O Royal Albert Hall é uma sala mítica, que não necessita de apresentação, referência incontornável das artes performativas de Londres, da Grã Bretanha e do mundo. Desde a sua inauguração pela Rainha Vitória em 1871, os principais artistas nacionais e internacionais de vários géneros artísticos, pisaram aquele palco. O Royal Albert Hall mantém uma altíssima ritmo de actividade, num espaço que, sob diversos pontos de vista, se pode considerar bastante sui generis. No âmbito de uma actividade perfeitamente alucinante, as exigências técnicas que o dia a dia do RAH coloca, estão para além do imaginável. Um aspecto, absolutamente, crucial num espaço desta natureza é a intercomunicação. A RIEDEL acaba de fornecer a nova solução que garante ao Royal Albert Hall uma intercomunicação fiável, fluída e clara.

Com 153 anos de história, o Royal Albert Hall, em Londres, é um espaço imenso, altamente flexível, com uma solução arquitectónica de enorme arrojo, que dispõe de diversas configurações de palco e locais para as apresentações que aí decorrem. O espaço, inaugurado pela Rainha Vitória, acolhe desde sempre eventos da mais diversificada natureza, alguns com especial e significativa importância histórica.
O Royal Albert Hall acolheu individualidades tão variadas como Winston Churchill, Charles de Gaulle, ou Albert Einstein, foi palco de combates de Lennox Lewis ou de Muhammad Ali, e de concertos de artistas como Eric Clapton ou Shirley Bassey, e acolheu, foi e é o vasto cenário de eventos como o Festival da Eurovisão ou os afamados Concertos Prom. Actualmente a sua múltipla e intenssíssima actividade inclui concertos de música rock e pop, música sinfónica, acontecimentos desportivos, bailado e outros. Todas estas produções se alternam a um ritmo incessante e, por isso, o local exige um sistema de intercomunicação fiável e escalável, que possa lidar com esta intensa rotatividade e com a geometria variável das produções que ali têm lugar.

A excelência dos serviços técnicos internos do Royal Albert Hall — iluminação, montagem, áudio e intercomunicação — são um atractivo para produtoras e um chamariz para produções de alto nível. Em 2018, o local formou uma equipa interna de áudio para aprimorar a experiência do público. Foram firmadas parcerias para a instalação de um sistema de PA permanente, com investimentos adicionais em mesas de mistura, microfones e monitores. Depois, veio o sistema de intercomunicação.
Uma das razões para toda a intensa actividade que o RAH tem é a reputação de que goza o sector técnico da sala. A opção pela RIEDEL — e a aquisição de um sistema de comunicação Bolero — veio reforçar essa reputação e ajudar, por sua vez, a gerar mais receita.

O Bolero oferece mais canais, melhor infraestrutura e maior alcance, compatibilidade e conectividade do que o sistema anterior disponível. O Bolero também oferece possibilidades de configuração rápida e eficiente para uma variedade de eventos diferentes. A interoperacionalidade com outros equipamentos significa que o sistema está sempre pronto para ser usado, mesmo no caso em que surjam problemas inesperados. Um exemplo concreto: quando o sistema de comunicação sem fios próprio, de uma produção visitante, falhou no meio do espectáculo, a equipa manteve a continuidade migrando de imediato para o sistema Bolero usado pelo Royal Albert Hall.

Um dos traços fundamentais do sistema Bolero é a sua escalabilidade. O sistema Bolero é usado diariamente como um sistema de intercomunicação e de intercomunicação de produção. A intercomunicação vai além das tradicionais equipas de palco e apresentadores de espectáculos. Um “sistema de mensagens” permite que os técnicos de recepção e de monição comuniquem entre si. Anéis de comunicação separados simplificam a interação entre os sectores de iluminação e de palco, e entre as equipas de áudio e a produção. O local pode aumentar o tamanho do sistema para produções complexas, adicionando anéis extra.
Os serviços técnicos do Royal Albert Hall são um elemento crucial da marca, e a solução agora proporcionada pela RIEDEL tem um papel determinate na consolidação da aura de que este sector goza. As produções itinerantes que visitam a sala podem confiar no Bolero para trabalhar com qualquer equipamento que tragam, e a sua fiabilidade permite que as equipas se concentrem nos eventos, sem se preocuparem com falhas de comunicação. Tecnologia transparente, fiável, poderosa e determinante para o sucesso das produções.

A intercomunicação é a seiva que alimenta, serenamente, o organismo complexo que é o Royal Albert Hall. A tecnologia que o sustenta é RIEDEL.
Saiba mais sobre esta solução aqui. Saiba tudo sobre as soluções de intercomunicação da RIEDEL aqui e para saber mais ainda, contacte-nos por favor.
