A RIEDEL na alta roda do desporto motorizado

A RIEDEL é desde Março a fornecedora oficial da FIA de equipamento de telecomunicações. Depois de um relacionamento de duas décadas, a parceria da RIEDEL com a FIA tornou-se agora oficial. De agora em diante, a RIEDEL vai colaborar de uma forma mais activa e institucionalmente mais comprometida com a FIA e, com isso ajudá-la a cumprir os padrões que passaram a nortear a organização, de modo a levá-la para um futuro mais seguro e sustentável.

A RIEDEL tornou-se, a partir de Março, a empresa fornecedora oficial de todo o equipamento de telecomunicações da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA). Esta organização, lembremo-lo, tutela um imenso conjunto de provas do calendário mundial de desportos motorizados, incluindo o bem conhecido campeonato de F1, circuitos, taças, ralis e outras actividades de competição nesta área do desporto.

Após um relacionamento de duas décadas entre as duas organizações, a RIEDEL é agora a parceira da FIA na área das tecnologias de hardware e software de ponta. Este importante passo visa levar segurança, sustentabilidade e inovação a todas as séries de campeonatos globais organizadas pela poderosa organização do desporto motorizado, e com isso guiá-las até ao futuro e ao próximo nível.

Peter Bayer, secretário-geral da FIA e director executivo da FIA F1, reconhece que “a decisão da FIA de nomear a RIEDEL como fornecedora oficial de toda a sua infraestrutura comunicação para os desportos motorizados é resultado de um relacionamento de confiança construído ao longo de duas décadas.” Isso aponta, por um lado, para um compromisso compartilhado de usar as tecnologias mais avançadas, e, por outro, para o cumprimento de um papel na sua política de requisitos de segurança e sustentabilidade, que a FIA elegeu como sua linha de actuação.

As soluções de comunicação e distribuição de sinal fornecidas pela RIEDEL para eventos na área dos desportos motorizados da FIA incluem várias áreas de actuação. Em primeiro lugar, nas infraestruturas pioneiras de vídeo distribuído via MediorNet, que combinam transporte de sinal, roteamento, processamento e conversão numa rede redundante e em tempo real. Em segundo lugar, nas redes de intercomunicação digital, escaláveis, via Artist. Em terceiro lugar, na intercomunicação, através do premiado sistema sem fios, Bolero. E, finalmente, no fornecimentos de um conjunto muito diversificado de auscultadores especializados e rádios portáteis.

Thomas Riedel, o CEO e fundador do Riedel Group observa que “esta parceria vem de longa data. Nos últimos 20 anos, a FIA e a RIEDEL inspiraram-se constantemente para impulsionar ainda mais a inovação. Estamos entusiasmados por nos juntarmos oficialmente aos esforços da FIA para promover padrões de segurança mais elevados e a mais recente tecnologia, no mundo dos desportos motorizados, tornando a vida dos pilotos, das equipas, dos oficiais de pista e de toda a comunidade das corridas mais fácil e segura.”

Por sua vez, Lutz Rathmann, CEO da RIEDEL para a área de planeamento integrado, projecto, optimização, operação e controlo de produtos, processos e serviços, acrescenta, ainda nesta matéria: “Os nossos sistemas inteligentes são projectados para funcionarem perfeitamente uns com os outros. Deste modo, uma infraestrutura unificada da RIEDEL traz um valor acrecentado muito significativo, tanto para os condutores, como para as equipas.”

Veja este vídeo dos bastidores de uma corrida de F1, para perceber o que é a atmosfera por detrás das câmaras. A presença da RIEDEL é uma constante, discreta e vital.

As soluções da RIEDEL de redes de intercomunicação e destribuição de sinal, testadas nas duras condições de competições como o Campeonato Mundial de F1 e outros grandes eventos de grande impacte, estão disponíveis para o servir também. Com elas, ganhará sempre a pole position.

Saiba mais sobre todas estas soluções aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda ou se desejar aconselhamento sobre a solução RIEDEL que melhor se adequa às suas necessidades, por favor, contacte-nos.


