Mais próximo do público

Na área do broadcast, a digitalização de todas as fases de produção trouxe, para além de um novo paradigma de contacto com as audiências, um conjunto de excitantes possibilidades, que ainda não estão a ser exploradas na sua plenitude. Misturar rádio, televisão, internet e redes sociais é o caminho a trilhar porque responde a necessidades e tendências reais do público. As soluções técnicas para o fazer existem e a LAWO está, neste capítulo, na vanguarda, oferecendo um conjunto muito poderoso de ferramentas.

Costumavam ser áreas separadas, cada uma com as suas soluções de conteúdos, os seus protagonistas, os seus técnicos, a sua tecnologia. A digitalização gradual de todos os fluxos de trabalho veio mostrar que os recursos são partilháveis, as operações podem ser sincronizáveis e os conteúdos podem assim ser comuns. Cabe ao público escolher a melhor e mais cómoda forma de aceder a todos esses conteúdos. O melhor local, o meio mais adequado, o horário mais apropriado.

Mediaparc da RadioFr

No princípio, a ausência ou disparidade de normas e meios tornava esta inclusão um processo difícil. Mas as potenciais vantagens e a lógica poderosa desta inclusão tornam-se claras para todos. Os profissionais cedo perceberam que os recursos que estão a usar são os mesmos, quer se trate de rádio, de televisão ou de outro qualquer medium, na redacção, no exterior, num estúdio ou live. O público, esse, pula sem qualquer dificuldade de um meio para outro, com destaque especial para o sector mais jovem, habituado que está à utilização e partilha de conteúdos através da rede. O que mudou, verdadeiramente, foi a normalização na geração, na produção e no transporte do sinal. O que se ganhou foi uma flexibilidade de trabalho sem paralelo, a possibilidade de partilha total de recursos e a descentralização da produção. Esta pode ser feita de forma partilhada e deslocalizada, e o sinal está disponível em qualquer lado, a qualquer momento. Toda a produção no broadcast, seja a que nível ou dimensão for, passa agora de uma lógica baseband para uma lógica IP.

A LAWO está na vanguarda da criação de soluções para este mundo novo que agora se abre rapidamente. Veja aqui no exemplo da suiça Radio Friburgo, o que é a Rádio do século XXI, o são os novos caminhos do broadcast. Leia aqui sobre as novas formas de controlar todos os recursos modernos, via IP.

Saiba mais sobre a LAWO e as suas soluções ou venha falar connosco para saber mais ainda e ver connosco qual a solução que melhor se adapta às suas necessidades.


EVO: foque-se na sua criatividade

Na área do áudio, a revolução digital trouxe benefícios incalculáveis e libertou com isso importantes energias criadoras. Nem sempre, porém, essa mudança implicou menor dependência da tecnologia. O novo EVO da AUDIENT impõe uma revolução nesta revolução, elevando-a a um novo patamar. Qualquer que seja o seu objectivo — criar novos objectos musicais, podcasts, streaming, ou conteúdos áudio para video ou jogos — com o EVO vai poder pôr em prática as suas ideias de imediato, com toda a simplicidade e com qualidade profissional. Com o EVO a tecnologia torna-se transparente.

Os novos EVO 4 e 8

O novo EVO da AUDIENT é o início da nova revolução digital. Esta novidade excitante é fornecida em duas versões: o EVO 4 de 2 entradas e 2 saídas e o EVO 8 de 4 entradas e 4 saídas. Faça a captação dos seus microfones ou instrumentos directamente, grave directamente para o seu computador e tire partido das excepcionais capacidades dos novos interfaces, da sua extraordinária qualidade e do seu desempenho único.

