O verdadeiro ARTIST

O Artist da RIEDEL é um ecossistema de intercomunicação único. Trata-se de uma rede descentralizada e escalável, que fornece comunicações fiáveis ​​e distribuição de sinal de áudio para qualquer aplicativo de áudio ou intercomunicação. Não é coisa pouca. Os numerosos broadcasters, empresas de telecomunicações e tantos outros utilizadores de topo do Artist, espalhados pelo mundo, que integram o sistema nas aplicações mais variadas, estão aí para o atestar. Saiba o que é e do que é capaz o Artist. E fique a saber também o que o Artist fazer por si.

Se pudéssemos resumir em poucas palavras o que é o sistema Artist da RIEDEL, diríamos que se trata de uma rede de intercomunicação digital, baseada numa arquitetura descentralizada, compatível com as últimas exigências do mercado, funcionando com um anel de fibra que reduz os custos de cablagem e instalação, rapidamente configurável através de software apropriado (Director), perfeitamente integrável com o sistema de intercomunicação sem fios Bolero e os interfaces de utilizador SmartPanel, de que já lhe falámos aqui no Feedforward. Mas há mais!

Um sistema Artist pode funcionar como o seu utilizador quiser. Pode ser constituído por única unidade ou uma vasta rede de nós ligada remotamente a funcionar sobre fibra. Cada nó modular contém placas de cliente que aceitam e distribuem diferentes tipos de sinais, incluindo SMPTE 2110-30/31 (AES67), VoIP, DANTE, AVB, MADI, AES3 e áudio analógico.

Actualmente, o Artist é a única plataforma de intercomunicação que fala todos os padrões de áudio e a sua arquitectura modular permite a fácil acomodação de padrões futuros. Um sistema, tornada ainda mais poderoso se pensarmos na sua expansibilidade.

O Artist adapta-se facilmente a qualquer aplicação, de pequenos teatros a carros de exteriores, a grandes estádios ou centros de transmissão de dados transnacionais, em eventos locais ou globais. O sistema Artist pode, sem qualquer dificuldade, ser expandido de 8×8 para 1024×1024 portas e, por meio de uma ligação à própria RIEDEL, pode ligar vários milhares de assinantes num único ecossistema. Expandir um sistema Artist é tão fácil como isto: basta adicionar novas placas de cliente a um nó existente ou adicionar nós adicionais (Artist-32, Artist-64, Artist-128, Artist-1024). Essa flexibilidade e modularidade tornam as soluções Artist à prova de futuro e permitem que o sistema seja dimensionado de acordo com as exigências de qualquer projeto, actuais ou previsíveis.

O sistema Artist básico é composto por uma unidade 2RU, com até 1024 portas, placas de interface universal (UIC) de alta densidade, com até 128 portas por placa, UICs definidas por software que podem alternar entre SMPTE 2110-30/31 (AES67), Dante, MADI ou distribuidor/processador/fibra Artist. O design do frame permite o arrefecimentos reversível, da frente para trás. O sistema Artist tem esquemas de redundância 2022-7 e N+1 e vários domínios de sincronização independentes por nó. Detalhe importante: os utilizadores de um sistema Artist desfrutam de esquemas de licenciamento flexíveis, adaptáveis às suas necessidades.

Se quiser saber mais sobre o Artist e as suas possibilidades de expansão veja aqui e um video sobre o sistema aqui. Se quiser saber mais sobre as soluções de intercomunicação da RIEDEL veja aqui. Pode ver aqui uma aplicação, numa situação bastante complexa, do sistema Artist. Se quiser saber ainda mais venha falar connosco. Há uma solução Artist para si. A Avantools é a empresa especialista em intercomunicação em Portugal.



O que é um SmartPanel?

Os SmartPanels da nova geração da RIEDEL, da série 1200, são interfaces de utilizador multifuncionais, que abrem novas perspectivas de operação, capazes de gerar fluxos de trabalho mais potentes do que nunca. Representam um salto quântico em flexibilidade, potência e conectividade. Dispõem de ecrãs multitoque coloridos, teclas híbridas inovadoras, capacidade de aproveitar aplicativos que permitem a multifuncionalidade e têm a capacidade de se adaptar facilmente aos vários fluxos de trabalho em uso hoje. Mas estes novos painéis estão preparados para permitir uma melhor adaptação ao utilizador, e são capazes de gerar fluxos de trabalho mais potentes do que nunca e totalmente novos. Funcionais hoje e à prova de futuro.