Intercomunicação do futuro

As soluções de intercomunicação da RIEDEL são, sem dúvida, as mais fiáveis, flexíveis e rentáveis que encontrará hoje à sua disposição. Não somos nós que o dizemos. São os clientes que por elas optaram e que as continuam a escolher. Não fora assim e os mais importantes centros de produção mundiais de audiovisuais não continuariam a fazer essa escolha. Das soluções mais complexas às mais simples de implementar, encontrará sempre na RIEDEL uma forma de resolver os problemas de intercomunicação que qualquer operação profissional de broadcast, televisão, rádio, live, fixa ou móvel, hoje coloca. Um exemplo recente ilustra bem o que aqui afirmamos.

O que esperar de uma solução RIEDEL de intercomunicação, face às soluções usadas tradicionalmente? Desde logo uma melhoria significativa nas capacidades de intercomunicação entre os diferentes centros de produção que compõem a sua operação. Comunicações flexíveis entre as estruturas fixas, os estúdios, sobretudo os de última geração. Mas também entre as estruturas móveis e as estruturas fixas, durante as diferentes fases de produção, em qualquer género de situação, no live de entretenimento, desporto ou em reality shows.

Quando está em causa a escolha de um sistema de intercomunicação sem fios e o cliente analisa o seu leque de escolhas, o que revelam os rigorosos testes pelos quais as soluções RIEDEL começam sempre por passar, é simples: o cenário da tecnologia de comunicação sem fios fiável é realmente apertado. A RIEDEL destaca-se, em termos de desempenho, da RF, pela cobertura e qualidade do áudio, bem como pela flexibilidade e facilidade de uso. É claro o aumento da gama de comunicações nas mais variadas instalações de produção, com garantia de uma qualidade de áudio excepcional e a existência de opções de configuração convenientes, que simplificam a criação de grupos de utilizadores, conforme o exigido nas várias produções. O Bolero, por exemplo, oferece suporte a comunicações em carros de exteriores e outras situações móveis. O Bolero ajuda a melhorar a coordenação entre as equipas, não apenas economizando tempo e dinheiro, mas também tornando o trabalho de todos muito mais fácil. A configuração fácil e robusta que se pode esperar para cada beltpack Bolero individual torna o fluxo de trabalho mais suave e, com uma funcionalidade muito alta em cada unidade, com mais opções na configuração de comunicações nos diferentes espaços. O Bolero, implica o uso de menos da metade do número de antenas necessárias para outras soluções para garantir a cobertura completa, reduzindo custos da antena, melhorando a qualidade do áudio e flexibilizando, garantindo as dinâmicas operações de produção das empresas. “As nossas soluções,” afirma Franck Berger, responsável regional da RIEDEL em França, África e Israel, “de intercomunicação sem fios constituem uma óptima opção para um ambiente de produção de múltiplos estúdios em ritmo acelerado.” Muitas são os exemplos de empresas de topo que as estão aproveitando ao máximo.

Quando se trata de sistemas de intercomunicação fiáveis, um tamanho único, definitivamente, não serve para todos. Existem diferentes tipos de sistemas de comunicação profissional que podem ser considerados para uso em produção profissional, desde soluções básicas de linha partilhada, até sistemas matriciais sofisticados.

Enquanto os sistemas de linha partilhada como o Performer foram concebidos para ligar pequenos grupos de pessoas, os projectos e instalações mais complexas exigem sistemas de matriz como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo: o Artist é versátil, “falando” todos os padrões de áudio actuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fios, com rádios ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem-se reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalável de 8×8 a 1024×1024 portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de qualquer projecto ou com a introdução de qualquer nova tecnologia e integram-se total e facilmente num qualquer ambiente de trabalho assente em tecnologia IP, que inclua distribuição e processamento de sinal áudio ou video e comunicação de dados.

Fique a conhecer um exemplo recente da opção da por redes de Bolero no United Studios of Israel (USI). Conheça as soluções de intercomunicação da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a conhecer mais ainda sobre estes e outros produtos RIEDEL e quais as soluções mais apropriadas ao seu caso.


Indústrias criativas: formar os profissionais de amanhã

Dar uma formação da maior qualidade aos profissionais que vão actuar amanhã nos. bastidores dos grandes eventos ou ajudar a pôr de pé os grandes projectos artísticos, seja no broadcast, nos palcos ou nos estúdios, é uma meta que todos ambicionam alcançar. Mas para dotar os futuros profissionais das necessárias competências, os formadores precisam de dispôr de tecnologia que responda a exigências futuras e os formandos precisam de a conhecer, de estarem com ela familiarizados e de poderem com el ter uma experiência em primeira mão. O futuro, sabemo-lo, passa pela tecnologia de base IP. Mais do que uma curiosidade pedagógica ou formação avançada, trata-se hoje de uma exigência curricular básica. Uma área em particular, de aplicação desta tecnologia merece atenção: a intercomunicação. Conheça um caso recente de uma escola que usa tecnologia da RIEDEL para dar aos seus formandos as competências na área da intercomunicação que o futuro lhes vai exigir.

