Channel One Mk3, o portal para a perfeição

Há mais de 20 anos que o Channel One da SPL é sinónimo de musicalidade e alta qualidade. Na versão mais recente, o Mk3, este clássico foi completamente revisto. Além de uma tensão de áudio interna mais alta (agora +/-18 V), para um som ainda melhor e mais detalhado, inclui uma secção de pré-amplificador melhorada, um Transient Designer integrado, um estágio de saturação por válvula e a opção de comparação Mic A/B para dois microfones. Estes e outros excelentes recursos do Channel One Mk3 elevam o moderno estúdio de gravação a um novo patamar de qualidade. Com o de-esser, o compressor e o equalizador, todas as ferramentas importantes de um canal real mantêm-se a bordo. Seja um sinal de microfone, linha ou instrumento, o Channel One Mk3 da SPL faz qualquer destas fontes soar a um nível superlativo.

O novo Channel One Mk3 da SPL é um canal front-end, abrangente, com alguns recursos exclusivos de modelagem de tom, alguns dos quais incluídos agora nesta nova versão.

O Channel One Mk3 está equipado com um pré-amplificador discreto. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. Para sinais de microfone, pode ser realizada uma pré-amplificação de até 68 dB , para que mesmo microfones realmente exigentes possam revelar as suas qualidades.

O Preamp Out capta o sinal diretamente após o amplificador do microfone. Este sinal também pode ser gravado em numa pista separada na DAW, por exemplo, por segurança. Se após uma sessão de gravação for percebido que o cantor estava um pouco mais alto na take perfeita e, portanto, bateu com muita força no compressor, essa configuração incorreta ainda poderá ser alterada posteriormente. O sinal gravado por segurança pode ser posteriormente reproduzido no Channel One Mk3 através do Line In e processado com o Tube Saturation, o Compressor ou outras ferramentas.

O Channel One Mk3 oferece a possibilidade de processar sinais com nível de linha. Isto significa que fontes como um sinal analógico de uma interface de áudio, podem ser processadas com de-esser, compressor, limitador e equalizador e depois gravadas novamente. Desta forma, o Channel One Mk3 transforma-se num “plugin analógico” dentro de uma inserção de uma DAW.

Com o Tube Saturation obtém a magia do som mágico das válvulas. Com este controlo a quantidade de saturação da válvula pode ser determinada. O nível de saída é acomodado automaticamente. Em configurações extremas, o nível aumenta apenas 6 dB. Portanto, distorções harmónicas decentes a expressivas podem ser facilmente ajustadas rodando apenas um botão.

De forma discreta e eficaz, o Auto-Dynamic De-Esser remove as desagradáveis sibilantes, detectando apenas as frequências as frequências próprias deste tipo de sons e misturando-os de volta no sinal principal com fase invertida excluindo estas sibilantes do sinal original.

Recentemente adicionado à cadeia de sinal deste novo Mk3 encontramos o clássico Transient Designer. Lançado inicialmente no final dos anos 90, o Transient Designer foi criado para moldar o ataque e a sustentação de qualquer fonte. Tornou-se rapidamente uma “arma secreta” para os engenheiros de som obterem um som forte. Se não está familiarizado com o Transient Designer, este equipamento usa tecnologia de envelope diferencial (DET) para moldar o ataque e a sustentação de qualquer fonte. Se quiser que uma fonte soe mais firme ou mais seca, reverter a sustentação para valores negativos quase funciona como um de-reverb. Inversamente, adicionar sustentação realça as características naturais do seu ambiente. O ataque pode ser ajustado para obter um som mais forte ou pode ser revertido para ter algo presente um pouco mais solto ou suave. Uma aplicação possível é em microfones de sala de bateria, para reverter o ataque enquanto aumenta a sustentação e traz à tona o carácter da sala, que fica na mistura completa da bateria com muito mais naturalidade em comparação com a adição de um reverb secundário. Também o pode usar para tornar vozes de hip-hop mais fortes e secas, por exemplo.

O Compressor funciona de forma transparente. O seu carácter é neutro. É simples de usar e totalmente eficaz no controlo da dinâmica.

O VUímetro iluminado exibe o nível de entrada, o nível de saída e a redução de ganho. Com a chave VU à direita abaixo do medidor VU é possível selecionar qual nível que será exibido.

O Channel One Mk3 é fabricado e montado com tecnologia exclusiva da SPL, na sua fábrica. Com ele, o utilizador entra num novo patamar de qualidade, flexibilidade e poder de processamento.

Estes é apenas um apanhado muito genérico das características do novo Channel One Mk3 da SPL. Conheça tudo sobre este novo modelo e a tecnologia que está por detrás dele aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda sobre este novo modelo e sobre outras ofertas que a SPL tem para si, consulte-nos.