É época de festivais

O verão é época de férias, mas também de festivais. De norte a sul do País, para todos os gostos e cobrindo todos os esttilos. Gravá-los é uma forma de ultrapassar o seu carácter sazonal e, muitas vezes, perpetuar o efémero. Gravá-los com qualidade é um desafio de que todos podem colher benefícios posteriormente, rentabilizando um investimento e um trabalho que não tem, necessariamente, de se esgotar na duração de um concerto.

Préamplificadores ASP880

Gravar um concerto ao vivo representa, no plano técnico, um desafio. Gravar um concerto inserido num festival aumenta o desafio, já que as condições de trabalho são por vezes complicadas e a própria lógica de funcionamento traz problemas adicionais. Gravar nestas condições, com qualidade, é um desafio adicional. Gravar em multipista, assegurando uma qualidade tão próxima quanto possível da obtida em estúdio — passível de ser depois sujeito a uma operação de mistura normal — é a derradeira meta, perfeitamente viável, que se pode atingir com cuidado, com o equipamento certo e domínio técnico. A atmosfera criada pelo palco e pela presença do público contêm aquele grão extra de pimenta, da qual pode resultar a obra prima que vai ficar na história.

A gravação de concertos ao vivo não está condicionada pelo género musical, pelo local, pelo público ou pelos músicos. Tudo é possível. Mas traz, isso sim, problemas técnicos específicos, de entre os quais tem de se destacar a qualidade, portabilidade e robustez do equipamento, a facilidade da sua montagem e a sua redundância. Este último aspecto é crucial, uma vez que se trabalha sobre um evento irrepetível, que decorre, muitas vezes, em condições complicadas. O equipamento e quem o opera têm de estar preparados para o pior. Nada pode falhar.

A Re:Live Recordings é uma empresa especializada na gravação de concertos ao vivo, em multipista. Neste video, Rob Baldock, o criador deste projecto, descreve alguns dos problemas que se levantam neste género de trabalho e fala sobre a sua escolha pelos préamplificadores da AUDIENT modelo ASP880. Este modelo tem especificações que justificam, por si só, a escolha: qualidade de topo dos prés e dos conversores e um conjunto de características únicas como Impedância Variável ou Filtros Passa Alto Variáveis. Tudo isto numa unidade de rack, muito compacta e robusta.

ASP880

Veja aqui, aqui, aqui e aqui diversos videos com análises sobre o ASP880 e fique a conhecer a fundo as suas possibilidades.

Na AVANTOOLS temos estas e outras soluções para a construção do seu estúdio móvel de gravação ao vivo, e para lhe proporcionar uma infraestrutura de alta qualidade. Temos a experiência e as ferramentas para o ajudar a tornar o seu projecto ou a expansão da sua actividade uma realidade. Consulte-nos e venha avaliar connosco a melhor solução para a concretização do seu sonho.