A intercomunicação é a seiva que alimenta as diversas áreas da produção profissional no broadcast, no live ou nos estúdios, móveis ou fixos. A intercomunicação passa hoje por uma forte exigência de qualidade, flexibilidade de utilização e fiabilidade, possíveis, só agora, graças à nova tecnologia de base IP. Longe vão os tempos da intercomunicação de baixa qualidade, cheia de interferências ou, simplesmente, impossível de implementar em determinados ambientes onde obstáculos físicos e outras dificuldades a tornaram por vezes um exercício difícil ou impossível. Hoje, com a introdução da tecnologia de base IP, a intercomunicação de alta qualidade e performance avançada é a norma. A RIEDEL disponibiliza soluções de intercomunicação, usadas nos grandes palcos, em eventos desportivos, artísticos, religiosos, à escala mundial ou local, de média ou pequena dimensão. Os equipamentos de intercomunicação concebidos e comercializados pela RIEDEL constituem a referência absoluta nesta matéria.

As vantagens desta tecnologia são fáceis de demonstrar: qualidade máxima de sinal, cobertura total, mesmo em ambientes complexos, como, por exemplo, espaços antigos, com irregularidades e obstáculos físicos intransponíveis pela tecnologia tradicional, fiabilidade total, operação transparente e flexibilidade sem limites, graças às infinitas possibilidades de configuração. Num grande evento como os Jogos Olímpicos ou nos maiores campeonatos mundiais, na Lua (verdade, não é sales pitch!), nos grandes palcos ou salas de concertos por todo o mundo, nos estúdios dos maiores broadcasters, ou em carros de exteriores que percorrem o planeta, falar de intercomunicação é falar RIEDEL.

Um exemplo recente de aplicação da tecnologia desenvolvida pela RIEDEL à formação chega-nos de Inglaterra. A Backstage Academy é uma escola dedicada à formação na área das indústrias criativas. Fundada em 2009, a Backstage Academy formou centenas de novos profissionais em áreas tão diversas como gestão de palco, criação de conteúdos, operação de luz/som, contacto com artistas, video mapping, logística ou cenografia. Praticamente todas estas áreas dependem da intercomunicação. Por isso a RIEDEL montou uma rede no campus da Backstage Academy baseado numa solução Artist e Bolero. Os cursos de gestão de palco, em particular, dependem de forma especial da intercomunicação, e o Bolero revelou-se aí uma ferramenta pedagógica particularmente adequada. Factores importantes são a qualidade robusta do sistema e a sua facilidade de uso que torna o sistema pedagogicamente muito eficaz. Os alunos distinguem o Bolero pelas capacidades dos seus recursos e as possibilidades de configuração. Na Backstage Academy, como noutras instituições em que é aplicada, a tecnologia RIEDEL é parte fulcral do funcionamento das indústrias criativas e prepara as gerações futuras dos seus profissionais .

Saiba mais sobre esta aplicação. Saiba mais também sobre a RIEDEL e as suas soluções. Obtenha aqui uma nota técnica da RIEDEL sobre as normas ST 2022-6 e ST 2110 para áudio e video sobre IP. E saiba mais ainda, falando connosco sobre o modo como podemos servir os seus objectivos.


Intercomunicação e desporto

Os grandes eventos desportivos do presente envolvem grandes equipas, multidisciplinares, cujos membros precisam de estar em constante comunicação. Esta comunicação tem que ser intuitiva, fácil de operar, clara, de qualidade, fiável, sem falhas. Nos grandes palcos do desporto mundial, um sistema de intercomunicação que responda a todas estas exigências passa pelos seus testes mais rigorosos. Por aí se pode avaliar a qualidade de resposta destes sistemas, no caso de situações em que o grau de exigência não seja extremo. Nos principais palcos do desporto mundial, a RiEDEL passa por todos estes testes desde há anos, a ponto de se ter constituído a referência incontornável. É o caso, por exemplo, dos Jogos Olímpicos que decorrem neste momento.

