A Arte do Software

A produção áudio passa hoje, quase exclusivamente, pela aplicação de ferramentas de software. No estúdio, na régie, na rádio ou no palco todas as operações executadas e todos os equipamentos utilizados são comandados por software. Da operação mais geral e básica, até à operação mais complicada e especializada, o software permite o controlo de todos os aspectos da produção profissional e de todos os parâmetros do som. A AVANTOOLS dispõe de uma selecção muito vasta de soluções de software que cobrem todas as suas necessidades.

A AVANTOOLS foi a empresa pioneira na introdução do áudio digital em Portugal. As primeiras soluções que surgiram no mercado e marcaram a migração da produção áudio do analógico para o digital foram disponibilizadas pela nossa empresa. É uma experiência única e muito profunda, que se foi enriquecendo à medida que este sector foi evoluindo. Algumas das nossas marcas são, desde o início deste processo, pontos incontornáveis de referência neste mercado, que pela sua própria natureza está constantemente em actualização e evolução.

Para a iZotope o seu maior desígnio é a qualidade do som. A empresa oferece soluções baseadas nas mais avançadas técnicas de design de software, e ajuda operadores, músicos e produtores nas suas tarefas, focando-se ssim na sua criatividade e libertando-se do fantasma ou do peso da tecnologia. Soluções baseadas em IA e aprendizagem de máquina que proporcionam ferramentas. Destaque, por exemplo, para o RX7, o Neutron 3 ou o Ozone 9. Produtos que conquistaram o mercado e ganharam inúmeros prémios que atestam a sua qualidade e aceitação.

A WAVES é a líder mundial na produção de software áudio e de processamento de sinal. Uma carreira que foi construída desde 1992 e que conta com a AVANTOOLS desde a primeira hora como sua distribuidora em Portugal. A WAVES oferece software Native e SoundGrid nos diferentes formatos VST, TDM, RTAS e AU, para as plataformas mais conhecidas: Pro Tools, Logic, Cubase ou Ableton, por exemplo.

A SONNOX surge da herança dos fabricantes da primeira mesa digital, com qualidade broadcast surgida no mercado, a Oxford. Uma experiência acumulada desde os anos 80, pois, que a SONNOX pôs ao dispor de um público mais alargado, com a oferta de software que se destina a todas as áreas de produção áudio. Trabalhando em associação com Avid, a Universal Audio ou a Fraunhofer, a SONNOX distingue-se, sobretudo, pelos seus celebrados plugins de equalização e processamento dinâmico.

A McDSP é uma companhia fundada em 1998, cuja tecnologia se aplica a todas as mais populares DAW incluindo o Pro Tools, Logic, Cubase, e os Avid live sound systems. Os algoritmos áudio desenvolvidos pela McDSP podem ainda ser encontrados em produtos desenvolvidos por empresas como a Audiokinetic, a Bioware, ou a Microsoft, e em produtos da linha de consumo como o iOS audio player da LouderLogic.

A AUDIO EASE é uma das mais inovadoras empresas de desenvolvimento de software áudio. Tem sede em Utrecht (Holanda). Conhecida sobretudo pelo Altiverb, o primeiro e mais conceituado plugin de reverberação baseado no método da convolução. Outros produtos de processamento de espaço acústico produzidos pelo fabricante holandês, que têm lugar nas produções musicias mais exigentes e também no video e no cinema.

Outros fabricantes de software, que também produzem harware, fazem parceria connosco. É o caso da CEDAR AUDIO. Para além dos seus conhecidos equipamentos integrados de processamento de sinal, a CEDAR AUDIO oferece ainda soluções apenas de software para a maior parte dos seus celebrados algoritmos de processamento de sinal e redução de ruído.

É o caso também da RTW, a empresa alemã especializada em equipamento de medição de sinal áudio. Para além das suas soluções intergradas, a RTW oferece também soluções em formato plugin, compatíveis com todas as plataformas digitais de captação e edição, para além de ter o seu software integrado em produtos de outras companhias, como é o caso da LAWO.

É o caso, ainda, da EVENTIDE, que para além da sua extensa e celebrada linha de hardware, marca também presença nesta área com inovadoras soluções de software, em formato plugin, muitos deles versões neste formato de equipamento de estúdio que trouxe muito justamente fama à empresa, como é o caso do H3000.

Finalmente, a SONARWORKS, é a empresa fundada em 2012, especializada no desenvolvimento de software de referência para monição. Destaque neste momento para o Reference 4, o software que calibra os seus monitores de estúdio e auscultadores, para que produza uma mistura fiável em qualquer sistema.

São estas algumas das soluções que temos para si, no domínio do software. Visite o nosso site, veja os inúmeros videos que lhe disponibilizamos sobre estes e outros produtos. Através dos links das empresas encontrará também muita informação adcional, escrita e em video, sobre os produtos por elas disponiibilzados. Contacte-nos para saber mais sobre as soluções de software que aqui lhe propomos, para as testar ou para alguma oferta especial.


