usada, por exemplo, nos notáveis pré-amplificadores modelo Crescendo e no novo Crescendo Duo, sobre os quais falámos aqui e aqui. A NEOS constitui ainda um sistema de controlo do seu estúdio, através do seu esquema integrado de I/O.

Veja este video sobre a nova NEOS.

Saiba mais sobre a NEOS e aproveite para saber mais ainda sobre a diversificada linha de produtos da SPL. Para mais esclarecimentos contactando-nos para demonstrações, para obter mais informação sobre estes produtos e condições de aquisição dos equipamento SPL.


Um salto para o futuro

Os novos interfaces áudio da linha AVN-DIO Audiophile, da SONIFEX, constituem uma solução muito elegante e compacta para ligar equipamento analógico e digital tradicional às novas redes de Dante AoIP. Se tenciona ou precisa de dar o passo para o futuro que entretanto chegou, mas não está preparado para reformar já o seu parque de equipamento tradicional, esta nova linha vai ajudá-lo.

Numa empresa, qualquer que seja a sua natureza, existe um problema recorrente, sempre que se verifica um salto tecnológico: o equipamento tradicional, que representa um investimento significativo, processado ao longo de anos, que constitui um património importante e, ainda por cima, funciona, fica obsoleto sempre que uma nova tecnologia aparece. Estes saltos significam transições para métodos de trabalho novos e tendências de funcionamento inevitáveis e exigem investimentos novos. O que fazer a todo o património adquirido? Como responder aos novos desafios, que mais tarde ou mais cedo terão de ser enfrentados?

As empresas de broadcast, televisão e rádio, dependem da tecnologia e estão sujeitas constantemente a mudanças de paradigma de funcionamento. O que fazer? Mudar e evoluir, ou manter o status quo e estagnar? Talvez haja uma terceira via,

A SONIFEX é uma empresa criada no final dos anos 60, inteiramente focada na área do broadcast , altamente prestigiada e com créditos mais que firmados. Ao longo de tantos anos de funcionamento, a SONIFEX tem sabido encontrar as soluções que acompanham as contínuas mudanças de paradigma tecnológico, numa área que exige enorme rigor e garantia de fiabilidade, mas que se tem de adaptar aos tempos e à mudança.

A linha de interfaces áudio AVN-DIO Audiophile Dante® que a SONIFEX agora propõe situa-se, justamente nesta área de preocupações. Trata-se de um conjunto de interfaces, muito compactos e elegantes, prontos a utilizar sem quaisquer operações adicionais, que permitem ligar equipamento, analógico ou digital, antigo a uma rede áudio sobre IP Dante. Uma ponte entre a tradição e o futuro, sem quaisquer dificuldades adicionais. As vantagens da linha AVN-DIO? Para além de revitalizar o seu equipamento tradicional, entrando no novo domínio do áudio sobre IP, passará a contar com a qualidade dos circuitos de conversão A/D e D/A dos interfaces da nova linha, que lhe proporcionam uma excepcional qualidade de sinal, com uma banda dinâmica situada em valores superiores a 120dB.

Uma solução simples paa cada problema concreto. Na nova linha vai encontrar conversores Dante entrada e saída analógica, Dante para e de AES3, de AES-3id BNC estéreo entrada e saída, conversão microfone para Dante, Dante para 3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, etc.. Vai, certamente, encontrar no conjunto de soluções propostas pela SONIFEX a que melhor se adequa às suas necessidades. Vai também encontrar um conjunto de outras soluções para todos os seus problemas de produção na vasta linha de produtos que a SONIFEX desenvolve e que temos o prazer de lhe disponibilizar. Veja aqui videos sobre toda a linha AVN-DIO Audiophile Dante®.

Contacte-nos para mais informações e para testar os produtos desta nova linha.


