Viaplay escolhe LAWO

A Viaplay é um importante grupo sueco de média, com presença em diversos países da Europa e da América do Norte. Recentemente empreendeu um ambicioso projecto de modernização dos seus estúdios em Varsóvia, que inclui as mesas de mistura mc²36 e diamond e outros produtos assentes numa infraestrutura IP nativa, compatíveis com a norma Ravenna / AES67. A renovação coincide com a expansão do serviços proporcionados pelo grupo e a dimensão do projecto implicava a escolha da melhor e mais fiável solução tecnológica: da LAWO.

A VIAPLAY, o grande grupo de média sueco, foi constituído em 2007 e opera na área do streaming e do video-on-demand. Oferece o streaming de diversos programas desportivos, comédia e filmes. Tem actualmente presença em 12 países da Europa e da América do Norte, estando projectado o alargamento durante o ano de 2023 para mais quatro países.

Os seus estúdios em Varsóvia foram recentemente objecto de um grande projecto de expansão. Após assinar um novo contrato com as produtoras Ekstraklasa Live Park e o ATM Group, e com a recente expansão dos seus serviços para além da região nórdica, para os países Bálticos, Holanda e Polónia, a Viaplay decidiu realizar nos seus estúdios deste último país, uma grande actualização técnica para garantir a fiabilidade do serviço prestado, que requer a transmissão simultânea de muitos eventos.

A LAWO foi escolhida, através do seu distribuidor polaco, para implementar a parte de áudio desta actualização. O objectivo do projecto incluiu dois novos estúdios com salas de controlo separadas para áudio e vídeo, bem como doze cabines para comentaristas desportivos, com seis pequenas salas de controlo de áudio separadas. A enorme actualização técnica foi realizada durante junho e julho de 2022, para ficar pronta antes da cobertura dos eventos desportivos de outono.

A equipa da LP Systems que implementou o projecto

O projecto

O projecto foi concebido como uma infraestrutura totalmente baseada em IP. Duas mesas de mistura de produção mc²36 foram escolhidas para as principais salas de controlo de áudio. As mesas mc²36 compactas e extremamente flexíveis, são alimentadas pela tecnologia A__UHD, podem variar em tamanho de 16 a 48 vias e proporcionam fluxos de trabalho intuitivos. As unidades A__UHD fornecem 256 canais DSP, operação a 48kHz e 96kHz e 864 canais de I /O. São soluções nativas de IP, compatíveis com todos os padrões relevantes, e apresentam fontes de alimentação redundantes e redundância também da ligação de rede com mascaramento sem impacto ST2022-7, necessário para operações de transmissão ao vivo.

Uma das mesas diamond

Foram também instaladas mesas diamond em cada uma das seis salas de controlo de áudio. O mais recente modelo diamond oferece possibilidade de instalar de 2 a 60 vias físicas e possui a opção de controlo de informações via ecrã sensível ao toque de Extensão Virtual. Alimentados por três motores Power Core equipados com licenças MAX, esses dispositivos nativos de IP incorporam interfaces RAVENNA e MADI, além de slots de expansão para placas de interface analógicas, digitais e DANTE, e 96 canais DSP com 80 barramentos.

Unidades Power Core

Esses sistemas são complementados pelo software VisTool, que permite a criação de ferramentas de mistura personalizáveis ​​e sensíveis ao contexto, através de ecrãs multitoque. Todas as mesas diamond da Viaplay são equipadas com PCs all-in-one dedicados, que executam o VisTool e alimentam os ecrãs de extensão virtual, permitindo que os operadores visualizem instantaneamente curvas de EQ, configurações de compressão, funções DSP, configurações de distribuição de sinal e até mesmo controlo de software de terceiros e de outros dispositivos.

A gestão da rede IP

Todos os dispositivos LAWO estão baseados no protocolo IP, estão ligados e são geridos dentro da rede, por meio da plataforma de gestão HOME para infraestruturas multimédia da LAWO, baseadas em IP. Este sistema usa browsers normais. A rede de áudio RAVENNA / AES67 é apoiada em switches Artel Quarra, que são configurados para fornecer um ambiente de rede totalmente redundante. A integração com os sistemas de vídeo é fornecida por processadores DirectOut Prodigy.MP, duplicados para redundância total do sistema. Esses dispositivos convertem os sinais RAVENNA em MADI e vice-versa e ajudam a facilitar o processamento DSP final.

