Audio profissional: o ano de 2024 em revista (1)

Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo das edições do Feedforward de 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Se o ano de 2024 foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes.

A SPL continuou a produzir novos equipamentos dentro da sua linha de inovação, robustez e facilidade de uso. O BIG é uma poderosa ferramenta desenvolvida pela marca alemã, na tradição de outros importantes produtos que fizeram dela uma referência incontornável no universo do áudio profissional. A função do BIG é simples: ampliar a imagem estéreo de uma maneira nova, abrindo novas vias criativas para moldar o som. Fundamental para qualquer estúdio moderno, na perspectiva dos actuais padrões de escuta. 2024 viu também surgir, numa nova versão, um clássico do fabricante alemão, fiel companheiro em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora. O Channel One, aparece agora numa nova versão: o Channel One Mk3. A mesma originalidade, a mesma robustez, o mesmo conceito, um novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência, acompanhado da mesma promessa de total fiabilidade. Finalmente, pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia discreta, o novo P8, que está equipado com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CI, feitos de transístores individuais. Isto é típico dos pré-amplificadores de última geração e é uma das principais razões para o seu som excelente.

A SONIBLE, a nossa nova representada austríaca, destacou-se em 2024 pelos plugins da série smart: o smart:comp 2, o smart:EQ 3, o smart:reverb, o smart:EQ live e o EQ+ series. Pode adquiri-los individualmente ou em conjuntos, agrupados por função. Estão ainda disponíveis as séries pure, true, proximity e entropy. Para além destes, no catálogo da empresa continuará a encontrar outros produtos de software e hardware que tornaram a SONIBLE uma das empresas mais inovadoras do sector.

A SONIFEX continuou a enriquecer a sua linha de produtos DANTE. O destaque em 2024 foi para o AVN-CU1 AVN-DIO10-12G Dante®. O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço muito acessível. Por sua vez, o novo AVN-DIO10-12G Dante®, o conversor 12G/6G/3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, constitui uma solução, simples e elegante, para integrar o seu equipamento tradicional, mas ainda operacional, na nova realidade do AoIP. A nova unidade permite-lhe unir o melhor de dois mundos, e continuar a tirar partido do seu investimento, sem hipotecar o futuro.

A americana 360 SYSTEMS é um nome clássico. O Instant Replay 3 foi desenvolvido por técnicos criativos da empresa, para satisfazer aqueles que precisam de responder rapidamente, no âmbito da sua função, na linha da tradição da empresa. Sempre tendo em vista uma operação muito intuitiva, fornecendo um sinal de áudio de alta qualidade, no contexto dos actuais fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, e isto é de particular importância no universo do áudio profissional, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio.

A alemã YELLOWTEC focou-se em 2024 no crescentemente importante universo dos podcasts. Destaque para dois produtos. O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Um dos seus pontos fortes é a tecnologia LEA integrada, a garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso. Saído recentemente, tem o m!ka podcaster. Trata-se do novíssimo suporte de microfone, especialmente concebido para a área do podcast, mas baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC e totalmente integrável com ela.

A RTW concentrou-se na melhoraria do TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transformando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa. Duas actualizações do software operativo do TouchControl 5, surgidas em 2024, transformam esta ferramenta em algo para o qual os adjectivos começam a escassear. Um instrumento único, para resultados únicos, agora ainda mais poderoso.

Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO, a nossa novíssima representada, e dos seus Spatial Mics, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, dispõe, para esse efeito, de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permitem deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.

O novo modelo A640, da AVIOM está aí. Com mais canais de mistura, recursos poderosos e um interface de utilizador intuitivo e simplificado. Nestes dias de produções cada vez mais complexas, o A640 ajuda os músicos a ouvir e a ouvir-se melhor, uma exigência hoje mais premente do que nunca. É compatível com todos os sistemas existentes desenvolvidos pela marca americana, que usam rede Dante, tem placas de misturador digital ou entradas analógicas e pode ser usado, simultaneamente, com os outros misturadores pessoais do catálogo da marca, modelos A360, A320 e/ou A-16II.

Outro nome de bandeira do áudio profissional, a CEDAR AUDIO, enriqueceu a sua linha de produtos de hardware com dois novos modelos: o DNS 4 e o DNS 8D. A mesma tecnologia do clássico DNS 2 está presente nos novos modelos. O DNS 4 é ideal para utilizadores que necessitam de mais de dois canais de DNS, numa unidade portátil, em vez de montado em rack. Tal como o seu irmão mais novo, o DNS 2, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações de gravação em estúdio, broadcast e live ou em locais como teatros, salas de concerto, locais de conferências e locais de culto. Quanto ao DNS 8D, de 8 canais em rack, é o primeiro DNS com interface Dante®, para além de ligações de áudio AES3. Tal como os outros modelos, assenta num novo algoritmo de supressão de ruído optimizado, igualmente apontado ao broadcast e live, e o seu elegante interface de utilizador inclui um modo de configuração rápido e modos detalhados, que oferecem melhor controlo do que qualquer outro processador de diálogo anterior.

Na próxima edição do Feedforward concluiremos esta nossa viagem pelo que 2024 nos trouxe de novo na área do audio profissional. Até lá, fale connosco para ficar a saber mais sobre os produtos aqui descritos.


