Hugo Ribeiro (1925-2016)

Morreu Hugo Ribeiro, o decano dos técnicos de som portugueses. O universo do som profissional ficou, sem dúvida, mais pobre.

Hugo Ribeiro não foi só um prestigiado técnico de som português. Foi também a inspiração para sucessivas gerações de técnicos que se lhe seguiram. Grandes figuras da música portuguesa que gravaram sob a sua direcção técnica elogiaram as suas qualidades e foi pelo seu exemplo e pelo seu ensinamento que muitos outros técnicos de som foram sucessivamente abraçando essa carreira.

Quando falamos de Hugo Ribeiro falamos da competência e da capacidade de inovação. Mas igualmente de qualidades humanas que marcaram o relacionamento com os músicos e cantores que com ele trabalharam, como muito bem destacou um seu amigo e discípulo José Fortes.

Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Carlos Paredes são três nomes maiores da Música Portuguesa, entre tantos outros, que trabalharam com Hugo Ribeiro e criaram, graças a ele, um som distintivo que ajudou certamente a sublinhar as suas qualidades artísticas. Três personalidades únicas que, por sua vez, não pouparam, pelo seu lado, no elogio das qualidades do prestigiado técnico.

Poderá ver aqui um excelente artigo de autoria do professor Luís Henriques sobre o percurso e o trabalho de Hugo Ribeiro.

Estamos mais pobres.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *