À beira da Torre Eiffel, as mesas de mistura da LAWO brilham no Concerto de Paris

O Dia Nacional da França, 14 de julho, é marcado por inúmeros eventos em todo o país. Para a 13ª edição do Concerto de Paris, a LAWO forneceu mais uma vez a infraestrutura de áudio assente em IP, incluindo três mesas de mistura, modelo mc²56. Foi a resposta aos requisitos das estruturas públicas francesas de broadcast e da rede Eurovision para este grandioso e já tradicional evento. Esta configuração AoIP, aplicada quer no live quer no broadcast, proporcionou uma qualidade de áudio impecável para os mais de 100.000 participantes no local e para os milhões de ouvintes e espectadores espalhados por todo o mundo, incluindo Portugal.

Após a excepcional edição de 2024, que contou com a chegada da chama olímpica ao pátio do Hôtel de Ville, o tradicional Concerto de Paris retornou ao seu icónico local, aos pés da Torre Eiffel, no Champ de Mars.
Para o sistema de som, a avançada infraestrutura de áudio da LAWO foi operada com maestria por uma equipa da Radio France, liderada por Christophe Lukaszewski. Na posição de front-of-house (FOH), Nadège Antonini cuidou da mistura orquestral e da saída do FOH usando uma mesa mc²56 de 48 vias, enquanto Stéphane Thouvenin geriu os solistas e corais, usando uma mesa de 32 vias.

No palco, estiveram em acção Tahar Boukhlifa e Charles Bouticourt, que operaram uma mesa mc²56 de 32 vias, com um extensor de 16 vias, numa configuração para dois operadores com duas superfícies de controlo separadas. Esta solução garantiu uma monitorização precisa durante todo o espctáculo. A configuração incluiu um par redundante de motores de áudio A__UHD Core partilhados entre as três mesas, com uma rede RAVENNA redundante, que integrava o FOH e o palco. Um cluster central de gestão HOME ligava, geria e protegia todos os aspectos deste ambiente de produção ao vivo.

A Radio France também utilizou um carro de exteriores equipado com uma mesa mc²66 MkII para produzir a transmissão limpa de áudio para a rádio e televisão francesas, bem como para a rede Eurovision. Laurent Fracchia foi responsável pela mistura no carro (Régie 5).

O evento chegou a 2,9 milhões de telespectadores, através da France 2 e muitos mais através da rádio France Inter. Foi transmitido ao vivo para diversos países pelas redes Euroradio e Eurovision, incluindo para Portugal. Veja aqui.

Saiba mais sobre esta operação e consulte-nos para mais informações.


Track One Mk 3 da SPL, uma ferramenta multifunções indispensável

Se quisermos definir a SPL, o fabricante alemão de equipamentos de áudio profissional, poderemos fazê-lo em poucas palavras: originalidade, robustez, constante aperfeiçoamento dos seus produtos. Ao longo dos anos, a SPL criou verdadeiros padrões da indústria, que mantêm o seu desempenho durante anos e anos, de forma imaculada e os seus conceitos são constantemente melhorados. Da SPL poderemos esperar apenas que transforme o melhor num ainda melhor. Um clássico do fabricante alemão, fiel companheiros em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora, o Track One Mk 3, tem nova versão. A mesma robustez, o mesmo conceito, o novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência com a mesma promessa de total fiabilidade.

No broadcast e na gravação de voz, o Track One já conquistou há muito um grande nome. Usado na gravação de voz ou de instrumento, no live ou num podcast, o Track One sempre garantiu uma excelente qualidade. Enriquece o sinal do microfone, linha ou instrumento. Com o de-esser, compressor/limitador e equalizador incorporados, está garantida a obtenção de resultados de qualidade profissional. Este strip-channel de gravação e mistura de alta qualidade foi melhorado novamente na sua última versão Mk3, em alguns detalhes técnicos e optimizado tendo em conta as necessidades dos modernos estúdios de gravação. O novo conceito da série SPL Studio fornece a este Track One Mk3, de terceira geração, um design mais intuitivo e ao mesmo tempo muito elegante e fácil de usar.

O Track One está equipado com dois pré-amplificadores: um pré-amplificador de microfone com alimentação fantasma de 48 V e um pré-amplificador de instrumento separado. Ambos são ajustados para uma característica sonora neutra, aberta e transparente. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. Para sinais de microfone, é possível obter uma pré-amplificação de até 63 dB, o que permite que até microfones realmente exigentes demonstrem as suas qualidades. A faixa de controlo para sinais de linha varia entre -12 dB e +22 dB. A faixa de controlo para sinais de instrumento varia entre 0 dB e +35 dB.

Uma, entre várias, das funções que este Track One Mk 3 incorpora é o De-Esser. De forma discreta e eficaz, o De-Esser Auto-Dinâmico remove sons sibilantes que distraem, numa locução ou em faixas com vozes. As frequências sibilantes são detectadas e misturadas de volta com o sinal principal, com a fase invertida, eliminando assim, simplesmente, essas sibilantes do sinal original. O controlo Auto-Threshold mantém o processamento constante, mesmo com variações na distância do locutor ou cantor em relação ao microfone. O resultado é tonalmente neutro, discreto e extremamente eficaz. Mesmo com altos valores de redução das sibilantes, o De-Esser não tem efeito significativo no caráter e no timbre da voz. A operação limita-se a definir a redução de sibilância desejada por meio do controlo de Redução de S. Um interruptor activa ou desativa o De-Esser.

Um compressor, um limitador e um equalizador estão também incluídos nesta ferramenta fantástica. O sinal de saída pode ser atenuado -20 dB ou amplificado +5,5 dB com o controlo de saída, de modo a obter um sinal ideal para as unidades subsequentes ou com um conversor AD opcional. O nível de saída selecionado é exibido no display PPM OUTPUT.

Saiba tudo sobre o Track One Mk3 aqui. Para saber mais ainda , por favor, contacte-nos.