O prestígio de que desfruta o Parque de La Villette quase dispensa grandes apresentações. Com uma actividade muito intensa e multifacetada, é um dos maiores parques urbanos do mundo. São múltiplos espaços de actividade cultural, científica e de lazer, contidos numa enorme área, em plena cidade de Paris. A dimensão do Parque, a grande diversidade de actividades, a dispersão dos locais onde estas ocorrem, as enormes exigências logísticas, os números quase irreais de visitantes que aí acorrem e uma equipa que tem que responder a tudo isto, em número e diversidade de funções, colocam problemas de intercomunicação de uma dimensão difícil de imaginar. A RIEDEL ajudou a criar um sistema integrado de intercomunicação e distribuição de sinal, que permite que o emblemático e vasto espaço funcione com a precisão de um relógio e a fluidez de um grande sistema de vasos comunicantes.

O Parque de La Villette é um espaço de 55 hectares, projectado por Bernard Tschumi, situado em pleno coração de Paris. Em números, anualmente, La Villette significa 12 milhões de visitantes, mais de 100
propostas artísticas, 15 000 m² de um pavilhão, classificado como monumento histórico. Localizado no extremo nordeste da cidade, no 19º bairro, o parque abriga uma das maiores concentrações de espaços culturais em Paris, incluindo a Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade da Ciência e da Indústria, o maior museu de ciências da Europa), três grandes salas de concertos, nomeadamente, a notável Philarmonie de Paris, o Géode, o prestigiado Conservatório de Paris, entre muitos outros locais notáveis.
Ora, o Grand Halle de la Villette (EPPGHV) acaba de instalar soluções de intercomunicação e distribuição de sinal de última geração da RIEDEL. O principal objectivo é de dotar este espaço com capacidades tecnológicas que sirvam os vários eventos que aí decorrem, desde festivais e festas até exposições, conferências e espectáculos ao vivo, que podem também ser transmitidos pelas grandes cadeias de broadcast. Alimentada por um sistema de intercomunicação Artist-1024 e por uma rede de média, em tempo real MediorNet, da marca alemã, esta configuração integra perfeitamente a intercomunicação e a distribuição de sinal nas seis áreas distintas do EPPGHV, resultando numa maior eficiência operacional e numa experiência elevada, tanto para os organizadores como para os participantes nos eventos.

A relação entre a RIEDEL e o EPPGHV começou em 2019, com a aluguer de kits Bolero Standalone. Impressionada com o desempenho do sistema, a EPPGHV iniciou então um projecto estrutural maior, em 2022, para uma revisão completa da sua infraestrutura de comunicações. No centro da nova configuração está o sistema de intercomunicação Artist-1024, complementado com os SmartPanels da série 1200/2300, unidades sem fios Bolero, dispositivos de distribuição de média MicroN UHD e MicroN e interfaces de rádio RiFace. A aplicação MediorNet Control desempenha um papel fundamental no fluxo de trabalho, dedicado à distribuição do sinal de vídeo ao sistema de intercomunicação, permitindo que os operadores recuperem as configurações e controlem o MediorNet directamente dos SmartPanels RSP-2318, localizados em vários pontos do local. A agilidade do sistema é tornada ainda maior através do uso de racks móveis, que podem ser montadas e instaladas conforme as necessidades, para ligar à infraestrutura principal, por meio da fibra óptica e da rede IP do local. Esta abordagem modular permite que o EPPGHV aumente ou diminua facilmente as suas capacidades de intercomunicação e distribuição de sinal, dependendo dos requisitos de cada evento.

Esta é apenas uma descrição sumária do grande projecto de criação da nova infraestrutura de intercomunicação e distribuição de sinal da RIEDEL no Parque de La Villette, em Paris.
Para saber mais sobre este grande projecto, veja aqui. Para saber mais sobre as características dos equipamentos agora montados em La Villette, veja aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos.