Vistool

A capacidade de adaptar as soluções LAWO às necessidades específicas da Viaplay foi crucial neste projecto. Um projecto de grande envergadura, concebido para executar operações complexas de transmissão, que implicou requisitos operacionais altamente exigentes. Para atender a essas exigências, era necessário ajustar as funções de mistura, personalizar os ecrãs de controlo e combinar a funcionalidade do sistema com as exigências dos fluxos de trabalho. A escolha pela LAWO, com o seu particular foco na criação de soluções robustas, flexíveis e personalizáveis, tornou mais fácil atender e mesmo superar as expectativas do cliente.

Conheça mais detalhes sobre este grande projecto aqui. Veja aqui informação sobre todos os produtos LAWO refertidos. Para mais informações sobre estes e outros produtos e para encontrar a solução LAWO que melhor se adequa às suas necessidades, consulte-nos.


Novo GTM para Esports

É claramente, dir-se-ia, um produto sensação da GLENSOUND. A empresa acaba de lançar o novo GTM, um multi-controlador que se destina a uma área que conquista o mundo e também, naturalmente, os portugueses: o mundo dos Esports. O GTM é uma ferramenta poderosa, simples de usar, extremamente flexível, que combina as múltiplas funções necessárias para o interface e comunicações exigidas em torneios de Esports, num dispositivo muito compacto. O GTM proporciona o interface entre os streamers, fornece a mistura de intercomunicação e permite o controlo remoto pelos engenheiros do torneio. Funciona também em modos separados, que permitem que o GTM possa ser usado pelos treinadores, árbitros e comentadores. O GTM é uma ferramenta preciosa.

Segundo a Federação Portuguesa de Desportos Electrónicos, a designação Esports aplica-se a competições organizadas de videojogos, entre indivíduos ou equipas, amadores ou profissionais, que são disputadas utilizando computadores, consolas ou dispositivos móveis. Distingue-se, claramente, do gaming. Enquanto este consiste no acto de jogar individualmente um videojogo, de forma regular ou esporádica, sem uma componente competitiva organizada, o desporto eletrónico (Esports), envolve uma pessoa ou equipa a jogar um videojogo, de forma regular ou esporádica, mas necessariamente competitiva e organizada. Em Portugal, os Esports envolvem cerca de 10 000 streamers, alguns dos quais profissionais, inseridos nas diversas competições organizadas, mas o universo total dos praticantes é muito superior. Trata-se de uma área em franca expansão que conhece uma aumento do número de praticantes, de clubes, de espectadores e uma cada vez maior quantidade de modalidades. Um universo a exigir ferramentas especializadas e adequadas às exigências dos praticantes e todos os outros intervenientes.

A GLENSOUND propõe uma dessas ferramentas. Trata-se deste novo GTM, destinado ao universo das competições organizadas. O GTM contém uma série de funcionalidades que tornam mais fácil a intercomunicação e o interface entre os diferentes intervenientes. Trata-se de um interface de Esports para utilizador único, com várias ligação de auscultadores, possibilidade de misturas para teamtalkback, que permite o interface e o controlo do árbitro e é totalmente controlável e monitorizável usando a App Glencontroller, para Windows 10. Possui controladores grandes que permitem ajustes rápidos e fáceis e um anel de LED multicolorido ao redor do controlador, que indica, de forma clara, a posição do nível.

Para compatibilidade com os formatos usados nos vários torneios e plataformas de jogos, existem 4 opções de fontes (SOURCE) para o áudio estéreo do jogo no painel traseiro, que são direcionadas para o controlo de nível do auscultador de GAME: SPDIF, AUX IN, USB e DANTE. O controlador (TEAM) do painel superior ajusta o nível do Team Group Mix para o utilizador. O GTM possui um misturador interno que gera uma mistura de grupo entre todos os membros de uma mesma equipa. Isso permite que todos os seus membros possam comunicar uns com os outros.

Para além das funcionalidades que aqui lhe descrevemos sumariamente, o GTM possui ainda uma considerável quantidade de outras funções e características, que poderá consultar detalhadamente aqui.

Para mais informações e disponibilidade do GTM da GLENSOUND, consulte-nos.


A RIEDEL na IBC 2022

Foi uma grande equipa e grandes novidades que a RIEDEL exibiu em Amesterdão. Na IBC 2022 não só foram vistas as novas aplicações SimplyLive e SDNsquare, como também foram lançados dois novos produtos! Além da nova versão Bolero 2.4 GHz, foi também apresentada a aplicação AMA, de monitorização de áudio para SmartPanels da série 1200. Uma presença fortíssima, com novidades excitantes nesta nova edição da IBC, muito aguardada, depois de dois anos de confinamento.