Quando falamos de sistemas de intercomunicação fiáveis, o tamanho único não é, definitivamente, solução possível. Existem diferentes tipos de sistemas de intercomunicação, que devem ser considerados para uso profissional, desde soluções básicas de linha partilhada (partyline) até sistemas matriciais sofisticados.

A RIEDEL, como nesta área de soluções para o broadcast, oferece dois sistemas destinados à intercomunicação. Um baseado no princípio da linha partilhada, como o Performer, que foi concebido para ligar pequenas equipas. Projetos e instalações mais complexas exigem outros sistemas de matriz, como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável, oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo. O sistema Artist é o mais versátil existente no mercado, fala todos os standards de áudio atuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fio, com unidades de rádio ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalonável de 8×8 a 1024×1024 de portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de um projeto particular ou a introdução de uma qualquer nova tecnologia.

Este princípio é aplicável a qualquer aplicação profissional. No âmbito do broadcast e, particularmente, no domínio do desporto, os sistemas da RIEDEL revelam-se de uma eficácia, qualidade e precisão inultrapassáveis por qualquer outra solução do mercado. A razão pela qual os maiores acontecimentos desportivos mundiais, aqueles que exigem os padrões mais apertados e 100% de fiabilidade, todos recorrem ao sistemas concebidos pela RIEDEL.

Estamos em pleno período dos Jogos Olímpicos, onde mais uma vez a RIEDEL é parceiro insubstituível. A participação da RIEDEL envolve participação em múltiplos cenários, que habitualmente cobrem áreas como as comunicações locais, a consultoria e projeto, gestão de frequências, cablagem local, bem como o fornecimento de sistemas de rádio convencionais e digitais, de sistemas de intercomunicação de matriz digital, de sistemas de intercomunicação digital partyline, e de sistemas de transmissão de áudio e vídeo, assentes em fibra e sem fio.

A experiência da REDEL, nesta área e com estas funções, inclui participações, directamente ou em associação com os seus parceiros, em eventos como, para além dos já referidos Jogos Olímpicos, os europeus e mundiais de futebol, o circuito da Fórmula 1, Wimbledon ou o circuito Red Bull.

Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEl e venha falar connosco para ficar a saber como esta tecnologia pode ser posta a serviço dos seus projectos.


RIEDEL: uma solução técnica forte, um parceiro sólido

O Théâtre du Châtelet de Paris é, porventura, um dos marcos mais significativos da vida cultural da capital francesa. Ópera, música clássica e, mais recentemente, teatro musical, preenchem a programação da icónica sala, inaugurada em 1862. Um local que acolhe mais de 250 000 espectadores por ano, que assistem à sua exigente programação. Números tão impressionantes obrigam à adopção de soluções técnicas para o seu funcionamento que garantam 100% de fiabilidade. Recentemente, o Teatro du Chatelêt adoptou um conjunto completo das galardoadas soluções de distribuição de sinal de vídeo e de intercomunicação da RIEDEL. À altura dos pergaminhos e das apertadas exigências da sala.

O Théâtre du Châtelet é uma referência absoluta da vida cultural de Paris. Inaugurado em 1862, foi objecto de uma profunda renovação, no que respeita às suas condições de funcionamento, em particular, da sua acústica e equipamento. As alterações operadas neste lugar histórico visaram proporcionar aos 2038 espectadores que a sala acolhe as melhores condições para que possa desfrutar condignamente das centenas de produções que a sala programa. A renovação obedeceu a critérios apertados que garantam o funcionamento exigente da casa, com vista ao futuro e foi objecto de uma consulta exigente.

Sem surpresa, para a distribuição do sinal vídeo e para o sistema de intercomunicação a escolha recaiu sobre a RIEDEL. não apenas porque suas soluções tiveram o melhor desempenho nos testes efectuados, mas também porque a gestão do Teatro procurava um parceiro sólido. Depois de visitar a sede na Alemanha e ter um diálogo muito aberto e construtivo com o seu pessoal criativo, a equipa do Châtelet ficou com a certeza que de que uma parceria com a RIEDEL era a solução que procuravam.

