Intercomunicação e desporto

Os grandes eventos desportivos do presente envolvem grandes equipas, multidisciplinares, cujos membros precisam de estar em constante comunicação. Esta comunicação tem que ser intuitiva, fácil de operar, clara, de qualidade, fiável, sem falhas. Nos grandes palcos do desporto mundial, um sistema de intercomunicação que responda a todas estas exigências passa pelos seus testes mais rigorosos. Por aí se pode avaliar a qualidade de resposta destes sistemas, no caso de situações em que o grau de exigência não seja extremo. Nos principais palcos do desporto mundial, a RiEDEL passa por todos estes testes desde há anos, a ponto de se ter constituído a referência incontornável. É o caso, por exemplo, dos Jogos Olímpicos que decorrem neste momento.

Quando falamos de sistemas de intercomunicação fiáveis, o tamanho único não é, definitivamente, solução possível. Existem diferentes tipos de sistemas de intercomunicação, que devem ser considerados para uso profissional, desde soluções básicas de linha partilhada (partyline) até sistemas matriciais sofisticados.

A RIEDEL, como nesta área de soluções para o broadcast, oferece dois sistemas destinados à intercomunicação. Um baseado no princípio da linha partilhada, como o Performer, que foi concebido para ligar pequenas equipas. Projetos e instalações mais complexas exigem outros sistemas de matriz, como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável, oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo. O sistema Artist é o mais versátil existente no mercado, fala todos os standards de áudio atuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fio, com unidades de rádio ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalonável de 8×8 a 1024×1024 de portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de um projeto particular ou a introdução de uma qualquer nova tecnologia.

Este princípio é aplicável a qualquer aplicação profissional. No âmbito do broadcast e, particularmente, no domínio do desporto, os sistemas da RIEDEL revelam-se de uma eficácia, qualidade e precisão inultrapassáveis por qualquer outra solução do mercado. A razão pela qual os maiores acontecimentos desportivos mundiais, aqueles que exigem os padrões mais apertados e 100% de fiabilidade, todos recorrem ao sistemas concebidos pela RIEDEL.

Estamos em pleno período dos Jogos Olímpicos, onde mais uma vez a RIEDEL é parceiro insubstituível. A participação da RIEDEL envolve participação em múltiplos cenários, que habitualmente cobrem áreas como as comunicações locais, a consultoria e projeto, gestão de frequências, cablagem local, bem como o fornecimento de sistemas de rádio convencionais e digitais, de sistemas de intercomunicação de matriz digital, de sistemas de intercomunicação digital partyline, e de sistemas de transmissão de áudio e vídeo, assentes em fibra e sem fio.

A experiência da REDEL, nesta área e com estas funções, inclui participações, directamente ou em associação com os seus parceiros, em eventos como, para além dos já referidos Jogos Olímpicos, os europeus e mundiais de futebol, o circuito da Fórmula 1, Wimbledon ou o circuito Red Bull.

Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEl e venha falar connosco para ficar a saber como esta tecnologia pode ser posta a serviço dos seus projectos.