Audio profissional: o ano de 2024 em revista (2)

Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo de várias edições do Feedforward em 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Na primeira edição desta revista do ano de 2024 falamos-lhe das novidades no domínio da revolução do AVoIP, de uma série de marcas a que temos o prazer de estar associados. Vamos hoje concluir com duas das maiores empresas do ramo, relembrando-lhe do que de novo nos trouxeram em 2024.

A RIEDEL é, sem dúvida a marca de referência, no que se refere à revolução da intercomunicação baseada no protocolo AoIP. Bastaria ter em atenção os locais e eventos nos quais a presença das redes RIEDEL desempenham um papel fulcral, para concluir que essa presença não se conquista sem atingir um padrão global de qualidade superior. Qualidade, quer aqui dizer capacidade de inovação, total fiabilidade e robustez e flexibilidade de utilização, traços muito acima dos de qualquer outro actor no mercado. Inovação é uma constante na marca alemã e o ano que passou viu intensificar-se esse importante aspecto dos seus pergaminhos. O modelo Artist conheceu uma série de melhoramentos que vieram sublinhar ainda mais a sua fiabilidade, eficiência, flexibilidade e escalabilidade.

Os diferentes modelos de SmartPanels incluindo o Virtual SmartPanel® (VSP), são ferramentas cada vez mais poderosas, agora complementados com uma série de aplicativos que tornam a sua utilização ainda mais flexível. Falamos-lhe da Intercom App, que suporta vários fluxos de trabalho por meio de teclas de alavanca híbridas patenteadas (por exemplo, fluxos de trabalho Falar/Ouvir e Falar/Silenciar) atribuição de cor a um grupo lógico, definida pelo utilizador, entre muitas outras possibilidades. Falamos-lhe da Control Panel App, que permite o controlo de fluxos de trabalho . Falamos-lhe ainda da Audio Monitoring App (AMA), que permite a monitorização de até 16 streams estéreo/mono baseados em IP e a possibilidade de uso simultâneo com os aplicativos Intercom e Control. Mas o ano de 2024 distingue-se também pelo lançamento da nova série de Network Stream Adapters (NSA), não esquecendo os constantes aperfeiçoamentos no clássico Bolero, o mais avançado modelo portátil de intercom do mercado. Confira tudo aqui.

A LAWO é outra das marcas de bandeira que nos orgulhamos de representar. O ano de 2024 assistiu à apresentação das mesas mc²56 MkIII e mc²36 MkII, carregadas com o novo software de última geração, na versão 12.0.0. Esta actualização redefine os recursos das mesas da série mc² com tecnologia A__UHD Core Audio Engine e adiciona suporte nativo para o aplicativo HOME mc² DSP. Além disso, esta nova versão inaugura uma nova era de flexibilidade e potência, com controlo nativo do HOME mc² DSP e a adição de 128 canais de processamento para a mesa mc²36 MkII. Também a nova crystal, para o Power Core Radio e a nova versão do VisTool fizeram a sua aparição no ano de 2024.

O HOME mc² DSP da LAWO é uma alternativa de software ao processador A__UHD Core, num pacote baseado em CPU para fluxos de trabalho de produção e é baseado na plataforma HOME aberta e unificada, onde a agilidade operacional é fundamental. Executando em plataformas genéricas de CPU e usando tecnologias nativas da nuvem e microsserviços, o aplicativo HOME mc² DSP garante agilidade e escalabilidade excepcionais, permitindo que os profissionais satisfaçam as suas exigências, mesmo no caso de fluxos de trabalho de produção de áudio mais complexos. O aplicativo HOME mc² DSP fornece até 2048 canais de processamento de entrada com a aclamada arquitetura DSP de nível mc², com suporte nativo de formatos imersivos.

Mas 2024 foi também o ano de expansão do aplicativo HOME. Para além do já referido HOME mc² DSP, a família HOME foi enriquecida com uma série de outras aplicações revolucionárias. A plataforma HOME é baseada em padrões abertos, por ex. SMPTE ST2110, NMOS, IEEE802.1x e RADIUS, e segue o LUX, os princípios de design de experiência unificada a um fluxo de trabalho consistente em todas as soluções IP da marca alemã. A família HOME consiste hoje num conjunto de dez aplicações. Em 2024 o conjunto foi enriquecido com o HOME Downstream Keyer (DSK), que estabelece uma novo padrão de referência em processamento de vídeo, trazendo um nível mais alto de controlo, flexibilidade e compatibilidade para ambientes de produção modernos. O Home Colour Corrector é um novo aplicativo HOME independente, que oferece funções de correção de cores YUV (YCrCb) e RGB com uma opção de conversão HDR – SDR. O HOME Timecode Generator é outro novo aplicativo do conjunto HOME Apps independente, que gera sinais de timecode para aplicações em infra-estruturas complexas. Podem ser gerados até 8 feeds de timecode ST2110-40 diferentes. Finalmente, o novo aplicativo HOME Delay, que permite que os operadores atrasem fluxos de entrada e saída (vídeo, áudio, auxiliares) simultaneamente ou separadamente. Confira tudo aqui.

