A masterização é uma disciplina das artes do som, que não admite compromissos. Espera-se que a masterização melhore a mistura. Isso implica que o equipamento que o engenheiro de masterização escolhe supere o que é usado na mistura. Essa é a lógica simples que faz distinguir a SPL. Anos de experiência no desenho e fabrico de equipamento de áudio de topo, permitem que a SPL supere o topo. Bem-vindo ao mundo da masterização.

Embora dependa muito dos equipamentos, a masterização é, sem dúvida, uma arte. O que distingue o engenheiro de masterização é a sua abordagem artística. E como qualquer artista, o engenheiro de masterização precisa de ferramentas que realizem a sua visão artística.
Num universo tão específico como este, dir-se-ia até, tão conservador, fazer um investimento à prova de futuro é um outro aspecto vital a ter em conta. O mundo digital está em constante mudança e custa uma fortuna quando se tenta acompanhar o que há de mais recente. O analógico, por seu lado, permanece compatível com versões anteriores e pode funcionar durante décadas.
Para tornar a tecnologia analógica à prova de futuro e superar os resultados que se podem obter com os melhores formatos digitais, a SPL desenvolveu a tecnologia 120V DC Audio Rail. Baseado em amplificadores operacionais proprietários, tudo a funcionar no domínio do analógico. O áudio analógico é superior a todos os formatos de áudio conhecidos e previsíveis. Todos os produtos da série Mastering operam neste formato de áudio de alta tensão, absolutamente imbatível, analisando sob qualquer ponto de vista.

Projectar equipamentos de masterização tem uma longa tradição na SPL. A par da invenção dos primeiros op-amps SUPRA 120V rail, a SPL projectou a mesa MMC1 Mastering Console para o Galaxy Studios em 2000. Logo seguido pelo PQ, o Rei dos Equalizadores Paramétricos.
A SPL melhora os seus amplificadores operacionais SUPRA ano após ano, tornando-os menores, mais baratos, com especificações melhores e ainda mais fiáveis. Estão na sua sua 5ª geração.

O equipamento para masterização é o preferido pelos mais conhecidos engenheiros desta área tão especial. Entre eles, Bob Ludwig é talvez a figura mais icónica desdo mundo especial. O seu estúdio está equipado, com entre outros equipamentos SPL, uma mesa especialmente desenhada para ele pela marca alemã, segundo as suas especificações (cf. imagem abaixo). Sobre esta mesa, Ludwig é peremptório: “não distorce!” Já aqui lhe falámos do estúdio de Bob Ludwig, que poderá revisitar aqui. Acompanhe aqui a história deste personagem crucial e uma fascinante viagem a este estúdio de referência. Bob Ludwig, já agora, escolhe também para o seu trabalho outras ferramentas de marcas representadas pela AVANTOOLS, como a RTW, ANTELOPE, Millennia, etc.. Ouça o que esta lenda da engenharia do som tem a dizer delas. Mais sobre as ferramentas destinadas à masterização das outras nossas marcas em breve.

Mesas de mistura, conversores, distribuidores de sinal, compressores, equalizadores paramétricos e outros equipamentos desenhados, construídos e instalados pela SPL nos estúdios de masterização de topo de todo mundo. Sempre a superar o topo.
Veja aqui toda a linha de produtos da SPL destinados à masterização. Veja este vídeo que descreve detalhadamente a linha Mastering. Visite o site da SPL para informações sobre outros equipamentos destinados ao áudio profissional. Contacte-nos para mais pormenores sobre custos e prazos de entrega.
