Tome nota da palavra: intercomunicação

No mundo da produção audiovisual, do broadcast e do live, a tecnologia evoluiu de forma veloz, mas os objectivos permanecem os mesmos: captar e transmitir os conteúdos para mais gente, para mais longe e com qualidade de topo. Num mundo global, esta é a enorme responsabilidade que é assegurada pelas equipas de produção, também elas cada vez especializadas, mais descentralizadas e exigentes. Há um elemento fulcral, necessário para viabilizar este objectivo: a intercomunicação. Esta assegura o contacto permanente entre os membros das equipas, sustenta os fluxos de trabalho e a qualidade do sinal. A RIEDEL é a empresa que marcou, com a fiabilidade, robustez e inovação dos seus produtos, a intercomunicação, transformando-a de um mero acessório numa ferramenta vital.

São naturalmente muitas e muito diversificadas as áreas de produção audiovisual, como são muitas e diversificadas as especialidades das equipas que a asseguram. No broadcast, em estúdio ou no exterior, nas grandes e pequenas salas de espectáculo, nas grandes e pequenas produções ao ar livre, nos acontecimentos locais ou à escala planetária, é o trabalho de equipa que garante a produção. O que coloca sempre o problema da intercomunicação entre os membros dessas equipas. Em todos os casos é vital que a troca de informação que ocorre chegue aos destinatários em condições e com o maior grau de fidelidade. Acresce que toda a transmissão de sinal tende hoje a ser feita através da mesma rede de transmissão de dados, através de IP. Esta é a forma que permite estabelecer ligações, transferir dados, ganhar espaço e obter vantagens económicas já que esta rede se baseia em infraestruturas que muitas vezes já existem, embora limitadas na sua capacidade e potencial.

ARTIST 1024

A RIEDEL situa-se na área do desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas destinadas ao novo mundo da intercomunicação sobre IP e afirmou-se aí como líder incontestado de mercado. Os seus produtos são a espinha dorsal dos grandes eventos, dos maiores produtores de conteúdos, desportivos, de entretenimento, culturais ou religiosos na Terra, na estratosfera e até, brevemente, na Lua. Não se trata de futurismo, são factos. A robustez, fiabilidade, facilidade de operação e o potencial tremendo dos produtos RIEDEL, fazem-nos estar presentes em acontecimentos tão diversos como os Jogos Olímpicos ou a Fómula 1, e muitos outros grandes eventos desportivos, nos grandes palcos das grandes produções mundiais, nos estúdios ou nos carros de exteriores dos mais pretigiados broadcasters, em terra, no mar ou no ar, e em qualquer lugar onde a absoluta fiabilidade de comunicação e robustez sejam a exigência mínima. No estrangeiro e também em Portugal.

Perfomer CR4

Soluções como o PERFORMER (destinados à intercomunicação entre pequenos grupos) ou o ARTIST (destinados a grandes e complexos projectos) são a escolha normal para quando a intercomunicação e a transmissão de sinal não podem falhar. No caso do ARTIST, estamos mesmo perante uma ferramenta universal, que fala todos os standards de áudio, processa e direcciona qualquer tipo de sinal. Junto com o novíssimo e já amplamente premiado BOLERO formam uma dupla que significa a mais fiável e sofisticada solução de intercomunicação que poderá encontrar, seja qual for a natureza das suas necessidades de produção.

Saiba mais sobre a RIEDEL os seus produtos e a sua ampla gama de soluções. Seja qual for a escala do seu projecto, contacte-nos para saber mais ainda e avaliar connosco como a RIEDEL o poderá servir.


From Russia with mc²96

Nos confins gelados da Europa, o CANAL 1 da televisão russa opta por uma solução LAWO para equipar o seu gigantesco centro de produção. A mc²96 ocupa agora o eixo das régies do seu centro de operações de Moscovo.
A escolha assenta, sobretudo, na qualidade excepcional destas mesas, no poder de processamento de que são capazes e na facilidade de operação.
Mas a mc²96 tem ainda mais predicados. Fique a conhecê-los

mc²96

A mc²96 é subintitulada Grand Production Console…  É agora a peça central do centro de produção do CANAL 1 da televisão russa. Funciona no serviço de noticiário 24/24h mais popular do país Vremya (Tempo), nas transmissões de grandes acontecimentos como o “9 Maio/Dia da Victória”, “O Regimento Imortal”, ou nas grandes paradas. Todo o áudio deste grande centro de produção passa agora pela mc²96. Para este tipo de exigências nada, portanto, como uma Grand Production Console.

da televisão russa. Funciona no serviço de noticiário 24/24h mais popular do país Vremya (Tempo), nas transmissões de grandes acontecimentos como o “9 Maio/Dia da Victória”, “O Regimento Imortal”, ou nas grandes paradas. Todo o áudio deste grande centro de produção passa agora pela mc²96. Para este tipo de exigências nada, portanto, como uma Grand Production Console.