A IBC 2022 acolheu uma grande equipa da RIEDEL, que veio a Amesterdão revelar grandes novidades. Senão repare.

Para acomeçar, o Simply Live, sobre o qual já lhe falámos, aqui no Feedforward, com algum detalhe. Em resumo, trata-se de uma solução de produção de vídeo que gira à volta da plataforma ViBox. Uma revolução que vai definir o futuro da produção vídeo.

O ViBox elimina o campo minado dos botões, faders e outros controladores físicos, de forma que o único hardware necessário é um ecrã. Deste modo é possível criar e operar de forma intuitiva e responsiva, eliminando os obstáculos tecnológicos e grande parte dos custos. Trata-se da ferramenta de produção total para vídeo mais flexível do mundo, para programas multicâmara, independentemente da sua dimensão. Todas as ferramentas necessárias para contar uma óptima história, seja ela de que nautreza for, estão exatamente onde são necessárias. Num simples monitor, sensível ao toque. Flexível e intuitivo. Veja aqui mais informação.

A SDNsquare, por sua vez, é a nova empresa que passou a fazer parte do universo RIEDEL. Com sede na Bélgica, a SDNsquare é fornecedora de soluções de ponta para redes definidas por software, em instalações para média, baseadas em IP, complexas e exigentes. Esta tecnologia foi comprovada em vários projectos assentes no protocolo IP. De eficácia comprovada, foi usada já, por exemplo, em grandes eventos desportivos, como os Jogos de Tóquio, o Torneio Roland Garros ou o European Athletics Munique.

A aquisição da SDN Square pela RIEDEL permite acelerar o desenvolvimento de aplicações em torno da gestão SDN (Software Defined Networks) e incorporá-las em futuras soluções da RIEDEL, permitindo que um grupo maior de clientes beneficie dessa tecnologia. Isto significa o compromisso da empresa alemã para continuar a investir em tecnologias que permitam impulsionar áreas futuras de inovação e crescimento. Saiba mais sobre esta aquisição e as novas soluções que proporciona.

Um outro produto revelado nesta edição da IBC foi o novo Bolero 2.4 GHz. O Bolero 2.4 GHz tem o dobro do alcance operacional e suporta mais do dobro do número de unidades de cinto por antena, quando comparado com outras soluções existentes no mercado. Empresas de turismo, de navios de cruzeiro ou produção de OB, podem finalmente usar a mesma faixa de frequência disponível globalmente para trabalhar em várias regiões, melhorando muito a comunicação da equipa. O Bolero 2.4 GHz usa um conjunto de recursos praticamente idêntico e oferece os mesmos três modos de rede que a versão DECT – Integrated, Standalone Link e Standalone 2110 (AES67). A banda de 2.4 GHz limita o uso a oito unidades de cinto por antena em vez de 10, mas permite ligação em qualquer lugar, com apenas uma região “Global,” para antenas de 2,4 GHz.

Finalmente, foi também revelada a nova aplicação para monitorização de áudio, o Audio Monitoring App (AMA) para os SmartPanels da série 1200. Com o AMA – combinado com as aplicações Intercom e os painéis de controlo RSP-1216HL ou RSP-1232HL, os urilizadores passam a dispôr de recursos de monitorização de áudio em streaming, interfone e controlo num único painel de teclado, economizando espaço valioso na rack.

Para o monitorização de fluxos de áudio, o AMA permite uma ligação directa com qualquer fluxo SMPTE 2110-30 (AES67) disponível na rede, gerido dinamicamente via NMOS ou numa configuração estática baseada em IP/SDP, misturando o áudio diretamente dentro o SmartPanel. A aplicação pode ser configurada por meio de uma ferramenta de configuração dedicada ou de um controlador de transmissão, usando a API integrada. Além disso, a selecção e a gestão de fontes de áudio monitorizadas torna-se mais simples e flexível. Os utilizadores podem monitorizar até 16 streams stereo/mono SMPTE 2110-30 (AES67) em paralelo, enquanto um total de 256 fontes de áudio pode ser pré-configurado e gerido diretamente nos SmartPanels RSP-1216HL e RSP-1232HL por meio dos próprios SmartPanels de alta resolução, de monitores sensíveis ao toque ou interfaces intuitivos. Saiba mais sobre o AMA aqui.

Consulte-nos para mais informações sobre todas estas novidades.