Concluímos assim a nossa revista do ano de 2024. Mais uma vez com a certeza de que se o ano transacto foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes, neste caminho para um novo paradigma. A AVANTOOLS está aí para a/o acompanhar. Bem-vindos ao futuro.

Por favor, contacte-nos para mais informações.


LAWO, crystal e Power Core em destaque

A open house LAWO realizada hoje permitiu que inúmeros profissionais da área do broadcast e rádio tomarem contacto directo com a nova mesa crystal e do Power Core, dois dos mais recentes produtos da prestigiada marca alemã. Oportunidade para verificar ao vivo, experimentar as virtudes e testemunhar o tremendo potencial destes recentes modelos da prestigiada marca alemã.

Um obrigado ao Estúdio Mute Sound pelo acolhimento.


PMC, em toda a linha

A open house de hoje deu a conhecer toda a linha de monitores de estúdio da prestigiada marca britânica. Um conjunto assinalável de profissionais do som veio assistir a esta demonstração, uma oportunidade única para poder assim testemunhar, com os seus ouvidos, as qualidades dos monitores NEAR e MIDFIELD da PMC, em contacto directo com eles. Em palco estiveram os modelos PMC6-2, PMC6 XDB, PMC6-2 XBD, PMC8-2, PMC8 SUB, PMC8-2 XBD e PMC TwoTwo6. Oportunidade também para apreciar as qualidades ímpares do PMC Sound Align, o software de controlo e calibragem das colunas PMC.

Um obrigado ao Estúdio Mute Sound pelo acolhimento.


Open House LAWO

No próximo dia 17 de Janeiro, em duas sessões (das 11-13h e das 15-17h), open house LAWO. Venha conhecer e experimentar dois novos modelos da prestigiada marca alemã. Os novos modelos em exposição serão o PowerCore e a Crystal Console.

A open house vai ter lugar no estúdio Mute Sound, Lda., Estrada da Cruz, 17C, 1400-422 Lisboa.

Para mais informações, por favor, contacte-nos. Para ficar a saber mais sobre os produtos LAWO em exposição, veja aqui e aqui.


Open house PMC

No próximo dia 17 de Janeiro, em duas sessões (das 11-13h e das 15-17h), open house PMC para ouvir e experimentar os novos modelos da prestigiada marca britânica.
Poderá ver o sistema optimizado para escuta e comparação entre modelos e modos de utilização, em formato estéreo 2.0 e 2.1. Estarão em demonstração os modelos PMC 6, PMC 6.2, PMC 8.2, PMC 8.2 SUB e PMC TwoTwo6. E poderá também ficar a conhecer o módulo de controlo de sistemas, através de software PMC Sound Align.

A open house vai ter lugar no estúdio Mute Sound, Lda., Estrada da Cruz, 17C, 1400-422 Lisboa.

Para mais informações, por favor, contacte-nos. Para ficar a saber mais sobre os produtos PMC em exposição, veja aqui e aqui.


Audio profissional: o ano de 2024 em revista (1)

Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo das edições do Feedforward de 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Se o ano de 2024 foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes.

A SPL continuou a produzir novos equipamentos dentro da sua linha de inovação, robustez e facilidade de uso. O BIG é uma poderosa ferramenta desenvolvida pela marca alemã, na tradição de outros importantes produtos que fizeram dela uma referência incontornável no universo do áudio profissional. A função do BIG é simples: ampliar a imagem estéreo de uma maneira nova, abrindo novas vias criativas para moldar o som. Fundamental para qualquer estúdio moderno, na perspectiva dos actuais padrões de escuta. 2024 viu também surgir, numa nova versão, um clássico do fabricante alemão, fiel companheiro em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora. O Channel One, aparece agora numa nova versão: o Channel One Mk3. A mesma originalidade, a mesma robustez, o mesmo conceito, um novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência, acompanhado da mesma promessa de total fiabilidade. Finalmente, pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia discreta, o novo P8, que está equipado com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CI, feitos de transístores individuais. Isto é típico dos pré-amplificadores de última geração e é uma das principais razões para o seu som excelente.