A nova instalação da RIEDEL no Théâtre du Châtelet está baseada numa central de intercomunicação Artist-128, que permite ligações perfeitas AES67 e Dante sobre a rede IP do teatro, para o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, com soluções de linha digital Performer adicionais. A série SmartPanel 1200 de interfaces inteligentes, desempenha um papel importante na instalação; na verdade, o Théâtre du Châtelet representa a primeira instalação em teatro do mundo do novo SmartPanel RSP-1216HL, oferecendo funcionalidade SmartPanel completa e facilidade de uso num formato compacto de 1RU. O teatro gere o seu sistema de intercomunicação usando 15 painéis RSP-1216HL e cinco painéis RSP-1232HL. O sistema de intercomunicação sem fios Bolero, baseado no DECT, fornece a solução de comunicação para a equipa, ideal para uma instalação histórica como o Théâtre du Châtelet, em que o sistema UHF tradicional já não funciona satisfatoriamente. Além disso, o Théâtre du Châtelet instalou três dispositivos de rede de distribuição de mídia de alta densidade MediorNet MicroN, que podem ser usados ​​em configurações ilimitadas para suportar o processamento contínuo de sinal de vídeo e transporte por fibra. Atualmente, o teatro usa os dispositivos MicroN para permitir a distribuição e a monitorização de produções de vídeo internas.

Saiba mais sobre a RIEDEL e sobre esta instalação aqui. Consulte-nos para mais informações e outras soluções RIEDEL.


Entre já no mundo do Áudio sobre IP

O Áudio sobre IP (AoIP) representa actualmente a grande revolução que decorre em todos os domínios da produção áudio profissional. Do broadcast ao live, na televisão, na rádio, nos teatros e outras estruturas, fixas ou móveis de produção de espectáculos, no desporto, em todos os locais, enfim, cuja operacionalidade depende de redes de intercomunicação e distribuição de sinal. É uma transição imparável, que vai conduzir a uma reconversão total das condições de produção e dos fluxos de trabalho, paralelamente a um aumento da flexibilidade e da qualidade, da economia de processos e da rentabilização de infraestruturas. A STUDIO TECHNOLOGIES oferece-lhe uma linha de produtos baseada no protocolo DANTE, que lhe permite entrar, de forma robusta, mas acessível, neste universo. Falamos-lhe aqui num produto que vai constituir o centro nevrálgico da sua nova rede DANTE, o Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine.

Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine

Já por diversas ocasiões lhe falámos aqui sobre a linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES, assentes na norma Dante de AoIP. Confira aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Queremos chamar-lhe aqui a atenção para um produto desta empresa americana, o Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine, que acaba de ser alvo de uma significativa actualização do software operativo.

O Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine é uma solução de alto desempenho, económica e flexível, para a criação de circuitos de intercomunicação party-line (PL,) usando com produtos compatíveis com o protocolo Dante. O Modelo 5422 constitui uma poderosa ferramenta também numa série de outras aplicações, desde a mistura áudio em geral e em broadcast em particular, IFB, ou como interface. Este modelo foi concebido para ser usado em instalações de broadcast fixas ou móveis, em estúdios de pós-produção, plateaus de cinema, teatros e outros ambientes de trabalho como espectáculos live, em estruturas fixas ou móveis e instalações desportivas. Apenas necessita de corrente e uma ou duas ligações de rede Ethernet. Com isso, o Modelo 5422 proporcionar-lhe-á uma ferramenta extremamente poderosa, aplicável numa grande variedade de cenários e de fluxos de trabalho. O Modelo 5422 está disponível em três versões, de 16, 32 ou 64 canais de entrada e saída. Veja aqui qual se adequa melhor às suas necessidades.

Poderá ver aqui, em detalhe, as características do Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine e aqui um video com mais informação.

O Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine é compatível com toda a linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES assente no protocolo DANTE, que inclui os belt packs de intercomunicação de 1, 2 e 4 canais e outros que poderá conferir aqui. Existem ainda soluções que lhe permitem integrar o seu equipamento analógico e digital clássico nas redes DANTE. Deste modo pode fazer uma transição suave para o universo do AoIP, preservando o seu investimento anterior, mas preparado para o futuro.

Consulte-nos para mais informações sobre todas estas possibilidades.