Inspirados na tecnologia de interfaces de utilizador assente em aplicativos SmartPanel da RIEDEL, os novos SmartPanels da série 1200 são os painéis mais inteligentes desenvolvidos pela marca alemã até agora! O conceito de SmartPanel dissocia os recursos do painel do seu hardware e transforma-o num dispositivo genérico, no qual os utilizadores podem instalar diferentes aplicativos que controlam diferentes recursos. Igualmente importante: com estes dispositivos, o utilizador dispõe, não apenas, do que ele é capaz de fazer hoje, mas também do que ele será capaz de fazer no futuro.

Um hardware, vários aplicativos

Os SmartPanels da série 1200 estão disponíveis em dois modelos, o RSP-1232HL e o RSP-1216HL, com características totalmente únicas.


Ambos os modelos dispõem de teclas inovadoras, híbridas, com codificador rotativo integrado, visores de ecrã sensível ao toque de alta resolução e anéis de LED RGB. Texto de rótulo de chave de 2 linhas, ícones individuais e cores de grupo. Suporte para fluxos de trabalho variados (“Falar/Escutar” e “Falar/Silenciar”). Compatíveis com a norma SMPTE-2110-30&31 (AES67)​. Gestão de ligação NMOS IS-04 e IS-05, compatível com a norma SMPTE 2022-7, com redundância contínua. Um ou dois altifalantes de banda larga, 16 ou 32 teclas, conforme o modelo.

A RIEDEL disponibiliza ainda o modelo ESP-1216HL, um expansor para qualquer dos modelos de base, que acrescenta basicamente as características do modelo RSP-1216HL. É possível acrescentar até seis destes expansores numa mesma cadeia.

Completamente novos, concebidos de raiz, os SmartPanels da série 1200 da RIEDEL dissociam os recursos do painel do seu hardware, transformando-o num dispositivo genérico, com o qual é possível abordar diferentes situações de produção e aplicações, de uma forma e com uma eficácia nunca antes vista. Totalmente preparados para o futuro, o seu e o da evolução tecnológica.

Os SmartPanels 1200 explicados aqui. Saiba tudo sobre os novos SmartPanels da série 1200 da RIEDeL aqui. Para esclarecimentos adicionais, contacte-nos.


Bolero da RIEDEL, cada vez mais poderoso e versátil

Enquanto sistema de intercomunicação sem fios, totalmente novo, capaz de suportar até 250 unidades de cinto e 100 antenas, numa única instalação, o Bolero da RIEDEL constitui uma revolução no domínio da intercomunicação e define um novo paradigma. O Bolero é uma nova categoria de intercomunicadores sem fios, que utiliza recursos como o ADR (Advanced DECT Receiver,) com tecnologia multidiversidade e anti-reflexo para maior robustez do sinal RF, registo NFC da unidade de cinto tipo Touch&Go e operação versátil. É utilizável como controlador e teclado sem fios, ou – e isto constitui uma novidade absoluta – como um walkie-talkie. O Feedforward traz-lhe agora novidades sobre o sistema Bolero da RIEDEL.

Com a adição do mais novo modo Bolero Standalone 2110 (AES67), são agora três os modos de rede disponíveis para os sistemas Bolero, cada um deles dedicado a aplicações específicas.

O Bolero Integrated aproveita a poderosa infraestrutura do Artist, incluindo SmartPanels e ampla conectividade de I/O. O Bolero Standalone Link funciona de modo simples plug & play, que é especialmente adequado para instalações menores, implantações portáteis ou casos em que o Bolero precisa ser ligado a outros sistemas sem a necessidade de uma matriz Artist.

O Bolero Standalone 2110 (AES67) permite aos utilizadores configurarem uma rede IP baseada nas normas SMPTE 2210/AES67, sem a necessidade do Artist.

O codec de voz do Bolero fornece maior inteligibilidade da fala e o uso mais eficiente do espectro de RF, suportando o dobro do número de unidades de cinto por antena, para a mesma largura de banda de rádio que outros sistemas baseados no DECT. A tecnologia ADR, exclusiva da RIEDEL, combina um conceito de receptor exclusivo, com vários elementos projetados especificamente para reduzir a sensibilidade a reflexões, tornando o Bolero utilizável em ambientes de RF desafiadores, onde outros sistemas se revelam inúteis.

