A LAWO no coração de África

A 104.1 Power FM de Kigali, Ruanda, escolheu LAWO e uma das suas soluções assentes no protocolo IP, para o funcionamento da estação. O passo é significativo, mas, ao contrário do que estes mergulhos no futuro possam levar a recear, a vida torna-se bem mais fácil com uma solução desta natureza. Uma infraestrutura assente no protocolo IP proporciona uma operação mais suave, mais eficiente, mais flexível e requer muito menos equipamento tradicional. Quando olhamos para o futuro, vemos a rádio a ocupar nele um lugar de cada vez maior destaque. Este futuro da rádio é marcado pelo protocolo IP. E, em rádio, IP escreve-se com LAWO.

A Vision Radio 104.1FM é uma estação de rádio de Kigali, no Ruanda. A sua ampla programação inclui noticiário do país, rubricas de entretenimento, informação governamental e de saúde. E também muita música. “Menos conversa, menos ruído, mais música!” é o seu lema, como pode ouvir aqui.

O software de rádio virtual da LAWO RƎLAY está agora no coração da infraestrutura de produção da 104.1 Power FM, uma das primeiras emissoras de Ruanda a adotar a tecnologia assente em IP.

Esta opção da 104.1 Power FM por uma infraestrutura assente no protocolo AES67 IP não ajuda apenas a proporcionar aos operadores fluxos de trabalho mais rápidos, eficientes e flexíveis. Requer também pouco hardware tradicional. Neste novo ambiente de trabalho e com esta solução tecnológica, o centro da pista é ocupado por um grande ecrã, sensível ao toque. A solução corre num simples PC, a correr o sistema operativo Windows, ambiente no qual corre, por sua vez, o software de mistura de rádio virtual LAWO RƎLAY VRX, e os drivers da placa de som virtual VSC. É quanto basta para obter uma solução completa de estúdio de transmissão de rádio.

Além da operação no local, o novo sistema RƎLAY da 104.1 Power FM permite que a produção e transmissão, com origem fora dos estúdios, sejam controladas remotamente. Aproveitando a relação custo-benefício dos PCs disponíveis comercialmente, switches Ethernet e cablagem CAT-5, a nova estação torna-se independente de hardware especializado. Todos os componentes podem são adquiridos localmente. Esta configuração permite, adicionalmente, o controlo remoto de toda a estação de rádio Power FM através de um simples smartphone.

Operar uma estação de rádio nunca foi tão fácil! Os controlos do RƎLAY são tão simples de operar que os apresentadores mais não têm que fazer do que concentrar-se nos seus conteúdos e nos seus ouvintes. A possibilidade de expansão com novas entradas e streaming está apenas à distância do simples princípio do plug and play. É possível ligar e usar smartphones como híbridos e integrar nesta infraestrtura qualquer sistema de playout de rádio.

Por todo o mundo, a Rádio está a descobrir os benefícios da produção, do streaming, da distribuição de sinal e da mistura, com base no protocolo AES67, Usando os produtos baseados no conceito de RƎLAY Virtual Radio da LAWO a magia dos novos cenários de produção, reportagem ou noticiário torna-se realidade. Se quiser ficar a conhecer o que é e qual o potencial presente e futuro do RƎLAY Virtual Radio veja aqui.

As soluções AoIP da LAWO são adoptadas por um número crescente de estações de Rádio espalhadas por todos os continentes. É o caso da Ásia (como, por exemplo, da chinesa Fuzhou Radio ou da Astro da Malásia) ou de África (neste caso Radio Africa Group, do Quénia ou da Dalo e da Boss FM, da Nigéria) entre tantos, tantos outros.

A família de produtos RƎLAY inclui:

• o VRX8, o Virtual Radio Mixer, misturador virtual de 8 vias, assente num ecrã sensível ao toque, para aplicação on-air, 24 entradas, o sistema AutoMix e Autogain, e função de processamento de sinal, através de um sistema de VST plugin hosting.

• o VRX4, Virtual Radio Mixer, misturador virtual de 4 vias, para noticiário, montagem e outras aplicações.

• o VPB, o patch bay vitural que permite que permite a mistura e distribuição de sinal áudio a partir de uma aplicação PC, de fluxos RAVENNA / AES67 ou via Ember+.

• o AoIP Stream Monitor, a primeira ferramenta de controlo e monitorização para redes AES67, que suporta até 16 fluxos.

• o VSC Virtual Sound Card, uma placa RAVENNA / AES67 8×8 para PCs a correr Windows.

Saiba tudo sobre estas e outras soluções LAWO, aqui. Contacte-nos para mais informções.