O que, tanto o profissional mais exigente como o iniciado nas andanças do áudio podem esperar, é um conjunto único de possibilidades, facilidade total de operação e flexibilidade total da sua utilização. Onde quer que esteja. Sempre que a inspiração bater à porta ou quando chegar a hora de colocar online, num podcast ou em modo de streaming, o novo conteúdo previamente preparado, o EVO vai-lhe proporcionar um sketch completo para o seu próximo sucesso ou disponibilizar um conteúdo completo e produzido com a maior qualidade, para audição pública. Ponha em prática as suas ideias, de imediato, sem complicações e com a maior qualidade.

Para tal o EVO dispõe de conversores e pré-amplificadores com qualidade de topo, assente na experiência de mais de 20 anos da AUDIENT. O EVO dispõe ainda de alimentação phantom para os seus microfones, controlo da mistura e da monição e o extremamente inovador smartgain, que lhe permite ter um ganho automático das suas entradas de sinal. Tudo isto, e mais, controlável por meio de um único botão. Nada mais simples. O EVO vem também carregado com software que lhe permite começar a trabalhar logo que abrir a caixa.

Artistas, músicos, cantores, contadores de histórias, criadores, cineastas, compositores, inovadores. As ideias vêm primeiro. Com o EVO pode gravar, sim, mas de forma simples e rápida.

Saiba mais sobre o novo EVO aqui e aqui para saber mais ainda. Veja aqui e aqui videos sobre os novos interfaces.

O EVO está ser lançado na edição 2020 da NAMM. Irá estar disponível em breve. Fale connosco para saber da sua disponibilidade e para poder testar a nova e revolucionária ferramenta.


SPL, o ano em revista

SPL tem lançado ao longo dos anos ferramentas destinadas aos profissionais de áudio que estes prezam e distinguem. 2019 não fugiu à regra e um número significativo de novidades viu a luz do dia em 2019.
Em jeito de balanço aqui ficam algumas destas principais novidades, que a marca alemã nos trouxe. 2020 já promete, as novidades serão anunciadas em breve na NAMM, que já aí está à porta

Crescendo da SPL

As ferramentas áudio da SPL são conhecidas pela sua intransigente qualidade, precisão e robustez. Não admira que seja a escolha dos mais prestigiados e exigentes estúdios em todo o mundo. Quer estejamos a tratar de gravação ou de masterização, o que o nome SPL suscita é ideia de uma reputação sólida e de uma longa experiência. Da longa lista de novidades que viu a luz em 2019, alguns destaques.

Das novidades que a SPL nos trouxe, um óbvio destaque vai para o CRESCENDO, o pré-amplificador de microfone de oito canais, o primeiro a operar a 120V, o que o torna virtualmente impossível de distorcer. Falámos dele em detalhe aqui, como poderá recordar.

Gemini
Hermes

Outra das novidades a merecer destaque é o processador de masterização GEMINI. Veja aqui tudo sobre o GEMINI. Esta unidade introduz um enconder-decoder M/S na cadeia de masterização. A esta linha foi ainda acrescentado em 2019 o HERMES. Trata-se de um router com capacidade de mistura em paralelo. Com o HERMES é possível enviar o sinal áudio para até oito processadores duplos, em qualquer ordem. Os presets do HERMES permitem comparar complexas cadeias de processamento através do simples premir de um botão. Veja aqui tudo sobre o HERMES.

HawkEye

Dois plugins que fazem já história foram lançados no ano transacto. Trata-se do HawkEye, o plugin que compreende um conjunto de ferramentas de medida com a precisão SPL e o IRON, o plugin que combina não só as virtudes de lendários compressores a vávulas mas traz também as vantagens da voltagem de operação High Dynamic 120 V.

IRON

Outros modelos SPL viram a luz do dia em 2019 que, claro, continua a disponibilizar um vasto conjunto de ferramentas para captação, mistura, conversão, monitorização, amplificação, etc..

Saiba mais sobre a SPL e os seus produtos aqui. Ou venha falar connosco para saber mais ainda ou para testar alguns destes produtos. Fique atento às novidades SPL para 2020.