A própria unidade de cinto possui seis canais de intercomunicação e um botão “Responder” separado para uma resposta rápida à última chamada. O ecrã do Bolero, legível e regulável, pode ser girado para que seja legível, mesmo com luz solar, em qualquer orientação. Além disso, e isto constitui novidade absoluta, a unidade de cinto pode ser usada sem um auscultador, como se fosse um rádio walkie-talkie utilizando o microfone e o altifalante integrados. As unidades de cinto suportam Bluetooth, permitindo a ligação de um auscultador bluetooth ou de um smartphone. Quando um smartphone está ligado, a unidade de cinto pode funcionar como uma configuração tipo “mãos livres” de um carro, para que o utilizador possa receber chamadas do seu telefone e falar e ouvir por meio do auscultador. Os utilizadores também podem injectar chamadas telefónicas diretamente nos canais de intercomunicação, fornecendo novos possibilidades de fluxos de trabalho.

A unidade de cinto usa uma combinação de materiais de alta qualidade, incluindo plásticos de alto impacto e elementos sobremoldados de borracha, que a tornam extremamente resistente e confortável de usar em qualquer situação.

O poder do Bolero é excepcional. A sua flexibilidade de utilização, robustez, design e ergonomia não têm paralelo. As aplicações correntes deste produto são múltiplas: nos desportos, nas grandes salas de espectáculo, ao ar livre ou em pequenos auditórios, grandes em pequenos encontros públicos, no broadcast, onde exista necessidade de intercomunicação, com a mais alta qualidade e total fiabilidade, os exemplos de utilização do sistema Bolero multiplicam-se e disso lhe temos dado amiúde conta aqui no Feedforward. Há uma solução Bolero para as suas necessidades.

Saiba mais sobre o Bolero, sobre todas as suas características e possibilidades de utilização aqui. Veja aqui um video sobre este produto da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre este produto e sobre a melhor forma de satisfazer as suas necessidades de intercomunicação. A AVANTOOLS é a empresa especialista em intercomunicação em Portugal.


Mais sobre a RIEDEL, desporto e intercomunicação

Depois da Bundesliga e da Liga Suíça de Futebol, é agora a vez da Liga Belga de Futebol optar por uma solução RIEDEL para os seus problemas de intercomunicação. Nos estádios espalhados por toda a Bélgica e entre estes e o VAR situado na Cidade do Futebol, casa das selecções e dos árbitros belgas, é um sistema Bolero/Artist que assegura todas as operações. É emocionante testemunhar os resultados nas transmissões ao vivo, quando os árbitros chamam de forma simples, rápida e com um sinal da mais alta qualidade, os seus colegas situados na Cidade do Futebol, antes de dar a palavra final sobre uma jogada duvidosa, o que, sabemos, faz toda a diferença para os adeptos da Jupiler Pro League.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol continentais e mundiais, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos estes palcos têm sido utilizadas, com imenso sucesso, soluções tecnológicas de intercomunicação da RIEDEL que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a empresa alemã parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam também as escolhidas quando se trata de eventos regionais ou locais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde há já algum tempo que a solução oficial de intercomunicação dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Depois foi a Liga Suíça que confiou à RIEDEL a solução para todas as suas necessidades de intercomunicação. No caso da Bundesliga, a solução escolhida baseia-se no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR. Esta mesma solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Agora é a vez da Liga Belga optar por uma solução RIEDEL, em parceria local com a EMG desenvolveu uma solução que vai permitir comunicações claras e fiáveis ​​entre os árbitros da Jupiler Pro League da Bélgica, entre as equipas de arbitragem no campo e, remotamente, o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, sede do Associação Real Belga de Futebol (RBFA). Juntos, o sistema de intercomunicação sem fios Bolero e os sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist, que apoiam as equipas de arbitragem da RBFA em todos os estádios da Jupiler Pro League e no VAR Replay Center, para garantir comunicações perfeitas. A solução RIEDEL liga o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, localizado 25 km a sul de Bruxelas, na pequena cidade de Tubize, com todos os estádios da Jupiler Pro League por toda a Bélgica. Os sinais que se movem entre diferentes estádios e o VAR Replay Center viajam pela rede Proximus MPLS, projectada para desportos e eventos premium, não apenas para o VAR, mas também para produção remota de competições da Jupiler Pro League.

A solução RIEDEL compreende todos os kits de estádio, cada um equipado com sistemas de intercomunicação sem fios independentes Bolero-S, incluindo antenas, unidades de cinto e auscultadores para os árbitros que actuam em campo. No VAR Replay Center, cinco mesas/estações VAR, mais uma sobressalente e uma mesa de supervisor estão equipadas com o sistema de intercomunicação Artist 1024 da Riedel com 1216 painéis de intercomunicação que suportam partidas sobrepostas (em paralelo) por dia. Nos últimos dois dias de jogos da competição regular da liga, o sistema é expandido com sistemas adicionais, para suportar até nove partidas simultâneas.

