A SPL é uma empresa que dispensa elogios. A excelência dos seus produtos é lendária. Há 42 anos a servir os profissionais do áudio, a sigla SPL é garantia para todos de inovação, robustez, qualidade e fiabilidade e é presença notória em estúdios e outras unidades de produção áudio por todo o mundo. E assim continua ser. Queremos voltar a chamar a vossa atenção para dois novos pré-amplificadores, que a marca alemã lançou recentemente. Falamo-vos do P8 e do Crescendo 8. Dois modelos assentes em tecnologias diferentes, com estratégias, alvos de utilização e especificações diferentes, mas com a mesma garantia de um desempenho superlativo. A garantia SPL.

O Crescendo 8 é um pré-amplificador de microfone, de oito canais com tecnologia 120 V. Todos os oito canais apresentam a mesma gama de funções. Além da alimentação phantom (48 V), inversão de polaridade e um interruptor PAD, o Crescendo 8 fornece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado confortavelmente e com a máxima precisão, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes, em paralelo. Além do amplo conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, o Crescendo 8 sobressai pela sua autenticidade sonora inigualável.
O fator central aqui é a tecnologia 120 V. Esta tecnologia funciona com +/-60 V. Para poder lidar com uma tensão tão alta, a SPL desenvolveu amplificadores operacionais proprietários especiais, que podem operar com uma tensão CC de +/-60 V. São os amplificadores operacionais SPL 120 V SUPRA. Essa alta tensão destruiria componentes convencionais em amplificadores operacionais. Com base nesta tecnologia é virtualmente impossível distorcer o Crescendo 8.
A tecnologia de 120 V exibe especificações técnicas e proporciona benefícios sonoros realmente excepcionais. Tecnicamente, isso traduz-se em termos de banda dinâmica, relação sinal-ruído e headroom. Sonoramente, é faz-se notar em termos de riqueza de detalhe e da experiência auditiva, absolutamente única, que proporciona.

Por seu turno, o P8 é uma unidade equipada com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CIs, feitos de transistores individuais. Isso é típico de pré-amplificadores de ponta, e é uma das principais razões para a sua excepcional qualidade de som. Além de um controlo de ganho analógico, para ajustar a pré-amplificação, cada um dos oito pré-amplificadores possui uma fonte de alimentação phantom, comutável individualmente (48 V), um interruptor PAD, uma função de inversão de fase e um filtro passa-alto analógico, comutável.
Um dos aspectos que distingue o P8 é a possibilidade de juntar um conversor ADAT opcional de oito canais. O P8 puramente analógico pode ser, assim, ligado digitalmente a um interface de áudio. O chip conversor no circuito digital-analógico opcional é o aclamado AKM AK5538 ADC, que graças à sua arquitectura reproduz os mais finos detalhes de som. O conversor AD converte, assim, sinais de áudio analógicos, com taxas de amostragem de até 192 kHz e, portanto, recomenda-se como a primeira escolha para transferir a máxima qualidade sonora dos pré-amplificadores de microfone do P8 para o domínio digital.

Dois modelos com características diferentes, âmbitos e estratégias de utilização diferentes. A escolha é sua, perante os seus cenários reais de utilização. A garantia de qualidade acima do excepcional é, no entanto, em ambos os casos.
Saiba mais sobre o Crescendo 8 aqui e sobre o P8 aqui. Se desejar, pode consultar-nos para mais esclarecimentos.
