A Rádio 47 é uma das rádios, falada em suaíli, que mais cresce no Quénia. É operada pela Cape Media Ltd., uma empresa local de broadcast e nova média, muito dinâmica. A Rádio 47 está focada no empoderamento do público, por meio de um jornalismo em tempo real, música, entretenimento e narrativa digital. Transmitindo de Nairóbi, uma das cidades mais vibrantes da África, a Rádio 47 é líder em rádio multiplataforma e conteúdo voltado para jovens. Um novo projecto, assente em tecnologia LAWO, torna a Rádio 47 numa das mais vibrantes e promissoras experiências no domínio da nova média, em África hoje.

A Rádio 47 é a primeira estação de rádio nacional suaíli, totalmente audiovisual do Quénia. É responsável pelo estabelecimento de um novo padrão não apenas na África, mas também num cenário mais global. Com uma configuração revolucionária de transmissão, assente totalmente no protocolo IP, a Rádio 47 coloca-se entre as estações de rádio mais avançadas do mundo, integrando perfeitamente imagens de alta definição com qualidade de áudio superior. Os seus estúdios ultramodernos, de última geração, trazem uma nova dimensão à participação do público, proporcionando uma experiência incomparável, através de uma combinação de programas de debate, actualidade e desporto, com uma programação musical dinâmica, o todo impulsionado por talentos de primeira linha.
Num passo pioneiro para a área do broadcast africana, a Rádio 47, parte da Cape Media Ltd., inaugurou a primeira instalação híbrida totalmente automatizada, assente em IP de África. Localizada em Nairóbi, capital do Quénia e um polo tecnológico em ascensão na África Oriental, a instalação representa um novo marco na modernização da infraestrutura de média do continente. O projecto foi concebido e executado pela Mediacity Ads Ltd. (que já havia sido responsável por um outro projecto no Ruanda, de que já aqui, no Feedforward, lhe falámos), com sede em Kigali, especialista em sistemas de transmissão IP e parceira regional da LAWO.

No centro da instalação está uma infraestrutura de broadcast assente, de modo totalmente nativo, no protocolo IP. O novo centro de produção foi concebido com base nas mesas modelo cristal da LAWO, no motor DSP Power Core e numa rede de áudio sobre IP baseada no protocolo RAVENNA/AES67. O software VisTool GUI integrado oferece interfaces tipo ecrã táctil, personalizáveis, para controlo total de fontes, roteamento e outros. Os novos fluxos de trabalho permitem o completo controlo e monitorização remotos de todas as operações de produção, o que oferece a maior flexibilidade às equipas remotas e híbridas.
Cada um dos três novos estúdios ao vivo da Rádio 47 possui uma mesa cristal, escolhido pelo seu formato compacto, operação intuitiva e integração perfeita com fluxos de trabalho IP. As mesas são ligadas em rede a um Power Core centralizado, um mecanismo de I/O e mistura IP modular de alta densidade, capaz de gerir o roteamento do sinal áudio, processamento DSP e múltiplas operações de estúdio a partir de um único local.

Todos os estúdios, salas de edição e centros de controlo estão ligados por um backbone IP, compatível com a norma AES67 e acesso total à rede RAVENNA. Essa infraestrutura permite a transmissão de áudio em tempo real, sem perdas, e total liberdade operacional de qualquer transmissão, chamada telefónica e pode ser enviada para qualquer lugar da instalação instantaneamente, sem a necessidade de repatch físico ou configuração manual.
“Não se tratou de uma simples renovação”, refere Fred Martin Kiwalabye, Gestor de Projectos e Engenheiro Técnico Chefe da Mediacity Ads Ltd. “Foi o abraçar de um novo conceito que mostra como a nova média pode funcionar: mais limpa, mais inteligente, mais rápida e preparada para o futuro.” Um conceito que inclui a produção de podcasts em várias línguas, transmitindo simultaneamente para plataformas online ou gerindo chamadas ao vivo e convidados no estúdio, com um tempo mínimo de configuração, o sistema com tecnologia LAWO foi projectado para evoluir em direcção ao futuro.
Saiba mais sobre este projecto da Rádio 42 aqui. Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre este projecto. Estamos à sua disposição para estudar, em conjunto, a forma como, graças às soluções LAWO, vai também poder dar o salto para esta nova era do broadcast.
(imagens © Bahati Mutembei, Reallex Films)