Obtenha 20% de desconto nas linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC

Neste verão, ganhe 20% de desconto em equipamentos selecionados da YELLOWTEC. Aproveite estas excepcionais ofertas, disponíveis até 31 de julho de 2024. Se a YELLOWTEC é novidade para si, aproveite esta ocasião para investigar a marca e escolher a solução mais adequada para o seu estúdio. Se já é utilizador da marca, aproveite para completar ou actualizar os equipamentos YELLOWTEC que já possua. Neste verão, eleve a sua capacidade de produção para um nível premium e economize, ao mesmo tempo, muito dinheiro.

É verão, é tempo de desfrutar de uma excepcional campanha da YELLOWTEC, que lhe permite aceder a uma selecção de produtos, de linhas que tornaram a empresa conhecida no mundo do áudio profissional.

A YELLOWTEC é uma inovadora empresa alemã, que produz equipamentos destinados à área do broadcast, rádio e televisão e podcast. Centenas de estúdios por todo o mundo e podcasters usam soluções YELLOWTEC, que se distinguem pela sua qualidade, design excepcional e muito cuidado, enorme robustez, inovação e total fiabilidade.

Queremos-lhe chamar aqui a atenção para três linhas, em particular: a linha iXm, os microfones que gravam com ganho automático, a linha m!ka, os amplamente conhecidos e usados suportes de microfone e a linha PUC2, os interfaces de áudio, capazes de executar a sua operação de forma automática.

Não há quase nenhum estúdio de áudio profissional ou podcaster de referência no mundo, que viva sem o m!ka. Desde a maior estação de rádio ou tv que consiga imaginar, até aos podcasters mais conhecidos, que gravam de suas próprias casas, todos se apoiam na solidez do sistema m!ka. Na linha de braços m!ka é possível encontrar soluções para todas as configurações de equipamentos, que normalmente surgem em estúdios, carros de exteriores e outras unidades de produção de áudio. A versatilidade, a robustez, o excelente design e a economia de espaço que esta linha oferece são factores distintos e lendários. O sistema m!ka permite dispor tudo aquilo que necessita para o seu trabalho, comodamente à sua frente, de forma ergonómica e com uma enorme economia de espaço. E os suportes são lindos de se ver!

O PUC2, por outro lado, é uma recente linha de conversores de áudio, única, da YELLOWTEC, que lhe permite obter um sinal da mais alta qualidade, sem nenhum esforço de ajuste. Com o sistema LEA integrado, extremamente compacto, cada modelo PUC2 proporciona uma qualidade de sinal HD, de primeira classe, por simples via USB plug’n’play. O PUC2 é de uma desconcertante facilidade de operar e um prazer de ouvir. Um PUC2, um microfone de sua escolha e um computador é tudo o que necessita para obter um resultado de nível broadcast. Para o profissional experimentado, freelance ou podcaster. No exterior ou no estúdio, em casa ou na rua, o PUC2 é a ferramenta em que pode confiar.

Para uma captação ainda mais simples, mas mantendo toda a qualidade profissional, o iXm é o microfone que grava. O Microfone de Gravação iXm (na versão repórter ou podcaster) é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. A tecnologia de controlo automático de nível LEA integrada, permite obter sinal de qualidade, em qualquer ambiente de gravação. Garante som profissional e níveis optimizados. Não se preocupe com a operação de gravação. Prima o botão de gravar e concentre-se apenas no seu texto ou no seu entrevistado. Não há necessidade de pós-produção. Transfira o seu ficheiro para o seu computador e carregue o ficheiro para a plataforma que usa habitualmente.

Pois bem: até 31 de Julho de 2024 é tempo de aproveitar um desconto único de 20% nestas linhas de produtos da YELLOWTEC. Poupe muito dinheiro e usufrua da superior qualidade YELLOWTEC.

Se ainda não as conhece, é natural que queira saber mais sobre as linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC. Pode fazê-lo aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Contacte-nos para saber mais ainda, para saber como aproveitar esta oferta excepcional e para detalhes sobre preços.

Apresse-se: Julho é o mês de todas as decisões.


A onda da Rádio!

As tecnologias digitais são hoje ferramenta corrente no universo da rádio. São muito fáceis de usar e permitem novos fluxos de trabalho, ultrapassando um ponto sem retorno no que diz respeito aos métodos de produção. Trata-se de ferramentas precisas, seguras e capazes de gerar um sinal de qualidade imbatível. Daqui para a frente apenas resta melhorar o melhor. É o que a YELLOWTEC faz desde há anos. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da marca alemã, que lhe vão permitir fazer uma rádio de ainda maior qualidade, que são cada vez mais simples de usar, mais flexíveis e a valer, sem margem para dúvida, cada euro nelas investido.

Rádio hoje, a filosofia

A rádio esteve e está sempre mais perto dos seus ouvintes. O “estar em cima do acontecimento,” o “chegar primeiro,” a recolha do depoimento vital no momento certo, são factores que valem nos dias que correm, hoje mais do que nunca, ouro. Directo é rádio! A portabilidade da rádio sempre foi e continua a ser uma factor chave para a sua continuada presença. Para que tudo isto se cumpra, é necessária uma tecnologia que não se intrometa no caminho. Facilidade de operação, total transparência, fiabilidade e economias de escala são atributos das tecnologias que se exigem numa rádio moderna que mantenha esta proximidade e esteja em sintonia com os tempos.

