Depois da Bundesliga e da Liga Suíça de Futebol, é agora a vez da Liga Belga de Futebol optar por uma solução RIEDEL para os seus problemas de intercomunicação. Nos estádios espalhados por toda a Bélgica e entre estes e o VAR situado na Cidade do Futebol, casa das selecções e dos árbitros belgas, é um sistema Bolero/Artist que assegura todas as operações. É emocionante testemunhar os resultados nas transmissões ao vivo, quando os árbitros chamam de forma simples, rápida e com um sinal da mais alta qualidade, os seus colegas situados na Cidade do Futebol, antes de dar a palavra final sobre uma jogada duvidosa, o que, sabemos, faz toda a diferença para os adeptos da Jupiler Pro League.
A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol continentais e mundiais, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos estes palcos têm sido utilizadas, com imenso sucesso, soluções tecnológicas de intercomunicação da RIEDEL que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a empresa alemã parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.
Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam também as escolhidas quando se trata de eventos regionais ou locais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.
Desde há já algum tempo que a solução oficial de intercomunicação dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Depois foi a Liga Suíça que confiou à RIEDEL a solução para todas as suas necessidades de intercomunicação. No caso da Bundesliga, a solução escolhida baseia-se no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR. Esta mesma solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça. Leia tudo sobre esta solução aqui.
Agora é a vez da Liga Belga optar por uma solução RIEDEL, em parceria local com a EMG desenvolveu uma solução que vai permitir comunicações claras e fiáveis entre os árbitros da Jupiler Pro League da Bélgica, entre as equipas de arbitragem no campo e, remotamente, o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, sede do Associação Real Belga de Futebol (RBFA). Juntos, o sistema de intercomunicação sem fios Bolero e os sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist, que apoiam as equipas de arbitragem da RBFA em todos os estádios da Jupiler Pro League e no VAR Replay Center, para garantir comunicações perfeitas. A solução RIEDEL liga o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, localizado 25 km a sul de Bruxelas, na pequena cidade de Tubize, com todos os estádios da Jupiler Pro League por toda a Bélgica. Os sinais que se movem entre diferentes estádios e o VAR Replay Center viajam pela rede Proximus MPLS, projectada para desportos e eventos premium, não apenas para o VAR, mas também para produção remota de competições da Jupiler Pro League.
A solução RIEDEL compreende todos os kits de estádio, cada um equipado com sistemas de intercomunicação sem fios independentes Bolero-S, incluindo antenas, unidades de cinto e auscultadores para os árbitros que actuam em campo. No VAR Replay Center, cinco mesas/estações VAR, mais uma sobressalente e uma mesa de supervisor estão equipadas com o sistema de intercomunicação Artist 1024 da Riedel com 1216 painéis de intercomunicação que suportam partidas sobrepostas (em paralelo) por dia. Nos últimos dois dias de jogos da competição regular da liga, o sistema é expandido com sistemas adicionais, para suportar até nove partidas simultâneas.
O Proximus Basecamp é a casa das selecções e dos árbitros na Bélgica, e o VAR Replay Center fica no coração do departamento técnico desportivo da Federação Belga e das suas delegações regionais, a ACFF e o Voetbal Vlaanderen. Os sistemas de intercomunicação da RIEDEL tornaram-se assim parte integrante das operações, nos dias de jogo no VAR Replay Center e nos estádios espalhados por toda a Bélgica.
As soluções Bolero, não se limitam ao desporto, naturalmente. Estes sistemas equipam grandes e pequenos teatros do mundo, estúdios de tv e outros, salas de concerto, em edifícios históricos ou acabados de construir, grandes e pequenos eventos, parlamentos, e quaisquer outras locais ou actividades que requeiram uma intercomunicação perfeita, poderosíssimo, fácil de operar, flexível, sempre com uma qualidade de sinal sem qualquer compromisso. Pode consultar, aqui no Feedforward, muitos exemplos de aplicação dos sistema Bolero.
Saiba mais sobre a solução RIEDEL fornecida para o campeonato belga aqui. Conheça as soluções de intercomunicação RIEDEL aqui. Venha falar connosco para mais esclarecimentos sobre estas e outras soluções RIEDEL. A AVANTOOLS é a especialista em soluções de intercomunicação em Portugal.