RIEDEL, desporto e intercomunicação

A RIEDEL acaba de instalar uma solução de intercomunicação para a Liga Suíça de Futebol. À semelhança do que se passa desde a época passada na Liga Alemã, as soluções de intercomunicação da RIEDEL foram as escolhidas para assegurar toda a intercomunicação que decorre entre os 10 estádios que compõem a Raiffeisen Super League e o centro técnico de operações da Liga Suíça de Futebol. Do outro lado do Atlântico, em Orlando, na Flórida (EUA), uma solução RIEDEL constitui o núcleo principal de intercomunicação da NBA, o NBA Bubble, criado para cumprir as normas de segurança sanitária impostas em tempo de pandemia.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol do mundo, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos eles têm sido utilizadas, com imenso sucesso, as mais diversas soluções tecnológicas, que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a RIEDEL parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam as escolhidas quando se trata de eventos locais ou regionais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde a época passada, por exemplo, que a intercomunicação oficial dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Agora é a Liga Suíça que confia na RIEDEL para todas as suas necessidades de intercomunicação. A solução agora escolhida é baseada no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR possível. É esta solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, que agora mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema agora em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, Bolero, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça. Leia tudo sobre esta solução aqui.

Do outro lado do Atlântico, entretanto, as soluções RIEDEL proporcionam a espinha dorsal de comunicações para a NBA. Um sistema Bolero e Artist digital matrix intercom assegura as comunicações na designada NBA Bubble, situada em Orlando, na Florida (EUA). Localizada concretamente no Walt Disney World, a NBA Bubble é uma zona de isolamento total, criada para permitir a comunicação segura durante as provas, com a máxima protecção do atletas da NBA da COVID-19.

A solução RIEDEL, proporciona as comunicações seguras entre os árbitros, treinadores e pessoal de produção durante as partidas da NBA com o ESPN Wide World of Sports Complex.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Contacte-nos e venha saber mais sobre a RIEDEL e quais as soluções que temos para as suas necessidades, em matéria de desporto ou outra qualquer, nas quais a fiabilidade total, facilidade de operação e a maior qualidade, hoje tecnologicamente possíveis, são os factores a ter em conta.

Os novos caminhos do broadcast

Vivemos uma nova era no broadcast. Um novo momento que nos trouxe novas ferramentas, que permitem novos fluxos de trabalho. Estas ferramentas caracterizam-se por uma maior flexibilidade de operação, por serem mais compactas, por proporcionarem uma maior qualidade do sinal e por oferecerem maior capacidade de produção. Em todas as áreas do broadcast está em marcha uma revolução que já não é possível ignorar. Assistimos todos os dias ao aparecimento de novidades cujo objectivo é ajudá-lo a participar nesta revolução e melhorar a qualidade do seu trabalho. A Glensound é uma empresa com larga tradição na área do broadcast. Dos produtos oferecidos actualmente pela marca, o destaque vai para a nova linha baseada no protocolo DANTE/AES67. Trata-se de um standard que vem abrir novas vias aos profissionais do broadcast. Mas as novidades não se ficam por aqui.

A transição para as redes de AoIP está em curso e em velocidade de cruzeiro. A flexibilidade de operação, o carácter mais compacto dos equipamentos baseados neste protocolo, com menos espaço ocupado e menos problemas de cablagem, a maior qualidade de sinal e o aumento da capacidade de produção que proporcionam, são razões suficientes para enveredar por esta via de operação. É o que está a acontecer em todas as frentes do áudio profissional e do broadcast. A transição tem estado a ser feita de duas maneiras: completa reformulação da operação, com estruturas totalmente baseadas no novo protocolo ou uma transição gradual, associando os novos equipamentos às soluções tradicionais. Neste caso a transição é feita sem comprometer o investimento inicial, mas flexibilizando-o.

A GLENSOUND é uma empresa inglesa que iniciou a sua actividade nos anos 60 do século passado. As suas primeiras soluções foram desenvolvidas para a BBC. Está desde então focada na produção de equipamento para o broadcast e foi participando em todas as grandes revoluções que ocorreram nesta área. Hoje a revolução chama-se Audio over IP (AoIP). O protocolo Dante® / AES67 Audio Networking é o standard corrente nesta nova fase e atinge todos os domínios da produção. Sobre o AES67, leia mais aqui.

A GLENSOUND propõe uma linha completa, muito útil e diversificada, de soluções baseadas neste protocolo. Para além do catálogo já disponível, a GLENSOUND apresenta agora uma série de novos e muito úteis módulos. Conheça o Divine Remote Control (controlo de monitorização), o sistema Beatrice que inclui o B4+ (um beltpack de 4 canais), o W1 (intercom), o M1 (Intercom Walkie Talkie/ Radio Interface), o LH4 (luz de sinal para redes Dante), o Divine (a coluna de monitorização para redes DANTE), o Minferno (unidades de comentário individuais) ou o STYX (misturadora de alta capacidade para redes DANTE.AES67). Veja tudo sobre estes produtos aqui.