O Proximus Basecamp é a casa das selecções e dos árbitros na Bélgica, e o VAR Replay Center fica no coração do departamento técnico desportivo da Federação Belga e das suas delegações regionais, a ACFF e o Voetbal Vlaanderen. Os sistemas de intercomunicação da RIEDEL tornaram-se assim parte integrante das operações, nos dias de jogo no VAR Replay Center e nos estádios espalhados por toda a Bélgica.

As soluções Bolero, não se limitam ao desporto, naturalmente. Estes sistemas equipam grandes e pequenos teatros do mundo, estúdios de tv e outros, salas de concerto, em edifícios históricos ou acabados de construir, grandes e pequenos eventos, parlamentos, e quaisquer outras locais ou actividades que requeiram uma intercomunicação perfeita, poderosíssimo, fácil de operar, flexível, sempre com uma qualidade de sinal sem qualquer compromisso. Pode consultar, aqui no Feedforward, muitos exemplos de aplicação dos sistema Bolero.

Saiba mais sobre a solução RIEDEL fornecida para o campeonato belga aqui. Conheça as soluções de intercomunicação RIEDEL aqui. Venha falar connosco para mais esclarecimentos sobre estas e outras soluções RIEDEL. A AVANTOOLS é a especialista em soluções de intercomunicação em Portugal.


Desporto e intercomunicação

A intercomunicação é um factor vital no desporto, sobretudo no desporto de alta competição. A RIEDEL proporciona soluções que podem ser concebidas à medida, para todas as modalidades desportivas, onde a intercomunicação é um factor decisivo. A eficácia dos sistemas fornecidos pela marca alemã está comprovada em inúmeras competições, a decorrer um pouco por todas as partes do mundo, desde o grande evento de impacte universal, até às mais modestas competições locais. Essa eficácia comprova-se em todos os ramos do desporto e em todos os escalões. É o caso, no desporto universitário, da equipa dos University of Georgia (UGA) Bulldogs, nos Estados Unidos. Uma solução Bolero assegura agora a qualidade da intercomunicação desta equipa de sucesso. Um novo sistema Artist, completa a solução RIEDEL.

A Universidade de Georgia é a sede dos Georgia Bulldogs, a equipa de sucesso do futebol americano universitário. Uma solução fornecido pela MV SportsCom, um revendedor, parceiro da RIEDEL, o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, altamente portátil que pode ser implantada facilmente, assegura todas as necessidades de intercomunição dos Bulldogs, mesmo em locais distantes, e funciona de forma fiável que garante comunicações claras entre o banco da equipa e os treinadores de campo.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A mudança para uma solução RIEDEL foi a maneira de garantir a fiabilidade, a qualidade das comunicações e o apoio de que a equipa necessitava.

Adicionalmente foi instado um novo mainframe Artist 128, no núcleo central que serve o Sanford Stadium e o Stegeman Coliseum e está ligado via fibra aos quadros nas instalações de baseball Foley Field, no Jack Turner Stadium, no Turner Soccer Complex, no Gabrielsen Natatorium e no William Porter Payne e Porter Otis Payne Indoor Athletic Facility. Este sistema que completa o sistema anteriormente existente, integra totalmente vários locais desportivos em todo o campus, para simplificar transmissões em diferido e transmissão ao vivo de eventos desportivos, apresentações de vídeo e promoções para fãs no local. Leia aqui sobre esta solução Artist.

Veja mais sobre estas soluções aqui. Saiba mais sobre o Bolero, o Artist e restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações sobre estes e outros produtos deste nosso parceiro venha falar com a AVANTOOLS, os peritos em intercomunicação em Portugal.


A RIEDEL na alta roda do desporto motorizado

A RIEDEL é desde Março a fornecedora oficial da FIA de equipamento de telecomunicações. Depois de um relacionamento de duas décadas, a parceria da RIEDEL com a FIA tornou-se agora oficial. De agora em diante, a RIEDEL vai colaborar de uma forma mais activa e institucionalmente mais comprometida com a FIA e, com isso ajudá-la a cumprir os padrões que passaram a nortear a organização, de modo a levá-la para um futuro mais seguro e sustentável.