O fim do rádio foi previsto repetidas vezes. Enganaram-se. Este meio flexível e de baixo custo continua a responder às novas tecnologias e às mudanças nos hábitos de escuta.

Uma pessoa em Canas de Senhorim ou em Alcoutim, ouve a sua rádio local ou nacional, nas circunstâncias mais variadas. A rádio está muito longe de ser, como foi frequentemente anunciado, um meio de comunicação “moribundo.” É um meio que continua a atrair grandes audiências em todo o mundo.

A rádio estaria, supostamente, no seu leito de morte desde que as imagens tomaram conta da comunicação. A televisão iria dar, dizia-se, o golpe fatal na rádio. Mais tarde, a internet iria colocar a rádio no seu túmulo final. Mais recentemente, os pessimistas previram que os smartphones levariam ao fim definitivo do rádio. O fim da rádio foi, obviamente, um exagero brutal…

Apesar das previsões pessimistas, a rádio atrai cada vez maiores audiências em todo o mundo, à medida que mais estações entram no ar.

O sucesso da rádio tem muito a ver com a sua capacidade de adaptação às novas tecnologias, a sua portabilidade e a contínua popularidade da música e da palavra falada. Nenhum outro meio de comunicação apresenta este índice de sucesso.

A tecnologia digital, num primeiro tempo, como ferramenta de produção e, num segundo tempo, como ferramenta de gestão e divulgação de conteúdos, é central em todo este processo. A qualidade aumentou, a maior simplicidade de processos é notória, a flexibilidade que a utilização destes meios proporciona é um facto que não deixa dúvidas. A introdução do digital tornou tudo radicalmente mais fácil, e esta solução até é, feitas as contas, mais económica. Tendo, sobretudo, em conta o dramático aumento de produtividade que traz.

Um ficheiro áudio, um clique, contacto com o mundo

A AVANTOOLS é uma empresa com forte presença no mundo da rádio. Queremos por isso chamar-lhe a atenção especial para algumas ferramentas específicas, muito em particular para a linha dirigida a este segmento de mercado, da nossa representada YELLOWTEC.

Atente, por exemplo, no microfone iXm. O Microfone-Gravador iXm é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação desconcertantemente simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas. Destina-se a jornalistas, repórteres, etc., sobretudo, porque muito do seu trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

LEA, o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações cristalinas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é uma ferramenta de gravação mais simplificada e mais acessível, sem perder qualquer dos atributos de qualidade que definem a linha iXm. A tecnologia LEA integrada é garantia de um sinal perfeito. O modelo Podcaster oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria e usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, mas que assegura a mais alta qualidade áudio, com a mesma incrível simplicidade de uso.

O próprio microfone grava para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo.) Depois é transferir os seus ficheiros para o computador, montar a sua peça , enviá-la de onde quer que se encontre e… alô mundo! É mesmo assim, simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um windscreen iXm para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente os seus registos iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro.

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações impecáveis, através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui. Aproveite e leia aqui tudo sobre a linha m!ka, a linha dos afamados suportes multifunções da YELLOWTEC e aqui sobre o puc2, o conversor AD, que também utiliza a tecnologia LEA.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã destinados à rádio aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.


Alô podcasters!

As tecnologias digitais colocam ao seu serviço novas ferramentas, necessárias para garantir algo tão ancestral e vital como a espécie humana: a intercomunicação. Esta assenta sempre numa qualquer tecnologia, da fala, ao papiro e à pena, e do telégrafo ao computador. A novidade que os computadores trazem é bastante simples: possibilitam diversas formas de intercomunicação, de modo articulado, antes só possível pelo uso de tecnologias separadas. O podcast é isso: transmitir informação, seja de que natureza for, do ponto a para o ponto b, de um modo simples, como se estivéssemos a interagir da forma mais básica, que dominamos desde que nascemos: a fala. Um podcast é, afinal, partilhar conteúdo e interagir com o(s) nosso(s) interlocutor(es) à distância, de uma forma livre, barata e universal. O podcast assenta em ferramentas muito simples e produzi-lo é quase tão simples e natural como falar. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da gama YELLOWTEC, que lhe vão permitir recorrer a esta forma de intercomunicação, com alta qualidade e extrema facilidade de uso.

Podacast, a filosofia

Sem medo de errar, podemos dizer que a indústria de podcasting está à beira de mudanças significativas que moldarão o cenário da criação e consumo de conteúdos de áudio, via podcast. O futuro do podcasting está garantido, por mais que lhe digam que não.

Especialistas do sector antecipam uma dinâmica sem precedentes no espaço de podcasting no futuro próximo. Para além das novas possibilidades tecnológicas, há uma clara evolução na diversificação das técnicas de monetização, o que sugere que os podcasters podem explorar uma variedade de fontes de receita para apoiar os seus esforços de criação de conteúdo.

O futuro do podcasting está também intimamente interligado a avanços tecnológicos, incluindo a integração de IA, de conteúdos vídeo e a técnicas de publicidade inovadoras. Esses desenvolvimentos irão certamente melhorar a experiência geral de podcasting, tanto para criadores como para ouvintes.

