mc²36 xp, a nova mesa da LAWO

A LAWO criou uma nova mesa na série mc². Aí está a nova mc²36 xp, uma mesa muito poderosa e extremamente compacta. A nova mesa atende às expectativas dos profissionais do som que desejam beneficiar de uma experiência de utilizador consistente, em todas as salas de controlo de áudio de um hub de produção, como estúdios, cabines de régie, carros de exteriores, e outros locais onde o espaço é valioso. A nova mesa de mistura da LAWO proporciona também uma série de novas vantagens, sem nunca comprometer na qualidade, que está ao mesmo nível da das suas irmãs mais velhas. Várias versões estão disponíveis, várias configurações são possíveis. O maior ou menor potencial desta nova e revolucionária depende apenas do limite das suas necessidades. Mas a escolha é sempre sua.

A nova mc²36 xp da LAWO é tudo quanto poderia esperar de uma mesa da marca alemã, com algumas particularidades que o vão certamente impressionar. A nova mesa é idêntica fisicamente à mc²36 MkII, mas sem processamento integrado. Tem I/O e pré-amplificadores de microfone de grau Lawo incluídos. Está disponível em versões com 16, 32 e 48 vias. Tem 256 canais de processamento DSP e operação a 48kHz ou 96kHz. A nova mesa é compatível com o sistema HOME da LAWO (mais sobre este sistema em futura edição do Feedforward). A configuração de IP é tão simples quanto a configuração analógica. É compatível com todos os padrões IP relevantes.

Mas há mais!

A função Listen Sense, exclusiva do LAWO, permite uma modificação offline dos parâmetros do canal, como a EQ ou a dinâmica. Sem que seja possível o público dar conta, o engenheiro de som pode ajustar as configurações e ouvir o seu resultado em PFL. Depois de tudo estar definido, o engenheiro pode alternar as configurações online. Esta possibilidade permite ajustes de som imperceptíveis, por exemplo, quando uma configuração ao vivo muda, sem tempo para equalização prévia de um canal.


Os recursos de mistura automatizada da mc²36 xp incluem uma função Automix que permite ajustar automaticamente os níveis de microfones activos e inactivos, mantendo um nível constante e natural. Esse recurso proporciona uma função especialmente útil em produções ao vivo, quando existem vários apresentadores ou artistas. O Automix pode ser aplicado a qualquer sinal, mono e estéreo e a vários canais surround para minimizar o ruído de fundo e interferência, com uma coloração de som reduzida. Frases truncadas e fade-ins tardios são coisas do passado, o que permite que o engenheiro de som se concentre no equilíbrio geral e na qualidade do som. A mesa também possui uma função Downmix de áudio imersivo para surround, estéreo ou mono. Por último, mas não menos importante, a mc²36 xp está configurado para KICK 2.0, a solução automatizada de mistura de som para transmissões desportivas da LAWO, para desportos como futebol e outros.


A nova LAWO mc²36 xp oferece a melhor integração na sua categoria do Waves SuperRack SoundGrid®, fornecendo uma solução que permite amplo processamento de sinal em tempo real, além do mecanismo proporcionado pelo processamento do A__UHD Core. O sistema oferece aos operadores acesso à ampla seleção de plug-ins do Waves, permitindo o controlo total de plug-ins como reverbs, delays multitap, equalizadores gráficos ou compressores multibanda, por meio do teclado, ecrã sensível ao toque e codificador rotativo da mesa. Nenhum ecrã adicional ou dispositivo de controlo extra é necessário, do que resulta um espaço de trabalho limpo, com um mínimo de hardware externo. Todas as configurações dos plug-ins podem ser guardadas e recuperadas pela mesa ou através dos arquivos de produção.

Outras características da nova mesa incluem processamento a 40 bits, com 256 canais de DSP (o número de entradas e busses depende do Núcleo A__UHD e da configuração) e suporte de áudio imersivo até 9.1.6. A mesa suporta até 240 entradas com entrada A/B, até 128 busses AUX, até 96 grupos, até 32 grupos Automix , até 128 grupos VCA com medição, 256 canais GP Downmixing multicanal 3D. Audio-follows-Video com 255 eventos, controlo via Ember+, GPI ou ligação de matriz, envelope de até 10s de tempo de fade. 5 módulos dinâmicos independentes: expansor, gate, compressor (incl. compressão paralela), limitador, de-esser; imagem, medidor, saída direta; processamento multicanal. Medição de nível de acordo com EBU R128 e ATSC A/85, momentânea ou de curto prazo em cada canal, medição integrada em canais de soma com exibição de valor LUFS integrado no título. Módulos: INMIX com decodificador MS, amplificador digital, filtro totalmente paramétrico de 2 bandas, EQ totalmente paramétrico de 4 bandas, filtro de cadeia lateral totalmente paramétrico de 2 bandas, inserção, atraso de até 1800 ms – unidades selecionáveis: metros, milissegundos, frames. Mic/Line In, Line Out, AES3, MADI, ST2110-30/-31/AES67/
RAVENNA, GPI/O, MIDI, auscultadores.

Se estas características, aqui muito sumariamente descritas, não o satisfizeram e despertaram ainda mais a sua curiosidade, poderá sabe mais sobre a nova mc²36 xp aqui. Se, ainda assim, necessitar de mais informação, não hesite em contactar-nos para saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si.