A RIEDEL tornou-se, a partir de Março, a empresa fornecedora oficial de todo o equipamento de telecomunicações da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA). Esta organização, lembremo-lo, tutela um imenso conjunto de provas do calendário mundial de desportos motorizados, incluindo o bem conhecido campeonato de F1, circuitos, taças, ralis e outras actividades de competição nesta área do desporto.

Após um relacionamento de duas décadas entre as duas organizações, a RIEDEL é agora a parceira da FIA na área das tecnologias de hardware e software de ponta. Este importante passo visa levar segurança, sustentabilidade e inovação a todas as séries de campeonatos globais organizadas pela poderosa organização do desporto motorizado, e com isso guiá-las até ao futuro e ao próximo nível.

Peter Bayer, secretário-geral da FIA e director executivo da FIA F1, reconhece que “a decisão da FIA de nomear a RIEDEL como fornecedora oficial de toda a sua infraestrutura comunicação para os desportos motorizados é resultado de um relacionamento de confiança construído ao longo de duas décadas.” Isso aponta, por um lado, para um compromisso compartilhado de usar as tecnologias mais avançadas, e, por outro, para o cumprimento de um papel na sua política de requisitos de segurança e sustentabilidade, que a FIA elegeu como sua linha de actuação.

As soluções de comunicação e distribuição de sinal fornecidas pela RIEDEL para eventos na área dos desportos motorizados da FIA incluem várias áreas de actuação. Em primeiro lugar, nas infraestruturas pioneiras de vídeo distribuído via MediorNet, que combinam transporte de sinal, roteamento, processamento e conversão numa rede redundante e em tempo real. Em segundo lugar, nas redes de intercomunicação digital, escaláveis, via Artist. Em terceiro lugar, na intercomunicação, através do premiado sistema sem fios, Bolero. E, finalmente, no fornecimentos de um conjunto muito diversificado de auscultadores especializados e rádios portáteis.

Thomas Riedel, o CEO e fundador do Riedel Group observa que “esta parceria vem de longa data. Nos últimos 20 anos, a FIA e a RIEDEL inspiraram-se constantemente para impulsionar ainda mais a inovação. Estamos entusiasmados por nos juntarmos oficialmente aos esforços da FIA para promover padrões de segurança mais elevados e a mais recente tecnologia, no mundo dos desportos motorizados, tornando a vida dos pilotos, das equipas, dos oficiais de pista e de toda a comunidade das corridas mais fácil e segura.”

Por sua vez, Lutz Rathmann, CEO da RIEDEL para a área de planeamento integrado, projecto, optimização, operação e controlo de produtos, processos e serviços, acrescenta, ainda nesta matéria: “Os nossos sistemas inteligentes são projectados para funcionarem perfeitamente uns com os outros. Deste modo, uma infraestrutura unificada da RIEDEL traz um valor acrecentado muito significativo, tanto para os condutores, como para as equipas.”

Veja este vídeo dos bastidores de uma corrida de F1, para perceber o que é a atmosfera por detrás das câmaras. A presença da RIEDEL é uma constante, discreta e vital.

As soluções da RIEDEL de redes de intercomunicação e destribuição de sinal, testadas nas duras condições de competições como o Campeonato Mundial de F1 e outros grandes eventos de grande impacte, estão disponíveis para o servir também. Com elas, ganhará sempre a pole position.

Saiba mais sobre todas estas soluções aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda ou se desejar aconselhamento sobre a solução RIEDEL que melhor se adequa às suas necessidades, por favor, contacte-nos.


Intercomunicação do futuro

As soluções de intercomunicação da RIEDEL são, sem dúvida, as mais fiáveis, flexíveis e rentáveis que encontrará hoje à sua disposição. Não somos nós que o dizemos. São os clientes que por elas optaram e que as continuam a escolher. Não fora assim e os mais importantes centros de produção mundiais de audiovisuais não continuariam a fazer essa escolha. Das soluções mais complexas às mais simples de implementar, encontrará sempre na RIEDEL uma forma de resolver os problemas de intercomunicação que qualquer operação profissional de broadcast, televisão, rádio, live, fixa ou móvel, hoje coloca. Um exemplo recente ilustra bem o que aqui afirmamos.

O que esperar de uma solução RIEDEL de intercomunicação, face às soluções usadas tradicionalmente? Desde logo uma melhoria significativa nas capacidades de intercomunicação entre os diferentes centros de produção que compõem a sua operação. Comunicações flexíveis entre as estruturas fixas, os estúdios, sobretudo os de última geração. Mas também entre as estruturas móveis e as estruturas fixas, durante as diferentes fases de produção, em qualquer género de situação, no live de entretenimento, desporto ou em reality shows.