O podcasting continua a experimentar um crescimento notável, com projecções de receita na ordem dos milhares de milhões de euros em 2024. Não leu mal: são mesmo milhares de milhões! Esse crescimento substancial é atribuído ao número crescente de podcasts, ao aumento das audiências e aos avanços na tecnologia da publicidade que permitem estratégias publicitárias mais focadas usando este meio. Qualquer tema é virtualmente susceptível de ser tratado em podcast. O conteúdo é, portanto, rei.


As razões para o desenvolvimento desta área são fáceis de perceber. Para além dos domínios em que, tradicionalmente, se têm e continuam a desenvolver conteúdos —desporto, humor, política, etc. —, o podcasting está a alcançar novos mercados, incluindo a área da educação, o sector da população mais jovem, das pequenas empresas, das empresas locais e do público multilingue. Esta expansão revela o potencial dos podcasts para agregar valor em novos ambientes e envolver públicos diversos em sectores muito diversificados, tudo assente numa crescente inovação tecnológica, no crescimento do mercado e na diversificação contínua de conteúdos e dos fluxos de receitas.

Uma área em mudança

O espaço de podcasting regista o surgimento de produtos e serviços especializados, adaptados às necessidades dos podcasters, como soluções completas para podcasters profissionais ou amadores, ferramentas de SEO (search engine optimization) para podcast e produtos e serviços específicos para podcast. Esses desenvolvimentos visam agilizar os processos de criação de conteúdo e melhorar a qualidade geral dos podcasts.

Em 2024, podemos dizê-lo sem receio, o futuro do podcasting parece ser este: uma firme promessa de dinamismo e crescimento. Este cenário em evolução apresenta oportunidades interessantes tanto para criadores como para ouvintes, moldando a forma como nos envolvemos e nos iremos envolver com o conteúdo de áudio nos próximos anos.

O podcast é uma tecnologia que apenas depende do autor ou autores, é por natureza muito “portátil” e, factor muito importnte, é independente das grandes cadeias de comunicação. Os podcasters são donos do seu podcast! E as ferramentas para o produzir são de uma simplicidade desconcertante.

Um ficheiro áudio, um clique e estamos em contacto com o mundo

Para os podcasters, a AVANTOOLS, uma empresa especializada nesta área, fornece-lhe ferramentas específicas, muito em especial a linha dirigida a este segmento de mercado da nossa representada YELLOWTEC. Verifique, por exemplo, o microfone iXm. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas para todos os jornalistas, investigadores, etc.. As ferramentas para podcast da YELLOWTEC são naturalmente também adequadas ao exigente universo da rádio, sobretudo, agora que muito do trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

O LEA e o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações nítidas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Esta tecnologia LEA integrada é uma garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso.

Use o próprio microfone para gravar para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo,) transfira os seus ficheiros para o computador, monte a sua peça, publique-a! É mesmo assim simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um Windscreen iXm para estar pronto para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente as suas gravações iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro. Depois é a montagem e… alô mundo!

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações cristalinas através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

m!ka podcast

O m!ka podcast é o novíssimo suporte de microfone especialmente concebido para esta área, baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui e sobre a linha m!ka aqui.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã adequados ao podcasting aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.


O futuro do podcast

As tecnologias digitais colocam ao nosso serviço várias ferramentas, necessárias para garantir algo tão ancestral e vital como a espécie humana: a intercomunicação. Esta assenta sempre numa qualquer tecnologia, da fala, ao papiro e à pena, do telégrafo ao computador. A novidade que os computadores trazem é a de proporcionarem diversas formas de intercomunicação, de forma articulada, antes dispersas por diversas tecnologias. Uma delas é o podcast. Transmitir informação, seja de que natureza for, do ponto a para o ponto b, de forma tão simples, como se estivéssemos a interagir da forma mais básica que dominamos desde que nascemos: a fala. Um podcast não é mais do que isso: passar conteúdo de um ponto a outro e interagir com o(s) nosso(s) interlocutor(es). Desde os tam-tams africanos, ao telégrafo, passando pelos jornais e pela rádio, estamos sempre perante o mesmo desafio: passar informação do ponto a para o ponto b e, durante o processo, interagir com os destinatários da nossa informação. O podcast assenta em ferramentas muito simples para a sua produção e é de utilização quase tão natural como a fala. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, sobretudo da gama YELLOWTEC, que lhe vão permitir recorrer a esta forma de intercomunicação, com alta qualidade e extrema facilidade de uso.

Neste início de 2024, podemos dizer que a indústria de podcasting está à beira de mudanças significativas que moldarão o cenário da criação e consumo dos conteúdos de áudio, via podcast. O futuro do podcasting é aliciante.

Especialistas do sector antecipam uma dinâmica sem precedentes no espaço de podcasting. Para além das novas possibilidades tecnológicas, há uma clara evolução na diversificação das técnicas de monetização, o que sugere que os podcasters podem explorar uma variedade de fontes de receita para apoiar os seus esforços de criação de conteúdo.

O futuro do podcasting está interligado com os avanços tecnológicos, incluindo a integração de IA, conteúdo de vídeo e técnicas de publicidade inovadoras. Esses desenvolvimentos irão certamente melhorar a experiência geral de podcasting, tanto para criadores como para ouvintes.

