Sempre no ritmo, mesmo à distância

O teletrabalho entrou no nosso vocabulário corrente. Mas há áreas em que a concretização dessa expressão se revelou, até agora, algo problemática. Teletrabalhar em música, enquanto os músicos mantêm o ritmo, por exemplo. Hoje o “milagre” de manter o ritmo, mesmo à distância, é palpável e real. Já aqui falámos, no Feedforward, de um ou outro exemplo. Hoje trazemos-lhe um outro. Três grupos de músicos situados, um no Sony Hall em Nova Iorque, outro no Howard Theatre em Washington DC e outro, finalmente, no Studio Instrument Rentals em Nashville, tocou em simultâneo para uma iniciativa comercial, sem perder o ritmo, apesar das distâncias. O AVN-GMCS Grandmaster Clock da SONIFEX foi a chave que permitiu a sua sincronização a longa distância.

O projecto

A Peltrix é uma empresa especializada em consultoria, design, integração e instalação, na área dos AV. A Peltrix queria oferecer ao seu cliente institucional, a Blue Note Entertainment Group, uma solução de qualidade para produção musical remota. Aproveitando o ritmo lento de 2020-21 para explorar soluções usando áudio Dante® sobre IP, a Peltrix experimentou ligar 3 locais, o Sony Hall em Nova York, o Howard Theatre em Washington DC e o Studio Instrument Rentals em Nashville. Este “milagre” foi concretizado pela Peltrix em parceria com a Audinate, a criadora da plataforma Dante para distribuição de sinal digital áudio e vídeo sobre IP (AVoIP) e o seu cliente, que gere a rede dos melhores clubes e restaurantes de jazz do mundo. No final, o resultado foi um evento, brilhante e bem-sucedido, usando tecnologia disponível —também no nosso país, através da AVANTOOLS— para garantir sincronismo entre três locais, separados entre si por centenas de quilómetros, onde se encontravam os 3 grupos diferentes de músicos. O sistema permitiu-lhes oferecer um programa de música de jazz, sem problemas de sincronismo, sempre no ritmo e sem problemas, graças ao AVN-GMCS Grandmaster Clock da SONIFEX.

A Peltrix procurava uma solução que permitisse aos músicos, em cada local, a escuta colectiva em tempo real, com uma latência muitíssimo baixa. A solução surgiu, envolvendo a criação de uma rede simples, layer 3, e em cada local uma sub-rede diferente. Foram usados para o efeito 3 Grandmaster Clock da SONIFEX, modelo AVN-GMCS. Em cada local era recebida informação GPS, depois sincronizada com a rede IP PTPv2 (Protocolo de Tempo de Precisão,) com uma precisão de menos de 1 microssegundo. O AVN-GMCS é um masterclock baseado justamente no protocolo PTPv2 para uso em aplicações que envolvam AVoIP. O PTPv2 é usado para sincronizar todos os nós dentro de uma rede, com várias unidades em vários locais, permitindo sincronização WAN AoIP, realizada de forma simples e precisa, permitindo sincronismo ao nível do sub-microssegundo, entre todos os nós.

O AVN-GMCS

O AVN-GMCS é uma unidade de sincronismo PTPv2, para uso em aplicações AVoIP. O Dante Domain Manager™ foi usado, neste caso, para configurar os dispositivos da rede. À medida que novos produtos Dante AV estavam a ser lançados durante o desenvolvimento do projeto, foi possível adicionar vídeo em tempo real para os músicos acompanharem os outros locais, juntamente com o áudio. Na solução final, a latência do sistema era tão baixa que os músicos podiam tocar, confortavelmente, juntos, como se estivessem na mesma sala. A norma IEEE1588-2008 PTPv2 é usada no AVN-GMCS para sincronizar todos os nós de uma rede. Para conseguir isso, um dos nós é o masterclock que distribui pacotes de tempo aos outros. O AVN-GMCS foi projectado para desempenhar essa função de forma simples e precisa, permitindo o sincronismo ao nível do sub-microssegundo, entre todos os nós.

O teletrabalho parece começar então a adquirir novos significados. A indústria terá muito a beneficiar se usufruir destes novos meios, que oferecem inúmeras e novas possibilidades e trazem um número considerável de vantagens e benefícios. Meios que estão disponíveis e ao seu serviço.

Se quiser saber mais sobre este projecto, incluidno um video sobre todos os seus detalhes técnicos, veja aqui. Se quiser saber mais sobre o AVN-GMCS veja aqui. Se quiser saber mais ainda sobre este e outros produtos da SONIFEX, fale connosco. Encontraremos a solução adequada às suas necessidades.