Quando está em causa a escolha de um sistema de intercomunicação sem fios e o cliente analisa o seu leque de escolhas, o que revelam os rigorosos testes pelos quais as soluções RIEDEL começam sempre por passar, é simples: o cenário da tecnologia de comunicação sem fios fiável é realmente apertado. A RIEDEL destaca-se, em termos de desempenho, da RF, pela cobertura e qualidade do áudio, bem como pela flexibilidade e facilidade de uso. É claro o aumento da gama de comunicações nas mais variadas instalações de produção, com garantia de uma qualidade de áudio excepcional e a existência de opções de configuração convenientes, que simplificam a criação de grupos de utilizadores, conforme o exigido nas várias produções. O Bolero, por exemplo, oferece suporte a comunicações em carros de exteriores e outras situações móveis. O Bolero ajuda a melhorar a coordenação entre as equipas, não apenas economizando tempo e dinheiro, mas também tornando o trabalho de todos muito mais fácil. A configuração fácil e robusta que se pode esperar para cada beltpack Bolero individual torna o fluxo de trabalho mais suave e, com uma funcionalidade muito alta em cada unidade, com mais opções na configuração de comunicações nos diferentes espaços. O Bolero, implica o uso de menos da metade do número de antenas necessárias para outras soluções para garantir a cobertura completa, reduzindo custos da antena, melhorando a qualidade do áudio e flexibilizando, garantindo as dinâmicas operações de produção das empresas. “As nossas soluções,” afirma Franck Berger, responsável regional da RIEDEL em França, África e Israel, “de intercomunicação sem fios constituem uma óptima opção para um ambiente de produção de múltiplos estúdios em ritmo acelerado.” Muitas são os exemplos de empresas de topo que as estão aproveitando ao máximo.

Quando se trata de sistemas de intercomunicação fiáveis, um tamanho único, definitivamente, não serve para todos. Existem diferentes tipos de sistemas de comunicação profissional que podem ser considerados para uso em produção profissional, desde soluções básicas de linha partilhada, até sistemas matriciais sofisticados.

Enquanto os sistemas de linha partilhada como o Performer foram concebidos para ligar pequenos grupos de pessoas, os projectos e instalações mais complexas exigem sistemas de matriz como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo: o Artist é versátil, “falando” todos os padrões de áudio actuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fios, com rádios ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem-se reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalável de 8×8 a 1024×1024 portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de qualquer projecto ou com a introdução de qualquer nova tecnologia e integram-se total e facilmente num qualquer ambiente de trabalho assente em tecnologia IP, que inclua distribuição e processamento de sinal áudio ou video e comunicação de dados.

Fique a conhecer um exemplo recente da opção da por redes de Bolero no United Studios of Israel (USI). Conheça as soluções de intercomunicação da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a conhecer mais ainda sobre estes e outros produtos RIEDEL e quais as soluções mais apropriadas ao seu caso.


Indústrias criativas: formar os profissionais de amanhã

Dar uma formação da maior qualidade aos profissionais que vão actuar amanhã nos. bastidores dos grandes eventos ou ajudar a pôr de pé os grandes projectos artísticos, seja no broadcast, nos palcos ou nos estúdios, é uma meta que todos ambicionam alcançar. Mas para dotar os futuros profissionais das necessárias competências, os formadores precisam de dispôr de tecnologia que responda a exigências futuras e os formandos precisam de a conhecer, de estarem com ela familiarizados e de poderem com el ter uma experiência em primeira mão. O futuro, sabemo-lo, passa pela tecnologia de base IP. Mais do que uma curiosidade pedagógica ou formação avançada, trata-se hoje de uma exigência curricular básica. Uma área em particular, de aplicação desta tecnologia merece atenção: a intercomunicação. Conheça um caso recente de uma escola que usa tecnologia da RIEDEL para dar aos seus formandos as competências na área da intercomunicação que o futuro lhes vai exigir.

A intercomunicação é a seiva que alimenta as diversas áreas da produção profissional no broadcast, no live ou nos estúdios, móveis ou fixos. A intercomunicação passa hoje por uma forte exigência de qualidade, flexibilidade de utilização e fiabilidade, possíveis, só agora, graças à nova tecnologia de base IP. Longe vão os tempos da intercomunicação de baixa qualidade, cheia de interferências ou, simplesmente, impossível de implementar em determinados ambientes onde obstáculos físicos e outras dificuldades a tornaram por vezes um exercício difícil ou impossível. Hoje, com a introdução da tecnologia de base IP, a intercomunicação de alta qualidade e performance avançada é a norma. A RIEDEL disponibiliza soluções de intercomunicação, usadas nos grandes palcos, em eventos desportivos, artísticos, religiosos, à escala mundial ou local, de média ou pequena dimensão. Os equipamentos de intercomunicação concebidos e comercializados pela RIEDEL constituem a referência absoluta nesta matéria.