A mc²96 e a Sapphire

A qualidade do sinal, o poderoso porcessamento e a facilidade de operação serão os motivos principais que levaram o CANAL 1 da televisão Russa a escolher o topo das mesas da LAWO. Mas esta mesa, uma verdadeira mega ferramenta de produção destinada a uma enorme variedade de aplicações — do broadcast, ao live, passando pela gravação — apresenta outras caracterísiticas que fazem dela um instrumento único para a moderna produção áudio profissional. Lembremos que a mc²96 apresenta qualidades únicas quando falamos em operação num ambiente de produção video sobre IP. Destaque para o suporte nativo para a norma SMPTE 2110 ou o revolucionário LiveView™, por exemplo, que permite colocar thumbnails de streams de video directlamente nas labels dos faders. Num ambiente, a funcionar 24/7, como o do CANAL 1 a mc²96 brilha também pelas suas características únicas de utilização como é o caso da taxa zero de erro de operação, fácil e com redundância total. Os 6 controlos livremente assignáveis tornam a operação da mc²96 quase analógica.

Estúdio CANAL 1

Tudo isto e mais um conjunto sem fim de outras qualidades tornaram a mc²96 a escolha natural para o CANAL 1. Para completar a operacionalidade da produção de áudio deste canal, foram instaladas ainda duas SAPPHIRE (um modelo também presente em estúdios de rádio por todo o mundo) que apoiam a mc²96. Um conjunto de outros equipamentos da LAWO completa esta instalação.

Se quiser saber mais sobre estas novas funcionalidades do CANAL 1 da tv Russa leia aqui. Pode ler aqui tudo sobre a mc²96 Grand Production Console e aqui sobre a SAPPHIRE.

Se quiser saber mais ainda sobre a LAWO, sobre estas e outros produtos que temos à sua disposição, contacte-nos. Encontraremos juntos a melhor solução para as suas necessidades.


Diferenças e semelhanças

Quando analisamos os préamplificadores da AUDIENT, e comparamos os modelos ASP880 e ASP800, encontramos diferenças e semelhanças. Em qualquer caso, estamos perante duas potentes ferramentas, desenhadas para elevar o seu trabalho, em estúdio ou live, a um patamar superior de qualidade. Trata-se de soluções diferentes, dirigidas a fluxos de trabalho distintos, na base das quais está sempre a mesma qualidade AUDIENT.

ASP880

O ASP880 é um préamplificador e conversor AD de oito canais, de grande qualidade, capaz de levar as suas captações para o nível de qualidade mais elevado possível. Os préamplificadors do ASP880 são os mesmos Classe A que encontra em toda a linha de produtos da AUDIENT. Vai encontrá-los na mesa de topo de gama e no mais simples interface oferecidos pela marca. Os conversores são os de mais alta gama da lendária Burr Brown, os principais fornecedores de equipamento de precisão para captura de dados na indústria electrónica. Para além disto o ASP880 oferece uma série de elementos importantes como impedância variável ou um filtro passa alto variável, por exemplo. Construído de forma robusta, o ASP880 está alojado num módulo de 1U, capaz de suportar os rigores das sessões de estúdio mais exigentes ou a trepidação da estrada.

ASP800

O ASP800 dispõe dos mesmos préamplificadores e conversores do seu primo 880, de duas entradas JFED DI e duas entradas Retro. Os canais 1 e 2 contêm dois controlos únicos, de variável COR harmónico, concebidos para emular tonalidades associadas com equipamento de válvulas vintage dos anos 60 e 70. o HMX do ASP800 vai dar um dimensão nova ao seu som, directamente dos seus préamplificadores. Por sua vez, o IRON o transformer saturator, usa um transoformador especial com um circuito de alta voltagem MOSFET, concebido para recriar o som distintivo dos estúdios dos anos 70. Por tudo isto, o ASP800 revela-se como o complemento perfeito para o seu interface de estúdio.

Características diferentes para funções diferentes, pois, mas uma é coisa igual: a qualidade. Servindo propósitos diferentes, tanto o ASP800 como o ASP880 asseguram a qualidade que a AUDIENT imprime a todos os seus produtos. E, não se esqueça, como cliente da marca, vai ainda beneficiar do acesso ao ARC, Creative Hub. Veja aqui como.

Saiba mais sobre estes dois modelos aqui. Veja estes produtos aqui e aqui. Leia aqui mais ainda sobre o ASP800 e aqui sobre o ASP880. Aceda nesta página a diversos videos sobre estes e outros produtos da AUDIENT.

Venha falar connosco para saber mais sobre os préamplificadores, mesas, interfaces e outros produtos da AUDIENT e para testá-los.


A magia do Bolero

O Bolero não é só o melhor sistema de intercomunicação portátil do mercado, o mais fiável, o mais sofisticado, o mais flexível, o que permite a melhor qualidade de transmissão e de som. Juntamente com o sistema Artist, o Bolero é a chave para que a magia se torne realidade. Que o digam os Ehrlich Brothers. A dupla alemã que faz magia tem para isso a ajuda da RIEDEL.

