Os mestres da masterização

No domínio da produção áudio, a masterização é, sem dúvida, um processo rodeado de uma aura muito especial. Esta etapa final encerra um percurso que se inicia na cabeça do compositor e lhe permite, finalmente, disponibilizar o produto da sua criatividade ao seu público alvo, seja onde for, em qualquer dos suportes hoje em dia disponíveis. É um processo crucial, capaz de ditar o sucesso ou insucesso de um projecto e determinar até uma carreira. Das ferramentas necessárias ao processo de masterização, só se lhes pode exigir uma coisa: qualidade de topo. Veja aqui quais as ferramentas que lhe disponibilizamos para executar o seu trabalho, de acordo com os mais altos padrões que dele se exigem.

Masterização é uma expressão que tem tido diferentes interpretações ao longo da história do som gravado, de acordo com os diferentes estágios a que a tecnologia se encontra. Até aos anos 40 do século passado, masterizar significava criar um master, um molde original a partir do qual as cópias de uma gravação eram reproduzidas para distribuição. O processo era inteiramente mecânico. A partir daí, com o aparecimento da fita magnética, com base na qual um primeiro original era cria, foi introduzido um processo intermédio, que visava preparar esse original, em fita magnética, para ser transferido para um novo molde, semelhante ao descrito anteriormente, embora feito em novos materiais e susceptível de ser utilizado um processo de duplicação mais sofisticado. O processo era de natureza electromencânica e, de certa forma, ainda se mantém, em certos tipos de produção. A partir dos anos 80 e 90, com a chegada da tecnologia digital ao domínio do áudio, o processo de preparação de um master assenta em tecnologia de origem exclusivamente electrónica.

A masterização é a etapa final da pós-produção de áudio. O seu objetivo é, em traços gerais, equilibrar os elementos sonoros de uma mistura estéreo e optimizar a reprodução em todos os sistemas e formatos de suportes. Tradicionalmente, a masterização é feita usando ferramentas como equalização, compressão, limitação e correcção da imagem estereofónica. A masterização pode ser assim vista como a cola ou o envernizamento que optimiza a qualidade de reprodução em todos os dispositivos – desde minúsculos alto-falantes do iPhone até aos enormes sistemas de som de uma discoteca. A masterização preenche a lacuna entre o artista e o consumidor. O próprio termo vem da ideia de uma cópia mestra. Todas as cópias ou duplicações do áudio vêm dessa cópia mestra. Essas cópias podem ser distribuídas em vários formatos, como vinil, CD, fita, e outros, ou em serviços de streaming como o Spotify, Bandcamp, iTunes e SoundCloud. Além disso, a masterização permite a reparação de determinados artefactos, cliques ou pequenos erros originados na mistura final. A masterização também garante uniformidade e consistência de som entre várias faixas de um álbum. Em última análise, o que a masterização faz é criar uma sensação limpa e coesa em todo o áudio. Tudo isto resulta de uma operação complexa que envolve a utilização de ferramentas áudio muito sofisticadas e precisas.

As ferramentas essenciais da operação de masterização começam no estúdio. Envolvem monitores de alta precisão, o equipamento de transferência e suporte do sinal (DAW), e toda a cadeia de processamento, especial para este tipo de operações. Que, como se disse, incide fundamentalmente sobre a equalização, a compressão e a correcção da panorâmica.

A Avantools disponibiliza-lhe o equipamento de referência para toda as tarefas incluídas no processo de masterização. No que respeita aos monitores, chamamos-lhe, em especial, a atenção para a linha de monitores PMC, a referência absoluta para as operações de mistura e masterização. Descubra aqui a ampla linha de monitores da marca inglesa. No que respeita ao equipamento de processamento, propomos-lhe a SPL, igualmente a referência nesta área específica. Pode consultar toda a linha da marca alemã para masterização aqui.

Consulte-nos para mais informações sobre estes e outros equipamentos que lhe propomos para o seu estúdio.