A onda da Rádio!

As tecnologias digitais são hoje ferramenta corrente no universo da rádio. São muito fáceis de usar e permitem novos fluxos de trabalho, ultrapassando um ponto sem retorno no que diz respeito aos métodos de produção. Trata-se de ferramentas precisas, seguras e capazes de gerar um sinal de qualidade imbatível. Daqui para a frente apenas resta melhorar o melhor. É o que a YELLOWTEC faz desde há anos. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da marca alemã, que lhe vão permitir fazer uma rádio de ainda maior qualidade, que são cada vez mais simples de usar, mais flexíveis e a valer, sem margem para dúvida, cada euro nelas investido.

Rádio hoje, a filosofia

A rádio esteve e está sempre mais perto dos seus ouvintes. O “estar em cima do acontecimento,” o “chegar primeiro,” a recolha do depoimento vital no momento certo, são factores que valem nos dias que correm, hoje mais do que nunca, ouro. Directo é rádio! A portabilidade da rádio sempre foi e continua a ser uma factor chave para a sua continuada presença. Para que tudo isto se cumpra, é necessária uma tecnologia que não se intrometa no caminho. Facilidade de operação, total transparência, fiabilidade e economias de escala são atributos das tecnologias que se exigem numa rádio moderna que mantenha esta proximidade e esteja em sintonia com os tempos.

O fim do rádio foi previsto repetidas vezes. Enganaram-se. Este meio flexível e de baixo custo continua a responder às novas tecnologias e às mudanças nos hábitos de escuta.

Uma pessoa em Canas de Senhorim ou em Alcoutim, ouve a sua rádio local ou nacional, nas circunstâncias mais variadas. A rádio está muito longe de ser, como foi frequentemente anunciado, um meio de comunicação “moribundo.” É um meio que continua a atrair grandes audiências em todo o mundo.

A rádio estaria, supostamente, no seu leito de morte desde que as imagens tomaram conta da comunicação. A televisão iria dar, dizia-se, o golpe fatal na rádio. Mais tarde, a internet iria colocar a rádio no seu túmulo final. Mais recentemente, os pessimistas previram que os smartphones levariam ao fim definitivo do rádio. O fim da rádio foi, obviamente, um exagero brutal…

Apesar das previsões pessimistas, a rádio atrai cada vez maiores audiências em todo o mundo, à medida que mais estações entram no ar.

O sucesso da rádio tem muito a ver com a sua capacidade de adaptação às novas tecnologias, a sua portabilidade e a contínua popularidade da música e da palavra falada. Nenhum outro meio de comunicação apresenta este índice de sucesso.

A tecnologia digital, num primeiro tempo, como ferramenta de produção e, num segundo tempo, como ferramenta de gestão e divulgação de conteúdos, é central em todo este processo. A qualidade aumentou, a maior simplicidade de processos é notória, a flexibilidade que a utilização destes meios proporciona é um facto que não deixa dúvidas. A introdução do digital tornou tudo radicalmente mais fácil, e esta solução até é, feitas as contas, mais económica. Tendo, sobretudo, em conta o dramático aumento de produtividade que traz.

Um ficheiro áudio, um clique, contacto com o mundo

A AVANTOOLS é uma empresa com forte presença no mundo da rádio. Queremos por isso chamar-lhe a atenção especial para algumas ferramentas específicas, muito em particular para a linha dirigida a este segmento de mercado, da nossa representada YELLOWTEC.

Atente, por exemplo, no microfone iXm. O Microfone-Gravador iXm é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação desconcertantemente simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas. Destina-se a jornalistas, repórteres, etc., sobretudo, porque muito do seu trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

LEA, o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações cristalinas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é uma ferramenta de gravação mais simplificada e mais acessível, sem perder qualquer dos atributos de qualidade que definem a linha iXm. A tecnologia LEA integrada é garantia de um sinal perfeito. O modelo Podcaster oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria e usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, mas que assegura a mais alta qualidade áudio, com a mesma incrível simplicidade de uso.

O próprio microfone grava para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo.) Depois é transferir os seus ficheiros para o computador, montar a sua peça , enviá-la de onde quer que se encontre e… alô mundo! É mesmo assim, simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um windscreen iXm para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente os seus registos iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro.

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações impecáveis, através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui. Aproveite e leia aqui tudo sobre a linha m!ka, a linha dos afamados suportes multifunções da YELLOWTEC e aqui sobre o puc2, o conversor AD, que também utiliza a tecnologia LEA.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã destinados à rádio aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.