SDI para IP, transição suave com a LAWO

Se no passado as operações de broadcast estavam confinadas a um único espaço, a uma única instalação, hoje, em parte, mas não só, devido às novas práticas ditadas pela pandemia, este cenário mudou. A produção inclui agora redes rivadas, públicas e híbridas bem como fluxos de trabalho remotos ou distribuídos. A única constante neste estado de transição é a necessidade crescente de entradas e saídas SDI com maior capacidade. Para responder a este novo desafio e a um outro, não menos urgente, que é a transição de uma base SDI para uma IP, a LAWO oferece uma solução nova que vai permitir lidar com estes novos problemas, sem dores, mas também sem compromissos. O .edge está aí, com todos os recursos, a fiabilidade de operação e a qualidade que seriam de esperar da LAWO.

No broadcast, a transição de uma base SDI para uma IP está em marcha. As vantagens são inescapáveis e a decisão está apenas dependente da base instalada e do cálculo de rentabilização do investimento feito anteriormente. Tudo tem de ser ponderado com o salto tecnológico e a consequente rentabilização que a infraestrutura de base IP traz efectivamente. Mais cedo ou mais tarde esta avaliação vai colocar pressão no factor de rentailização do investimento feito na tecnologia SDI. Muitos broadcasters optam já por uma tecnologia totalmente de base IP para as suas organizações, outros aguardam por uma transição programada e, finalmente, outros ainda não estão preparados para fazer essa reconversão. A LAWO traz agora uma solução. O novo .edge é a solução para o broadcast e para o AV, pronto para realizar a sua magia quando convocado. Uma solução CAPEX/OPEX única, o .edge permite adicionar funcionalidades de hardware e software por meio de licenças de software, mesmo por tempo limitado.

O .edge foi projectado com a ideia de simplicidade, flexibilidade, agilidade e eficiência económica em mente. Operando com base em software por natureza, pode ser usado como um substituto total de recursos para roteadores SDI tradicionais, para além de poder ser expandido com licenças de software flexíveis que podem fornecer uma combinação adequada de recursos avançados.

O que lhe oferece o .edge?

Uma unidade compacta de 2RU, que acomoda até 192 ligações HD-BNC para interface SDI e MADI e pode ser agrupada para fornecer matrizes em número superior a 1152 x 1152 pontos de cruzamento. Trata-se de um roteador SDI de alta capacidade que pode ser nativo de IP, pequeno de 24 RU, que ultiliza apenas 24 portas de rede de 100 Gbps — um terço do que outras ofertas no mercado exigem — com uma pequena diferença adicional: pode ainda ser mais poderoso, é escalável e está preparado para o futuro.

A nova solução LAWO opera com base nos padrões SMPTE ST2110 com redundância SMPTE ST 2022-7 integrada, fornecendo não apenas operação essencial avançada, mas garantindo também comutação, com proteção integral, dos fluxos de áudio, vídeo e dados auxiliares em operações de rede local e de longa distância.

O .edge foi projetado à partida para ser um cliente nativo do HOME, a plataforma de gestão de infraestruturas de média, baseadas em IP. A unidade é identificada e registada automaticamente no ambiente HOME, beneficiando assim de todos os recursos de gestão de última geração do HOME: controlo de acesso do utilizador, quarentena para dispositivos desconhecidos, segurança, ajuste de parâmetros e monitorização de integridade de funções em tempo real.

Os parâmetros do .edge podem ser ajustados no interface do utilizador no HOME, quer a um nível de operação baseada em algoritmo ou a um nível de especialista, com acesso granular a parâmetros detalhados. Por outro lado, o HOME fornece informações abrangentes sobre o título, o formato de vídeo, os canais de áudio e, no caso de UHD quad-link, os cabos 3G individuais dos sinais SDI de entrada. As configurações de sincronização e atraso de quadro são abstraídas para um controlo mais intuitivo. Muitas são as funções possíveis de controlar com este sistema.

Vantagens

Ao substituir um sistema SDI pelo sistema .edge/HOME, o utilizador passa a dispor de um roteador SDI que pode ser dimensionado de acordo com as suas necessidades. Se elas aumentarem, basta ligar mais módulos de I/O .edge ao switch de rede. Como o sistema de roteamento primário, agora é baseado em IP, o sistema de roteamento pode ser distribuído por toda a instalação, colocando os módulos de I/O onde for necessário, economizando assim custos significativos de cablagem. Os utilizadores podem distribuir a sua infraestrutura de roteamento .edge por várias instalações, pelo país ou através de diversos continentes.

Com o .edge disporá, em suma, de um sistema de roteamento SDI, altamente modular e nativo de IP. Terá pacotes de hardware/software para fácil substituição do roteador SDI. Disporá de SD, HD e UHD em todas as entradas e saídas. Ganhará conversão de IP de alta densidade, para até 192 ligações SDI por 2RU. Terá suporte nativo para HOME, Ember+ e API REST e os recursos são definidos por software, à medida, e licenciáveis ​​de forma flexível. Disporá da possibilidade de operação descentralizada, distribuída, remota ou em nuvem. Tudo numa unidade muito compacta, com baixo consumo de energia.

Saiba mais sobre o novo .edge aqui. Saiba mais ainda sobre esta nova solução LAWO aqui e aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos, para estudarmos em conjunto qual a sua solução .edge mais adequada.