O futuro é IP

Audio Over Internet Protocol (AoIP) é a solução para que caminha, a passos seguros, o moderno broadcast e o live. Este novo rumo de produção está lentamente a conquistar o lugar que lhe compete. E a força que inspira o grupo que segue esse rumo assenta, em larguíssima medida, na capacidade de inovação e na solidez de empresas como a LAWO. Os novos operadores estão já a construir os seus estúdios de raíz, com base no protocolo AoIP. Por seu turno, os centros de produção broadcast tradicionias e históricos, estão em pleno período de transição, e vão renovavando os seus equipamentos por forma a acomodar esta nova e inexorável realidade. A roda está em movimento, o tempo urge, é necessário tirar partido das inegáveis vantagens que o novo protocolo oferece, mas é também necessário assegurar uma aplicação correcta dos investimentos. A revolução do IP explode por todo o lado. Mais um exemplo recente, que vem da central de notícias sul-coreana, WOW TV NEWS. A operadora converteu toda a sua produção para o AoIP. A chave da solução escolhida para esta mudança é a LAWO.

Após anos de preparação para realocar seu centro de transmissão, a WOW TV da Coreia do Sul, uma afiliada do jornal de negócios Korea Economic Daily, completou recentemente um grande passo na transição para a organização da transmissão UHD, integralmente baseada em 12G. A mudança foi baseada, na totalidade, em equipamento AoIP da LAWO, e incluiu mesas de produção mc²56 MkIII, o motor áudio de nova geração A__UHD e matrizes de áudio sobre IP A__line. Todo o equipamento foi naturamente fornecido e instalado pelo parceiro e credenciado distribuidor local.

mc²56 MkIII

A WOW TV transmite live mais de 16 horas diárias de conteúdo, disponibilizando informação económica, bolsa e negócios (feed aqui.) A fiabilidade e a redundância de todo o sistema usado têm, portanto, um peso decisivo. As mesas mc²56 da LAWO cumpriam os requisitos estabelecidos pelos serviços técnicos da WOW TV, e foram escolhidas por apresentarem, em paralelo com as capacidades técnicas exigidas, excelentes recursos, como o LiveView, o Automix e pelo layout intuitivo da superfície de controlo. As régies A e B, situadas no 11º e 12º andares do edifício que aloja a WOW TV, estão equipadas com mesas mc²56 MkIII de 32 vias, que têm suporte nativo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67/RAVENNA e MADI. Além da operação multi-utilizador, AutoMix, upmix, downmix, as mesas incluem funcionalidade como o audio-follows-video, ferramentas de mistura 3D/imersiva integradas e compressão paralela. Os servidores HOME e MCX, necessários para a instalação estão alojados na zona técnica no 11º andar.

A funcionalidade IP Easy da LAWO, assente na plataforma de gestão HOME para infraestruturas de transmissão IP, torna a configuração do protocolo IP mais fácil e intuitiva que a analógica, com recursos adicionais como a detecção automática e rotinas de quarentena. Juntamente com as funções de processamento fornecidas pelo próprio motor de processamento da mesa, a integração do Waves SuperRack SoundGrid fornece aos operadores acesso à extensa selecção de plug-ins da Waves, para processamento de sinal em tempo real, sem necessidade de ecrãs ou dispositivos de controlo adicionais.

No broadcast, o futuro é IP. Gerir uma rede com todos os dispositivos e soluções de broadcast, localmente ou numa rede remota, através do protocolo IP oferece a flexibilidade necessária para permanecer na vanguarda. A LAWO tem o poder de fazer isso acontecer, com mais qualidade e custo menor.

Saiba mais sobre este projecto da WOW TV aqui, aqui e aqui. Contacte-nos para ficar a saber mais ainda sobre esta e outras soluções LAWO.