A LAWO na IBC 2022

A presença da LAWO na IBC 2022 despertou uma enorme atenção e o interesse de um público ansioso por ver o que há de mais recente em tecnologia de broadcast. A LAWO não decepcionou, apresentando um grande número de novos produtos, bem como estreias europeias do enorme portfólio da empresa, de tecnologia baseada em IP. Os novos produtos mantiveram o stand da empresa num constante fluxo de clientes e visitantes interessados.

Foram muitas as novidades trazidas pela LAWO a esta IBC, que retomou o seu ritmo após dois anos de paragem.

A primeira novidade foi o .edge (leia-se, dot edge), com acesso nativo ao HOME, o Hyper-Density SDI/IP Conversion and Routing Platform. Cada placa de I/O proporciona 48 ligações HD-BNC para interface SD/HD/3G/UHD SDI, resultando em 192 conversões SDI/IP por 2RU. O .edge foi projectado como uma substituição fácil de roteador SDI e como unidade de conversão de hiperdensidade para infraestruturas IP ou híbridas. O .edge fornece suporte completo para o conjunto de normas SMPTE ST2110, bem como redundância ST2022-7.

Edge

Outra novidade apresentada pela LAWO na IBC foi a nova aplicação de módulo virtual vm_jpegXS, para a plataforma V__matrix, que está em constante evolução. Com base no codec TicoXS, compatível com ISO/IEC2112-1, a aplicação vm_jpegXS pretende resolver dois objetivos do utilizador: fornecer compatibilidade abrangente com a norma ST2110 para uma inter-operacionalidade perfeita e oferecendo taxas de compressão de vídeo mais altas. O vm_jpegXS é uma ferramenta versátil de áudio e vídeo com ampla funcionalidade de processamento, que funciona como cola para aplicações V__matrix.

vm_jpegXS

A solução de gestão de infraestruturas IP HOME da LAWO teve um impulso significativo — outra das novidades LAWO — com a introdução de muitos novos recursos, como monitorização de integridade e suporte nativo para dispositivos de terceiros. Além disso, o HOME agora é oficialmente compatível com o NMOS IS-04 e IS-05, na categoria de controlador e registo. Por meio do programa “lives@HOME” baseado em API, qualquer dispositivo de terceiros pode-se tornar central e tornar todos os parâmetros desejados acessíveis para controle na rede. Outras adições ao conjunto de recursos HOME incluem o Signal Rights Management para parâmetros de áudio e o System Health, que fornece informações sobre o estado dos componentes de um sistema, com informações registadas centralmente, entradas de avisos e erros para monitorização conveniente durante a operação normal. Com a adição de placas de processamento C100, unidade de comentários LCU e o roteador Nova73 ao inventário HOME, a inclusão de todo o portfólio de produtos LAWO está agora quase completa.

O novo Audio I/O Extender (AIOX) para o Power Core, o motor de I/O e mistura DSP definido por software da LAWO, foi também apresentado nesta edição da IBC. Cada unidade AIOX fornece até 8 slots de placas de I/O adicionais, que equivalem a até 64 canais adicionais de I/S, em apenas 1RU. Até 20 unidades AIOX podem ligar-se a um Power Core via coaxial, par traçado ou fibra, fornecendo um total de 1280 entradas e saídas de áudio analógicas ou digitais adicionais, além de GPIO. O Power Core torna-se assim o gateway ideal entre formatos de áudio de banda base e redes de média IP RAVENNA/AES67.

Audio I/O Extender AIOX

FInalmente, o novo software na versão 10.4 para mesas A__UHD Core e mc² agora revelado, adiciona, a par de muitas outras novas funcionalidades, grupos de propriedade de sinal, monitorização da integridade e listas de utilizadores ao conjunto de recursos disponíveis. Os grupos de propriedade de sinal permitem que os utilizadores arbitrem recursos que são partilhados numa rede. Sinais vindos de uma variedade de dispositivos ou locais podem ser combinados em grupos lógicos. Em ambientes de produção, esse recurso ajuda a isolar atribuições de controlo para evitar substituições acidentais por outras mesas em rede.

Mais pormenores sobre todas estas novas funcionalidades e produtos aqui. Visite o site da empresa, para saber mais sobre estes e outros produtos LAWO. Para mais informações, contacte-nos.


O Pro Tools 2022.9 está aí

Pois é, o Pro Tools 2022.9 da AVID está aí. A nova versão vem recheada de novos recursos, muito importantes, sobretudo, mas não só, para utilizadores na área da música e da pós-produção. Esta versão introduz, não apenas, esses novos recursos e funcionalidades, como resolve problemas apontados pelos utilizadores anteriormente.

