Os desafios futuros do broadcast

O broadcast enfrenta um sem número de decisões difíceis nos anos que se aproximam. Novas soluções de produção, novas normas, novos conteúdos, novos públicos. O broadcast, tal como o vemos e ouvimos hoje, pode estar morto há já algum tempo. Sem que a generalidade das pessoas pareça ter dado por isso. Para sobreviver é preciso conhecer estes novos desafios, conhecer as soluções e assegurar conteúdos novos.

No princípio, diz-se, quando a rádio fazia ouvir os seus primeiros conteúdos, se um emissor se avariava, era normal ir pedir ajuda ao outro lado da rua, ao vizinho da estação concorrente. Aos tempos deste broadcast de novas fronteiras, primitivo, mas já poderosíssimo, foram sucendendo novas fases que corresponderam à introdução de novos mídia — a televisão, a rádio digital, as plataformas de distribuição cada vez mais diversificadas e de maior alcance — que foram remetendo os mídia entretanto destronados e os respectiovs equipamenttos de produção, sucessivamente, para o reino das curiosidades de museu. Novos equipamentos, da parte dos broadcasters e dos seus destinatários, cada vez mais rápidos, melhores e mais baratos, foram determinando novos fluxos de trabalho, novos hábitos de leitura e entretenimento, e foram influenciando a própria natureza dos conteúdos, que se aproximaram progressivamente das possibilidades proporcionadas pelos novos meios. A simples escolha de um formato de ecrã pode não ser simples. O que funciona num smartphone pode não funcionar num ecrã de 88″, e vice versa. E os novos espectadores usam ambos!

Para o broadcast, a era em que nos encontramos neste momento, a palavra chave é digital. Em todas as fases da produção do conteúdo até à sua fruição final, tudo gira à volta deste conceito. O ano de 2019 promete ser o ano para mais uma viragem histórica. A completa adopção da norma ATSC 3.0 (já em vigor em países como a Coreia do Sul, por exemplo) e o 5G, por um lado, e o facto de viabilizarem e tornarem disponíveis ao mercado mainstream, tecnologias que até agora se mantiveram quase no domínio da ficção científica, é um desses desafios que os broadcasters enfrentam neste momento. É o momento de decisões vitais, que inevitavelmente irão ter profundas consequências da viabilidade e no sucesso dos negócios.

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Venha falar connosco sobre as suas escolhas, as suas dificuldades e as suas perspectivas para o futuro. Mantenha-se atento, a AVANTOOLS irá, durante o corrente ano, organizar encontros para debater estas importantes questões e acções de formação apontadas a este futuro que já é hoje o nosso.