Ehrlich Brothers escolheram Bolero

Os Ehrlich Brothers são os autores e estrelas de um enorme e muito complexo espectáculo de magia, que está constantemente na estrada e constantemente a ser melhorado ou renovado. As grandes arenas são os locais de acolhimento deste espectáculo que é assegurado na rectaguarda por uma equipa constituída por muitas dezenas de profissionais. Para além dos técnicos envolvidos na execução dos números que constituem o show propriamente dito, existe mais uma série de sectores que os acompanham, desde a equipa de som, passando por uma regie completa de video, a que assegura o complexo sistema de iluminção, a dos múltiplos efeitos especiais, entre muitas outras de primeira e segunda linha. Equipas cujo “local de trabalho” são arenas que acolhem dezenas de milhar de espectadores, num ambiente extremamente diversificado e muito complexo. Muita gente visível e invisível, que se esconde nos bastidores destas mega produções, que demoram meses a preparar.

Teatro Sadler’s Wells (Londres)

Neste universo a intercomunicação é absolutamente fulcral. Mas não é só a simples intercomunicação que tem que ser assegurada. Ela tem de ser 100% fiável, de qualidade e capaz de lidar com este complexo mundo de colaborações, diversidade de ambientes e… com o inesperado.

A escolha dos Ehrlich Brothers para assegurar a intercomunicação nos seus shows recaiu num sistema Bolero e Artist da RIEDEL. Este sistema assegura a ligação entre todos os sectores desta vasta equipa, em sistema one to one ou one to many, que proporciona total facilidade de operação com unidades que contêm um interface muito simples e intuitivo, ergonomicamente perfeito e pronto a funcionar desde o momento em que sai das suas caixas.

O sistema Bolero-Artist funciona assim nas mais variadas circunstâncias, não só nas exigentes condições da estrada, como é o caso dos shows Ehrlich Brothers, mas também em estúdios como os da BBC em Londres, da TVI em Lisboa e noutras arenas, noutras produções, em todas as partes do mundo. Sem um problema.

BOLERO, Prémio Reddot 2019

Veja como funciona o sistema Bolero-Artist em situações tão diferenciadas como aqui, nos shows dos Ehrlich Brothers ou aqui na recente Hillsong Conference 2019, em Sidney (Austrália). Veja aqui o Bolero em estúdio ou veja aqui a recente instalação do sistema no teatro Sadler’s Wells (na foto), um espaço de 10 000 m², em Londres, que também comunica com o Lilian Baylis Studio do outro lado da rua. Saiba mais sobre o Bolero aqui e sobre o Artist aqui.

Venha falar connosco, para saber mais ainda sobre os produtos da RIEDEL e para conhecer os casos de sucesso da sua aplicação em Portugal.


CRESCENDO, o nome diz tudo

Um pré amplificador de microfone que não distorce, por mais larga que seja a banda dinâmica do seu sinal. Multiplique por oito e tem o CRESCENDO da SPL. O novo pré amplificador de oito canais da SPL. usa a tecnologia 120 V. As suas características estão para além do imaginável. Mas o CRESCENDO é bem real. Está aí para quem exige o melhor. O nome diz, de facto, tudo.

CRESCENDO da SPL

Imagine um pré amplificador de microfone com uma banda dinâmica e um limite de distorção tão elevados que lhe permitem captar as mais pequenas nuances dos seus microfones.

Imagine também que a electrónica do seu pré amplicador não introduz qualquer influência no som. Imagine que consegue amplificar até os mais delicados transientes, os detalhes mais ínfimos e a banda de frequência total, de forma limpa e sem distorção.

Imagine ser capaz de introduzir um ganho nos sinais mais ténues ou deixar o ganho intocado, obtendo desta forma um controlo de ganho de -2dB a 50dB. Imagine um desenho dos circuitos e um uso de componentes cuidadosamente escolhidos e testados de forma a eliminar a influência negativa que podem ter na qualidade do som.

Imagine a possibilidade de usar longos comprimentos de cabo, sem problemas, operação real de acordo com a especificação Classe A e mais um sem número de detalhes que lhe proporcionam a eliminação total dos problemas de difusão, falta de nitidez ou perda de dinâmica, habituais nos pré amplificadores, mesmo nos de gama mais alta.

Imagine tudo isto, multiplique por oito, junte, em cada canal, ganho individual, um vuímetro, controlo de fase, alimentação phantom, controlos de -20dB PAD e de monitoração do nível do vuímetro (VU -10) e uma fonte de alimentação baseada num transformador toroidal, especialmente encapsulada, que lhe proporciona isolamento total da fonte e alimentação sobre o pré amplificador.

Eis o CRESCENDO da SPL. Uma obra de arte de engenharia de que o som do seu estúdio vai beneficiar de forma dramática. Nada se lhe comparará depois de ouvir o som do CRESCENDO. Este é o modelo que acaba de ganhar o prémio da revista Resolution.

Mas há mais! Veja tudo sobre o CRESCENDO aqui. Saiba tudo sobre a tecnologia 120V aqui. Leia análises sobre este modelo aqui, aqui e aqui. Veja videos aqui e aqui.

Consulte-nos para saber mais ainda sobre o CRESCENDO da SPL.