A Royal Liverpool Philharmonic é um instituição fundada em 1840, um marco no panorama da música no Reino Unido. Um espaço de arquitectura tradicional, onde decorre uma actividade extremamente intensa e diversificadada, com os problemas de produção inerentes a um centro de cultura com estas características e dimensão. A qualidade da intercomunicação é um desses problemas, um tema absolutamente vital para este tipo de actividade. Para além dos padrões de qualidade exigíveis, a Philharmonic é, naturalmente, um espaço com necessidades específicas nesta matéria. A RIEDEL acaba de ser reconhecida como a solução capaz de satisfazer estas necessidades. Um sistema Bolero equipa agora a icónica sala de Liverpool.

Fundada em 1840 por um grupo de melómanos de Liverpool, a Royal Liverpool Philharmonic é uma das sociedades de concertos mais antigas do mundo e, ao longo da sua história, esteve no centro da vida cultural de Liverpool. No decurso de uma extensa história, que constitui um importante marco cultural do Reino Unido, e no meio de um riquíssimo e diversificado programa, que inclui a apresentação de quase 400 concertos e eventos por ano no Liverpool Philharmonic Hall, decorre igualmente um trabalho participativo com jovens e outros pertencentes à comunidade de Liverpool. Mais de 350 000 pessoas assistem, em cada ano, a toda esta intensa actividade. que inclui apresentações da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra – a mais antiga orquestra sinfónica profissional em actividade no Reino Unido – e uma programação diversificada de artistas de classe mundial, do clássico, ao pop, à comédia, ao cinema passando pela palavra falada. Dado curioso: a Liverpool Philharmonic possui a maior colecção de sinos de igreja de qualquer orquestra do Reino Unido, 14 no total, o que permitiu, por exemplo, que a Orquestra fosse a primeira do Reino Unido a executar a Sinfonia Fantástica de Berlioz com os sinos graves correctos, conforme originalmente especificado pelo compositor.

Um lugar com tão forte e longa tradição, com uma actividade tão intensa e multifacetada e com características físicas tão distintas, exige, para o seu sistema de intercomunicação, uma solução robusta, de qualidade de topo e à prova de todos os imponderáveis. É por isso que muito recentemente a Royal Liverpool Philharmonic optou por uma solução RIEDEL.
O sistema Bolero da RIEDEL oferece à Liverpool Philharmonic uma configuração rápida e flexível, garantindo operação fiável e uma qualidade de áudio cristalina. A condizer, dir-se-ia, com os sons dos sinos. O Bolero Standalone Application – uma actualização para o sistema, disponível mediante licença – oferece a simplicidade de uma solução plug-and-play, permitindo que até 100 antenas e beltpacks sejam facilmente configurados por meio de um browser, sem a necessidade de uma matriz de intercomunicação.

Actualmente, a Liverpool Philharmonic utiliza quatro beltpacks Bolero, de seis teclas e duas antenas sem fio, em todo o hall. Além disso, 15 beltpacks digitais adicionais, com fio, com quatro estações de auscultadores, são adicionados ao sistema através da Interface do Performer C44plus da RIEDEL. Os auscultadores usados com os beltpacks são do modelo Max, de alto desempenho. Projectado para ambientes com elevados níveis de ruído ambiente, os auscultadores Max apresentam excepcionais capacidades de atenuação e uma proteção auditiva ideal. Em breve, o sistema Bolero da Liverpool Philharmonic permitirá uma maior expansão, que integrará tecnologias adicionais, como os sistemas de paginação de back e front-of-house do Hall.
Os sistemas de intercomunicação Bolero, sendo ajustáveis para quaquer espaço, tornam-se, pelo seu próprio conceito, especialmente adequados a espaços clássicos, com configurações topológicas complexas, onde as novas tecnologias são muitas vezes dificeis de implementar, que tornam outro sistemas praticamente inutilizáveis. Para além dos maiores índices de desempenho, da qualidade, da facilidade de operação e da adequabilidade aos espaços, os sistemas de intercomunicação RIEDEL oferecem a capacidade de integração com outros sxistemas de distribuição de sinal áudio, vídeo e de dados da RIEDEL, constituindo matrizes integradas de um poder, capacidade e qualidade sem paralelo. Uma razão para que as soluções RIEDEL mereçam a escolha dos maiores eventos, dos maiores broadcasters e dos maiores espaços de entretenimento do mundo.
Veja mais sobre o sistema da Royal Liverpool Philharmonic aqui. Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Se pretende saber mais ainda, contacte-nos e fique a saber que soluções lhe poderemos oferecer para as suas aplicações e necessidades específicas