Venha conhecer estas e outras soluções GLENSOUND. Venha estudar connosco a forma como estas soluções podem servir as suas necessidades de produção. Venha entrar na nova era do broadcast.


RIEDEL, vencer desafios

Diferentes aplicações, o mesmo objectivo: criar um ambiente de trabalho que obedeça aos mais altos padrões de qualidade e proporcione ferramentas de produção, para usar local ou remotamente. Ferramentas mais eficazes e com menos custos. Para tornar fluxos de trabalho antigos mais eficazes. Ou para ajudar a criar novos. A RIEDEL esteve recentemente envolvida em vários palcos, cada um, um desafio com características muito especiais e objectivos invulgarmente exigentes. A tecnologia RIEDEL posta assim, seriamente, à prova e a responder ao desafio com a maior classificação possível.

A RIEDEL é a fornecedora das mais inovadoras soluções de intercomunicação, transferência e processamento de sinal e de dados, especialmente dirigidas ao mercado do broadcast, live e qualquer outra área onde a garantia de funcionamento sem quebras seja total, o modo de funcionamento seja intuitivo e a qualidade do sinal seja imaculada. Os equipamentos da RIEDEL estão presentes por todo o mundo e funcionam nas condições mais exigentes, seja nos grandes eventos de carácter mundial, como a Fórmula 1 ou os Jogos Olímpicos, seja em teatros ou estúdios de todas as dimensões, seja na Lua, Devido à sua natureza, e para além das situações clássicas onde a presença destes equipamentos constitui uma escolha natural, vêmo-los aplicados em situações fora do habitual ou criando alternativas para fluxos de trabalho tradicionais.

ESL One Cologne

Recentemente os equipamentos RIEDEL foram utilizados em duas situações que espelham bem os aspectos descritos.

O Counter-Strike: Global Offensive é um jogo extremamente popular em todo o mundo, que proporciona a realização de torneios mundiais, extremamente dinâmico e altamente participados. Estes torneios decorrem ao vivo e atraem milhares de pessoas, entre participantes e espectadores. Com actual situação de pandemia e as restrições conhecidas à presença de público em todo o tipo de manifestações deste género, os organizadores, ESL One Cologne, viram-se na contingência de ter alterar o formato do torneio para uma situação online. Para além da competição em si, o desafio criou um número significativo de novos problemas, designadamente, de comunicação entre os sectores de produção do evento. Essa é, justamente, a área em que intervêm os sistemas de intercomunicação da RIEDEL. Para perceber o papel da RIEDEL nesta operação, veja este artigo.

Uma outra situação recente de aplicação dos sistemas da RIEDEL prendeu-se com o festival de música Wacken World Wide 2020. O festival é difundido em regime de live streaming para mais de 11 milhões de fãs, espalhados por todo o mundo. O sinal áudio desta transmissão foi misturado em Hamburgo, na Alemanha, e masterizado nos estúdios Valhalla Studios NY (EUA), com as comunicações, a configuração do sinal, transmissão e monitorização feita pelo Remote Operations Center (ROC), em Wuppertal, na Alemanha. Este é um método desenvolvido pela RIEDEL em pareceria com a Remote Recording Network (RRN), que constitui um novo padrão de produção de transmissões áudio de alta qualidade, com custos controlados e amigas do ambiente. Sobre esta operação pode ler mais aqui.

Na vanguarda do desenvolvimento de equipamento baseado no protocolo IP, a RIEDEL está também determinada em desenvolver ou colaborar no desenvolvimento de novas aplicações para os seus sistemas avançados.

Leia tudo sobre a tecnologia e aplicações RIEDEL aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda sobre estas tecnologias ou como elas poderão servir as suas necessidades concretas, contacte-nos, por favor.

A RIEDEL corre o mundo

RIEDEL, criadora de soluções de intercomunicação, processamento e transporte de sinal via IP para o broadcastlive e institucional, continua a ser a escolha preferencial dos profissionais de todo o mundo. Sempre que a exigência é de total fiabilidade, máxima facilidade de operação e olhos no futuro, são as soluções RIEDEL, baseadas na tecnologia desenvolvida pelo fabricante alemão, que se revelam as únicas apropriadas. É o caso especial da tecnologia de distribuição AV MediorNet. Um grande teatro no Japão, o Teatro Nacional Bunraku, e uma das empresas líder mundial de outside broadcast, a inglesa CTV, com uma carteira de clientes literalmente espalhada por todo o mundo, contam-se entre os utilizadores mais recentes desta tecnologia. Venha conhecer melhor os novos exemplos de aplicação da tecnologia MediorNet, o que ela proporciona especificamente, em cada caso, a cada um deles e as razões que os levaram a adoptá-la.