DNS ou a genética do som

Se não acredita em milagres, há um produto da CEDAR AUDIO que lhe pode restaurar a fé. Se quiser testemunhar um, vá lá, quase milagre, ouça um modelo equipado com tecnologia DNS em acção. O que estes modelos da prestigida marca inglesa fazem pelo som está nesta categoria do quase milagre. Se precisa de recuperar gravações antigas, retirar ruído de captações feitas em condições deficientes ou, simplesmente, tornar perfeita a gravação quase perfeita, a tecnologia DNS da CEDAR AUDIO é solução para si. Vem em diversas versões, cada uma ajustada às suas necessidades. Em qualquer caso, a origem do som perfeito.

DNS 8D

A tecnologia criada pela CEDAR AUDIO conhecida como Dialogue Noise Suppression (DNS) visa eliminar ruído indesejável do sinal áudio. Seja durante o processo de captação, para transmissão ou registo, seja depois de registado. Com a tecnologia DNS é possível eliminar ruído de tráfego, ar condicionado, vento, chuva ou qualquer forma de ruído de fundo. É possível ainda compensar casos de uma posição desfavorável do microfone ou reverberação excessiva. Nestes e noutros casos, o processo raia o milagre.

Até esta tecnologia surgir, a supressão de ruído do sinal áudio assentava em complicados processos como o uso de filtros passa-baixo, noise gates, processadores dinâmicos e outros sistemas de redução de ruído. Todos eles se revelaram excepcionalemtne complexos, mas sobretudo altamente ineficazes. Os filtros não descriminam entre sinal e o ruído que se pretende eliminar, os noise gates não funcionam quando o sinal está presente e produzem descontinuidades desagradáveis entre o ruído e o sinal. Outros sistemas produzem distorção, ruído tipo impulsivo e outros efeitos inceitáveis. A tecnolodia DNS suprimiu todos estes problemas e o seu sucesso traduziu-se pela atribuição de inúmeros prémios, designadamente um da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

DNS 2

Desde a sua criação, a tecnologia DNS foi subsequentemente implementada em numerosos produtos da linha oferecida pela CEDAR AUDIO. Em formato de hardware, com o DNS1000 e produtos afins. Em software, com o DNS One e outros. Agora esta tecnologia foi redesenhada tendo em conta aplicações em que a portabilidade e velocidade de processamento são factors chave. É o caso do DNS 2, portátil, 2 canais (particularmente destinado ao broadcast, cinema, video e live) sobre o qual falámos aqui e aqui. Ou o DNS 8, multicanal (especialmente adequado a situações de estúdio, broadcast, rádio), que se apresenta agora equipado com tecnologia DANTE, o DNS 8D. Pesquise a nossa secção de Notícias para mais informação, usando CEDAR AUDIO como palavra-chave.

Saiba mais sobre a linha de produtos da CEDAR AUDIO, incluindo alguns videos sobre estes modelos e leia aqui e aqui exemplos de algumas aplicações recentes desta tecnologia.

Venha ouvir para crer. Venha testemunhar o milagre CEDAR AUDIO e ouça com os seus prórios ouvidos o que esta tecnologia lhe pode proporcionar.


LAWO, controlo total do seu sinal áudio

Para além das operações básicas que uma mesa de mistura permite executar — controlo dos níveis, processamento do sinal — a produção, seja na área do broadcast ou no live, exige hoje um complexo controlo do sinal. Este tem que estar disponível para comunicar com outros equipamentos, para ser distribuído para fora das régies, dos estúdios ou carros de exterior, muitas vezes para o outro lado do mundo. Ao mesmo tempo, desse outro lado, chegam outros sinais que têm de ser incorporados na produção local, dentro dos mesmos standards de qualidade. Um complexo e exigente mundo que pode hoje ser controlado a partir das modernas mesas de mistura digitais. Assente numa experiência de 50 anos, a LAWO oferece, reconhecidamente, as melhores soluções para responder a toda essa complexidade e exigência.

Não há dúvida que a tecnologia digital colocou a mesa de mistura digital no centro de controlo do universo áudio de qualquer produção, seja ela no domínio do broadcast ou do live. A gestão de todo o complexo de entradas e saídas para os routers, para gravadores, para os pontos de saída da emissão, ou a alimentação da escuta de colunas e auscutadores, constitui uma parte da complexa cadeia de emissão ou num espectáculo ao vivo. Toda esta gestão pode ser levada a cabo a partir da própria mesa, que se constitui assim como o centro nevrálgico de toda a cadeia áudio.

