Precisão e sincronismo no coração da Islândia

Um grande centro de congressos e de concertos, eis o Harpa Concert Hall And Convention Centre de Reykjavík, na Islândia. Diferentes salas, diferentes aplicações, uma infraestrutura técnica única e muito complexa para as servir, preparada também para funcionar em tempos difíceis, como é o caso presente da crise pandémica. A dirigir toda esta operação, um maestro especial: o Leader Clock, Modelo 5401A, da Studio Technologies, uma unidade de sincronismo que provou ser essencial, enquanto o Harpa Center se ajustava para os eventos virtuais ditados pela pandemia. Uma experiência que veio para ficar.

O Harpa Concert Hall And Convention Centre é um local muito especial, situado no coração da capital da Islândia. O nome foi escolhido por consulta popular, que optou por uma designação que deveria ser em islandês, mas facilmente articulado na maioria dos idiomas. O nome Harpa tem mais de um significado. É uma palavra islandesa antiga que se refere a uma época do ano, na verdade, é um mês no antigo calendário nórdico. O Centro abriga salas de concertos e um complexo centro de conferências. O Harpa é um dos maiores e mais prestigiados marcos de Reykjavik. É um centro cultural e social no coração da cidade que oferece vistas deslumbrantes sobre as montanhas circundantes e o Oceano Atlântico Norte e atraiu mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, em 4 de maio de 2011.

De acordo com o Diretor Técnico do Harpa Center, Andri Guðmundsson, trata-se de um “um balcão único,” dotado de instalações onde pontifica uma infraestrutura de som, iluminação, vídeo e catering de primeira classe. Devido à COVID-19, o Harpa foi forçado a ajustar-se para eventos virtuais, usando um ambiente de áudio avançado baseado na norma Dante®. Para manter um sincronismo preciso, exigido pela norma, Guðmundsson e sua equipe recorreram ao gerador de sincronismo Dante® Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies.

“Ao longo da pandemia, mudamos a nossa infraestrutura para Dante a fim de atendermos ao aumento de eventos virtuais e transmitidos”, disse Guðmundsson. “O gerador de sincronismo Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies proporcionou-nos uma fonte sólida de suporte a todas as necessidades de sincronismo, para todas as nossas operações que envolvem tecnologia baseada na norma Dante.”

“Ao longo da pandemia, mudamos a nossa infraestrutura para Dante para corresponder ao aumento de eventos virtuais e transmitidos”, disse Guðmundsson. “O Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies proporciona um sinal de sincronismo sólido, que apoiai todas as necessidades de sincronismo nas operações que envolvem Dante.”

“Recentemente, decorreu uma conferência da Sociedade Médica da Islândia, que transmitiu oito horas por dia de quatro de nossos locais durante cinco dias consecutivos”, disse Guðmundsson. “Ter recursos de sincronismo fiáveis ​​era imprescindível, e o Leader Clock Modelo 5401A foi capaz de fornecer isso durante toda a conferência.”
Guðmundsson também destacou que a unidade oferece suporte à aplicação Dante Domain Manager ™, com a qual Harpa Center aproveita para coordenar seu fluxo de trabalho geral Dante.

O Leader Clock Modelo 5401A implementa um servidor de protocolo de sincronismo de precisão (PTP) IEEE® 1588 de alto desempenho, compatível com os requisitos de Dante, capaz de suportar simultaneamente as necessidades de temporização de até centenas de dispositivos compatíveis com Dante. Como esperado, o Modelo 5401A fornece a compatibilidade PTP v1 (IEEE 1588-2002) exigida pela norma Dante. Além disso, a unidade suporta PTP v2 (IEEE 1588-2008) para aplicações AES67. Uma saída de wordclock fornece uma referência de sincronismo geral para uso por dispositivos externos. O Modelo 5401A também gera oito sinais áudio nos canais do transmissor (saída) Dante, que podem ser úteis durante a instalação, manutenção e operação da rede de áudio. Uma ligação de entrada de sincronização permite que o oscilador interno do Modelo 5401A seja sincronizado com uma variedade de sinais de sincronismo de referência. De salientar ainda a capacidade de proporcionar energia dupla e vários recursos Ethernet GigE, essenciais para o caso do Haroa, já que apenas é requerida a potência e uma, duas ou três conexões de rede Ethernet, para a operação total.

Leia aqui mais sobre o Leader Clock Modelo 5401A. Saiba mais sobre este e outros produtos da Studio Technologies e contacte-nos para estudarmos juntos a melhor forma de servir as suas necessidades nesta área.