Gateways RIEDEL

A tecnologia MediorNet é, sem qualquer dúvida, um dos pontos fortes da RIEDEL. Com a sua introdução há mais de uma década, esta tecnologia abriu a porta à possibilidade de criação de uma infraestrutura de distribuição de vídeo, ao combinar transporte de sinal, routing, processamento e conversão numa única rede redundante, a funcionar em tempo real. Desde há dez anos, esta tecnologia tornou-se a que proporciona a infraestrutura mais versátil e fiável do mercado, centrada na criação de redes AV. Até à data, a tecnologia MediorNet continua a ser a única a oferecer todas as vantagens do conceito de hardware distribuído, baseado e controlado por software. Os clientes confirma-no. Recentemente a sua lista aumentou com dois casos particularmente significativos e paradigmáticos do potencial que a tecnologia encerra.

O Teatro Nacional Bunraku (NBT) de Osaka, Japão, é um dos seis teatros nacionais do Japão. É o principal local onde o género Bunraku — uma arte tradicional de teatro de marionetas, declarada Património Imaterial da Humanidade — pode ser apreciada, a par de outros géneros como o Kabuki ou o Buyō. O complexo onde se realizam estes espectáculos é constituído por dois auditórios, um instituo de formação e os arquivos.

Teatro Nacional Bunraku (Japão)

Toda a complexa operação de televisão digital funciona na instituição. Um recente upgrade visou dotar o NBP de sistema capaz de fazer a distribuição do sinal vídeo e áudio da instituição e a escolha recaiu na proposta da RIEDEL. Uma rede de distribuição MediorNet MicroN de alta densidade de distribuição de sinal e 15 SmartPanel interfaces foram assim adquiridos, o que permite a ligação dos sinais áudio e vídeo de oito câmaras aos vários monitores da sala de controlo, ao átrio de entrada e aos dois palcos. Os SmartPanels foram configurados com a aplicação MediorNet Control, o que permite à equipa técnica e de palco a mudança das fontes de sinal de cada monitor vídeo praticamente sem latência, o que constituía um dos requisitos fundamentais exigidos. O sistema agora instalado demonstra bem o poder, flexibilidade e fiabilidade da tecnologia MediorNet, quando se trata de transporte de sinal em tempo real. Mais sobre esta solução aqui.

Por sua vez, a CTV é uma empresa fundada em 1983, especializada em outside production. Conta com uma enorme frota de carros de exteriores, presente em todo o mundo e com uma carteira de clientes de enorme peso. Os números do seu desempenho espelham a vastidão da sua operação: a frota produz o equivalente a mais de 1000 dias de gravação e mais de 2600 horas de transmissão ao vivo, anuais, e uma média de seis horas diárias de transmissão de televisão.

Interior de um dos carros da CTV

A CTV acaba agora de adquirir um sistema baseado nos gateways MediorNet MuoN e FusioN gateways da Riedel, para maximizar o seu fluxo de trabalho ao vivo. A solução permite optimizar a velocidade e flexibilidade da conversão de sinal durante a produção. A solução de base SFP dos gateways IP MediorNet MuoN proporciona, nomeadamente, vários interfaces práticos para converter sinal SDI em IP. A solução MediorNet FusioN utilizada agora pela CTV Outside Broadcasts constitui um gateway versátil e autónomo, concebido para aplicações de controlo remoto. Mais sobre esta solução aqui.

Saiba mais sobre a tecnologia MediorNet aqui. Veja tudo sobre estes e outros produtos da RIEDEL aqui. Se a sua actividade s situa na área do broadcast, live, televisão ou rádio, se tem a responsabilidade de um teatro, centro de congressos, estádio ou qualquer outro tipo de operação em que a transmissão de sinal, áudio, vídeo ou dados e a intercomunicação sejam elementos dos quais depende diariamente, venha falar connosco para saber quais as soluções RIEDEL mais adequadas às suas necessidades.