A LAWO na Volksoper de Viena

A LAWO produz mesas de mistura que se tornaram no verdadeiro padrão pelo qual se rege a indústria. Para além da sua função central, as mesas da LAWO constituem um núcleo de controlo de todas as operações de um centro de produção áudio, qualquer que seja a sua função. Para além da sua qualidade, fiabilidade e facilidade de operação, as mesas de mistura da LAWO oferecem esta capacidade de poderem ser o ponto nevrálgico de controlo de todas as operações, incluindo a sua integração completa com o vídeo. Seja num estúdio, num teatro, numa sala de concertos ou de congressos, ao vivo, com processamento on the fly ou em registo para posterior processamento. E mais! Graças às novas facilidades, entretanto introduzidas, as mesas LAWO podem ser configuradas e operadas directamente, aproveitando capacidades do software e as suas excepcionais qualidades ergonómicas ou remotamente. Ou seja, literalmente, a quilómetros de distância. Assim se passa, por exemplo, na Volksoper de Viena.

A Volksoper de Viena

O Volksoper de Viena (Áustria) é um dos teatros mais importantes do mundo. Conhecido, sobretudo, pela oferta do que de mais sofisticado pode ser apreciado em matéria de entretenimento musical, é líder no popular género musical da opereta, e pelo seu palco correm também as maiores produções de ópera, dança e musicais da Europa. As instalações da Volksoper Viena são usadas para registar transmissões de televisão ou concertos e para a realização de todo o áudio usado nas suas suas produções. Óperas compostas entre o século XVIII e o século XXI são aí regularmente apresentadas, que juntamente com uma enorme diversidade de espectáculos de opereta (o ponto forte do Volksoper), bailado e musicais, perfaz as mais de 30 produções diferentes que habitualmente compõem o programa anual da sala. E, em cada temporada, perto de 400 000 espectadores assistem às cerca de 300 récitas anuais que passam pelo palco desta grande sala, construída em finais do século XIX e com mais de 1300 lugares.

Volksoper Viena (estúdio 1)

No único espaço multifuncional de Viena, a produção completa de ópera, opereta, musicais e bailado implica um enorme grau de exigência e necessidade de flexibilidade, sem descurar a qualidade de toda a operação. Mais de 150 cantores, 95 músicos e 100 bailarinos que compõem o quadro da Volksoper Viena, impõem exigências excepcionais na qualidade da tecnologia áudio utilizada, tanto nos espectáculos, como nos estúdios.

A resposta para tamanho desafio foi uma nova mesa modelo mc² 56 da LAWO, capaz de responder a todos os requisitos exigidos. A nova mesa de 32 vias, tem 98 canais de DSP e uma matriz de routing de 8192 x 8192 pontos. Configurada para SMPTE 2110, AES67/Ravenna e Dante, está optimizada para produção vídeo com base IP. Entre tantas outras características, a nova mesa dispõe ainda da tecnologia LiveView que permite gerar visualizações dos streams de video em cada um dos monitores das vias da mesa.

Apanhada pela crise pandémica, a instalação da nova mc² 56 foi conduzida e concluída com sucesso, à distância, a partir do quartel-general da LAWO. A prática, ditada pelas circunstâncias, virou rotina e qualquer alteração é feita agora remotamente, sem problemas. Devido à pandemia, a programação do Volksoper Viena também sofreu alterações, mas não parou. E a nova temporada irá iniciar-se em Setembro, como programado, com a opereta de Johann Strauss “Die Fledermaus”, a que se seguirá o conhecido “Kiss Me, Kate” de Cole Porter e logo depois “Sweet Charity,” a adaptação do filme de Frederico Fellini “Le Notti di Cabiria.” Em todas estas produções o controlo de todas as operações áudio e a comunicação entre equipamentos de todas as salas e palcos estará assegurada pela mc² 56.

Saiba mais sobre esta operação de instalação da mc² 56 e fique a conhecer melhor todas as suas características aqui. Mesas LAWO foram utilizadas na recente transmissão do concerto comemorativo do feriado de 14 Julho em França, com transmissão para 10 milhões de espectadores. Veja tudo aqui.

Se quiser ficar a saber mais sobre a LAWO e os seus equipamentos, saber da experiência de outros utilizadores portugueses ou como a LAWO poderá ser a solução para as suas necessidades de produção áudio, contacte-nos.