O pequeno milagre

O DNS 4 é o recentíssimo modelo lançado pela CEDAR AUDIO, o mais potente e mais avançado da série que utiliza a tecnologia DNS (Dynamic Noise Supression). Quem experimentou os modelos anteriores desta série da CEDAR AUDIO, sabe por que razão podemos arriscar a palavra milagre. Os resultados da aplicação desta tecnologia parecem, de facto, um milagre. Mas não, a prestação dos diferentes modelos da série DNS não tem nada de místico. É o resultado da aplicação de uma tecnologia avançada, desenvolvida e aplicada pela CEDAR AUDIO, empresa líder em restauro de áudio, supressão de ruído e correcção da inteligibilidade de fala, uma referência absoluta da indústria. O DNS 4 segue uma tradição que vem de longe e junta-lhe pormenores que o vão deixar supreendido.

Já por diversas vezes falámos, aqui no Feedforward, dos anteriores modelos da série DNS: o portátil DNS 2 de dois canais e o 8D, um modelo em rack de oito canais. O DNS 4, é o modelo mais recente e avançado desta série. Portátil, com uma entrada de alimentação Hirose HR-10 e mini-XLRs que permitem muitas ligações, o novo DNS 4 ocupa pouco mais espaço do que o DNS 2, uma referência neste tipo de equipamento, mas dobra o número de canais disponíveis.

Uma das caractaerísticas que mais sobressai nesta série é a sua incrivel rapidez de processamento e a quase inacreditável simplicidade de operação. O algoritmo DNS requer apenas activar a função learn, que permite identificar e adaptar o algoritmo ao ruído de fundo e, em seguida, ajustar a quantidade necessária de atenuação desse ruído. Apesar desta simplicidade, os resultados alcançáveis roçam o notável. Além disso, apesar de ser tão compacto que pode ser colocado num bolso ou numa mochila de equipamento, o DNS 4 oferece entradas de microfone e linha analógicas, de nível de ruído ultra baixo (este último com alimentação phantom opcional de 48V), entradas digitais AES3/AES11 e entradas analógicas e saídas digitais. E, para aumentar ainda mais a sua flexibilidade, funciona com 12V, o que permite usá-lo in situ tão facilmente quanto num plateau de cinema ou num estúdio de música.

Mantendo a latência quase zero de seus antecessores, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações: gravação ao ar livre ou em qualquer espaço confinado, transmissão ao vivo e som live, em locais como teatros, salas de concerto, auditórios de conferências, locais de culto e, naturalmente, em estúdio.

O DNS 4 não é substituto para qualquer outro produto CEDAR AUDIO existente. Foi projectado para complementar o DNS 2 e o DNS 8D, oferecendo uma nova opção para utilizadores que precisam de mais de dois canais de DNS, tudo numa unidade muito compacta e portátil, em alternativa a uma unidade de montagem em rack.

A tecnologia DNS da CEDAR AUDIO é usada em produções e transmissões da mais alta qualidade, para eliminar ruído de tráfego, ar condicionado e outros ruídos mecânicos em geral, vento, chuva e quaisquer outros tipos de ruído de fundo. Isso ajuda a compensar condições acústicas desfavoráveis, má colocação dos microfones e permite até suprimir a reverberação em excesso.

A tecnologia DNS é usada para limpar o som na produção e pós-produção de filmes e vídeo, suprimir ruído ambiente em transmissões ao vivo, actualizar bibliotecas de som e melhorar a inteligibilidade da fala. É o que, legitimamente, se pode chamar um padrão da indústria, que ganhou vários importantes prémios, incluindo um Emmy, um Oscar, um IABM e dois Cinema Audio Society.

O DNS 4 é um milagre. Necessário, de facto, ouvi-lo para crer.

Veja mais sobre o novo DNS 4 aqui. Conheça as características do novo DNS 4 aqui e, se ainda não os conhece, aproveite para descobrir outros produtos da CEDAR AUDIO aqui. Se quiser ficar a conhecer ainda melhor todos estes produtos ou caso os queira experimentar e ouvir o milagre, contacte-nos.