Controlo de escuta em estúdio (2)

Uma questão central em qualquer estúdio é o controlo da escuta. A variedade existente hoje de formatos de áudio, a diversidade de modelos de projecção sonora e a configuração dos respectivos sistemas de escuta, determinam a necessidade de selecção de fontes especializadas e da utilização de equipamentos de controlo de nível, multicanal, que sirvam este propósito. Mas a maioria dos estúdios continua a operar em formatos clássicos, em particular estéreo, 2 canais. Por vezes, ao controlo da escuta junta-se a necessidade de acrescentar outras funções essenciais aos fluxos de trabalho do estúdio de som moderno, seja qual for o seu tamanho ou a área em que operam. O Feedforward continua esta série que vimos a dedicar aos contoladores de escuta em estúdio. Trazemos-lhe hoje, justamente um modelo que junta o controlo da escuta a outras características, de enorme utilidade num estúdio. Falamos-lhe do Satori da Antelope Audio.

O Satori da Antelope Audio é um controlador de escuta para estúdio que contém alguns extras essenciais. A caraterística principal deste modelo é a sua base analógica, a sua arquitectura estéreo e uma transparência de sinal de nível superior. Tudo isto faz do Satori o vencedor de diversos prémios de qualidades.

O Satori fornece uma solução de controlo de escuta que mantém a precisão do sinal áudio, resultado da extensa experiência da Antelope Audio em projectar circuitos analógicos de alto de gama, com layout de PCB de precisão e tecnologia de fonte de alimentação de alto rendimento.

Montado numa caixa em rack de 1U, oferece até 16 entradas e 8 saídas, organizadas em pares estéreo, com um microfone integrado, suporte para subwoofer, quatro saídas de auscultadores separadas e, a cereja no topo do bolo, uma mesa de mistura de 8 vias. Esta última com a qualidade de som de mesas de topo. Dispõe ainda da capacidade de criar múltiplas misturas, personalizadas para músicos e engenheiros. O controlo do Satori pode ser feito, directamente, através do controlo remoto modelo R4S, incluído, ou por software de desktop, muito fácil de usar, para além de aplicativos móveis para iOS e Android.

A qualidade dp Satori é garantida pelo uso de uma tecnologia inovadora, que mantém o excelente desempenho dos atenuadores de relais e pela qualidade do layout de PCB optimizado e a tecnologia da fonte de alimentação.

Além da controlo da escuta, o Satori inclui ainda, como foi referido, uma mesa de mistura, de 8 canais totalmente analógica. As características especiais desta mesa permitem que os engenheiros de som que trabalham completamente “dentro na caixa” misturem sinais no domínio analógico para uma combinação mais natural de instrumentos. A mesa dentro do Satori mantém o punch, a margem de ganho e uma excelente dinâmica, enquanto oferece o som analógico, normalmente associado apenas mesas analógicas lendárias.

Uma palavra sobre os atenuadores de relais, usados no Satori. Estes relais, sendo interruptores mecânicos, fornecem uma melhor qualidade de som, mas podem gerar artefactos sonoros quando o volume é ajustado. O Satori emprega uma tecnologia inovadora patenteada, que reduz drasticamente esses artefatos, mantendo todas as vantagens e um excelente desempenho sonoro.

A maior vantagem do uso de relais é a de alcançarem níveis de precisão estéreo de 0,05 dB e equilíbrio L/R estável, mesmo em níveis de audição muito baixos. O Satori permite incrementos de 0,5 db de controlo de compensação e de compensação de fonte e saída. Este percurso do sinal de atenuador, passivo e puro, preserva totalmente a integridade do sinal de áudio, ao mesmo tempo que preserva as nuances mais subtis.

O Satori dispõe também de uma solução de talkback de software exclusiva, que permite a comunicação instantânea com os artistas. esta solução oferece grande flexibilidade, permitindo o uso de vários tipos de microfone talkback, através do microfone embutido no painel frontal ou no R4S, para além da entrada TRS de 1/4″ no painel traseiro ou do microfone embutido no laptop do engenheiro ou do seu telefone, quando usa o aplicativo Satori.

Uma palavra final para as saída de auscultadores do Satori. A maioria dos controladores de escuta oferece uma, quando muito, duas saídas de auscultadores. O Satori possui quatro amplificadores de auscultadores, independentes, prontos a fornecer aos vários músicos, durante uma sessão, o seu próprio feed de entrada exclusivo, com controlo de volume independente. Os drivers de auscultador da Satori são de nível audiófilo e são os mesmos usados ​​na linha premium de conversores de áudio hi-fi, de alta qualidade da Antelope, capazes de alimentar auscultdores de baixa e alta impedância.

Tudo isto numa unidade de rack, pelo preço de um equipamento concebido para um estúdio de projecto. Num contexto de qualidade sonora de topo, a flexibilidade e o potenial do Satori são inultrapassáveis.

Saiba mais sobre o Satori da Antelope Audio aqui. Veja algumas críticas a este modelo de exclência e videos sobre o seu desempenho. Para conhecer melhor ainda este modelo, venha falar connosco.