O podcasting continua a experimentar um crescimento notável, com projecções de receita na ordem dos milhares de milhões de euros em 2024. Esse crescimento substancial é atribuído ao número crescente de podcasts, ao aumento das audiências e aos avanços na tecnologia da publicidade que permitem estratégias publicitárias mais focadas usando este meio.

Espera-se que o podcasting alcance novos mercados, incluindo nisto a área da educação, o sector da população mais jovem, das pequenas empresas, das empresas locais e do público multilingue. Esta expansão revela o potencial dos podcasts para agregar valor em ambientes educacionais e envolver públicos diversos noutros setores.

O espaço de podcasting regista o surgimento de produtos e serviços especializados, adaptados às necessidades dos podcasters, como soluções completas para podcasters profissionais, ferramentas de SEO (search engine optimization) para podcast e produtos e serviços específicos para podcast. Esses desenvolvimentos visam agilizar os processos de criação de conteúdo e melhorar a qualidade geral dos podcasts. Ao olharmos para 2024, o futuro do podcasting parece dinâmico e promissor. As razões situam-se na inovação tecnológica, no crescimento do mercado e na diversificação contínua de conteúdos e fluxos de receitas. Este cenário em evolução apresenta oportunidades interessantes tanto para criadores como para ouvintes, moldando a forma como nos envolvemos e envolveremos com o conteúdo de áudio nos próximos anos.

O podcast é uma ferramenta que apenas depende do autor ou autores e é independente das grandes cadeias de comunicação.

A AVANTOOLS, aposta nesta área, fornecendo ferramentas específicas para podcasters, em especial a linha dirigida a este segmento da nossa representada YELLOWTEC. Aposta também na formação no uso destas ferramentas. Falaremos mais em detalhe dos produtos da marca alemã em breve, que pode, desde já, consultar aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações.


Um laboratório na crista da onda

A masterização é uma das partes mais importantes do processo de produção musical. É uma arte única e desde há 25 anos que o WaveLab da STEINBERG é a escolha número um para profissionais de masterização. O WaveLab é uma solução de masterização completa, com todas as ferramentas necessárias para cobrir qualquer fluxo de trabalho do início ao fim. Com o apoio de uma rede global de engenheiros de masterização que o utilizam, o WaveLab é a chave para dar a cada aspecto da masterização uma dimensão totalmente profissional.

O que oferece, num primeiro e rápido resumo, uma ferramenta como o WaveLab da STEINBERG? Em primeiro lugar, a solução para a masterização e edição de ponta destinada à distribuição digital, em CD, vinil e noutros formatos. Em segundo lugar, a capacidade para a montagem de faixas diferentes para criar um álbum inteiro. Em terceiro lugar, uma unidade de medição de sinal excepcional, FX em tempo real, com processadores offline e ferramentas de restauro. Em quarto lugar, a possibilidade de integração, muito flexível, de hardware externo, para uma ainda maior e personalizada capacidade de processamento.

O WaveLab é muito mais do que a referência da masterização. A sua abordagem modular permite o uso de diferentes partes do seu abrangente conjunto de recursos em todas as áreas da produção de áudio profissional. Quer se trate de edição e processamento espectral precisos, restauro de áudio, análise forense de arquivos de som e muitos outros usos, o WaveLab tem as ferramentas para fazer todo esse trabalho de forma incrivelmente rigorosa e intuitiva.

O WaveLab oferece uma ampla variedade de funções de edição especializadas. É possível a edição destrutiva e não destrutiva, permitindo assim a escolha mais adequada ao seu projecto. A edição espectral de alta resolução, por exemplo, permite direcionar com precisão certas frequências e detectar ruídos indesejados, para removê-los com muito cuidado. O WaveLab possui as ferramentas de análise de áudio mais avançadas, actualmente disponíveis na indústria de som profissional. Uma gama abrangente de medidores de sinal – incluindo nível de pico, erros de volume, fase, espectro e bits – garante uma panorâmica incrivelmente precisa do som com o qual se está a trabalhar. Mas o WaveLab vai muito além do simples mostrar do que está a acontecer, porque permite uma visualização do espectrograma excepcionalmente detalhada, exibição de Wavelet e análise de frequência 3D, incluindo ferramentas de análise global para sondar profundamente os sons. As ferramentas de restauro de áudio de última geração do WaveLab são conhecidas pela sua capacidade de melhorar gravações antigas ou imperfeitas. Inclui o conjunto de plug-ins de restaurao RestoRig, como o DeClicker, DeNoiser, DeBuzzer, DePopper e DeCrackler, para remover uma ampla gama de ruídos e artefatos indesejados.