As vantagens desta tecnologia são fáceis de demonstrar: qualidade máxima de sinal, cobertura total, mesmo em ambientes complexos, como, por exemplo, espaços antigos, com irregularidades e obstáculos físicos intransponíveis pela tecnologia tradicional, fiabilidade total, operação transparente e flexibilidade sem limites, graças às infinitas possibilidades de configuração. Num grande evento como os Jogos Olímpicos ou nos maiores campeonatos mundiais, na Lua (verdade, não é sales pitch!), nos grandes palcos ou salas de concertos por todo o mundo, nos estúdios dos maiores broadcasters, ou em carros de exteriores que percorrem o planeta, falar de intercomunicação é falar RIEDEL.

Um exemplo recente de aplicação da tecnologia desenvolvida pela RIEDEL à formação chega-nos de Inglaterra. A Backstage Academy é uma escola dedicada à formação na área das indústrias criativas. Fundada em 2009, a Backstage Academy formou centenas de novos profissionais em áreas tão diversas como gestão de palco, criação de conteúdos, operação de luz/som, contacto com artistas, video mapping, logística ou cenografia. Praticamente todas estas áreas dependem da intercomunicação. Por isso a RIEDEL montou uma rede no campus da Backstage Academy baseado numa solução Artist e Bolero. Os cursos de gestão de palco, em particular, dependem de forma especial da intercomunicação, e o Bolero revelou-se aí uma ferramenta pedagógica particularmente adequada. Factores importantes são a qualidade robusta do sistema e a sua facilidade de uso que torna o sistema pedagogicamente muito eficaz. Os alunos distinguem o Bolero pelas capacidades dos seus recursos e as possibilidades de configuração. Na Backstage Academy, como noutras instituições em que é aplicada, a tecnologia RIEDEL é parte fulcral do funcionamento das indústrias criativas e prepara as gerações futuras dos seus profissionais .

Saiba mais sobre esta aplicação. Saiba mais também sobre a RIEDEL e as suas soluções. Obtenha aqui uma nota técnica da RIEDEL sobre as normas ST 2022-6 e ST 2110 para áudio e video sobre IP. E saiba mais ainda, falando connosco sobre o modo como podemos servir os seus objectivos.


Intercomunicação e desporto

Os grandes eventos desportivos do presente envolvem grandes equipas, multidisciplinares, cujos membros precisam de estar em constante comunicação. Esta comunicação tem que ser intuitiva, fácil de operar, clara, de qualidade, fiável, sem falhas. Nos grandes palcos do desporto mundial, um sistema de intercomunicação que responda a todas estas exigências passa pelos seus testes mais rigorosos. Por aí se pode avaliar a qualidade de resposta destes sistemas, no caso de situações em que o grau de exigência não seja extremo. Nos principais palcos do desporto mundial, a RiEDEL passa por todos estes testes desde há anos, a ponto de se ter constituído a referência incontornável. É o caso, por exemplo, dos Jogos Olímpicos que decorrem neste momento.

Quando falamos de sistemas de intercomunicação fiáveis, o tamanho único não é, definitivamente, solução possível. Existem diferentes tipos de sistemas de intercomunicação, que devem ser considerados para uso profissional, desde soluções básicas de linha partilhada (partyline) até sistemas matriciais sofisticados.

A RIEDEL, como nesta área de soluções para o broadcast, oferece dois sistemas destinados à intercomunicação. Um baseado no princípio da linha partilhada, como o Performer, que foi concebido para ligar pequenas equipas. Projetos e instalações mais complexas exigem outros sistemas de matriz, como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável, oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo. O sistema Artist é o mais versátil existente no mercado, fala todos os standards de áudio atuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fio, com unidades de rádio ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalonável de 8×8 a 1024×1024 de portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de um projeto particular ou a introdução de uma qualquer nova tecnologia.

