A LAWO no Campeonato Europeu de Munique 2022

A EMG é líder no fornecimento de serviços de broadcast e soluções de média para eventos ao vivo, sobretudo desportivos e de entretenimento. No seu portfólio conta-se, por exemplo, a Volta a França, a Fórmula 1, o Festival da Eurovisão, The Voice ou o Masterchef. Recentemente, assistimos ao Campeonato Europeu de Munique 2022 (ECM), que contou com uma numerosa representação portuguesa, e a EMG foi responsável pela sua transmissão ao vivo. A LAWO está sempre presente em toda esta actividade. Para este grande evento desportivo, que foi o ECM, a EMG usou uma complexa solução LAWO, baseada na norma AoIP.

Não se trata de uma empresa qualquer. A EMG está activa em 10 países: França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Luxemburgo, EUA e Austrália. Propondo tecnologias de ponta, operadas por equipas altamente experientes, a EMG é um parceiro essencial em grandes eventos internacionais, incluindo eventos desportivos como a Tour de France, o Campeonato do Mundo de Futebol ou a Fórmula 1 e eventos ao vivo como o Festival da Eurovisão e grandes concertos ou de entretenimento como The Voice ou o Masterchef.

Para o recente Campeonato Europeu de Munique 2022 (ECM), foram montadas nove salas de controlo no International Broadcast Center (IBC), localizado no Estádio Olímpico de Munique, e uma outra para locais externos, todas equipadas com mesas LAWO mc²56 MkIII, para cobrir a produção de áudio no estádio (Atletismo, BMX , mountain bike), o Olympia Park (cerimónias de medalhas), o Olympia Halle (ginástica) e os locais externos.

A mc²56 da LAWO fornece suporte nativo para SMPTE 2110, AES67/RAVENNA, DANTE (através de um Power Core Gateway), MADI e Ember+. As unidadedes de I/O locais permitem ligação directa. Assente em motores de áudio A__UHD, alimentados por software, alojados numa 1U, com funcionalidade HOME muito intuitiva, possuindo até 1024 canais DSP por núcleo de processamento, que podem ser partilhados entre várias mesas. Essa opção de pooling foi aplicada à instalação do ECM como um todo: em vez de núcleos de áudio dedicados, o poder de processamento necessário para todas as mesas deriva de um cluster de oito motores de áudio A__UHD partilhados numa configuração redundante, que permitem assignação e garantem uma fiabilidade de processamento DSP de uma fleixibilidade sem par.

A configuração compreendeu ainda mais de 30 stageboxes dos nós AoIP, com capacidade WAN, modelo A__line. Foram usados clusters de unidades A__stage64 e A__stage 48, bem como unidades A__madi4 e A__madi 6 mais A__mic8, dedicados aos torneios e eventos dos ECM. 35 placas LAWO C100 estavam em uso para 130 cabeças multiviewer.

Para além disso, a infraestrutura áudio para os comentários era também totalmente LAWO. Um total de 65 unidades de comentários LCU Commentary Units forneceram um interface de utilizador muito intuitivo, para até três comentadores por LCU, enquanto os pré-amplificadores de microfone, com qualidade LAWO e áudio sobre IP em tempo real, não comprmido (24 bits / 48kHz), garantiram uma qualidade do sinal áudio sem quaisquer compromissos.

Esta é apenas uma pequena introdução ao complexo sistema montado pela EMG, assente na tecnologia LAWO, especialmente para este Campeonato Europeu de Munique 2022, que tivemos oportunidade de seguir. Se quiser ficar a saber mais pormenores sobres esta complexa operação, veja aqui. Para ficar a conhecer as características dos equipamentos aqui referidos veja aqui. Se quiser saber mais ainda sobre as soluções LAWO que dispomos para si, contacte-nos.