A LAWO na IBC 2022

A presença da LAWO na IBC 2022 despertou uma enorme atenção e o interesse de um público ansioso por ver o que há de mais recente em tecnologia de broadcast. A LAWO não decepcionou, apresentando um grande número de novos produtos, bem como estreias europeias do enorme portfólio da empresa, de tecnologia baseada em IP. Os novos produtos mantiveram o stand da empresa num constante fluxo de clientes e visitantes interessados.

Foram muitas as novidades trazidas pela LAWO a esta IBC, que retomou o seu ritmo após dois anos de paragem.

A primeira novidade foi o .edge (leia-se, dot edge), com acesso nativo ao HOME, o Hyper-Density SDI/IP Conversion and Routing Platform. Cada placa de I/O proporciona 48 ligações HD-BNC para interface SD/HD/3G/UHD SDI, resultando em 192 conversões SDI/IP por 2RU. O .edge foi projectado como uma substituição fácil de roteador SDI e como unidade de conversão de hiperdensidade para infraestruturas IP ou híbridas. O .edge fornece suporte completo para o conjunto de normas SMPTE ST2110, bem como redundância ST2022-7.

Edge

Outra novidade apresentada pela LAWO na IBC foi a nova aplicação de módulo virtual vm_jpegXS, para a plataforma V__matrix, que está em constante evolução. Com base no codec TicoXS, compatível com ISO/IEC2112-1, a aplicação vm_jpegXS pretende resolver dois objetivos do utilizador: fornecer compatibilidade abrangente com a norma ST2110 para uma inter-operacionalidade perfeita e oferecendo taxas de compressão de vídeo mais altas. O vm_jpegXS é uma ferramenta versátil de áudio e vídeo com ampla funcionalidade de processamento, que funciona como cola para aplicações V__matrix.

vm_jpegXS

A solução de gestão de infraestruturas IP HOME da LAWO teve um impulso significativo — outra das novidades LAWO — com a introdução de muitos novos recursos, como monitorização de integridade e suporte nativo para dispositivos de terceiros. Além disso, o HOME agora é oficialmente compatível com o NMOS IS-04 e IS-05, na categoria de controlador e registo. Por meio do programa “lives@HOME” baseado em API, qualquer dispositivo de terceiros pode-se tornar central e tornar todos os parâmetros desejados acessíveis para controle na rede. Outras adições ao conjunto de recursos HOME incluem o Signal Rights Management para parâmetros de áudio e o System Health, que fornece informações sobre o estado dos componentes de um sistema, com informações registadas centralmente, entradas de avisos e erros para monitorização conveniente durante a operação normal. Com a adição de placas de processamento C100, unidade de comentários LCU e o roteador Nova73 ao inventário HOME, a inclusão de todo o portfólio de produtos LAWO está agora quase completa.

O novo Audio I/O Extender (AIOX) para o Power Core, o motor de I/O e mistura DSP definido por software da LAWO, foi também apresentado nesta edição da IBC. Cada unidade AIOX fornece até 8 slots de placas de I/O adicionais, que equivalem a até 64 canais adicionais de I/S, em apenas 1RU. Até 20 unidades AIOX podem ligar-se a um Power Core via coaxial, par traçado ou fibra, fornecendo um total de 1280 entradas e saídas de áudio analógicas ou digitais adicionais, além de GPIO. O Power Core torna-se assim o gateway ideal entre formatos de áudio de banda base e redes de média IP RAVENNA/AES67.

Audio I/O Extender AIOX

FInalmente, o novo software na versão 10.4 para mesas A__UHD Core e mc² agora revelado, adiciona, a par de muitas outras novas funcionalidades, grupos de propriedade de sinal, monitorização da integridade e listas de utilizadores ao conjunto de recursos disponíveis. Os grupos de propriedade de sinal permitem que os utilizadores arbitrem recursos que são partilhados numa rede. Sinais vindos de uma variedade de dispositivos ou locais podem ser combinados em grupos lógicos. Em ambientes de produção, esse recurso ajuda a isolar atribuições de controlo para evitar substituições acidentais por outras mesas em rede.

Mais pormenores sobre todas estas novas funcionalidades e produtos aqui. Visite o site da empresa, para saber mais sobre estes e outros produtos LAWO. Para mais informações, contacte-nos.