O WaveLab possui uma área de trabalho inteiramente dedicada ao processamento por batch, o que pode fazer economizar muito tempo aos utilizadores. Com uma vasta gama de efeitos de plug-in e processadores de alta qualidade à escolha, é possível criar com eles muitas colecções de plug-ins diferentes e produzir o rendering de vários arquivos em formatos diferentes de uma só vez. O WaveLab apresenta recursos de edição de metadados muito abrangentes e flexíveis, que podem ser mudados à medida e utilizados independentemente da utilização em concreto, material de origem ou resultado final. Além de toda a gama de códigos de metadados – incluindo ID3 v1 (para formatos MP3) e v2 que estão em conformidade com os padrões do iTunes – podem ser adicionadas letras e imagens aos metadados de cada arquivo. O WaveLab é também uma ferramenta fantástica para designers de som, não apenas pelas suas funções de análise, edição e restauro de áudio, mas também porque as suas avançadas ferramentas de processamento o tornam uma óptima solução para capturar amostras e criar loops, entre muitas outras possibilidades de utilização. O WaveLab permite a gravação estéreo e multipista, tornando-o a ferramenta ideal para uma ampla variedade de situações de gravação, dentro e fora do estúdio. O WaveLab tem a possibilidade de criar ficheiros de áudio interlaçados multicanal, para abrir, editar e guardar em formatos de áudio surround até 22.2 e Ambisonics, com edição mais fácil e opções de seleção detalhadas. É perfeito também para podcasts, uma parte hoje tão importante da transmissão de áudio. Uma das áreas de trabalho do WaveLab é dedicada a gravar, organizar episódios e prepará-los para publicação. Existe uma versão do WaveLab, o Cast, apenas centrada nesta capacidade.

Uma ferramenta excepcional, de que aqui lhe pretendemos dar apenas uma imagem rápida. Se quiser saber mais, veja aqui. Se o seu universo de trabalho se centra nos podcasts e noutras aplicações para redes sociais, existe uma versão especial dedicada o WaveLab Cast. Veja aqui mais sobre este produto. Para saber mais ainda sobre o WaveLab da STEINBERG e para ficar a conhecer mais sobre as suas possibilidades, venha falar connosco.


Voltemos à nova crystal da LAWO

Assinalámos-lhe há tempo, aqui no FEEDFORWARD, o lançamento da nova crystal, a mesa de mistura da LAWO que coloca a tecnologia da afamada diamond ao seu alcance. Trata-se da mesa ideal para unidades de produção de dimensões mais reduzidas. Do estúdio pessoal, ao carro de exteriores mais sofisticado. Graças à nova crystal, a tecnologia diamond está agora à sua disposição, no caso de situações em que o espaço, a portabilidade, a dimensão dos fluxos de trabalho, a complementaridade com outros equipamentos e o orçamento sejam considerações a ter em conta. A nova crystal coloca a tecnologia LAWO, todo o seu saber, experiência, qualidade e poder de operação, ao seu dispôr, de uma forma mais acessível do que nunca. A nova crystal é uma mesa compacta e moderna no seu conceito.
Conheça tudo sobre a nova crystal.

Para atingir os mais altos níveis de produtividade, as nossas ferramentas de trabalho devem funcionar como extensões de nós próprios. Com dois modos distintos de operação – Power Core e Controller – a nova crystal é a companheira perfeita para uma variedade de aplicações: estúdios de broadcast, rádio e televisão, de pequeno e médio porte; estúdios regionais; suítes de notícias e comentário; estúdios de som; controlo MCR e carros de exteriores; estúdios de gravação de podcasts; produção remota; sites de backup e de recuperação de desastres; controlo e integração de DAWs, bem como na uniformização de fluxos de trabalho.

Baseada na afamada filosofia da diamond, a operação da crystal revela-se instantaneamente familiar e directa, proporcionando aos utilizadores uma poderosa ferramenta de trabalho, altamente intuitiva. A nova crystal proporciona uma sinergia perfeita da operação física e virtual, com controlos inteligentes e sensíveis ao contexto em que estão naturalmente disponíveis. A nova crystal proporciona o poder da diamond num pacote mais compacto e económico e aproveita a insuperável experiência em tecnologia áudio e melhoria de fluxos de trabalho de alta qualidade que os produtos LAWO proporcionam.

A nova crystal integra tecnologia nativa IP e está disponível em acabamento claro e escuro. Ambas as versões oferecem uma variedade de tons e matizes de utilização que permitem personalizar a mesa de acordo com as necessidades. Extensões virtuais opcionais fornecem informações imediatas para cada função. Faders motorizados sensíveis ao toque e teclas LED coloridas funcionam em conjunto, com ecrãs de super resolução, coloridos.

A nova crystal está disponível com 6, 8 ou 14 vias, tem ecrãs “context-sensitive” a cor, e faders touch-sensitive. Funciona em dois modos: Power Core e Controller. Tem módulos opcionais de controlo com ecrã sensível ao toque de extensão virtual. O motor Power Core oferece várias opções de licenças. que proporcionam um sistema sofisticado de gestão de utilização e de direitos. A nova crystal é, claro, compatível em modo nativo com os protocolos RAVENNA/AES67 e ST2110-30. Foi desenhada para dar resposta a produções que requeiram um ritmo de trabalho rápido. Proporciona um conjunto de pistas visuais para ajudar a operação. A crystal emprega algoritmos inteligentes que aceleram os fluxos de trabalho de qualquer tipo de produção e liga-se ao motor de mistura Power Core em modo nativo, via Ethernet.

Tudo isto num conjunto compacto, que é um imenso prazer operar.

Saiba tudo sobre a nova crystal aqui. Se quiser saber mais ainda ou para outros esclarecimentos sobre a nova crystal ou qualquer dos outros produtos da LAWO, por favor, contacte-nos.