A SONIBLE, a nossa nova representada austríaca, destacou-se em 2024 pelos plugins da série smart: o smart:comp 2, o smart:EQ 3, o smart:reverb, o smart:EQ live e o EQ+ series. Pode adquiri-los individualmente ou em conjuntos, agrupados por função. Estão ainda disponíveis as séries pure, true, proximity e entropy. Para além destes, no catálogo da empresa continuará a encontrar outros produtos de software e hardware que tornaram a SONIBLE uma das empresas mais inovadoras do sector.

A SONIFEX continuou a enriquecer a sua linha de produtos DANTE. O destaque em 2024 foi para o AVN-CU1 AVN-DIO10-12G Dante®. O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço muito acessível. Por sua vez, o novo AVN-DIO10-12G Dante®, o conversor 12G/6G/3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, constitui uma solução, simples e elegante, para integrar o seu equipamento tradicional, mas ainda operacional, na nova realidade do AoIP. A nova unidade permite-lhe unir o melhor de dois mundos, e continuar a tirar partido do seu investimento, sem hipotecar o futuro.

A americana 360 SYSTEMS é um nome clássico. O Instant Replay 3 foi desenvolvido por técnicos criativos da empresa, para satisfazer aqueles que precisam de responder rapidamente, no âmbito da sua função, na linha da tradição da empresa. Sempre tendo em vista uma operação muito intuitiva, fornecendo um sinal de áudio de alta qualidade, no contexto dos actuais fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, e isto é de particular importância no universo do áudio profissional, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio.

A alemã YELLOWTEC focou-se em 2024 no crescentemente importante universo dos podcasts. Destaque para dois produtos. O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Um dos seus pontos fortes é a tecnologia LEA integrada, a garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso. Saído recentemente, tem o m!ka podcaster. Trata-se do novíssimo suporte de microfone, especialmente concebido para a área do podcast, mas baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC e totalmente integrável com ela.

A RTW concentrou-se na melhoraria do TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transformando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa. Duas actualizações do software operativo do TouchControl 5, surgidas em 2024, transformam esta ferramenta em algo para o qual os adjectivos começam a escassear. Um instrumento único, para resultados únicos, agora ainda mais poderoso.

Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO, a nossa novíssima representada, e dos seus Spatial Mics, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, dispõe, para esse efeito, de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permitem deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.

O novo modelo A640, da AVIOM está aí. Com mais canais de mistura, recursos poderosos e um interface de utilizador intuitivo e simplificado. Nestes dias de produções cada vez mais complexas, o A640 ajuda os músicos a ouvir e a ouvir-se melhor, uma exigência hoje mais premente do que nunca. É compatível com todos os sistemas existentes desenvolvidos pela marca americana, que usam rede Dante, tem placas de misturador digital ou entradas analógicas e pode ser usado, simultaneamente, com os outros misturadores pessoais do catálogo da marca, modelos A360, A320 e/ou A-16II.

Outro nome de bandeira do áudio profissional, a CEDAR AUDIO, enriqueceu a sua linha de produtos de hardware com dois novos modelos: o DNS 4 e o DNS 8D. A mesma tecnologia do clássico DNS 2 está presente nos novos modelos. O DNS 4 é ideal para utilizadores que necessitam de mais de dois canais de DNS, numa unidade portátil, em vez de montado em rack. Tal como o seu irmão mais novo, o DNS 2, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações de gravação em estúdio, broadcast e live ou em locais como teatros, salas de concerto, locais de conferências e locais de culto. Quanto ao DNS 8D, de 8 canais em rack, é o primeiro DNS com interface Dante®, para além de ligações de áudio AES3. Tal como os outros modelos, assenta num novo algoritmo de supressão de ruído optimizado, igualmente apontado ao broadcast e live, e o seu elegante interface de utilizador inclui um modo de configuração rápido e modos detalhados, que oferecem melhor controlo do que qualquer outro processador de diálogo anterior.

Na próxima edição do Feedforward concluiremos esta nossa viagem pelo que 2024 nos trouxe de novo na área do audio profissional. Até lá, fale connosco para ficar a saber mais sobre os produtos aqui descritos.