O Dia Nacional da França, 14 de julho, é marcado por inúmeros eventos em todo o país. Para a 13ª edição do Concerto de Paris, a LAWO forneceu mais uma vez a infraestrutura de áudio assente em IP, incluindo três mesas de mistura, modelo mc²56. Foi a resposta aos requisitos das estruturas públicas francesas de broadcast e da rede Eurovision para este grandioso e já tradicional evento. Esta configuração AoIP, aplicada quer no live quer no broadcast, proporcionou uma qualidade de áudio impecável para os mais de 100.000 participantes no local e para os milhões de ouvintes e espectadores espalhados por todo o mundo, incluindo Portugal.

Após a excepcional edição de 2024, que contou com a chegada da chama olímpica ao pátio do Hôtel de Ville, o tradicional Concerto de Paris retornou ao seu icónico local, aos pés da Torre Eiffel, no Champ de Mars.
Para o sistema de som, a avançada infraestrutura de áudio da LAWO foi operada com maestria por uma equipa da Radio France, liderada por Christophe Lukaszewski. Na posição de front-of-house (FOH), Nadège Antonini cuidou da mistura orquestral e da saída do FOH usando uma mesa mc²56 de 48 vias, enquanto Stéphane Thouvenin geriu os solistas e corais, usando uma mesa de 32 vias.

No palco, estiveram em acção Tahar Boukhlifa e Charles Bouticourt, que operaram uma mesa mc²56 de 32 vias, com um extensor de 16 vias, numa configuração para dois operadores com duas superfícies de controlo separadas. Esta solução garantiu uma monitorização precisa durante todo o espctáculo. A configuração incluiu um par redundante de motores de áudio A__UHD Core partilhados entre as três mesas, com uma rede RAVENNA redundante, que integrava o FOH e o palco. Um cluster central de gestão HOME ligava, geria e protegia todos os aspectos deste ambiente de produção ao vivo.

A Radio France também utilizou um carro de exteriores equipado com uma mesa mc²66 MkII para produzir a transmissão limpa de áudio para a rádio e televisão francesas, bem como para a rede Eurovision. Laurent Fracchia foi responsável pela mistura no carro (Régie 5).

O evento chegou a 2,9 milhões de telespectadores, através da France 2 e muitos mais através da rádio France Inter. Foi transmitido ao vivo para diversos países pelas redes Euroradio e Eurovision, incluindo para Portugal. Veja aqui.
Saiba mais sobre esta operação e consulte-nos para mais informações.