Tal como foi anunciado no mês passado, a próxima versão do Pro Tools ficaria disponível com integração do ARA 2. Pois, aí está então o novo 2022.9. A sua principal vantagem, no caso dos utilizadores na área da música, é a de que esse recurso tão esperado trará vantagens significativas, no que respeita aos fluxos de trabalho. Com o Pro Tools 2022.9 fica mais fácil ajustar o controlo de tempo do material de áudio, usando o Melodyne no Pro Tools. Isto é obtido por meio de um novo Melodyne Editor na janela de edição, tornando a sempre morosa viagem de ida e volta ao Melodyne, de volta ao Pro Tools uma coisa do passado.

Mas, claro, as grandes melhorias não se ficam por aí.

Outras novidades

Uma outra nova funcionalidade do Pro Tools 2022.9 é o Aux I/O, um novo recurso que permite adicionar qualquer dispositivo Core Audio, como entradas e saídas extra, ao motor de reprodução usado. Trata-se de um novo recurso extremamente poderoso, que resolve alguns pontos problemáticos persistentes que perseguem certos utilizadores há muito tempo. O Aux I/O é um recurso exclusivo para Mac, disponível no Big Sur ou posterior, ligado ao acesso ao Core Audio.

O Aux I/O permite configurar o motor de reprodução principal para a configuração preferida e ainda transmitir de e para outros dispositivos de áudio principais. A importância deste novo recurso reside no facto de ele permitir que o Pro Tools aceda a outro hardware externo e a outras aplicações, problema que exigia, no passado, várias soluções alternativas para o resolver. Um outro grupo que beneficiará do uso do novo Aux I/O será o dos utilizadores do HDX, que poderá aceder ao Dolby Atmos em software, sem precisar de alterar o Playback Engine do HDX. Para aceder ao Aux IO HDX, os utilizadores terão de usar o Hybrid Engine. Dessa forma, podem continuar a usar o seu motor de reprodução preferido, mas têm uma via alternativa, fora do Pro Tools, para aceder ao Dolby Atmos. Não será mais necessário comprometer o desempenho do Playback Engine, criando dispositivos de áudio agregados para incorporar hardware adicional. A latência será mínima, dependendo das configurações do buffer.

Existem outros novos recursos incorporados nesta nova versão. Há, por exemplo, um novo conjunto de controlos Quantize, disponíveis na barra de ferramentas de edição e na barra de ferramentas do editor MIDI. Isso permite o acesso rápido aos principais recursos com um grande botão Q para quantizar notas selecionadas. Para o efeito existe um comando Quantize, atribuível na janela de atalhos do teclado, desde a sua introdução, no Pro Tools 2022.4. Esse botão Q usa o mesmo comando. É possível ajustar as configurações do grau de quantização e a partir daí, ajustar a Accent e o Swing, ou usar um Groove e ajustar o Timing e a Velocity.

A função Timecode Overlay, recentemente introduzida para exibir o Timecode na janela de vídeo, tem agora mais funcionalidaders. Quando escolhida, esta sobreposição pode ser exibida em qualquer uma das seis posições diferentes na janela de vídeo. O 2022.9 oferece sliders de deslocamento XY, permitindo que o código de tempo seja colocado com precisão em qualquer posição, deslocando-se da posição inicial escolhida.

Pequenos ajustes

Uma série de outras novas funcionalidades inclui pequenos ajustes no interface do utilizador, nomeadamente uma mudança nos controlos da faixa Mic Pre, que agora mostram o número da slot e o número do pré-amplificador de microfone para pré-amplificadores que se integram com o Pro Tools, como é o caso no Avid PRE e no Pro Tools Carbon.

Há uma nova forma como as Preferências do Controlador funcionam. As preferências dos controladores Edit Window Follows e Mix Window Follows foram afinadas para incluir a selecção de faixas, bem como o banco de controladores. Isso significa que, com o 2022.9, se for selecionada uma faixa numa superfície de controlo, o Pro Tools pode rolar a faixa para visualização como a faixa mais à esquerda na janela Mix ou a faixa superior na janela Editor, se esta nova caixa de seleção for selecionada.

Estas são apenas algumas das novas funcionalidades trazidas pelo Pro Tools 2022.9. A nova versão está disponível para Windows e Mac OS. Uma versão Intro fica agora também disponível. Para ficar a saber mais veja aqui. Para ficar a saber mais, também sobre o Protools Intro, leia aqui. Para ficar a saber mais ainda fale connosco e veja uma demonstração.