A facilidade e flexibilidade proporcionadas pelo soft patching, a economia de espaço e a simplificação dos problemas de cablagem, são factores adicionais que reforçam para a solução digital. Os complexos de produção local e remota crescem, como cresce a exigência de interligação entre diferentes equipamentos e de troca de sinal. Como cada vez mais sofisticados, exigentes e diversificados são os padrões de qualidade, como o 4 e 8K, ou o áudio imersivo.

E tudo isto, a tecnologia digital veio trazer uma muito maior facilidade, ao suprimir barreiras físicas neste processo, mas a fixação de um standard comum para o transporte do sinal áudio, baseado no protocolo IP, veio finalmente tornar possível a partilha de recursos e a colaboração em operações, mesmo que deslocalizadas, numa rigorosa obediência aos mais altos padrões de qualidade.

A LAWO propõe, com a sua linha de mesas e redes de distribuição de sinal áudio, destinadas ao broadcast e ao live, um conjunto de soluções sem paralelo, onde, seguramente encontrará a que mais se adequa às suas necessidades. Soluções produzidas na continuidade de uma experiência colhida ao longo 50 anos, como pioneira naquilo que podemos designar por transporte de sinal aúdio, não comprimido, através de redes IP. E essa é uma experiência que define a solidez de uma grande marca.

Leia aqui mais sobre as vantagens das soluções digitais com base IP e a mudança de paradigma que representam. Aproveite para conhecer uma aplicação recente a um novo carro de exteriores da ORF (Österreichischer Rundfunk,) totalmente baseado no protocolo IP. Veja aqui e aqui as soluções LAWO para os equipamentos que aqui destacamos. Ou fale connosco para saber mais ainda sobre todas estas soluções.


RIEDEL na pole position

Da Croácia à Catalunha, a RIEDEL continua a fornecer soluções de topo para os sistemas de intercomunicação dos broadcasters e outras importantes instituições espalhadas por todo o mundo. A RTL Croácia e o Parlamento de Catalunha são os exemplos mais recentes. Entretanto, devido à pandemia da Covid19, o decurso habitual do campeonato de Fórmula 1 está a ser reajustado. Soluções alternativas estão neste momento em estudo. A RIEDEL é, como se sabe, parceiro preferencial deste evento e vai continuar a marcar presença, qualquer que seja o figurino que a prova venha a ter na nova época. Partindo, como sempre, da pole position.

Parlamento da Catalunha

A RTL Croácia é dos maiores broadcasters do país. Parte do grupo luxemburguês, RTL, a RTL Croácia efectuou recentemente uma importante actualização do seu sistema de intercomunicação. A escolha dp fornecedor da nova solução recaiu sobre a RIEDEL. Para o efeito foi adquirido um sistema assente nos modelos MediorNet e Artist. Trata-se de uma rede que serve o centro operacional principal e o da informação, possibilitando a distribuição integrada e descentralizada do sinal e das comunicações, incluindo a grande videowall com mais de 100 PiPs (picture in picture.)

RTL Croácia

A solução encontrada assenta na capacidade do MediorNet de disponibilizar transporte de sinal fiável e de alta qualidade e intercomunicação, necessários à RTL para o seu serviço HD. A solução MediorNet proporciona também uma transição suave para uma solução futura totalmente assente em IP. A escolha é baseada na provada fiabilidade de sistemas semelhantes que a RIEDEL, instalou por todo o mundo. Saiba mais sobre estas novas soluções aqui.

Por sua vez, o Parlamento da Catalunha acaba de proceder a uma renovação total da sua infraestrutura de audiovisuais e comunicação, por concurso público. O objectivo era o de proporcionar um sinal audiovisual único de todos os actos da Câmara Catalã e um sistema centralizado de intercomunicação. A RIEDEL foi o fornecedor escolhido. No que respeita o transporte, processamento, distribuição, monitorização e comunicações, a opção assenta num sistema baseado nos modelos Mediornet, MicroN e MetroN. No que respeita à intercomunicação a escolha recaiu num sistema Artist e Bolero. Saiba mais sobre esta nova solução para o Parlamento Catalão aqui.

Com o problema da pandemia da Covid19 a afectar a realização dos maiores eventos mundiais, também a Fórmula 1 se viu na necessidade de rever a realização das provas da próxima época. Tendo em conta as severas limitações impostas em todo o mundo, nova época da F1 vai decorrer com soluções, que vão desde o adiamento de provas, à sua realização à porta fechada. A RIEDEL será sempre um parceiro presente em qualquer das soluções que estão neste momento em estudo. Enquanto espera por voltar à normalidade, aproveite e veja a série Formula 1: Drive to Survive, na NETFLIX, onde poderá observar os bastidores da prova e as soluções RIEDEL de intercomunicação em acção.

Saiba mais sobre as soluções que a RIEDEL lhe disponibiliza, fale connosco.