O Pro Tools 2022.9 está aí

Pois é, o Pro Tools 2022.9 da AVID está aí. A nova versão vem recheada de novos recursos, muito importantes, sobretudo, mas não só, para utilizadores na área da música e da pós-produção. Esta versão introduz, não apenas, esses novos recursos e funcionalidades, como resolve problemas apontados pelos utilizadores anteriormente.

Tal como foi anunciado no mês passado, a próxima versão do Pro Tools ficaria disponível com integração do ARA 2. Pois, aí está então o novo 2022.9. A sua principal vantagem, no caso dos utilizadores na área da música, é a de que esse recurso tão esperado trará vantagens significativas, no que respeita aos fluxos de trabalho. Com o Pro Tools 2022.9 fica mais fácil ajustar o controlo de tempo do material de áudio, usando o Melodyne no Pro Tools. Isto é obtido por meio de um novo Melodyne Editor na janela de edição, tornando a sempre morosa viagem de ida e volta ao Melodyne, de volta ao Pro Tools uma coisa do passado.

Mas, claro, as grandes melhorias não se ficam por aí.

Outras novidades

Uma outra nova funcionalidade do Pro Tools 2022.9 é o Aux I/O, um novo recurso que permite adicionar qualquer dispositivo Core Audio, como entradas e saídas extra, ao motor de reprodução usado. Trata-se de um novo recurso extremamente poderoso, que resolve alguns pontos problemáticos persistentes que perseguem certos utilizadores há muito tempo. O Aux I/O é um recurso exclusivo para Mac, disponível no Big Sur ou posterior, ligado ao acesso ao Core Audio.

O Aux I/O permite configurar o motor de reprodução principal para a configuração preferida e ainda transmitir de e para outros dispositivos de áudio principais. A importância deste novo recurso reside no facto de ele permitir que o Pro Tools aceda a outro hardware externo e a outras aplicações, problema que exigia, no passado, várias soluções alternativas para o resolver. Um outro grupo que beneficiará do uso do novo Aux I/O será o dos utilizadores do HDX, que poderá aceder ao Dolby Atmos em software, sem precisar de alterar o Playback Engine do HDX. Para aceder ao Aux IO HDX, os utilizadores terão de usar o Hybrid Engine. Dessa forma, podem continuar a usar o seu motor de reprodução preferido, mas têm uma via alternativa, fora do Pro Tools, para aceder ao Dolby Atmos. Não será mais necessário comprometer o desempenho do Playback Engine, criando dispositivos de áudio agregados para incorporar hardware adicional. A latência será mínima, dependendo das configurações do buffer.

Existem outros novos recursos incorporados nesta nova versão. Há, por exemplo, um novo conjunto de controlos Quantize, disponíveis na barra de ferramentas de edição e na barra de ferramentas do editor MIDI. Isso permite o acesso rápido aos principais recursos com um grande botão Q para quantizar notas selecionadas. Para o efeito existe um comando Quantize, atribuível na janela de atalhos do teclado, desde a sua introdução, no Pro Tools 2022.4. Esse botão Q usa o mesmo comando. É possível ajustar as configurações do grau de quantização e a partir daí, ajustar a Accent e o Swing, ou usar um Groove e ajustar o Timing e a Velocity.

A função Timecode Overlay, recentemente introduzida para exibir o Timecode na janela de vídeo, tem agora mais funcionalidaders. Quando escolhida, esta sobreposição pode ser exibida em qualquer uma das seis posições diferentes na janela de vídeo. O 2022.9 oferece sliders de deslocamento XY, permitindo que o código de tempo seja colocado com precisão em qualquer posição, deslocando-se da posição inicial escolhida.

Pequenos ajustes

Uma série de outras novas funcionalidades inclui pequenos ajustes no interface do utilizador, nomeadamente uma mudança nos controlos da faixa Mic Pre, que agora mostram o número da slot e o número do pré-amplificador de microfone para pré-amplificadores que se integram com o Pro Tools, como é o caso no Avid PRE e no Pro Tools Carbon.

Há uma nova forma como as Preferências do Controlador funcionam. As preferências dos controladores Edit Window Follows e Mix Window Follows foram afinadas para incluir a selecção de faixas, bem como o banco de controladores. Isso significa que, com o 2022.9, se for selecionada uma faixa numa superfície de controlo, o Pro Tools pode rolar a faixa para visualização como a faixa mais à esquerda na janela Mix ou a faixa superior na janela Editor, se esta nova caixa de seleção for selecionada.

Estas são apenas algumas das novas funcionalidades trazidas pelo Pro Tools 2022.9. A nova versão está disponível para Windows e Mac OS. Uma versão Intro fica agora também disponível. Para ficar a saber mais veja aqui. Para ficar a saber mais, também sobre o Protools Intro, leia aqui. Para ficar a saber mais ainda fale connosco e veja uma demonstração.