Este princípio é aplicável a qualquer aplicação profissional. No âmbito do broadcast e, particularmente, no domínio do desporto, os sistemas da RIEDEL revelam-se de uma eficácia, qualidade e precisão inultrapassáveis por qualquer outra solução do mercado. A razão pela qual os maiores acontecimentos desportivos mundiais, aqueles que exigem os padrões mais apertados e 100% de fiabilidade, todos recorrem ao sistemas concebidos pela RIEDEL.

Estamos em pleno período dos Jogos Olímpicos, onde mais uma vez a RIEDEL é parceiro insubstituível. A participação da RIEDEL envolve participação em múltiplos cenários, que habitualmente cobrem áreas como as comunicações locais, a consultoria e projeto, gestão de frequências, cablagem local, bem como o fornecimento de sistemas de rádio convencionais e digitais, de sistemas de intercomunicação de matriz digital, de sistemas de intercomunicação digital partyline, e de sistemas de transmissão de áudio e vídeo, assentes em fibra e sem fio.

A experiência da REDEL, nesta área e com estas funções, inclui participações, directamente ou em associação com os seus parceiros, em eventos como, para além dos já referidos Jogos Olímpicos, os europeus e mundiais de futebol, o circuito da Fórmula 1, Wimbledon ou o circuito Red Bull.

Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEl e venha falar connosco para ficar a saber como esta tecnologia pode ser posta a serviço dos seus projectos.


RIEDEL: uma solução técnica forte, um parceiro sólido

O Théâtre du Châtelet de Paris é, porventura, um dos marcos mais significativos da vida cultural da capital francesa. Ópera, música clássica e, mais recentemente, teatro musical, preenchem a programação da icónica sala, inaugurada em 1862. Um local que acolhe mais de 250 000 espectadores por ano, que assistem à sua exigente programação. Números tão impressionantes obrigam à adopção de soluções técnicas para o seu funcionamento que garantam 100% de fiabilidade. Recentemente, o Teatro du Chatelêt adoptou um conjunto completo das galardoadas soluções de distribuição de sinal de vídeo e de intercomunicação da RIEDEL. À altura dos pergaminhos e das apertadas exigências da sala.

O Théâtre du Châtelet é uma referência absoluta da vida cultural de Paris. Inaugurado em 1862, foi objecto de uma profunda renovação, no que respeita às suas condições de funcionamento, em particular, da sua acústica e equipamento. As alterações operadas neste lugar histórico visaram proporcionar aos 2038 espectadores que a sala acolhe as melhores condições para que possa desfrutar condignamente das centenas de produções que a sala programa. A renovação obedeceu a critérios apertados que garantam o funcionamento exigente da casa, com vista ao futuro e foi objecto de uma consulta exigente.

Sem surpresa, para a distribuição do sinal vídeo e para o sistema de intercomunicação a escolha recaiu sobre a RIEDEL. não apenas porque suas soluções tiveram o melhor desempenho nos testes efectuados, mas também porque a gestão do Teatro procurava um parceiro sólido. Depois de visitar a sede na Alemanha e ter um diálogo muito aberto e construtivo com o seu pessoal criativo, a equipa do Châtelet ficou com a certeza que de que uma parceria com a RIEDEL era a solução que procuravam.

A nova instalação da RIEDEL no Théâtre du Châtelet está baseada numa central de intercomunicação Artist-128, que permite ligações perfeitas AES67 e Dante sobre a rede IP do teatro, para o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, com soluções de linha digital Performer adicionais. A série SmartPanel 1200 de interfaces inteligentes, desempenha um papel importante na instalação; na verdade, o Théâtre du Châtelet representa a primeira instalação em teatro do mundo do novo SmartPanel RSP-1216HL, oferecendo funcionalidade SmartPanel completa e facilidade de uso num formato compacto de 1RU. O teatro gere o seu sistema de intercomunicação usando 15 painéis RSP-1216HL e cinco painéis RSP-1232HL. O sistema de intercomunicação sem fios Bolero, baseado no DECT, fornece a solução de comunicação para a equipa, ideal para uma instalação histórica como o Théâtre du Châtelet, em que o sistema UHF tradicional já não funciona satisfatoriamente. Além disso, o Théâtre du Châtelet instalou três dispositivos de rede de distribuição de mídia de alta densidade MediorNet MicroN, que podem ser usados ​​em configurações ilimitadas para suportar o processamento contínuo de sinal de vídeo e transporte por fibra. Atualmente, o teatro usa os dispositivos MicroN para permitir a distribuição e a monitorização de produções de vídeo internas.

Saiba mais sobre a RIEDEL e sobre esta instalação aqui. Consulte-nos para mais informações e outras soluções RIEDEL.