Novidades SPL

Se quisermos definir a SPL, o fabricante alemão de equipamentos de áudio profissional, poderemos fazê-lo em poucas palavras: originalidade, robustez, constante aperfeiçoamento dos seus produtos. Ao longo dos anos, a SPL criou verdadeiros standards da indústria, que mantêm o seu desempenho durante anos e anos, de forma imaculada e os seus conceitos são constantemente melhorados. Da SPL poderemos dizer que transforma o melhor num ainda melhor. Dois clássicos do fabricante alemão, fiéis companheiros em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora, o Channel One e o Track One, aparecem agora em novas versões. A mesma robustez, o mesmo conceito, o novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência com a mesma promessa de total fiabilidade.

Desde 1983 que a SPL desenvolve equipamentos de áudio para música, cinema, multimédia e broadcast, seguindo este seu lema: experimentar e ouvir é mais importante do que seguir as regras.

Daí resulta, depois de todos estes anos, uma experiência e um catálogo do qual constam muitos produtos que podemos ver em locais de produção áudio espalhados por todo o mundo. São produtos de áudio inovadores, que desafiam os limites da tecnologia e do design, em busca de um desempenho único que diferencia os produtos SPL.

Os novos modelos

O Channel One e o Track One são dois dos modelos clássicos da linha SPL, que surgiram há mais de 20 anos, continuando a servir ainda hoje, nas suas sucessivas iterações, os desígnios dos seus utilizadores. Agora, estes modelos surgem em versões de terceira geração. O mesmo conceito, mais aperfeiçoado. Prometem continuar a tradição de robustez, fiabilidade e inovação da sua família de origem.

O Channel One tem sido sinónimo de um channel strip destinado à gravação e mistura, extremamente musical e da mais alta qualidade. Nesta sua versão mais recente, Mk3, este clássico foi completamente revisto. Além de uma tensão de áudio interna mais alta (agora +/- 18 V) para um som ainda melhor e mais detalhado, o Channel One contém uma secção de pré-amplificador melhorada, um Transient Designer integrado, um módulo integrado de saturação de válvula e uma opção de comparação Mic A/B para dois microfones, para além de outros excelentes recursos que elevam o moderno estúdio de gravação e mistura a um novo patamar de qualidade. Com o de-esser, compressor e equalizador, todas as ferramentas principais de um canal real ainda estão à mão de semear. Seja qual for a fonte, um sinal de microfone, linha ou instrumento, com o Channel One Mk3 qualquer fonte soa como um sinal gravado profissionalmente. O novo design da série SPL Studio põe perfeitamente em relevo as qualidades sonoras deste Channel One de 3ª geração.

No broadcast e na gravação de voz, o Track One já conquistou há muito um grande nome. Usado na gravação de voz ou instrumento, no live ou num podcast, o Track One garante sempre uma excelente qualidade. Enriquece o sinal do microfone, linha ou instrumento. Com o de-esser, compressor/limitador e equalizador incorporados, está garantida a obtenção de resultados de qualidade profissional. Este strip-channel de gravação e mistura de alta qualidade foi melhorado novamente nesta sua última versão Mk3 em alguns detalhes técnicos e optimizado tendo em conta as necessidades dos modernos estúdios de gravação. O novo conceito da série SPL Studio fornece a este Track One Mk3, de terceira geração, um design mais intuitivo e ao mesmo tempo muito elegante e fácil de usar.

Com o Channel One Mk3 e o Track One Mk3, a SPL introduz a próxima geração dos seus lendários clássicos processadores.

Saiba tudo sobre o Channel One Mk3 aqui e sobre o Track One Mk3 aqui. Para saber mais ainda ou para o ajudarmos a definir qual destas soluções melhor se adequa às suas necessidade, por favor, contacte-nos.


O som do crystal

A LAWO revelou a sua nova mesa crystal. Trata-se de uma nova mesa de mistura, muito versátil destinada a aplicações na área do broadcast. O novo modelo, com tecnologia nativa IP, assenta nos padrões de rede abertos RAVENNA/AES67 Audio-over-IP (AoIP) e está conforme às normas SMPTE ST2110-30/-31 para áudio e ST2022-7 para redundância. Alimentada pelo Power Core Engine, a nova crystal é expansível no que respeita ao I/O, acomodando fontes e destinos de áudio AES67, MADI, analógico, AES3, bem como Dante®.

A nova mesa de mistura para broadcast, crystal, revelada recentemente a partir do estúdio da LAWO em Rastatt, na Alemanha, vem recheada de surpreendentes capacidades. Uma poderosa e compacta ferramenta, com o selo de garantia LAWO. A nova crystal aproveita o poder do diamonde num pacote mais compacto e económico, graças à experiência em áudio e fluxos de trabalho de alta qualidade da LAWO.

A mesa está disponível com 6, 8 e 14 vias e com dois modos distintos de operação – Power Core e Controller. A crystal é a companheira perfeita para uma variedade de aplicações na área do broadcast, que abrangem rádio e uma variedade de fluxos de trabalho de produção de áudio, em pequenos a médios centros de produção em estúdios a operar em tempo real; estúdios regionais; suítes de notícias e comentários; pequenos estúdios de produção; controlo MCR e veículos de exteriores. É também a ferramenta ideal para estúdios de gravação de podcast; aplicações de produção remota; sites de backup e recuperação de desastres. Tem controlo e integração de DAW, bem como uniformização de fluxos de trabalho.

A nova crystal está assente na aclamada filosofia da diamond (que a LAWO lançou o ano passado e sobre a qual já vos falámos aqui). O design da crystal parece instantaneamente familiar e intuitiva, oferecendo aos profissionais uma mesa de muito fácil operação. A nova crystal promove a sinergia perfeita da operação física e virtual, com controlos inteligentes e sensíveis ao contexto, que estão sempre naturalmente à mão. A crystal permite que os operadores reúnam o poder da diamond num pacote mais compacto e económico e aproveitem a experiência em áudio e fluxos de trabalho de alta qualidade da LAWO.

Faders motorizados silenciosos, baseados nas aclamadas mesas de produção de áudio da série mc² e codificadores precisos permitem integração perfeita com a automação e sistemas de reprodução, que a tornam perfeita para operações de múltiplas camadas, envolvendo reconhecimento de voz, produção remota ou controlo de DAWs. Codificadores programáveis ​​e botões LED codificados por cores facilitam a distinção de funções de controlo comuns.

A crystal emprega algoritmos inteligentes que aceleram os fluxos de trabalho de produção. Uma série de tecnologias de mistura assistida facilitam em muito a sua operação. A função AutoMix mantém automaticamente o equilíbrio, em casos que envolvam múltiplos microfones, e o AutoMix Grouping permite que essa mistura automática e inteligente seja aplicada a vários grupos de fontes independentes. O AutoGain, uma função de configuração automática de ganho, optimiza os níveis dos microfones de convidados e pivots com o simples pressionar de um único botão.

A nova mesa permite também a integração com a aplicação HOME, a plataforma de gestão de infraestruturas baseadas em IP da LAWO.

Uma nova, poderosa, robusta, versátil e compacta ferramenta, com a garantia de qualidade da marca LAWO.

Muito mais há a dizer sobre esta nova crystal. Leia tudo aqui. Para mais esclarecimentos e sistemas de licenças, consulte-nos.


Aí está o hush

O novíssimo hush OnAir Controller da YELLOWTEC é, de longe, a maneira mais fácil de controlar a sinalização OnAir profissionalmente. Duas versões do hush estão disponíveis a partir de agora: o hush e hush+. O hush oferece vários recursos para controlar a sinalização OnAir. O hush+ tem funções de controlo adicionais sobre o sinal do microfone, como uma função de mute. A pré-amplificação de 12dB até 75dB, do hush+ garante um som de primeira classe! São novidades com o selo YELLOWTEC agora à sua disposição.

Assim que a alimentação é ligada, o hush é activado automaticamente. E para alimentá-lo, basta ligá-lo a um computador com o cabo USB-C, incluído, ou um adaptador USB-C/USB-A, também incluído. Para usar o hush sem o computador, pode-se usar uma fonte de alimentação de 5 V certificada.
Ao usar o hush pela primeira vez, ligando-o a um PC ou Mac via USB-C, a aplicação de controlo solicitará que seja especificado qual tipo de braço m!ka OnAir Mic que está a ser usado, um modelo mais antigo com um indicador OnAir vermelho ou o modelo actual com um indicador OnAir de duas cores (vermelho/branco). Em seguida, é tempo de definir o modo de controlo, usando a aplicação para fazer outras configurações, conforme desejado.


Sempre que o hush for activado, a aplicação carregará automaticamente as últimas configurações definidas.
Depois é altura de ligar o adaptador XLR-5 do m!ka OnAir Mic Arm à entrada de microfone frontal do dispositivo hush. Em seguida, é a vez de ligar o interface de áudio ou mesa de mistura que processa o sinal do microfone.

Seja qual for a opção, é então tempo escolher a aplicação desejada.

O hush fornece vários modos de controlo, extremamente conveniente e de uma forma extremamente profissional. De forma autónoma, o hush adapta-se perfeitamente a todos os utilizadores, cujos equipamentos não suportam controlo de luz vermelha. Ou então, usando a entrada GPI, é possível ligar o hush às saídas do hardware, controlando-o por meio de uma mesa de mistura, por exemplo. É também possível ligar via USB-HID, integrando o hush em qualquer fluxo de trabalho, em combinação com o seu próprio software. A YELLOWTEC fornece as respectivas bibliotecas para Windows e Mac. Também pode usar o USB-MIDI para controlar o hush via o software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é activado sempre que se iniciar uma gravação na DAW. É ainda possível ligar o hardware MIDI para controlar o Hush via MIDI externo. A aplicação oferece amplas possibilidades de configuração de qualquer setup MIDI.

Em resumo, como solução autónoma, o hush é uma solução extremamente conveniente e profissional, que se adapta perfeitamente a todos os utilizadores cujos equipamentos existentes não permitem controlo de luz vermelha. Usando a entrada GPI, é possível ligar o hush a qualquer saída de colector aberto padrão de hardware, por exemplo uma mesa de mistura. Selecionando o USB-MIDI pode controlar o hush via software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é ligado sempre que se iniciar uma gravação a partir do interface da DAW. É também possível controlar o hush através do hardware MIDI, via MIDI externo. Há muitas maneiras de integrar o hush.

Disponível a partir de hoje. Venha falar connosco para mais informações sobre o novo hush da YELLOWTEC.